O Wilayah (Encargo) do Imam Ali (A.S.) – Suas evidências nos primeiros tempos segundo as fiéis tradições.
Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso
O Wilayah se define como o encargo (liderança) espiritual da humanidade determinado por Allah (Exaltado Seja). Esse encargo divino foi explicitado nas palavras do Livro de Allah no ayat:
“Ó fiéis, obedecei a Deus, ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós!” (SUR.4 VERS.59)
No fiel relato comunicado por Jábir Ibn Abdullah, o Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) esclareceu que as “autoridades” para as quais são devidas igual obediência a que é devida a Allah e seu Profeta (S.A.A.S.), seriam seus sucessores encarregados por Allah como líderes dos Muçulmanos e em seguida nomeou-os, sendo que o primeiro deles seria Imam Ali (A.S.), seguido por seus filhos Hassan (A.S.) e Hussein (A.S.) e então por nove descendentes diretos de Hussein (A.S.).
O advento de Mohammad (S.A.A.S.) marcou o selo da profecia, ou seja, o período da liderança espiritual profética se encerrava com ele e se iniciava o período da liderança da Wilayah. É uma evidência da razão que a liderança espiritual é uma necessidade em todas as épocas; concluído o ciclo profético, naturalmente que o Encargo Divino da Wilayah se estabelecia para o correto direcionamento da religião e da Ummah (nação islâmica). É inconcebível que qualquer comunidade possa existir sem liderança. Sendo assim, ou a comunidade é liderada por alguém que possua o direito e as qualidades requeridas para tal, ou será liderada por outros, que não possuam nem o direito nem as qualidades exigidas para este encargo. A diferença entre estas duas possibilidades define a orientação ou o desvio. Portanto, desde que Allah o Altíssimo estabeleceu o Wilayah e seu Profeta (S.A.A.S.) nos esclareceu acerca disso, não resta qualquer dúvida sobre o fundamento do Wilayah.
A respeito da natureza desse Wilayah podemos dizer que se resume no dom divino da Sabedoria espiritual, o correto discernimento sobre o que Allah revelou a seus profetas (A.S.), revestido em todas as virtudes e qualidades amadas por Allah e isento de toda impureza espiritual.
Nos compêndios de tradições de ambas as escolas (sunitas e xiitas) há um considerável número de relatos registrados que tratam das evidências do Wilayah relacionada à pessoa de Imam Ali (A.S.) como também ao seu direito de sucessão. Neste ensaio reunimos algumas dessas tradições, concentrando nossa atenção de modo específico as evidências apontadas nos primeiros anos da vida do Imam Ali (A.S.), de seu nascimento até o evento da revelação divina ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.).
1. O NASCIMENTO DO IMAM ALI (A.S.) DENTRO DA SAGRADA KAABA
Shaikh Saduq (que allah se apiede dele) registrou em seu livro Al Amáli e em outras obras a narrativa de Yazid Ibn Qa’nab que disse: “EU ESTAVA SENTADO FRENTE À KAABA NO MASJID AL HARÁM JUNTO A ABBAS IBN ABDUL MUTTALIB E UM GRUPO DOS BANI ABDUL UZZA, QUANDO SURGIU FÁTIMA BINT ASÁD, QUE AS BÊNÇÃOS DE ALLAH ESTEJAM COM ELA, A QUEM ANGUSTIAVAM AS DORES DE PARTO. ELA SE DIRIGIU A KAABA, SE DETEVE E DISSE: “SENHOR MEU, CREIO EM TI, EM TEUS PROFETAS E EM SEUS LIVROS. CONSIDERO VERDADEIRAS AS PALAVRAS DE MEU AVÔ IBRAHIM AL KHALIL (ABRAÃO), AQUELE QUE POR TEU DECRETO CONSTRUIU A CASA ANTIGA. PELO DIREITO DAQUELE QUE A CONSTRUIU E POR ESTE FILHO QUE CARREGO EM MEU VENTRE FACILITA-ME SEU NASCIMENTO!” SUBITAMENTE VIMOS QUE NA PARTE DE TRÁS DA KAABA SE ABRIU UMA FENDA E FÁTIMA ENTROU NA CASA, DESAPARECEU DE NOSSA VISÃO E A PAREDE SE FECHOU NOVAMENTE. AO VER ISSO, QUISEMOS ABRIR A PORTA DA CASA, PORÉM NÃO SE ABRIU… E ENTÃO SOUBEMOS QUE O DESÍGNIO DE ALLAH HAVIA ATUADO. ESSE ACONTECIMENTO SE DIFUNDIU RAPIDAMENTE POR TODA A CIDADE E O POVO DE TODAS AS REGIÕES COMENTAVA SOBRE ELE, ATÉ AS MULHERES QUE SE ENCONTRAVAM RECLUSAS EM SUAS CASAS ESTAVAM CIENTES DESSE FATO MILAGROSO. PASSARAM-SE 3 DIAS E AO QUARTO FATIMA SAIU DE LÁ CARREGANDO UM MENINO EM SEUS BRAÇOS E DIRIGINDO-SE AO POVO DISSE : “ALLAH O ALTÍSSIMO ME OUTORGOU ALGO MELHOR QUE AS MULHERES QUE ME PRECEDERAM; EU ENTREI NA CASA DE ALLAH E COMI DO SUSTENTO E DOS FRUTOS DO PARAÍSO, E NO MOMENTO EM QUE SAÍ DA CASA UMA VOZ DO OCULTO DISSE-ME: “OH FÁTIMA! CHAMA A ESTE MENINO DE ALI, VISTO QUE DEUS O MAIS ELEVADO DISSE: “POR CERTO QUE EXTRAÍ SEU NOME DO MEU, O INSTRUI COM MINHA INSTRUÇÃO, E O ESCLARECÍ SOBRE O MEU CONHECIMENTO, E É AQUELE QUE DESTRUIRÁ OS ÍDOLOS EM MINHA CASA E QUEM FARÁ O ADHAN SOBRE O TETO DELA E ME GLORIFICARÁ, AI DAQUELE QUE SEJA SEU INIMIGO E O DESOBEDEÇA …”
Esse fato ocorreu no dia 13 de Rajab do ano trinta depois do ano do Elefante (ano em que nasceu o Mensageiro de Allah (S.A.A.S.)), 23 anos antes da Hijra. (Kitabul Irshad p.3 – Shaikh Mufíd).
Ninguém jamais havia nascido na Kaaba e tudo isso é atestado pela maioria dos transmissores de hadith, exegetas e eruditos dentre os xiitas e sunitas. Hakim Al Nishaburi, um reconhecido sábio sunita disse: “As narrativas mutawatir mencionam que Fátima bint Asád deu a luz a Ali Amr al Muminin Ibn Abi Talib (que Allah enobreça sua face) no interior da Kaaba” (Al Mustadrak Ala’s Salihain p.550 tomo 3). Nota: Mutawatir são as narrativas feitas através de várias cadeias de transmissão não relacionadas entre si.
Mahmud Al Alusi (sábio sunita) ao explicar o dito constante em Al Ainiiah de Abdul Baqi Al Muammari: “Tu és Ali, o que foi elevado sobre as alturas no interior da Casa quando foi dado a Luz”. Disse: “O fato de que Al Amir (Ali) (que Allah enobreça a sua face) nasceu na Kaaba, é muito conhecido no mundo e foi mencionado nos livros de ambas as escolas, a Sunita e a Xiita… e nenhum outro nascimento foi tão conhecido quanto o seu, desse modo ninguém discute sobre isso, e quem é mais digno do que o Imam dos Imames para nascer no que constitui a qiblah dos muçulmanos! Glorificado seja Aquele que dispõe as coisas em seu lugar e é Justo por excelência! E de acordo ao que alguns narraram, é como se Ali tivesse querido retribuir à Kaaba, por esta tê-lo brindado com este motivo de honra, de haver nascido no coração da mesma, por isso ele arrojou os ídolos do alto da Kaaba. Em alguns ahadith se narra que a Casa Sagrada se queixou diante do Altíssimo dizendo: Senhor meu, até quando serão adorados esses ídolos ao meu redor? Ao que Allah, o Altíssimo, lhe prometeu que purificaria dos ídolos aquele lugar Sagrado.”
2. A CRIAÇÃO DO PROFETA MOHAMMAD (S.A.A.S.) E DO IMAM ALI (A.S.) DE UMA MESMA LUZ
Allamah Sulaiman Qunduzi, dentre os sábios sunitas, em seu livro Janabi ul mawaddah (pág. 256) narrou de uma cadeia de transmissão que remonta ao Mensageiro de Allah (S.A.A.S.), que este tenha dito:
“ALI E EU FOMOS CRIADOS DE UMA MESMA LUZ QUATRO MIL ANOS ANTES QUE ALLAH CRIASSE ADÃO (A.S.), E NO MOMENTO DE CRIÁ-LO ALLAH COLOCOU EM SUA ESPINHA ESSA LUZ, E ASSIM, ÉRAMOS COMO UM SÓ, ATÉ QUE FOMOS SEPARADOS NA ESPINHA DE ABDUL MUTTALIB, ESTABELECENDO-SE EM MIM A PROFECIA E EM ALI A SUCESSÃO.”
E se narrou de Jábir Ibn Abdullah Al Ansári (a misericórdia de Allah sobre ele) que o Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) disse:
“ALLAH CRIOU MINHA LUZ E A DE ALI QUATORZE MIL ANOS ANTES DO MUNDO E DE ADÃO. NÓS LOUVAMOS E GLORIFICAMOS A ALLAH QUANDO AINDA NÃO EXISTIA NADA QUE O LOUVASSE E O GLORIFICASSE. QUANDO ALLAH CRIOU A ADÃO COLOCOU NOSSA LUZ EM SUA COLUNA VERTEBRAL. QUANDO ADÃO (A.S.) ESTAVA NO PARAÍSO, NÓS ESTÁVAMOS EM SUA COLUNA; QUANDO NOÉ (A.S.) ESTAVA SENTADO NA ARCA, NÓS ESTÁVAMOS EM SUA COLUNA, E QUANDO IBRAHIM (A.S.) FOI ATIRADO NA FOGUEIRA, NÓS ESTÁVAMOS EM SUA COLUNA. ALLAH NOS TRANSLADAVA DESSAS MEDULAS PURAS ÀS ENTRANHAS PURIFICADAS ATÉ QUE NOS FEZ CHEGAR À COLUNA DE ABDUL MUTTALIB. DIVIDIU ESSA LUZ EM DUAS: A MINHA LUZ DEPOSITOU NA COLUNA DE ABDULLAH E A DE ALI NA DE ABU TALIB. A MIM ME AGRACIOU COM A PROFECIA E A ALI COM O IMAMATO. EXTRAIU MEU NOME DO SEU SEGUNDO NOME. O SENHOR DO TRONO É MAHMUD (O LOUVADO) E EU SOU MOHAMMAD, E ELE (ALLAH) É AL ALI UL A’ LA (O MAIS ELEVADO DOS ELEVADOS) E DESTE É O NOME DE ALI”. (Rawat ul Arwah- Abu Sayyd Hasan Ibn Hussein Shi’i Sabzawari)
É plenamente aceito pelos eruditos que a luz da criação de todos os seres humanos foi depositada na medula espinhal de Adão (A.S.), de onde se originaram todas as árvores genealógicas do gênero humano. Segundo esses dois ahadith a disposição divina da profecia e do Imamato precedeu todas as coisas segundo a vontade de Allah, Exaltado Seja.
Foi narrado também que o Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) disse: “TODAS AS PESSOAS FORAM CRIADAS DE DIFERENTES ÁRVORES, ENQUANTO QUE ALI E EU FOMOS CRIADOS DE UMA MESMA ÁRVORE”.
Allamah Ghany Ax Xafi’i (sábio sunita) em seu livro Kifaiat ut Talib p. 178 transmite de Abdullah Ibn Auf que o Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) disse: “A ÁRVORE SOU EU E FÁTIMA E SEU TRONCO, ALI SEUS LIGAMENTOS, HASSAN E HUSSEIN SEUS FRUTOS E NOSSOS SEGUIDORES SUAS FOLHAS. A BASE DESSA ÁRVORE SE ENCONTRA NO JARDIM DO ÉDEN E A RAIZ, O TRONCO, OS LIGAMENTOS, OS FRUTOS E SUAS FOLHAS NO PARAÍSO.”
3. ABU TALIB, O PAI DO IMAM ALI AMR UL MUMININ (A.S.)
Abu Talib, tio do Mensageiro de Allah (S.A.A.S.), foi um nobre da família de Bani Hashim e cuidou do Mensageiro (S.A.A.S.) até a idade de vinte e cinco anos. Mais tarde, quando da divina revelação, Abu Talib cumpriu um importante papel exercendo com empenho e lealdade a defesa de seu sobrinho perante os líderes pagãos de Makka. Em razão das rivalidades que se assomaram entre os primeiros muçulmanos nos anos que se seguiram, após o falecimento do Mensageiro de Allah (S.A.A.S.), os opositores de Ahlul Bait (A.S.) passaram a propagar que Abu Talib, a despeito de seu reconhecido esforço em proteger o Profeta (S.A.A.S.) dos opressores, teria deixado o mundo sem testemunhar a fé islâmica (como idólatra). Historiadores comprometidos com os que haviam usurpado a liderança da nação islâmica reproduziram essa inverdade através dos séculos com o claro intuito de depreciar os Ahlul Bait e em especial a pessoa do Imam Ali (A.S.).
As fontes xiitas rejeitam em absoluto essa injusta crença propagada.
Segundo as fontes pautadas em uma clara corrente de transmissão, há inúmeros ahadith que apontam a condição de muçulmano de Abu Talib. Dentre tais narrativas, há esta em que o Imam Ali (A.S.) ao ser inquirido sobre sua linhagem disse: “JURO POR ALLAH QUE NEM MEU PAI, NEM MEU AVÔ ABDUL MUTTALIB, NEM HASHIM, NEM ABDU MANAF NUNCA ADORARAM ÍDOLO ALGUM”. PERGUNTARAM ENTÃO O QUE ADORAVAM E ELE RESPONDEU: “ORAVAM EM DIREÇÃO A KAABA E SE APEGAVAM À RELIGIÃO DE IBRAHIM (A.S.)”.
São abundantes as evidências de que Abu Talib sofreu muitas agruras e o repúdio dos incrédulos de Makka em virtude de seu apoio ao Profeta (S.A.A.S.) e sua causa. Abu Talib foi, inclusive, levado a reclusão em sua comarca quando os politeístas impuseram aos primeiros muçulmanos um bloqueio econômico e social por três anos. Abu Talib faleceu nessa condição no ano décimo da Bi’zah , logo depois do falecimento de Khadijah Al Kubraa (A.S.). Em razão do falecimento dessas duas pessoas o Profeta (S.A.A.S.) denominou esse ano de “o ano da tristeza”. O Profeta (S.A.A.S.) disse nessa ocasião: “SE ACUMULARAM DUAS DESGRAÇAS PARA ESTA COMUNIDADE, E EU NÃO SEI POR QUAL DELAS EU ME SINTO MAIS ANGUSTIADO”.
É evidente que essa angústia do Profeta (S.A.A.S.) não se baseava em razões de meros laços de família (Abu Lahab, seu perseguidor também era seu tio), ao contrário, a razão não poderia ser outra senão por sua firme religiosidade e coragem ao enfrentar sacrifícios e aflições por causa de Allah, Seu Profeta (S.A.A.S.) e sua Mensagem divina.
O argumento dos que adotam essa conjectura que deprecia a figura de Abu Talib, tem sua origem no fato de que ele ocultou sua fé perante os líderes pagãos com o objetivo de cumprir a tarefa de proteger o Mensageiro (S.A.A.S.), tanto quanto possível, das intenções malignas daqueles homens. O que ocorreu na realidade é que Abu Talib recorreu a Taqyyah (o ocultar a fé diante de um perigo mortal) o que é plenamente lícito para todo muçulmano sempre que as circunstâncias assim o exijam.
Ao menos duas fortes evidências históricas dão apoio à unânime posição dos sábios imamitas quanto a condição de fiel muçulmano de Abu Talib: a primeira delas é abordada em um hadith em que Ibn Abil Hadid, um dos sábios sunitas narra que se perguntou
ao Imam As Sayyad (A.S.) sobre a fé de Abu Talib e ele respondeu: “É MUITO SURPREENDENTE QUE ALLAH O ALTÍSSIMO TENHA PROIBIDO AO PROFETA QUE AS MULHERES MUÇULMANAS PERMANECESSEM CASADAS COM OS INCRÉDULOS, ENQUANTO QUE FATIMA BINT ASAD, QUE SE CONTAVA ENTRE AS PRIMEIRAS MULHERES QUE ACEITARAM O ISLAM, PERMANECEU CASADA COM ABU TALIB ATÉ QUE ESTE MORREU.”
Outro sábio sunita, Ibn Azir escreveu: “NÃO SE FIZERAM MUÇULMANOS DENTRE OS TIOS DO PROFETA, EXCETO HAMZAH, AL ABBAS E ABU TALIB SEGUNDO OS AHLUL BAIT.” Al Barzayni, As Suiuti, Sibt Ibn Al Yauzi, Ash’Sharani, Abi Tahir, Al Iskáfi, Abul Qasim Al Balanji encontram-se entre os muitos sábios sunitas que sustentam a mesma opinião.
A segunda evidência se encontra no fato de que quando do falecimento de Abu Talib, o Profeta (S.A.A.S.) rogava a Allah por ele, pedindo o seu perdão e a sua misericórdia sobre seu tio; como é sabido isso não é permitido para alguém que tenha deixado o mundo na incredulidade.
Diante disso, mais uma vez encontramos como a razão dessa contradição à influência posterior dos muwayydas e abássidas que se empenharam em detratar o Imam Ali (A.S.) e seus parentes próximos em flagrante distorção dos fatos, o que não passa despercebido aos pesquisadores honestos.
4. FATIMA BINT ASAD, A MÃE DO IMAM ALI (A.S.)
O Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) foi cuidado por ela tal como um filho. Fátima se encontra entre as primeiras pessoas que creram na Mensagem Revelada. Ibn Abil hadid disse a seu respeito:
“FATIMA BINT ASAD FOI A PRIMEIRA MULHER A REALIZAR O BA’IAH (JURAMENTO DE FIDELIDADE), ISTO É, DEPOIS DE KHADIJAH, COM O MENSAGEIRO DE ALLAH, E A DÉCIMA PRIMEIRA PESSOA A ABRAÇAR O ISLAM”.
Estar entre os primeiros muçulmanos e o fato de que Fátima também foi uma das primeiras pessoas a emigrar para Medina, lhe confere uma condição honrosa, como Allah diz em seu Livro Iluminado: “Quanto aos primeiros (muçulmanos), dentre os migrantes e os socorredores (Ansar do Mensageiro), que imitaram o glorioso exemplo daqueles, Deus se comprazerá com eles e eles se comprazerão n’Ele; e lhes destinou jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Tal é o magnífico benefício.” ( S. TAUBAH V.100)
Kulaini narra de Imam Sádiq (A.S.) o seguinte relato:
“FATIMA BINT ASAD, A MÃE DE AMIR AL MUMININ, FOI A PRIMEIRA MULHER QUE EMIGROU DE MAKKA PARA REUNIR-SE COM O PROFETA, QUE CHEGOU A MEDINA COM SEUS PRÓPRIOS PÉS E SE CONTOU ENTRE AS PESSOAS QUE DEMONSTRARAM BONDADE E BOM COMPORTAMENTO ANTE O PROFETA. QUANDO ESCUTOU O MENSAGEIRO DE ALLAH (S.A.A.S.) DIZER: “AS PESSOAS NO DIA DO JUÍZO SERÃO RESSUCITADAS DESNUDAS COMO O DIA EM QUE SUAS MÃES DERAM A LUZ”, ELA DISSE: AI POR ESSA DESGRAÇA! O PROFETA LHE DISSE: “PEDIREI A ALLAH QUE TE RESSUCITE VESTIDA E COBERTA”. E AO ESCUTAR O PROFETA FALAR SOBRE O ESTREITAMENTO DA TUMBA, DISSE: “AI POR ESTA IMPOTÊNCIA!” AO QUE O PROFETA RESPONDEU: “PEDIREI A ALLAH QUE TE SATISFAÇA E QUE AFASTE DE TI O TORMENTO DO TÚMULO.”(…). CERTO DIA O ENVIADO DE ALLAH ESTAVA SENTADO QUANDO VIU QUE AMIR AL MUMININ SE APROXIMAVA CHORANDO, O PROFETA LHE PERGUNTOU: “PORQUE CHORAS?” RESPONDEU: MINHA MÃE, FATIMA, ESTA MORTA. O PROFETA DISSE: “JURO POR ALLAH QUE ERA MINHA MÀE TAMBÉM.” E ENQUANTO REPETIA ISSO, RAPIDAMENTE SE PÔS DE PÉ E SE DIRIGIU ATÉ ONDE SE ENCONTRAVA O CORPO DE FATIMA, E COMEÇOU A CHORAR. EM SEGUIDA ORDENOU AS MULHERES QUE FIZESSEM O GHUSL DA FALECIDA E DISSE: “APENAS TERMINEIS DE FAZER O GHUSL, NÃO FAÇAIS MAIS NADA E AVISAI-ME”. QUANDO AS MULHERES TERMINARAM, NOTIFICARAM O PROFETA E ELE LHES DEU UMA DE SUAS CAMISAS E DISSE: “AMORTALHAI FATIMA COM ESTA CAMISA”, E DISSE AOS MUÇULMANOS: “QUANDO ME VIRES A FAZER ALGO QUE NUNCA TENHA FEITO, PERGUNTAI-ME A RAZÃO.” QUANDO AS MULHERES TERMINARAM DE VESTÍ-LA, CHAMARAM O PROFETA (S.A.A.S.) E ELE LEVANTOU O ATAÚDE DE FATIMA SOBRE SEUS OMBROS, E CARREGOU-O ATÉ QUE CHEGARAM AO LOCAL DO SEPULCRO, ONDE COLOCOU O ATAÚDE NO CHÃO E AJUDOU A CAVAR A TUMBA. DEPOIS DISSO ENTROU NA TUMBA ONDE SE ENCOSTOU. EM SEGUIDA, SE LEVANTOU E DEPOSITOU O CORPO NA TUMBA. DEPOIS, INCLINOU A CABEÇA EM DIREÇÃO A ELA E DURANTE UM LONGO MOMENTO LHE FALOU ATÉ QUE LHE DISSE 3 VEZES: “SEU FILHO!” ENTÃO SAIU DA TUMBA E ATIROU TERRA SOBRE ELA, DEPOIS SE COLOCOU PERTO DA TUMBA, ENQUANTO OS PRESENTES ESCUTAVAM O QUE DIZIA: “LA ILAHA ILLA LLAH, ALLAHUMMA INNI ASWADÂHÁ YYAKA” (NÃO HÁ DIVINDADE SENÃO ALLAH, Ó ALLAH EU A CONFIO A TÍ ) EM SEGUIDA SE LEVANTOU E REGRESSOU. NESSE MOMENTO, OS MUÇULMANOS EXCLAMARAM: FOMOS TESTEMUNHAS DE QUE DIANTE DESSE FATO FIZESTE ALGO QUE NÃO HAVIAS FEITO COM NINGUÉM .” O PROFETA (S.A.A.S.) RESPONDEU: “FATIMA FOI ALGUÉM QUE SE ALGO POSSUIA, ME CONSIDERAVA ANTES QUE A SEUS FILHOS E A ELA MESMA (E TUDO O QUE POSSUIA ME DAVA). (EM SEGUIDA RECORDOU AS OCASIÕES EM QUE HAVIA FALADO SOBRE A RESSURREIÇÃO E OS TORMENTOS DA TUMBA) E PROSSEGUIU: “A RAZÃO POR QUE ME INCLINEI E FALEI COM ELA FOI PARA INSPIRA-LA (AS RESPOSTAS) AS PERGUNTAS QUE LHE SERIAM FEITAS. QUANDO FOI PERGUNTADO: QUEM É O TEU DEUS? ELA RESPONDEU. QUANDO PERGUNTARAM: QUEM É O TEU PROFETA? ELA RESPONDEU. E QUANDO PERGUNTARAM: QUEM É TEU IMAM E WALI? NÃO PODE RESPONDER. E EU LHE DISSE: “TEU FILHO”.
5. O FORTE LAÇO ENTRE O PROFETA (S.A.A.S.) E IMAM ALI (A.S.)
Imam Ali (A.S.) foi desde sua infância educado pelo Mensageiro de Allah (S.A.A.S.). Este, infundiu em seu espírito a sabedoria e as qualidades amadas por Allah bem como a aversão aos costumes da época da ignorância. Em seu Khutbah Al Qasi’ah referindo-se a esse período Imam Ali (A.S.) disse: “NUNCA ENCONTROU MENTIRA EM MINHAS PALAVRAS, NEM INCORREÇÃO EM MINHAS AÇÕES. DESDE SUA INFÂNCIA, ALLAH HAVIA LHE DESIGNADO O MAIOR DE SEUS ANJOS PARA QUE DE DIA E DE NOITE LHE CONDUZISSE AS QUALIDADES EXEMPLARES E AOS ELEVADOS VALORES MORAIS; E EU SEGUIA PASSO A PASSO O SAGRADO PROFETA, COMO UMA CRIA DE CAMELO SEGUE A SUA MÃE. CADA DIA MOSTRAVA-ME UMA NOVA PAUTA DE VIRTUDE E ME ORDENAVA SEGUI-LA.”
A forte amizade, carinho e respeito mútuo os manteve unidos por todos os anos que precederam a revelação. Quis Allah que como um coroamento desse laço afetivo e do divino encargo da Profecia de Mohammad (S.A.A.S.) e da Wilayah de Ali (A.S.) os dois estivessem juntos no momento da Revelação na caverna de Hira. Os relatos históricos afirmam que o Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) antes da revelação tinha o hábito de retirar-se e recolher-se uma vez por ano na Caverna de Hira onde permanecia por um mês em meditação e prece. Nesses momentos, se surgia um indigente ele o alimentava e quando findava o mês e desejava regressar a sua casa, antes se dirigia ao Masjid Al Haram e realizava o Tawaf sete ou mais vezes ao redor da Casa Antiga.
Em outra passagem do Khutbah Al Qasi’ah, Imam Ali (A.S.) relata acerca disso dizendo: “O PROFETA TODOS OS ANOS PERMANECIA ALGUM TEMPO NA CAVERNA DE HIRA E SOMENTE EU ACOSTUMAVA ACOMPANHÁ-LO. NINGUÉM SENÃO EU PODIA ENTÃO VÊ-LO, OUVÍ-LO E SE APROXIMAR DELE. DURANTE AQUELES DIAS O ISLAM ERA APENAS A RELIGIÃO DO PROFETA E DE SUA ESPOSA KHADIJAH. EU FUI O TERCEIRO QUE VI A LUZ DA REVELAÇÃO E A MENSAGEM E PERCEBIA AS FRAGÂNCIAS CELESTIAIS DA PROFECIA. QUANDO O SAGRADO PROFETA RECEBEU A REVELAÇÃO, XAITAN EMITIU UM GEMIDO EM VOZ ALTA. EU PERGUNTEI AO PROFETA: “QUEM ESTÁ SE LAMENTANDO E POR QUE?” RESPONDEU: “É XAITAN, QUE PERDEU A ESPERANÇA DE SER OBJETO DE ADORAÇÃO. ESTÁ SE LAMENTANDO DA OPORTUNIDADE PERDIDA. CERTAMENTE ALI, QUE TU OUVES QUALQUER COISA QUE ME É REVELADA E VÊS TAMBÉM QUALQUER COISA QUE SE MOSTRE A MIM, COM A DIFERENÇA DE QUE NÃO TE FOI CONFIADA A PROFECIA, CONTUDO ÉS MEU SUCESSOR, AUXILIADOR E VIZIR E TENS UMA EXCELENTE POSIÇÃO.”
6. IMAM ALI (A.S.), SEUS APOIADORES E SEUS OPOSITORES
O Imam Ali Amir Al Muminin (A.S.) cumpriu sua missão e conheceu a lealdade de muitos devotados seguidores do Profeta (S.A.A.S.), que perseveraram na luta pela causa de Allah após o falecimento do Mensageiro (S.A.A.S.). Mas, tal como tantos outros homens, profetas e imames também conheceu a inimizade e a oposição.
Ao ascender ao Califado, seus inimigos se empenharam nessa inimizade e formaram facções que exerceram e alimentaram a rebeldia contra o líder dos muçulmanos. O Santo Profeta (S.A.A.S.) havia previsto essa situação e em certa ocasião disse a Ali (A.S.): “DOIS GRUPOS SERÃO ANIQUILADOS POR TI: UM QUE TE AMARÁ TANTO QUE SE EXCEDERÁ E OUTRO QUE TE SUBESTIMARÁ DEVIDO AO ÓDIO QUE TERÃO A TI”.
O primeiro grupo seria o daqueles que se desviariam do monoteísmo formando seitas tomando a pessoa do Imam Ali (A.S.) de modo contraditório e falso, o segundo seria o daqueles que acenderiam o fogo da discórdia e da traição derramando o sangue do Imam Ali (A.S.) e de seu filho Hussein (A.S.), e que por séculos exerceriam a perseguição sobre a descendência do Profeta (S.A.A.S.) e seus seguidores.
Contudo, a situação que se apresentou a todos os muçulmanos após a partida do Mensageiro de Allah (S.A.A.S.), foi a que sempre havia se apresentado a cada povo do passado quando seu mensageiro se ausentava. De maneira similar ao que ocorreu ao povo de Israel quando Musa (A.S.) se ausentou e parte do povo se submeteu a Harun (A.S.) enquanto outros incitaram à desobediência.
A questão da sucessão e do reconhecimento da Wilayah de Ali (A.S.) se colocou entre os muçulmanos, não obstante o Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) tenha predicado “que a justiça estava com Ali e Ali estava com a justiça e ambos não se separariam até o dia do Juízo” (Kanz ummal – pág. 157). O antagonismo se estabeleceu e a história da Ummah foi e continua sendo marcada por essa questão, a qual permanece a frente de cada muçulmano e muçulmana.
Por: Ahmed Ismail
Principal fonte de pesquisa – Artigo de Sumaya Yunes sobre o Imam Ali (A.S.).