A história da Senhora Fátima al-Masuma, filha do Imam Musa al-Kadhem, que a paz esteja com eles, começa com seu nascimento na cidade de Medina no mês islâmico de Dhu al-Qaida, do ano 173 hejrita, sendo ela uma descendente abençoada do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), como filha do 7º Imam dos Ahlul Bait (A.S.).
Ela e seu irmão, o 8º Imam, Ali ibn Musa Ar-Redha (A.S.) são filhos da mesma mãe, a Senhora Taktom, e este é o segredo que liga estes dois irmãos de forma tão forte.
Fátima (A.S.) foi apelidada de Masuma (Pura/Infalível), e cresceu com uma educação exemplar numa casa cheia de fé e piedade, sob a tutela direta seu irmão, pois seu pai foi aprisionado em Bagdá e martirizado pelo governante tirano da época, Harun Al-Abbasi.
Ela era muito conhecida e respeitada por sua intensidade nas orações e devoções, e foi apelidada de “Masuma” por este motivo, sendo uma das filhas mais sábias do Imam Musa Al-Kadhem (A.S.) e de grande destaque entre os Ahlul Bait (A.S.).
Esta nobre senhora não se casou, como a maioria das suas irmãs, devido às circunstâncias políticas e à pressão imposta pelas autoridades sobre os Ahlul Bait (A.S.) e seus seguidores, que restringiam até mesmo os casamentos de algumas pessoas.
A Senhora Fátima morreu na cidade de Qom, no Irã, onde também foi enterrada. O motivo dela ter chegado nesta cidade foi que pretendia visitar seu irmão em Khorasan, após o governante tirano da época levá-lo de forma compulsória para a sede de seu governo. Dessa forma, Fátima (A.S.) saiu de Medina com o objetivo de visitar seu irmão, mas quando chegou em Saveh, nas proximidades de Qom, ficou enferma. Sendo assim, decidiu seguir ao menos até a cidade de Qom, pois havia ouvido diversos ditos do seu pai sobre a futura posição desta cidade, e que se tornaria um refúgio dos seguidores dos Ahlul Bait (A.S.). Em Qom, Fátima (A.S.) foi recebida pelas lideranças xiitas locais, no entanto, sua doença se agravou e ela faleceu e foi sepultada no local.
Seu santuário tornou-se então um centro para a visita de milhões de pessoas vindas de todas as partes do mundo, e o 9º Imam, Mohammad Al-Jawad (A.S.) disse: “Todo aquele que visitar o túmulo de minha tia em Qom será recompensado com o Paraíso!”
A Senhora Fátima (A.S.) também é conhecida como “A Generosa”, isso porque possui uma grandiosa posição pautada em seu amplo conhecimento, sendo ela uma confiável narradora das ahadith (Tradições) de seus ancestrais, que realçam suas posições religiosas e científicas entre todas as pessoas.
Que a paz e a bênção de Deus estejam com a Senhora Fátima al-Masuma, sobre seu pai, seu irmão e todos os Ahlul Bait!