9ª SURATA

“AT TAUBA”

(O ARREPENDIMENTO)

Revelada em Madina; 129 versículos, com exceção dos versículos: 128 e 129, que foram revelados em Makka. De acordo com a maioria dos estudiosos, esta Surata foi revelada em Madina, no 9º ano da Hijra (Hégira). Esta é a única Surata em que a fórmula usual de Bismillah não é utilizada. Foi uma das últimas Suratas reveladas e apesar do Profeta indicar que deveria seguir a Oitava Surata, não está claro se é para formar uma Surata separada ou apenas uma parte da Oitava Surata. Ela é agora tratada com uma Surata separada, mas o Bismillah não está colocada nela. A Surata é conhecida com vários nomes, os mais comuns são 1) At Tauba (o Arrependimento), com referência ao versículo 104, e 2) Bará’a (Imunidade), a palavra de abertura da Surata.

1. Sabei que há imunidade, por parte de Allah e do Seu Mensageiro, em relação àqueles com quem pactuastes, dentre os idólatras.

2. Percorrei (ó idólatras) a terra, durante quatro meses, e sabereis que não podereis frustrar Allah, porque Ele desonrará os incrédulos.

3. E eis aqui a advertência de Allah e de Seu Mensageiro aos humanos para o dia da Peregrinação Maior: Allah e Seu Mensageiro não são responsáveis pelos idólatras (concernente ao rompimento do pacto). Mas se vos arrependerdes, será melhor para vós; porém, se vos recusardes, sabei que não podereis frustrar Allah! Notifica, pois, aos incrédulos, que sofrerão um doloroso castigo.

4. Cumpri o ajuste com os idólatras, com quem tenhais um tratado, e que não vos tenham atraiçoado e nem tenham apoiado ninguém contra vós; cumpri o tratado até à sua expiração. Sabei que Allah estima os tementes.

5. Mas quando os meses sagrados houverem transcorrido, matai os idólatras, onde quer que os acheis; capturai-os, acossai-os e espreitai-os; porém, caso se arrependam, observem a oração e paguem o zakat, abri-lhes o caminho. Sabei que Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.

6. Se algum dos idólatras procurar a tua proteção, ampara-o, para que escute a palavra de Allah e, então, escolta-o até que chegue ao seu lar, porque (os idólatras) são ignorantes.

7. Como podem os idólatras fazer um tratado com Allah e Seu Mensageiro – exceto aqueles com os quais tenhas feito um tratado, junto à Sagrada Mesquita? Sê verdadeiro com eles, tanto quanto forem verdadeiros para contigo, pois Allah estima os tementes.

8. Como pode haver (qualquer tratado) quando, se tivessem a supremacia sobre vós, não respeitariam parentesco nem compromisso? Satisfazem-vos com palavras, ainda que seus corações as neguem, e sua maioria seja depravada.

9. Negociam a ínfimo preço os versículos de Allah e desencaminham (os humanos) da Sua senda. Que péssimo é o que fazem!

10. Não respeitam parentesco, nem compromisso com crente algum, porque são transgressores.

11. Mas, se se arrependerem, observarem a oração e pagarem o zakat, então serão vossos irmãos na religião. Assim elucidamos os versículos para os sensatos.

12. Porém, se depois de haverem feito o tratado convosco, perjurarem e difamarem a vossa religião, combatei os chefes incrédulos, pois são perjuros; talvez se refreiem.

13. Acaso, não combateríeis as pessoas que violassem os seus juramentos, e se propusessem a expulsar o Mensageiro, e fossem os primeiros a vos provocar? Porventura os temeis? Sabei que Allah é mais digno de ser temido, se sois crentes.

14. Combatei-os! Allah os castigará por intermédio das vossas mãos, desonrá-los-á e vos fará prevalecer sobre eles, e curará os corações de alguns crentes,

15. E removerá a ira dos seus corações. Allah absolverá quem Lhe aprouver, porque é Sapiente, Prudentíssimo.

16. Pensais, acaso, que podereis ser deixados livres, como se Allah não conhecesse, dentre vós, que lutarão e não tomarão por confidentes ninguém além de Allah, Seu Mensageiro e os crentes? Allah está bem inteirado de tudo quanto fazeis!

17. É inadmissível que os idólatras frequentem as mesquitas de Allah, sendo que reconhecem que são incrédulos. São aqueles cujas obras se tornaram sem efeito, e que morarão eternamente no fogo infernal.

18. Só frequentam as mesquitas de Allah aqueles que creem em Allah e no Dia do Juízo Final, observam as orações, pagam o zakat, e não temem ninguém além de Allah. Quiçá, estes se contem entre os encaminhados.

19. Considerais, acaso, os que fornecem água aos peregrinos, e os guardiões da Sagrada Mesquita iguais aos que creem em Allah e no Dia do Juízo Final, e lutam pela causa de Allah? Aqueles jamais se equipararão a estes, ante Allah. Sabei que Allah não ilumina os injustos.

20. Os crentes que migrarem e sacrificarem seus bens e suas pessoas pela causa de Allah, obterão maior dignidade ante Allah e serão os ganhadores.

21. O seu Senhor lhes anuncia a Sua misericórdia, a Sua complacência, e lhes proporcionará jardins, onde gozarão de eterno prazer,

22, Onde morarão eternamente, porque com Allah está a magnífica recompensa.

23. Ó crentes, não tomeis por confidentes vossos pais e irmãos, se preferirem a incredulidade à fé; aqueles, dentre vós, que os tomarem por confidentes, serão injustos.

24. Dize-lhes: Se vossos pais, vossos filhos, vossos irmãos, vossas esposas, vossa tribo, os bens que tenhais adquirido, o comércio – cuja estagnação temeis – e as casas nas quais residis, são-vos mais queridos do que Allah e Seu Mensageiro, bem como a luta por Sua causa, aguardai, até que Allah venha cumprir os Seus desígnios. Sabei que Ele não ilumina os depravados.

25. Allah vos socorreu em muitos campos de batalha – como aconteceu no dia de Hunain, quando vos ufanáveis da vossa maioria, que de nada vos serviu; e a terra, com toda a sua amplitude, pareceu-vos pequena para empreenderdes a fuga.

26. Então, Allah infundiu a Sua calma ao Seu Mensageiro e aos crentes, e enviou tropas – que não avistastes – e castigou os incrédulos; tal é a recompensa dos que não creem.

27. Allah absolverá, depois disso, quem Lhe aprouver, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.

28. Ó crentes, em verdade os idólatras são impuros. Que depois deste seu ano não se aproximem da Sagrada Mesquita! E se temeis a pobreza, sabei que se a Allah aprouver, enriquecer-vos-á com Sua bondade, porque é Sapiente, Prudentíssimo.

29. Combatei aqueles que não creem em Allah e no Dia do Juízo Final, nem se abstêm do que Allah e Seu Mensageiro proibiram, e nem professam a verdadeira religião daqueles que receberam o Livro, até que paguem de bom grado a Jizya e se sintam submissos.

30. Os judeus dizem: Ezra é filho de Allah; os cristãos dizem: O Messias é filho de Allah. Tais são as palavras de suas bocas; repetem, com isso, as de seus antepassados incrédulos. Que Allah os combata! Como se desviam!

31. Tomaram por senhores seus rabinos e seus monges em vez de Allah, assim como fizeram com o Messias, filho de Maria, quando não lhes foi ordenado adorar senão a um só Deus. Não há mais divindade além d‘Ele! Glorificado seja pelos parceiros que Lhe atribuem!

32. Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos.

33. Ele foi Quem enviou Seu Mensageiro com a Orientação e a verdadeira religião, para fazê-la prevalecer sobre todas as outras, embora isso desgostasse os idólatras.

34. Ó crentes, em verdade, muitos rabinos e monges fraudam os bens dos demais e os desencaminham da senda de Allah. Quanto àqueles que entesouram o ouro e a prata, e não os empregam na causa de Allah, anuncia-lhes (ó Mohammad) um doloroso castigo.

35. No dia em que tudo for fundido no fogo infernal e com isso forem estigmatizadas (suas riquezas nas) suas frontes, nos seus flancos e nas suas espáduas, ser-lhes-á dito: Eis o que entesourastes! Experimentai-o, pois!

36. Para Allah o número dos meses é de doze, como reza o Livro Divino, desde o dia em que Ele criou os céus e a terra. Quatro deles são sagrados; tal é a religião correta. Durante estes meses não vos condeneis e combatei unanimemente os idólatras, tal como eles vos combatem; e sabei que Allah está com os tementes.

37. A antecipação do mês sagrado é um excesso de incredulidade, com que são desviados, ainda mais, os incrédulos; permitem-no num ano e o proíbem noutro, para fazerem concordar o número de meses feitos sagrados por Allah, de maneira a tornarem lícito o que Allah vedou. Suas más ações os iludiram. Sabei que Allah não guia os incrédulos.

38. Ó crentes, que sucedeu quando vos foi dito para partirdes para o combate pela causa de Allah, e vós ficastes apegados à terra? Acaso, preferíeis a vida terrena à Outra? Que ínfimos são os gozos deste mundo, comparados com os do Outro!

39. Se não marchardes (para o combate), Ele vos castigará dolorosamente, suplantar-vos-á por outro povo, e em nada podereis prejudicá-Lo, porque Allah é Onipotente.

40. Se não o socorrerdes (o Profeta), Allah o socorrerá, como fez quando os incrédulos o desterraram. Quando estava na caverna com um companheiro, ele disse: Não te aflijas, porque Allah está conosco! Allah infundiu nele o Seu sossego, confortou-o com tropas celestiais que não poderíeis ver, rebaixando ao mínimo a palavra dos incrédulos, enaltecendo ao máximo a palavra de Allah, porque Allah é Poderoso, Prudentíssimo.

41. Quer estejais leve ou fortemente (armados), marchai (para o combate) e sacrificai vossos bens e pessoas pela causa de Allah! Isso será preferível para vós, se quereis saber.

42. Se o ganho fosse imediato e a viagem fácil, ter-te-iam seguido; porém, a viagem pareceu-lhes penosa. E ainda jurariam por Allah: Se tivéssemos podido, teríamos partido convosco! Com isso se condenaram, porque Allah bem sabia que eram mentirosos.

43. Allah te indultou! Por que os dispensaste da luta, sendo que podias distinguir entre os sinceros e os mentirosos?

44. Aqueles que creem em Allah e no Dia do Juízo Final não te pedirão isenção quanto a sacrificarem os seus bens e as suas pessoas; e Allah bem conhece os tementes.

45. Pedir-te-ão isenção só aqueles que não creem em Allah, nem no Dia do Juízo Final, cujos corações estão em dúvida e, em sua dúvida, vacilam.

46. Se tivessem decidido ir, ter-se-iam preparado para isso; porém, Allah era contrário a que partissem, e os desanimou; foi-lhes dito: Ficai com os ociosos.

47. E se tivessem marchado convosco, não teriam feito mais do que confundir-vos e suscitar dissensões em vossas fileiras, incitando-vos à rebelião. Entre vós há quem os escuta. Porém, Allah bem conhece os injustos.

48. Já, antes, haviam tratado de suscitar dissensões e intentado desbaratar os teus planos, até que chegou a verdade, e prevaleceram os desígnios de Allah, ainda que isso os desgostasse.

49. E entre eles há quem te diga: Isenta-me, e não me tentes! Acaso, não caíram em tentação? Em verdade, o inferno cercará os incrédulos (por todos os lados).

50. Quando logras um triunfo, isso os desgosta; por outra, quando te açoita uma desgraça, dizem: Já nos tínhamos precavido! e retiram-se jubilosos.

51. Dize: Jamais nos ocorrerá o que Allah não nos tiver predestinado! Ele é nosso Protetor. Que os crentes confiem em Allah!

52. Dize (ainda): Esperais que nos aconteça algo? Só nos ocorrerá uma das duas sublimes coisas (o martírio ou a vitória). Nós, em troca, aguardamos que Allah vos inflija o Seu castigo, ou então o faça por nossas mãos. Esperai, pois, que esperaremos convosco.

53. Dize (mais): Ainda que façais caridade, de bom ou mau grado, jamais vo-la será aceita, porque sois depravados.

54. Suas caridades não são aceitas, por causa da sua incredulidade em Allah e em Seu Mensageiro, e por observarem a oração com indolência e por praticarem a caridade de má vontade.

55. Que não te maravilhem os seus bens, nem os seus filhos, porque Allah somente quer, com isso, atormentá-los na vida terrena e fazer com que suas almas pereçam na incredulidade.

56. Juram por Allah que são dos vossos, quando na verdade não o são, pois são um bando de medrosos.

57. Se tivessem encontrado um refúgio ou um subterrâneo, ou qualquer buraco, apressar-se-iam em neles se ocultar.

58. Entre eles, há aqueles que te difamam, com respeito à distribuição das esmolas; quando lhes é dado uma parte, conformam-se; quando não, eis que se indignam.

59. Tivessem eles ficado satisfeitos com o que Allah e Seu Mensageiro lhes concederam e tivessem dito: Allah nos é suficiente; Ele nos concederá de Sua graça e o mesmo fará Seu Mensageiro, e em Allah confiamos! (teria sido preferível).

60. As esmolas são tão-somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionários empregados em sua administração, para aqueles cujos corações têm de ser conquistados, para a redenção dos escravos, para os endividados, para a causa de Allah e para o viajante sem recursos; isso é um preceito emanado de Allah, porque é Sapiente, Prudentíssimo.

61. Entre eles há aqueles que injuriam o Profeta e dizem: Ele é todo ouvidos. Dize-lhes: É todo ouvidos sim, mas para o vosso bem; crê em Allah, acredita nos crentes e é uma misericórdia para aqueles que, de vós, creem! Mas aqueles que injuriarem o Mensageiro de Allah sofrerão um doloroso castigo.

62. Juram-vos por Allah para comprazer-vos. Mas Allah e Seu Mensageiro têm mais direito de serem comprazidos por eles, se sois crentes.

63. Ignoram, acaso, que quem contrariar Allah e Seu Mensageiro terá o fogo do inferno, onde permanecerá eternamente? Tal será a suprema desonra.

64. Os hipócritas temem que lhes seja revelada uma Surata que evidencie o que há em seus corações. Dize-lhes: Escarnecei! Allah revelará o que temeis!

65. Porém, se os interrogares, sem dúvida te dirão: Estávamos apenas falando e gracejando. Dize-lhes: Escarneceis, acaso, de Allah, de Seus versículos e de Seu Mensageiro?

66. Não vos escuseis, porque renegastes, depois de terdes acreditado! E se indultássemos uma parte de vós, puniríamos a outra, porque é pecadora.

67. Os hipócritas e as hipócritas são semelhantes: recomendam o ilícito e proíbem o bem, e são avarentos e avarentas. Esquecem-se de Allah, por isso Allah deles Se esquece. Em verdade, os hipócritas são depravados.

68. Allah promete aos hipócritas e às hipócritas e aos incrédulos o fogo do inferno, onde permanecerão eternamente. Isso lhes bastará. Allah os amaldiçoou, e sofrerão um tormento ininterrupto.

69. Sois como aqueles que vos precederam, os quais eram mais poderosos do que vós e mais ricos em bens e filhos. Desfrutaram da sua parte dos bens e vós desfrutais da vossa, como desfrutaram da sua os vossos antepassados; tagarelais, como eles tagarelaram. Suas obras tornar-se-ão sem efeito, neste mundo e no Outro, e serão desventurados.

70. Não os alcançou, acaso, a história de seus antepassados, do povo de Noé, de ‘Ad, de Samud, de Abraão, dos madianitas e dos habitantes das cidades nefastas, a quem seus mensageiros haviam apresentado as evidências? Allah não os condenou; outrossim, foram eles mesmos que se condenaram.

71. Os crentes e as crentes são protetores uns dos outros; recomendam o bem, proíbem o ilícito, praticam a oração, pagam o zakat, e obedecem a Allah e ao Seu Mensageiro. Allah Se compadecerá deles, porque Allah é Poderoso, Prudentíssimo.

72. Allah prometeu aos crentes e às crentes jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente, bem como abrigos encantadores, nos jardins do Éden; e a complacência de Allah é ainda maior do que isso. Tal é o magnífico benefício.

73. Ó Profeta, combate os incrédulos e os hipócritas, e sê implacável para com eles! O Inferno será sua morada. Que funesto destino!

74. Juram por Allah nada terem dito (de errado); porém, blasfemaram e descreram, depois de terem aceito o Islam. Pretenderam o que foram incapazes de fazer, e não encontraram outro argumento, senão o de que Allah e Seu Mensageiro os enriqueçam de Sua graça. Mas, se se arrependerem, será melhor para eles; ao contrário, se se recusarem, Allah os castigará dolorosamente neste mundo e no outro, e não terão, na terra, amigos nem protetores.

75. Entre eles há alguns que prometeram a Allah, dizendo: Se Ele nos conceder Sua graça, faremos caridade e nos contaremos entre os virtuosos.

76. Mas quando Ele lhes concedeu a Sua graça, mesquinharam-na e a renegaram desdenhosamente.

77. Então, Allah aumentou a hipocrisia em seus corações, fazendo com que a mesma durasse até ao dia em que comparecessem ante Ele, por causa da violação das suas promessas a Allah, e por suas mentiras.

78. Ignoram, acaso, que Allah bem conhece os seus segredos e as suas confidências e é Conhecedor do desconhecido?

79. Quanto àqueles que caluniam os crentes caritativos, por seus donativos, e escarnecem daqueles que não dão mais do que o fruto do seu labor, Allah escarnecerá deles, e sofrerão um doloroso castigo.

80. Quer implores, quer não (ó Mensageiro) o perdão de Allah para eles, ainda que implores setenta vezes, Allah jamais os perdoará, porque negaram Allah e Seu Mensageiro. E Allah não ilumina os depravados.

81. Regozijaram-se aqueles que ficaram em seus lares depois da partida do Mensageiro de Allah, e recusaram sacrificar os seus bens e pessoas pela causa de Allah; disseram: Não partais durante o calor! Dize-lhes: O fogo do inferno é mais ardente ainda! Se o compreendessem!

82. Que se riam, pois, porém, por pouco tempo; então, chorarão muito, pelo que lucraram.

83. Se Allah te repatriar (depois da campanha) e um grupo deles te pedir permissão para acompanhar-te, dize-lhes: Jamais partireis comigo, nem combatereis junto a mim contra inimigo algum, porque da primeira vez preferistes ficar. Ficai, pois, com os ociosos!

84. Se morrer algum deles, não ores jamais em sua intenção, nem te detenhas ante sua tumba. Eles renegaram Allah e seu Mensageiro e morreram na depravação.

85. Que não te maravilhem os seus bens, nem os seus filhos, porque Allah somente quer, com isso, atormentá-los, neste mundo, e fazer com que suas almas pereçam na incredulidade.

86. E se for revelada uma Surata que lhes prescreva: Crede em Allah e lutai junto ao Seu Mensageiro! Os opulentos, entre eles, pedir-te-ão para serem eximidos e dirão: Deixa-nos com os isentos!

87. Preferiram ficar com os incapazes e seus corações foram sigilados; por isso não compreendem.

88. Porém, o Mensageiro e os crentes que com ele sacrificaram seus bens e suas pessoas obterão as melhores dádivas e serão bem-aventurados.

89. Allah lhes destinou jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Tal é a magnífica recompensa.

90. Alguns beduínos, com desculpas, apresentaram-se, pedindo para serem eximidos (da luta). E os que mentiram a Allah e ao Seu Mensageiro permaneceram em seus lares. Logo um castigo doloroso açoitará os incrédulos, entre eles.

91. Estão isentos: os inválidos, os enfermos, os baldos de recursos, sempre que sejam sinceros para com Allah e Seu Mensageiro. Não há motivo de queixa contra os que se portam bem, e Allah é Indulgente, Misericordiosíssimo.

92. Assim como foram considerados (isentos) aqueles que se apresentaram a ti, pedindo que lhes arranjasses montaria, e lhes disseste: Não tenho nenhuma para proporcionar-vos; voltaram com os olhos transbordantes de lágrimas, por pena de não poderem contribuir.

93. Serão recriminados aqueles que, sendo ricos, pediram-te para serem eximidos, porque preferiram ficar com os incapazes. Mas Allah selou suas mentes, de sorte que não compreendem.

94. Quando regressardes, apresentar-vos-ão escusas. Dize (ó Mohammad): Não vos escuseis; jamais em vós creremos, porque Allah nos tem informado acerca dos vossos procedimentos. Allah e Seu Mensageiro julgarão as vossas atitudes; logo sereis devolvidos ao Conhecedor do conhecido e do desconhecido, o Qual vos inteirará de tudo quanto fazeis.

95. Quando regressardes, pedir-vos-ão por Allah, para que os desculpeis. Apartai-vos deles, porque são abomináveis, e sua morada será o inferno, pelo que lucraram.

96. Jurar-vos-ão (fidelidade), para que vos congratuleis com eles; porém, se vos congratulardes com eles, sabei que Allah não Se compraz com os depravados.

97. Os beduínos são mais incrédulos e hipócritas, e mais propensos a ignorar os preceitos que Allah revelou ao seu Mensageiro. E Allah é Sapiente, Prudentíssimo.

98. Entre os beduínos, há aqueles que consideram tudo quanto distribuem em caridade como uma perda; aguardam, ainda, que vos açoitem as vicissitudes. Que as vicissitudes caiam sobre eles! Sabei que Allah é Oniouvinte, Sapientíssimo.

99. Também, entre os beduínos, há aqueles que creem em Allah e no Dia do Juízo Final; consideram tudo quanto distribuem em caridade como um veículo que os aproximará de Allah e lhes proporcionará as preces do Mensageiro. Sabei que isso os aproximará! Allah os acolherá em Sua clemência, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.

100. Quanto aos primeiros (muçulmanos), dentre os migrantes e os socorredores (Ansar do Mensageiro), que imitaram o glorioso exemplo daqueles, Allah se comprazerá com eles e eles se comprazerão n‘Ele; e lhes destinou jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente. Tal é o magnífico benefício.

101. Entre os beduínos vizinhos a vós, há hipócritas, assim como os há entre o povo de Madina, os quais estão acostumados à hipocrisia. Tu não os conheces; não obstante, Nós os conhecemos. Castigá-los-emos duplamente, e então serão submetidos a um severo castigo.

102. Outros reconheceram as suas faltas, quanto a terem confundido ações nobres com outras vis. Quiçá Allah os absolva, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.

103. Recebe, de seus bens, uma caridade que os purifique e os santifique, e roga por eles, porque tua prece será seu consolo; em verdade, Allah é Oniouvinte, Sapientíssimo.

104. Ignoram, porventura, que Allah aceita o arrependimento dos seus servos, assim como recebe as caridades, e que Allah é o Remissório, o Misericordiosíssimo?

105. Dize-lhes: Agi, pois Allah terá ciência de vossa ação; o mesmo farão o Seu Mensageiro e os crentes. Logo retornareis ao Conhecedor do desconhecido e do conhecido, o Qual vos inteirará de tudo quanto fizestes.

106. Outros estão esperançosos quanto aos desígnios de Allah, sem saber se Ele os castigará ou os absolverá; saibam que Ele é Sapiente, Prudentíssimo.

107. Há aqueles que erigiram uma mesquita em prejuízo dos crentes, para difundirem entre eles a maldade, a incredulidade e a discórdia, e apoiarem aquele que anteriormente combateu Allah e Seu Mensageiro, eles juraram: Não pretendíamos com isso senão o bem. Porém, Allah é Testemunha de que são mentirosos.

108. Jamais te detenhas ali, porque uma mesquita que desde o primeiro dia tenha sido erigida por temor a Allah é mais digna de que nela te detenhas; e ali há homens que anseiam por purificar-se; e Allah aprecia os puros.

109. Quem é melhor: o que alicerçou o seu edifício, fundamentado no temor a Allah, esperançoso de Seu beneplácito, ou quem o construiu à beira do abismo e em seguida se arrojou com ele no fogo do inferno? Sabei que Allah não ilumina os injustos.

110. A construção dela (a mesquita) não cessará de ser causa de dúvidas em seus corações, a menos que seus corações se despedacem. Sabei que Allah é Sapiente, Prudentíssimo.

111. Allah cobrará dos crentes o sacrifício de seus bens e suas pessoas, em troca do Paraíso. Combaterão pela causa de Allah, matarão e serão mortos. É uma promessa infalível, que está registrada na Torá, no Evangelho e no Alcorão. E quem é mais fiel à sua promessa do que Allah? Regozijai-vos, pois, da troca que haveis feito com Ele. Tal é o magnífico benefício.

112. Os arrependidos, os adoradores, os agradecidos, os viajantes (pela causa de Allah), os inclinados e os prostrados são aqueles que recomendam o bem, proíbem o ilícito e se conservam dentro dos limites da lei de Allah. Anuncia aos crentes as boas-novas!

113. É inadmissível que o Profeta e os crentes implorem perdão para os idólatras, ainda que estes sejam seus parentes carnais, ao descobrirem que são companheiros do Fogo.

114. Abraão implorava perdão para seu pai, somente devido a uma promessa que lhe havia feito; mas, quando se certificou de que este era inimigo de Allah, renegou-o. Sabei que Abraão era sentimental, tolerante.

115. É inadmissível que Allah desvie um povo, depois de havê-lo encaminhado, sem antes lhe ter elucidado o que deve temer. Sabei que Allah é Onisciente.

116. A Allah pertence o reino dos céus e da terra. Ele dá a vida e a morte e, fora d‘Ele, não tereis protetor, nem socorredor.

117. Sem dúvida que Allah absolveu o Profeta, os migrantes e os socorredores, que o seguiram na hora angustiosa em que os corações de alguns estavam prestes a fraquejar. Ele os absolveu, porque é para com eles Compassivo, Misericordiosíssimo.

118. Também absolveu os três que se omitiram (na expedição de Tabuk) quando a terra, com toda a sua amplitude, lhes parecia estreita, e suas almas se constrangeram, e se compenetraram de que não tinham mais amparo senão em Allah; e Ele os absolveu, a fim de que se arrependessem, porque Allah é o Remissório, o Misericordiosíssimo.

119. Ó crentes, temei a Allah e permanecei com os verazes!

120. Não deveria o povo de Madina e seus vizinhos beduínos negarem-se a seguir o Mensageiro de Allah, nem preferir as suas próprias vidas, em detrimento da dele, porque todo o seu sofrimento, devido à sede, fome ou fadiga, pela causa de Allah, todo o dano causado aos incrédulos e todo o dano recebido do inimigo ser-lhes-á registrado como boa ação, e Allah jamais frustra a recompensa aos benfeitores.

121. Deveriam saber, ainda, que não fazem gasto algum, pequeno ou grande, nem atravessam vale algum, sem que isso lhes seja registrado; em verdade, Allah os recompensará com coisa melhor do que tiverem feito.

122. Não deverão os crentes sair todos juntos; deve permanecer um contingente de cada grupo, para instruir-se na religião, e assim admoestar a sua gente quando regressar, para se resguardarem.

123. Ó crentes, combatei os vossos vizinhos incrédulos, para que sintam severidade em vós; e sabei que Allah está com os tementes.

124 Quando uma nova Surata é revelada, alguns deles dizem (zombando): A quem de vós isso aumenta, em fé? No entanto, ela aumenta a fé dos crentes, e disso se regozijam.

125. Em troca, quanto àqueles que abrigam a enfermidade em seus corações, é-lhes acrescentada abominação sobre abominação, e morrerão na incredulidade.

126. Não reparam, acaso, que são tentados uma ou duas vezes por ano? Porém não se arrependem, nem meditam.

127. Quando uma Surata lhes é revelada, olham-se, entre si, e dizem: Acaso alguém vos observa? E logo se retiram. Allah desviou seus corações, porque são gente ignorante.

128. Chegou-vos um Mensageiro de vossa raça, que tem pena do vosso infortúnio, anseia por proteger-vos, e é compassivo e misericordioso para com os crentes.

129. Mas, se te negam, dize-lhes: Allah me basta! Não há mais divindade além d‘Ele! N’Ele confio, porque é o Soberano do Trono Supremo.

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