Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Jesus é o filho de Deus? – Sheikh Wissam Issa -27/12/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece. Louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados, Ahlul Bait (A.S.) e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e a todos os fiéis, estejam eles vivos ou mortos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus.

Estamos vivendo nestes dias o nascimento do grandioso profeta e mensageiro de Deus, o Profeta Jesus Cristo (A.S.), o qual sem dúvida foi um ser excepcional, criado por Deus, o Altíssimo.

Deus, o Altíssimo, disse várias passagens sobre: “Os judeus dizem: Ezra é filho de Deus; os cristãos dizem: O Messias é filho de Deus. Tais são as palavras de suas bocas; repetem, com isso, as de seus antepassados incrédulos. Que Deus os combata! Como se desviam!” (9:30)

Este versículo citado por Deus revela os fatos históricos que ocorreram ao longo da história, quando os judeus alegaram que Ezra era filho de Deus e os cristãos alegaram que o Messias Jesus era o filho de Deus. Ambas citações são rejeitadas pela razão e pelo raciocínio do ser humano, e aqui neste sermão vamos apontar as provas que condenam estas alegações.

Antes de falarmos a respeito das razões e argumentos pelos quais rejeitamos a teoria de Jesus ser o filho de Deus, é certo perguntar: Por que alguém procura ter um filho? Mesmo se a pessoa for estéril as pessoas fazem de tudo para ter um filho, fazendo tratamentos e gastando muito dinheiro para realizar este sonho. Por quê? A resposta a esta pergunta será o argumento de nossa resposta.

Atender as necessidades

Alguns, para atender uma necessidade interna, procuram ter um filho e buscam realizar esse sonho. Estas pessoas se sentem incompletas sem filho e por isso procuram e fazem o que está ao alcance delas a fim de realizar esse sonho, pois sem filhos elas não são nada. Na verdade, esta necessidade pode ser direcionada a qualquer necessidade do homem. Por exemplo, a pessoa que acredita que sem conhecimento é incompleta, procura de todas as formas atender e preencher este vazio dentro de si, por isso busca, se esforça e gasta dinheiro para buscar o conhecimento. Este é um sentimento natural do homem e por isso suas prioridades são preencher suas necessidades para não se sentir vazio, incompleto. As necessidades podem ser diversas, riqueza, boa conduta, conhecimento, enfim toda e qualquer coisa que faz o ser humano se sentir incompleto, ele tem a vida toda para preencher essa falta e se sentir completo.

Estes são apenas exemplos para eu fazer a minha conclusão que é a seguinte: Qual seria a necessidade de Deus para ter um filho? Deus que é o criador de todo universo e que existiu antes da existência, e existirá eternamente, se sente incompleto e por isso teve um filho para se completar?! Este argumento não tem lógica e é rejeitado pela razão.

Continuidade

Uma das necessidades que pode levar a buscar ter um filho é o desejo de os pais continuarem vivos nos filhos, pois sabemos que nosso tempo na vida terrena é limitado, há um tempo determinado por Deus e o que nos deixaria vivos é o nosso legado, a manutenção da descendência nesta vida. Agora a pergunta é: Será que Deus necessita ter um filho para continuar com sua descendência? Isso é incabível, pois Deus é absoluto, sem necessidade de ninguém, ao contrário, todos precisam, necessitam e dependem Dele. Por isso, este argumento também é rejeitado.

Cultura e tradição

Muitos buscam ter filhos para seguirem as tradições locais e culturais da sociedade em que vivem. Por isso, eles procuram ter filhos para simplesmente não contradizerem as tradições que existem na sociedade e cultura local. Este argumento também é rejeitado no que diz respeito à filiação a Deus, pois não há cabimento ou tradições que admitam isso.

Força, poder e dinheiro

Hoje em dia este argumento é meio fraco, mas antigamente a multiplicação de filhos e de descendentes era um sinal de força e de poder para uma pessoa ou uma tribo. Uma pessoa que tem muitos filhos é classificada como forte e poderosa, pois os filhos manteriam o legado deixado pelos pais. Muitos tinham filhos para ascender socialmente, já que a administração dos bens seria dos descendentes, cuidar das terras, defender seus interesses e por isso quanto mais filhos melhor. Ao mesmo tempo muitos filhos era um sinal de força econômica e financeira para a pessoa, pois quem tivesse mais filhos teria o poder de produzir mais do que os outros, e por isso as pessoas buscavam ter mais filhos para ter quem trabalhasse pelos pais e por suas terras e bens. Este argumento também é rejeitado para Deus, pois Ele jamais precisará que alguém o auxilie em alguma coisa.

Herdeiros

Imagine alguém muito rico e que tenha trabalhado muito para conquistar seus bens, mas que não tenha tido filhos. Esta pessoa começa a pensar: para quem ela deixará sua herança e ela procuraria buscar ter um filho para que ele desfrute desta riqueza. No caso de Deus, este argumento também é rejeitado, pois Deus não precisa herdar a ninguém nada de suas riquezas, pois ele é o criador, o absoluto e o eterno.

Todos estes argumentos são cabíveis e lógicos para o ser humano, mas não para Deus, pois Ele é perfeito, completo, ilimitado e absoluto, já o ser humano não é nada disso e para completar a si mesmo ele busca preencher suas necessidades por meio de coisas que procura.

O último argumento que pode ser apresentado na alegação de alguém ser o filho de Deus é com base na proximidade dele com Deus, mas esta teoria também é revogada, pois os profetas e mensageiros, todos, são criaturas excepcionais, mas não deixam de ser humanos sendo que a única diferença entre eles e os demais humanos é que eles recebem a revelação de Deus e os humanos não, e isso foi confirmado numa passagem do Alcorão Sagrado dita pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), que diz: “Dize: Sou tão-somente um mortal como vós, a quem tem sido revelado por Deus a mim…” (18:110)

Os profetas, todos, especialmente os 5 mais importante que são Noé, Abraão, Moisés, Jesus e Mohammad, todos são profetas e mensageiros, e criaturas excepcionais de Deus, e merecem nosso respeito e reverência.

Se simplesmente o fato de Jesus ter nascido sem um pai causou tanto espanto e usar este milagre como argumento para alegar que ele foi o filho de Deus, então o que dizer a respeito de Adão que nasceu sem pai e sem mãe, pois foi criado e feito de barro. Deus disse: “O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó, então lhe disse: Seja! E foi” (3:59)

Rogamos a Deus que sigamos e caminhemos na doutrina de todos os profetas, e pratiquemos suas palavras. E que reforce e afirme nossa fé, pois Ele é poderoso para todas as coisas.

Que a paz e a benção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

 

«
»