Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Os obstáculos das missões dos Profetas (A.S.) – Sheikh Wissam Issam – 26/07/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece, louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam eles vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo a temência a Deus, a temência pela qual todos os profetas e Mensageiros se empenharam e se esforçaram. A temência que forma o título e a realidade de cada ser humano. Na verdade, ela representa o verdadeiro crédito e o que há de mais elevado no ser humano no decorrer de sua existência e jornada.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “ O teu Senhor disse aos anjos: Vou instituir um legatário na terra! Perguntaram-Lhe: Estabelecerás nela quem alí fará corrupção, derramando sangue, enquanto nós celebramos Teus louvores, glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu sei o que vós ignorais (30) Ele ensinou a Adão todos os nomes e depois apresentou-os aos anjos e lhes falou: Nomeai-os para Mim e estiverdes certos (31) Disseram: Glorificado sejas! Não possuímos mais conhecimentos além do que Tu nos proporcionaste, porque somente Tu és Prudente, Sapientíssimo (32) Ele ordenou: Ó Adão, revela-lhes os seus nomes. E quando ele lhes revelou os seus nomes, asseverou (Deus): Não vos disse que conheço o mistério dos céus e da terra, assim como o que manifestais e o que ocultais? (33)” (2)

É muito natural que Deus o Altíssimo quando cria uma nova espécie a cria com um único objetivo que é chegar até Ele e adorá-lo. Quando esta nova espécie, que é a humanidade, não possui as ferramentas certas para chegar a Deus com base na lógica Deus deve enviar mensageiros e profetas, os quais ensinam e demonstram à estas pessoas o caminho de Deus e as levam sã e salvas em direção da satisfação e agrado de Deus. Eles seriam então os marcos com os quais a humanidade se guia e chega ao objetivo criado por Deus.

Nos versículos citados percebemos que assim que Deus cria a nova espécie, que seria Adão, os anjos questionam Ele alertando-O ao dizer: “Que ele criou uma criatura a qual iria causar a corrupção e o derramamento de sangue sobre a Terra enquanto nós estamos te louvando e te adorando”. Esta pergunta demonstra o medo e dúvida dos anjos mediante ao que Deus criou naquele momento e que seria transformado como seu representante sobre a Terra. Os anjos estavam com receio e isto está claro em seu questionamento, pois só apontaram lados obscuros e negativos, e não mencionaram as possíveis virtudes e boas ações da conduta humana. Isso porque até então eles sabiam que todas as criaturas de Deus deveriam estar em adoração total a Ele e nunca desobedecê-lo ou ignorá-lo.

Mas, do outro lado há esperança na resposta de Deus para com o questionamento dos anjos. Ele diz: “Eu estarei deixando alguém sobre a Terra que será o meu representante”. Ou seja, esta nova criatura seria um representante dos seus atributos e nomes, esta nova criatura seria muito próxima Dele. O que entendemos com este versículo de resposta de Deus é que qualquer ser humano pode chegar ao auge e ao mais ato nível de virtude, sabedoria e proximidade de Deus. Senão como então esta nova espécie poderia ser considerada a representação de Deus sobre a Terra?

O que se entende neste diálogo é que o ser humano poderá ter os dois lados, os dois aspectos. Um lado obscuro, corrupto e sangrento, o qual se dominar o ser humano o mesmo será alguém desviado. Já o outro lado se for o dominante poderá transformar o ser humano em uma criatura elevada, virtuosa e muito próxima de Deus, o Altíssimo.

Por isso que Deus disse: “Pela alma e por Quem aperfeiçoou (7) E lhe imprimiu o discernimento entre o que é certo e o que é errado (8) Que será venturoso quem a purificar (a alma) (9) E desventurado quem a corromper. (10)” (91). Com estes versículos entendemos que não há impossibilidade de o ser humano se transformar e alcançar o nível mais alto de sinceridade e adoração a seu criador, como não há a impossibilidade de que este mesmo ser humano se transforme em um tirano, arrogante, ganancioso, mentiroso, corrupto, hipócrita e opressor, um ser que derrama o sangue e espalha a corrupção sobre a Terra.

Deus exaltado seja criou os anjos com raciocínio e sem instinto, e criou os animais com instintos e sem raciocínio, mas a fórmula que Ele criou o ser humano foi com as duas coisas. Com base nisso, se o ser humano se submeter a seus prazeres e instintos se transformará em algo pior que os animais, já se submeter e for dominado pela sua razão e intelecto, sua posição será mais elevada e erguida que a dos anjos. Isso porque ele quebrou todos os obstáculos e deu as costas para seus prazeres e instintos, e foi em direção ao céu e a Deus. Por isso numa tradição se afirma que: “Quando Deus criou o “Akl – Razão, Intelecto”, Deus disse: Venha e ela foi até Deus. Então Deus disse a ela vá e ela se foi. Então Deus disse: Pela minha grandiosidade e majestade, por você irei castigar e recompensar”.

Observamos que Deus disse em seus versículos que irá ter um representante sobre a terra que iria representá-lo perante toda a humanidade e esse primeiro representante seria Adão, o Profeta. Em seguida todos os demais representante e embaixadores de Deus sobre toda a humanidade, sendo que nenhuma nação ficou sem um embaixador.

Mas o que observamos em todas as épocas é que os povos e as nações vivem as mais diversas formas de desvios desde os primeiros dias da vida da humanidade até o dia de hoje, sendo que a única salvação será quando virá o salvador da humanidade, o Imam Al-Mahdi (A.F.). Mesmo tendo sido enviado tantos profetas e mensageiros a grande maioria dos povos e nações não acreditaram nas mensagens de seus profetas e não seguiram suas orientações. Por causa disso que percebemos que dezenas de profetas foram perseguidos, crucificados e assassinados. O exemplo disso está na história, percebemos que o povo do profeta Noé, Hud ou Saleh, tirando alguns crentes, em sua grande maioria não acreditavam neles. Até mesmo o profeta Mohammad (S.A.A.S.), durante os 13 anos que propagava a mensagem de Deus em Meca, poucos acreditaram nele, e por isso foi obrigado a migrar para outra cidade, sendo que os habitantes de Meca só acreditaram nele e abraçaram a fé islâmica na véspera da conquista desta cidade, 8 anos depois da saída do Profeta (S.A.A.S.). Na verdade, logo após o seu falecimento o profeta teve seu testamento contradito e não foi seguido por muitos.

Esta questão está descrita claramente no Alcorão Sagrado, quando Deus expõe como o povo se comportaria mediante a convocação e a mensagem. Deus disse: “E sua maioria não crê em Deus, sem atribuir-Lhe parceiros” (12:106). Numa outra passagem o próprio Satã disse: “ Disse (Satanás): Por Teu poder, que os seduzirei a todos (82) Exceto, entre eles, os Teus servos sinceros! (83)” (38). Numa outra passagem Deus disse: “Pela era (1) Que o homem está na perdição (2) Salvo os fiéis, que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se, uns aos outros, a paciência e a perseverança! (3)” (103). Numa outra passagem Deus disse: “… O ser é propenso ao mal, exceto aqueles de quem o meu Senhor se apieda…” (12:53). Em uma tradição do Imam Al-Hussein (A.S.) ele diz: “Os humanos são servos desta vida…” sendo que ele não disse “Os seres humanos são os servos de Deus”. Ou seja, todas estas tradições e versículos indicam o desvio da grande maioria da humanidade e dos povos do caminho e das palavras de Deus, e que as pessoas preferem os prazeres e as paixões desta vida.

Depois de toda esta introdução a pergunta mais importante é: POR QUE?

Por que a grande maioria dos povos, até mesmo aqueles que viveram nas épocas dos profetas e Mensageiros de Deus, não seguiram suas palavras e mensagens? E por que vemos o ser humanos desviando do caminho de Deus e preferindo a corrupção?

A resposta desta pergunta é que há motivos internos e externos. Iremos expor aqui.

Primeiro: a desativação da própria razão e do intelecto

O ser humano possui prazeres e instintos, emoções e interesses, ilusões e paixões, ao mesmo tempo ele é formado de razão e intelecto. O ser humano é formado por estes dois lados. Se a razão e a mente do homem forem ignoradas e ele der ouvidos aos seus instintos e prazeres, então será um tirano, arrogante e opressor. Ou seja, se o instinto do ser humano desativar e matar sua razão completamente ele não será mais um humano e sim um animal, e foi por isso que os anjos estavam questionando Deus. Eu vou dar um exemplo, se o ser humano ficar furioso, a sua fúria não pode levar a matar alguém? É logico que sim. Mas o que impede que ele não cometa uma gravidade, um assassinato, um assalto, um roubo, um estupro ou qualquer outra corrupção em sua vida é a sua razão, seu intelecto, sua sabedoria e sua mente. Se este mesmo ser humano tiver uma mentalidade fraca e enfraquecer o papel da razão e do intelecto em sua vida, com certeza ele dará preferência aos seus interesses e seus prazeres. Sem a razão e o intelecto o ser humano não pode distinguir o bem e o mal, se for levado por seus prazeres e seus instintos. Portanto, ele deve ativar o máximo que pode e deve fortalecer o papel da razão em sua vida para não cair no desvio e extravio.  Ele deve progredir em seu conhecimento, pois quanto mais ele fortalece a razão mais ele enfraquecerá a ignorância, e se a razão for enfraquecida irá dominar a vida do ser humano e fazer que seus instintos dominem sua personalidade. Ele deve acorrentar seus instintos com sua razão e intelecto.

Segundo: a ignorância, e quanto mais houver ignorância na sociedade mais haverá desvios

Nenhuma doutrina ou religião falou tanto a respeito do conhecimento e a importância do combate a ignorância e o desconhecimento como a doutrina islâmica. O exemplo disso é quando a notícia do martírio do Imam Ali (A.S.) dentro da Mesquita durante sua oração chegou a Sham, alguns habitantes de Sham ficaram surpresos, pois achavam que o Imam Ali (A.S.) nem rezava. Vejam só o que a ignorância e o desconhecimento podem fazer com o ser humano. Às vezes esta pessoa não é nem fanática, mas só o fato de ser desconhecedora basta para torná-la uma pessoa ignorante. Numa outra situação quando um habitante de Sham entrou em Medina e insultou o Imam Al-Hassan (A.S.), enquanto os companheiros do Imam queriam atacar aquele homem ele (A.S.) os impediu, e aquele homem foi convidado pelo Imam (A.S.) a ir até sua casa e o Imam (A.S.) dialogou e conversou com ele calmamente, e assim aquele homem mudou totalmente de ideia. Depois de um pequeno momento de exposição da verdade ele mudou totalmente de mentalidade, até que disse: “Entrei em Medina não havendo alguém mais odiado por mim do que Ali, e agora estou saindo dela não havendo alguém mais amado por mim do que Ali”. O Imam Hassan (A.S.) comenta este episódio e diz: “A grande maioria dos habitantes de Sham são assim, se soubessem da verdade seguiriam ela”. O problema é a ignorância e o desconhecimento, sendo que estes dois elementos são grandes obstáculos e barreiras perante o progresso e a evolução do ser humano. Imagine alguém que imagina estar com a razão, tente convencê-lo que ele está errado. Isso é muito difícil.

Terceiro: os governantes

Uma grande causa que impede a maioria dos povos de seguir as mensagens dos profetas são os poderosos e os governantes, aqueles que sabem que se o povo se orientar e seguir o caminho verdadeiro e correto perderão poder. Eles na verdade estão governando com base no extravio do povo. É o exemplo dos faraós que viviam na época de Moisés, os reis da época de Abraão ou os governantes da época de Mohammad, se eles viessem a crer nestes profetas deveriam abrir mão do governo e do poder que fazia com que ficassem cegos. Eles faziam de tudo para impedir que as pessoas seguissem os profetas. Por que? Porque se as pessoas seguem outras pessoas e não os governantes e os reis estes não terão mais ninguém para comandar. Se ninguém seguisse eles não seriam ninguém.

Quarto: os ricos

Por que eles? O que tem a ver os ricos, os profetas e as mensagens de Deus? Não há ligação entre uma coisa e outra aparentemente, mas na verdade há uma ligação sim, entre a riqueza e o poder. Estes não seriam ricos se não seguissem e não fossem seguidores dos governantes. A riqueza é poder, e qualquer riqueza que for uma ameaça aos governantes opressores será eliminada, e por isso qualquer homem rico que quiser preservar sua riqueza no reino de um governante opressor com certeza será apoiador e subordinado àquele governante opressor. Ou seja, se o rico não seguir o rei e seguir os profetas ele colocará sua riqueza em risco. Então, os abastados são os ajudantes dos governantes e dos poderosos, os quais impedem os profetas e mensageiros de divulgarem sua mensagem.

Quinto: os líderes de clãs

Talvez a pessoa não é seja um governante ou um rei, ou nem um rico e abastado, e sim um líder de um clã ou grupo qualquer que possui poder e domínio sobre certas pessoas ou sobre uma pequena região. Esta também é mais uma categoria que impede que a mensagem de Deus possa alcançar o máximo de seu potencial entre as criaturas de Deus.

Este é um pequeno resumo dos motivos da grande maioria da população seguir o caminho do desvio e não se orientar com a mensagem verdadeira. E também do porque o Imam Al-Mahdi (A.F.) estar oculto até o momento.

Rogamos a Deus que nos oriente para o caminho da verdade e nos guie para a senda reta, pois Ele é ouvinte e onipotente.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

«
»