Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Sadakah (Caridade) e suas destinações – Sheikh Ali Tormos – 30/08/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvor a Deus, o qual tem o louvor eterno. Jamais podemos pagar por Seu direito, Suas bênçãos nunca acabam e nunca acabam Seus louvores.

Testemunho que não há divindade além de Deus, o único, o onipotente. Testemunho que Mohammad é seu servo e Mensageiro, o melhor que aconselhou a nação, o qual convocou pela palavra gentil e pela sabedoria. Saudações sobre ele e sobre seus Ahlul Bait (A.S.).

Recomendo a todos e a mim mesmo a temência a Deus e o distanciamento dos pecados e dos atos ilícitos. Fiquem alertas das vossas paixões e desejos, e das tentações do diabo, pois ele jurou que iria desorienta-los e desvia-los do caminho da verdade de Deus.

Se apeguem todos pelo cordão de Deus, o altíssimo, e serão protegidos das tentações do Satã, e serão salvos.

Queridos irmãos e irmãs, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com todos vocês.

Deus o Altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “Vossos reais confidentes são: Deus, Seu Mensageiro e os fiéis que observam a oração e pagam o zakat, genuflectindo-se ante Deus”. (5:55)

As narrações que falam a respeito deste versículo afirmam que este foi revelado em virtude do nosso Imam o príncipe dos Fiéis Ali ibn abi Taleb (A.S.) quando ele doou o seu anel para um necessitado que entrou na mesquita. O grande companheiro do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), Abu Zar Al-Ghafari (R.D.), narra este episódio:

“Certo dia eu estava rezando com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) a oração do meio dia na Mesquita e então um necessitado entrou na Mesquita e solicitou ajuda. Ninguém o atendeu e o ajudou. Então este pobre necessitado ergueu as mãos aos céus e disse: Ó meu Senhor, testemunhe que eu pedi ajuda na Mesquita do Mensageiro de Deus e ninguém me ajudou. Neste momento o Imam Ali (A.S.), enquanto orava, levantou o seu dedo, no qual ele usava um anel. O pobre percebeu o gesto e foi até Ali (A.S.) e tirou o anel do dedo dele. Isso ocorreu na frente do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Quando Mensageiro de Deus finalizou sua oração, levantou sua face ao céu e disse: Ó Deus nosso, Moisés te pediu e disse: Suplico-lhe Ó Senhor meu, dilata-me o peito, facilita-me a tarefa, e desata o nó de minha língua, para que compreendam a minha fala. E concede-me um vizir dentre os meus, meu irmão Aarão, que poderá me fortalecer. E associa-o à minha missão, para que Te glorifiquemos intensamente”. (Alcorão 20: 25 a 33). “Então Tu revelaste sobre ele (Mohammad) um Alcorão falante e disse: Em verdade, fortalecer-te-emos com teu irmão, dar-vos-emos tal autoridade, para que eles jamais possam igualar-se a vós”. (28:35).

Ó nosso senhor, eu sou o profeta Mohammad e seu mensageiro, Ó meu Deus, Ó Senhor meu, dilata-me o peito, facilita-me a tarefa, e desata o nó de minha língua, para que compreendam a minha fala. E concede-me um vizir dentre os meus. Com Ali fortaleço-me. E Abu Zar afirma que assim que o Mensageiro de Deus terminou sua fala a Deus o anjo Gabriel revelou o seguinte versículo sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.): “Vossos reais confidentes são: Deus, Seu Mensageiro e os fiéis que observam a oração e pagam o zakat, genuflectindo-se ante Deus” (5:55).

Queridos irmãos e irmãs, este é o nosso Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.), que nos orienta e nos para que possamos cumprir nossas responsabilidades, pois somos cidadãos responsáveis perante nossa sociedade e nossa família. E que possamos cumprir nosso dever perante os pobres e necessitados. Ele nos alerta para não sermos egoístas ou arrogantes. Ele nos ensina como sermos uma nação com compaixão e piedade entre seus membros.

Ali ibn abi Taleb (A.S.) escreveu a seguinte mensagem a seu representante em Basrah, Othman ibn Hunaif: “Se eu quisesse seguiria o caminho que leva ao puro mel, a polpa do trigo e a seda pura da lagarta, mas jamais minha paixão irá vencer minha consciência, e minha ambição não me fará escolher por algum prato. Talvez enquanto isso haja alguém em Hijaz que não tenha um pedaço de pão. Não quero dormir saciado enquanto em minha volta há famintos…”

Se cada crente carregar e cumprir a responsabilidade perante sua sociedade, com certeza não haveria um pobre sequer nela. Um dia li uma história numa revista que em um dos países que alega a igualdade e a liberdade havia um homem que andava e viu um outro com dores e se estremecendo na calçada. Este homem foi até o outro que estava com dores e perguntou a ele: “O que tem? Por que está com dores?” O homem então respondeu: “Eu estou com dor de tanto comer”. Em seguida este homem que estava caminhando continuou andando e viu um outro homem com dores e chorando. Ele o perguntou porque estava com dores e daí o homem com dores disse: “Estou com dores de tanta fome”. Então, aquele homem que estava caminhando disse a si mesmo: “Se aquele homem tivesse dividido sua comida com este nenhum um dos dois estaria com dores ou insatisfeito”.

O Príncipe dos Fiéis (A.S.) nos apresenta o exemplo para todo muçulmano e crente. Aqui nos vem diversas perguntas sobre a questão da Sadakah (Caridade).

O que significa a Sadakah?

O termo Sadakah possui um significado muito profundo. Para quem fazemos a Sadakah, qual suas características, e por fim, quais são as consequências da Sadakah.

Sadakah, queridos irmãos, se divide em dois tipos:

1) A Sadakah OBRIGATÓRIA, é o ZAKAT das riquezas e o ZAKAT do FITRA.

2) A Sadakah RECOMENDADA, os Sadakah que são repassados aos próximos pela causa de Deus.

Para quem devemos pagar a Sadakah?

Primeiro: Aos parentes

De acordo com as passagens do Alcorão Sagrado e do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) os parentes são as melhores destinações da Sadakah.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Não há Sadakah enquanto um parente estiver necessitado”.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “A melhor Sadakah é para sua filha e sua irmã”.

Segundo: Aos necessitados

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “A melhor Sadakah é dar água para alguém que tem sede”. Ou seja este pobre necessitado não tem nada até mesmo para saciar sua sede.

Quais são as características da Sadakah?

Primeiro: Aos mais próximos

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “A Sadakah para os parentes tem a recompensa dobrada”. Isso porque primeiro a pessoa deu a Sadakah, e em segundo lugar ter dado para um parente.

Segundo: Em segredo

Deus disse: “Se fizerdes caridade abertamente, quão louvável será! Porém, se a fizerdes, dando aos pobres dissimuladamente, será preferível para vós…” (2:271).

Na história foi registrado um fato histórico sobre o Imam Ali ibnol Hussein (A.S.), o qual distribuía os donativos e Sadakat para as pessoas nas madrugadas e nas noites. Isso para que suas caridades fossem em segredo. Tanto que está registrado que ele tinha um primo o qual ajudou durante toda a vida, e este primo só soube que estas ajudas chegavam a ele por meio do Imam Ali ibnol Hussein (A.S.) depois do seu falecimento, pois as ajudas foram interrompidas.

A Sadakah da palavra

Mais um ponto sobre a questão da Sadakah é o seguinte: a Sadakah não é obrigada a ser em dinheiro ou de alguma outra forma material ou física. Às vezes a Sadakah é uma palavra. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Não reparas em como Deus exemplifica? Uma boa palavra é como uma árvore nobre, cuja raiz está profundamente firme, e cujos ramos se elevam até os céus”. (14:24).

Ou às vezes a Sadakah é por um gesto e uma posição. Às vezes a pessoa se posiciona em prol da verdade e isso já é considerado uma Sadakah.

Um gesto que pode ser considerado Sadakah é atender as necessidades das pessoas. Pois isso é um gesto nobre dos crentes. Por exemplo: indicar alguém para um emprego. Uma oportunidade dada a alguém para trabalhar num lugar é considerada uma Sadakah. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Aquele que se esforça pela causa do sustento da família é como se tivesse se esforçado pela causa de Deus”. Sendo assim, ajudar alguém para cumprir este dever certamente é como ter ajudado a se esforçar pela causa de Deus.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

 

«
»