Recebi com muita honra e prazer o convite do Arresala para participar do Encontro que comemorou os 25 anos da fundação do Centro Islâmico do Brasil e contou com a presença do secretário-geral da Assembleia Mundial Ahlul Bait, Sua Eminência Ayyatullah Sheikh Reza Ramezani, e do anfitrião do Encontro, Sua Eminência Sheikh Taleb Hussein Al-Kazraji, fundador e Imam do Arresala. O Encontro ocorreu durante o dia 24 de Abril de 2024, na cidade de São Paulo.
Conheci as atividades do Arresala durante a série de lives sobre xiismo intitulada “Xiismo e Xiita: radical ou pacífico?”. Na ocasião, fui convidada para falar sobre o Hezbollah e o movimento de resistência no Líbano, tema o qual venho desenvolvendo minhas pesquisas de 2016. Desde então, tenho me aproximado e admirado o compromisso que o Centro Islâmico tem na divulgação científica e no estabelecimento de diálogos com diferentes pesquisadores e a comunidade.
Desde o 07 de Outubro e a campanha genocida perpetrada por Israel contra os palestinos em Gaza, o Arresala se comprometeu em convidar diferentes pesquisadores e pesquisadoras para difusão de conhecimento sobre a Palestina. Essa serie de lives sobre Palestina alcançou um amplo publico e evidenciou o comprometimento do Centro Islâmico com o diálogo e a educação.
No Encontro não foi diferente. Além da presença da comunidade muçulmana do Brasil e de outros países latino-americanos, a presença de pesquisadores, pesquisadoras, além de pessoas de outras religiões foi notória. Na exposição, temas como igualdade de gênero, igualdade racial e a importância da produção científica foram centrais. Além disso, dialogamos sobre a necessidade de preservação do Meio Ambiente, pauta central no próprio Alcorão e que emerge como um dos temas centrais nos tempos contemporâneos.
O Encontro foi um verdadeiro chamado para a Educação, para o respeito, o diálogo e desenvolvimento da dignidade humana.
Que esse diálogo entre a comunidade, as universidades e a população se fortaleçam ainda mais.
Parabenizo a todos e todas que participaram da organização do evento por transformarem o ambiente no mais acolhedor possível, pela importante iniciativa e que possamos fazer de eventos como esse um exemplo do diálogo.
Karime Cheaito, doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP)
Canal Des.Orientese