Por: Sayyid Muhammad Rida Hijaz
Tradução: Ali Sivonaldo
O amor é um dos sublimes e o mais atraente dos conceitos culturais na crença xiita e Islâmica em geral. Na crença xiita, mahabbah ou hubb, palavras relacionadas como mawaddah e waliyah, desempenham um papel muito significante e profundo, à extensão que, para citar um exemplo, é uma base fundamental da fé. Em um hadith (tradição) famoso, o Profeta (s.a.a.s) em um interrogatório dos seus seguidores acerca “da mais firme fé” (awthaq ‘urwat al-iman). Quando os seguidores não puderam responder, o profeta disse: “A mais firme fé é amar por causa de Deus e odiar por causa de Deus, ajudar os amigos de Deus e lutar contra os Seus inimigos”. Em outra tradição, Fudayl ibn al-Yasar, discípulo, perguntou ao Imam Al-Sadiq, possa a paz estar sobre ele, se o amor e o ódio derivam da fé; ele (a.s) responde: “O que é a fé em algo, mas que amor e ódio?” Também é narrado que o Imam al-Baqir, afirmou: “A religião é amor e o amor é religião”. Com essas afirmações que as tradições indicam, o amor desempenha um papel importante na doutrina xiita. Daqui ele merece a nossa atenção para que possamos descobrir o verdadeiro significado do conceito.
Em primeiro lugar, algumas perguntas vêm à mente. Qual é a espécie de amor que foi acentuado pelo Islam em geral e especialmente o xiismo? Quem é o objeto desta espécie especial de amor? Por que os crentes devem ter esta espécie de amor e a que objetivo ele serve? O amor, na doutrina xiita, inclui três categorias relacionadas: Amor por Deus, o Profeta e a sua família, e amor pelo crente.
Amor por Deus
Segundo os ensinamentos Islâmicos, Deus é o objeto elevado do primeiro amor. O Alcorão Sagrado diz: “Diga: “se os seus pais e seus filhos, os seus irmãos e suas esposas, a sua parentela e a propriedade que você adquiriu, o comércio que você teme puderem afrouxar-se e as residências que você ama – se esses forem mais caros para você do que o Deus e O seu Apóstolo e esforçando-se no Seu caminho, então esperarem até que o Deus traga A sua ordem; o Deus não guia uma gente descrente.” (9:24) Este verso claramente indica que o amor de Deus tem a precedência por cima de tudo e tudo o que possa amar na vida de alguém. Além disso, o Alcorão indica outro verso que o amor dos crentes por Deus é maior do que algo mais, mas que algumas pessoas amam certas coisas tanto como eles amam Deus: “E há alguns entre homens que tomam para eles objetos da adoração além do Deus. quem eles amam como eles amam Deus, e aqueles que acreditam são mais fortes no amor pelo Deus…” (2:165) Isto é, Deus é a fonte de todo o amor tal como Ele é a fonte de tudo o que existe. Aquele amor é um atributo de Deus é afirmado implicitamente por versos numerosos. Daqui o amor por Deus é a fundação da crença, a fundação na qual o homem deve estabelecer os princípios da sua fé. Isto também é afirmado pela razão.
(a) a natureza humana aspira à perfeição e a beleza, e Deus é a perfeição absoluta e a beleza eterna; assim Deus é uma qualidade inata da natureza humana de amá-lo; (b) os homens pela natureza amam, seja quem for que lhes faz o bem, e eles apreciam tal favor e a benevolência, como Imam Ali disse: “A generosidade e a magnanimidade escravizam os homens”.
Agora, Deus é a fonte de todo o ser, de toda a generosidade e benevolência, o homem, em virtude da sua natureza, ama Deus. O Profeta Mohamed, disse: “Ame Deus porque Ele lhe fez bem e Ele conferiu graças sobre você”. É narrado que Deus declarou a Moisés e David: “Ame-me e encareça-me as pessoas”. Quando eles perguntaram como eles podem encarecê-lo as pessoas, Ele respondeu: “Lembre-lhes sobre Os meus favores e generosidades, já que eles não revocam Os meus favores sem a sensação da gratidão”.
Esta relação de amor entre o homem e o seu Criador é recíproca, e a intensidade de um amor das pessoas por Deus é indicativa do amor de Deus por eles, como indicado pelo verso seguinte: “Deus trará a um povo que Ele ama e quem o amam”. (5:54) Este amor significa uma relação espiritual entre Deus e as pessoas que amam Deus com o que eles são alguma vez feitos sabendo a beneficência e a clemência do seu Senhor. É narrado em um hadith qudsi (tradição em que Deus fala diretamente) que quando Deus ama alguém Ele se torna os seus ouvidos, os seus olhos, a sua língua, e as suas mãos: “Quando o amo, então serei seus ouvidos com as quais ele escuta, os seus olhos com os quais ele vê, a sua língua com a qual ele fala, e as suas mãos com as quais ele mantém as coisas; se ele me chamar, lhe responderei, e se ele me perguntar, lhe darei”. Além do fato que aquele que ama Deus é amado por Ele, um verdadeiro amor por Deus incita a executar os melhores feitos. A razão e a natureza ditam que se alguém realmente ama Deus, ele atuaria em uma maneira que está agradando a Deus. Neste sentido, o Alcorão Sagrado diz: “Diga: “se você amar a Deus, logo me seguir, e Deus o amará e lhe desculpará os seus pecados, e Deus é Clemente e Compassivo”. (3:31) Este verso indica a relação mútua entre amor, como um estado interior, e emulação do Profeta, que é uma ação externa. Além disso, ninguém pode negligenciar as suas obrigações religiosas abaixo do pretexto do amor por Deus.
Amor pelo Profeta
Depois de Deus, o Profeta, Mohammad, deve ser amado. É evidente que o amor por ele é uma ramificação do amor por Deus. É afirmada nas tradições que Deus ama o Profeta e a sua família como os ideais da perfeição humana tanto que Ele criou os céus e a terra e independentemente do que está neles fora do Seu amor por eles. No Hadith al-Kisa’, é narrado por Fátima: “Quando eles, Ahl al-Bait, reunidos abaixo do kisa’, o Todo-poderoso disse: “Deixe-os serem conhecidos, Os meus anjos e aqueles que estão nos céus, que não criei os céus e a terra e o que está neles, mas para O meu amor pelos cinco do kisa”. O Profeta, disse aos seus seguidores: ’Ame-me por causa do amor de Deus’. Amamos o Profeta como ele é o amado Dele, e Ele dirigiu-nos para amá-lo. Isto é primeiro e a razão mais importante de amar o Profeta. Além disso, ele é o Homem Perfeito e personifica os graus elevados de tais virtudes como generosidade, grandeza, sublimidade moral e sabedoria. A natureza humana é fascinada pelo seu perfeito e ama-o. Em terceiro lugar, ele trouxe-nos o presente mais significante e essencial que beneficia-nos neste mundo e no outro mundo. Por essas razões, e por causa de muitos versos e tradições que declaram a necessidade de amar o Profeta, é obrigatório para todos os muçulmanos amá-lo tanto como eles se amam e até mais, como diz o Alcorão: “O Profeta tem um maior direito sobre os crentes do que eles têm neles mesmos”. (33:6)
Amor pela Casa do Profeta
Como a parte do amor pelo Profeta, o amor pela Casa do Profeta é também necessário para todos os crentes. De fato, ele é uma prova da genuinidade do amor de alguém pelo Profeta, e é declarada em tradições que ele é a primeira coisa sobre a qual eles seriam interrogados no Dia da Ressurreição.
Quanto à necessidade e a importância deste amor, há mais de trezentos versos e ahadith considerados tanto por Sunitas como em fontes xiitas. Em total, eles indicam que o papel principal deste amor deve nutrir a fé. É narrado que o Profeta, disse: “Há uma base de cada coisa, e a base do Islam é o amor por nós, os Ahlul Bait”.
Em outro hadith informa-se que ele tenha dito: “Aquele que quer participar da tomada mais firme (da fé) deve cumprir o amor de ‘Ali e a minha Casa”.
Ele também disse: “O amor deles (a minha Casa) é um sinal da fé, e a inimizade em direção a eles é um sinal da desconfiança. Quem quer que amem eles, Deus e O seu Mensageiro os amam. E quem quer que abrigue a inimizade em direção a eles é o inimigo de Deus e do seu Mensageiro’.
É narrado que Imam Al-Sadiq (A.S.) disse: “Para cada espécie da adoração há o outro que o sobrepuja, e o amor por nós, gente da Casa, é a melhor forma (classe) da adoração”.
Com base nas tradições que foram citadas e outras, é claro que o amor pela Casa (família) do Mensageiro de Deus é uma parte necessária da fé de cada muçulmano. Isto é, além disso, confirmado tomando em consideração que o amor da Casa é considerado pelo Alcorão como a marca da gratidão da missão do Profeta. Deus, louvado seja, disse: Diga (O Muhammad, para a humanidade): “Não o peço uma recompensa sobre isto exceto o amor da minha parentela.” (42:23)
Quando ao Profeta Sagrado os seus seguidores perguntaram quem estão perto da família” cujo amor Deus fez obrigatório para todos os muçulmanos, o Profeta respondeu; “Fátima, ‘Ali, al-Hasan e al-Husayn’.
Os xiitas acreditam que, conforme este verso, é necessário para cada muçulmano, do ponto da visão da sua fé, amá-los. Pois, neste verso, Deus fala para a humanidade amá-los. De outro lado, Deus ordenou que nós os amássemos porque eles merecem, como os exemplares mais elevados da obediência às ordens de Deus, as suas estações exaltadas aos olhos de Deus, e a sua pureza de todos os traços de politeísmo, pecado, e tudo que priva os Seus servos da clemência de Deus. Resumindo, se Deus instruir toda o povo a amar certos seres humanos, eles devem ser os melhores entre eles na virtude e no sublime das Suas criações, de outra maneira eles não mereceriam ser amados, e Deus nunca preferiria alguma pessoa ao outro sem motivo, ou favoreceria alguém que não tem nenhum mérito. Contudo, podem perguntar-lhe se o amor como um anexo emocional é capaz de produzir algum resultado profundo ou capaz de motivar feitos do valor religioso e moral mais elevado. Na minha opinião, amar não só funciona em um nível emocional, mas pode ser o verdadeiro agente que incita o homem em direção à ação virtuosa. O verdadeiro amor que foi acentuado tanto pelo Alcorão como pela Sunnah não é simplesmente uma relação emocional entre o amante e o objeto do amor sem nenhuma relevância real para a conduta de alguém na vida. Que ele seja um amor que produz a piedade e estimula o amante à ação honrada é confirmado pela tradição Islâmica. É afirmado em um hadith: “Não negligencie a ação honrada e a diligência na adoração confiando no amor da Casa de Muhammad; e não negligencie o amor da Casa de Muhammad da confiança em ação honrada e diligência na adoração, porque nenhum deles será aceito sem o outro”.
O Imam Al-Sadiq (A.S.) disse: “Aquele que segue alguém se esforçaria em obedecê-lo”.
Conseqüentemente, Deus ordena o crente a amar a família e ter-lhes o recurso para que eles possam aprender as suas obrigações religiosas dos Imames da família do Profeta. Nesta relação, Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: ‘Seja quem for que aspira a viver a minha vida, morrer a minha morte, introduzir no Paraíso que o meu Senhor me prometeu, e agarrar a tomada que o meu Senhor marcou, deve tomar ‘Ali ibn Abi Talib e os seus sucessores depois dele, como os seus mestres, porque eles nunca causarão que você não se na introduza as portas de misericórdia, nem eles o divertirão das portas da orientação, e nunca desistirão da tentativa de ensinar-lhes, desde que eles são mais informados do que você. Peço ao meu Senhor para nunca os separar do Livro até que eles me encontrem ao lado do poço do paraíso (hawd)…”
O Imam Al-Sadiq (A.S.) também disse: “Deus ordenou a nossa tutela, e Ele fizeram o amor por nós uma obrigação. Eu juro, não dizemos nada fora dos nossos desejos, e não fazemos nada segundo os nossos caprichos; não dizemos nada, mas o que o nosso Senhor, Todo-poderoso e Glorioso, diz”.
Deram-lhes a autoridade e Deus ordenou que o povo obedecesse-os. Eles são a testemunha da humanidade, as portas que levam ao caminho de Deus, os guias ao Seu caminho, os guardiões do Seu conhecimento, os intérpretes das Suas revelações, os pilares do ensino da Unidade Divina, e os zeladores da Sua Sabedoria. O Alcorão refere-se a eles nessas palavras: Os empregados honrados, que falam não antes que Ele falou e quem atuam pela Sua ordem. (21:26-27)
Por isso Deus incitou o crente a amá-los, buscá-los e segui-los, obedecendo às suas ordens. Assim ajudar a eles, que é obrigatório para todos os muçulmanos segundo o Sagrado livro, levaria os crentes a cumprir os seus deveres. Um verdadeiro amor, como foi mencionado antes, estimula o amante a atuar segundo vontade do amado e seus desejos. Por isso, os muçulmanos, emulando a Casa do Profeta, tornam-se verdadeiros crentes. Está aqui a recompensa da profecia que ao crente pediram pagar, devolvido enfim aos próprios crentes.
O verso seguinte diz: “Diga (O Muhammad): “Tudo o Que a recompensa perguntei de você é só vocês mesmos; a minha recompensa é só com o Deus, e Ele é a testemunha por cima de todas as coisas”. (34:47)
Podemos concluir que o amor joga um papel sublime, se não o papel maior, na fé religiosa no credo xiita e o princípio de união do seu universo de idéias religiosas. Por enquanto, vimos que este princípio une uma coleção vasta de idéias religiosas cada uma das quais se relaciona aos outros, e que esta totalidade impele o crente em direção a uma forma mais alta da vida. O princípio do amor liberta a devoção religiosa de um estado imparcial e inanimado, e inspira-o com um novo espírito refrescante. Isto é o significado da afirmação seguinte do Profeta Sagrado (S.A.A.S.): “Ó servo de Deus, deixe o seu amor e ódio ser por causa de Deus, porque ninguém pode alcançar o wilayah de Deus sem isto, e ninguém encontrará o gosto da fé sem isto, embora as suas orações sejam em grande número”.
Eu gostaria de concluir esta discussão com um hadith do Imam Ali (A.S.), em que ele afirma: “Mais certamente o melhor e o mais encantador das coisas no Paraíso é o amor de Deus e amor pela causa de Deus, e a glorificação de Deus”.
Deus, Todo-poderoso e Glorioso, diz “E que o seu último grito seja: ‘Louvado seja Deus, o Senhor dos Mundos”.