Breves sentenças do Profeta (S.A.A.S.)

1 – A morte basta por admoestadora, o temor a Allah é riqueza su ciente, a adoração é uma ocupação su ciente, o Dia da Ressurreição é um compromisso su ciente e Allah basta por Recompensador.

2 – Crer em Allah e beneficiar Seus servos são as duas mais sublimes características da piedade. O politeísmo e a ofensa aos servos são as mais vis características.

3 – Quando um homem pediu ao Profeta (S.A.A.S.) que o ensinasse algo pelo qual Allah o beneficiaria, o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Recorda Allah continuamente. Essa ação o protegerá do desejo pelos prazeres mundanos. Demonstra gratidão com frequência e isso aumentará as graças sobre ti. Ora a Allah com constância, pois tu não sabes quando Ele atenderá a tua prece. Toma cuidado com a tirania, pois Allah ordenou para Si que Ele apoiaria os oprimidos. Disse (Allah): “Ó humanos, sabei que a vossa iniquidade só recairá sobre vós”. (Alcorão Sagrado, C.10 – V.23) Cuidado com a conspiração para o mal, pois Allah ordenou: “A conspiração para o mal somente assedia os seus autores”. (Alcorão Sagrado, C.35 – V.43)”

4 – Ambicionais excessivamente posições de poder. Então, haverá aflição e remorso para vós. Quão bem estará a ama-de-leite e quão mal estará a que separa o bebê do seio da mãe.14

5 – Qualquer pessoa que encomendar seus assuntos a uma mulher, nunca encontrará prosperidade.

6 – O Profeta (S.A.A.S.) foi perguntado sobre os melhores amigos. Ele (S.A.A.S.) respondeu: “Os melhores amigos são aqueles que te auxiliam quando mencionas um assunto e que te recordam quando esqueces”. Foi então perguntado sobre as piores pessoas. Ele (S.A.A.S.) respondeu: “Os piores indivíduos são os sábios quando se corrompem”.

7 – Meu Senhor me recomendou a aderência a nove coisas: a ser sincero oculta e abertamente, a ser justo em situações de satisfação ou descontentamento, a ser moderado na pobreza ou na riqueza, a perdoar a quem foi injusto comigo, a beneficiar a quem me negou, a respeitar aquele que rompeu relações comigo, a meditar sobre as coisas quando estiver em silêncio, a mencionar a Ele (Allah) sempre que eu falar e a tirar lições das coisas que eu ver.

8 – Conservem o conhecimento pelo registro escrito.

9 – Quando os pecadores assumem o controle da sociedade e se tornam respeitados, e quando os mais nobres se tornam os mais humilhados, há de se esperar catástrofes.

10 – O caminhar apressado retira a beleza dos crentes.

11 – Aquele que sofrer um roubo insistirá em acusar pessoas inocentes até que seu pecado se torne maior do que o de roubar.

12 – Em verdade, Allah ama o que cumpre as obrigações para com Ele de forma generosa.

13 – Se vossos líderes forem os melhores dentre vós, se os vossos ricos forem bondosos, se vossos assuntos forem deliberados em consulta mútua, então a face da terra será melhor para vós do que suas entranhas. Mas, se vossos líderes forem os piores entre vós, se vossos ricos forem avarentos, e se vossos assuntos forem deliberados por vossas mulheres, então será melhor para vós as entranhas da terra do que sua superfície.

14 – A graça deste mundo é perfeita para aqueles que começam, e terminam o dia gozando três coisas: saúde, segurança e um sustento garantido. As graças deste mundo e do mundo vindouro são completas para aqueles que possuem algo mais: a fé.

15 – Sejam clementes com os nobres que sofrem humilhação, os ricos que perdem seus bens e os homens de conhecimento que são subjugados por ignorantes.

16 – A maioria das pessoas é testada em duas coisas: a boa saúde e a tranquilidade.

17 – Os corações são moldados para gostar daqueles que os tratam com bondade e para repudiar aqueles que os tratam mal.

18 – Nós, os profetas, fomos ordenados a falar com as pessoas de acordo com sua capacidade de entendimento.

19 – Amaldiçoado seja aquele que impõe seus fardos aos outros.

20 – A adoração possui vinte partes, a melhor delas é a busca do sustento lícito.

21 – Allah não obriga ninguém à obediência. A desobediência não significa ter o poder de suplantá-lo. Ele não esquece de seus servos. Controla o que concedeu e é dono do que lhes deu em possessão. Nada se oporá ou impedirá a obediência a Ele se os servos ordenarem mutuamente o apego a isso. Ele é capaz de impedir que os servos O desobedeçam. O que não significa que Ele os obrigue à obediência.

22 – Quando seu filho Ibrahim agonizava, o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Certamente que estamos tristes por ti, Ibrahim. Porém, a passagem é a introdução do presente e o último definitivamente alcançará o primeiro. Os olhos choram e o coração sofre, mas não diremos nada senão o que agrada ao Senhor. Estamos certamente tristes por ti, Ibrahim”.

23 – A beleza está na língua (na oratória).

24 – O conhecimento não é tirado das pessoas, mas os homens de conhecimento são. Quando os homens de conhecimento não mais existirem entre o povo, os ignorantes serão tomados por líderes e emitirão veredictos sem sabedoria. Então, desviarão e extraviarão os outros.

25 – O melhor Jihad de minha Ummah é aguardar o alívio.

26 – A nossa moral é perdoar os que nos oprimem e sermos generosos com os que nos negam algo.

27 – Para mim, os que mais beneficiam entre meus seguidores são aqueles que são vivazes, que oram muito e adoram a Allah intimamente. São desconhecidos para as pessoas já que seu sustento mal basta para eles próprios, porém, se mantêm perseverantes até que a morte lhes chegue. Sua herança é parca e os que lamentam por eles são poucos.

28 – Allah perdoará os pecados de todo crente pelo sofrimento causado por qualquer tipo de dor, a lição, cansaço ou ansiedade.

29 – Allah nunca olhará para aquele que come tudo o que quer, veste tudo o que lhe agrada e monta em todo animal que deseja, até que ele deixe de fazê-lo.

30 – O crente se assemelha a espiga de milho: quando pende em seguida se põe ereto. O descrente se assemelha ao cedro: está num estado fixo em que ele não percebe.

31 – As pessoas que são mais testadas pelos infortúnios do mundo são os profetas e então os que se assemelham a eles. Um crente el é afligido pelas tribulações de acordo com o grau de sua fidelidade, crença e bondade de suas obras. Aqueles que possuem uma fé verdadeira e boas ações serão intensamente afligidos, aqueles que possuem uma fé insignificante e que cometem más ações serão afligidos de modo suave.

32 – Allah não concederia ao descrente ou ao hipócrita coisa alguma deste mundo se perante Ele o mundo se equiparasse em valor a uma asa de mosquito.

33 – O mundo gira. Vossa parcela vos alcançará mesmo se fordes fracos, e o infortúnio vos alcançará mesmo se fordes muito poderosos. Aquele que perde a esperança sobre o que se foi terá um corpo descansado. Aquele que se satisfaz com aquilo que Allah decretou para ele terá um olhar aprazível.

34 – Juro por Allah, eu vos comuniquei e vos alertei de qualquer ação que possa vos levar ao Inferno; e vos convoquei sobre toda ação que possa vos levar ao Paraíso. O Espírito el inspirou-me que nenhuma alma expirará antes de esgotar os seus meios de sustento. Refreai, pois, a ânsia na busca do sustento. A diminuição dos meios de sustento nunca deve fazer com que busqueis vosso sustento por meio de atos de desobediência a Ele. O único meio de obter o sustento de Allah é ser obediente a Ele.

35 – Allah odeia dois sons. O som de lamentação quando um infortúnio sobrevém e o som de assobio quando uma graça é recebida.

36 – Preços baixos e governantes justos são sinais da satisfação de Allah com Seus servos. Governantes injustos e preços extorsivos são sinais de Sua insatisfação com Seus servos.

37 – Aquele que possui estas quatro características estará sob a luz maior de Allah: confiança no testemunho de que não há outro deus senão Allah e que Mohammad é Seu mensageiro em todos os assuntos, dizer “somos de Allah e a Ele retornaremos” diante de um infortúnio, dizer “louvado seja Allah” em situações de bem-estar, e dizer “peço o perdão a Allah e para Ele retorno arrependido” quando cometer pecados.

38 – Aquele que recebeu quatro coisas não será privado de outras quatro: o que recebeu a propensão a buscar o perdão de Allah não será privado do perdão; aquele que recebeu a gratidão não será privado do aumento das graças; aquele que recebeu o arrependimento não será privado da aceitação; aquele que recebeu o hábito da súplica a Allah não será privado do atendimento.

39 – O conhecimento está guardado em reservatórios, a chave para eles é o questionamento. Pergunta tanto quanto possa, Allah se apiedará de ti. A recompensa da pergunta é registrada para quatro partes: o que pergunta, o que responde, o que ouve e o que se beneficia com a resposta.

40 – Pergunte aos eruditos, fale com os sábios e sente com os pobres.

41 – Eu prefiro os méritos do conhecimento com os méritos da adoração. A piedade é o melhor de vossa religião.

42 – O que emite veredictos às pessoas sem conhecimento para tal é amaldiçoado pelos anjos dos céus e da terra.

43 – A recompensa é obtida de acordo com a intensidade do teste de Allah. Allah a igirá com tribulação aqueles a quem Ele amar. A satisfação de Allah é alcançada somente por aqueles cujos corações são contentes, enquanto que a insatisfação de Allah é a parte que cabe àqueles cujos corações são insatisfeitos.

44 – Um homem veio até o Profeta (S.A.A.S.) e disse: “Ó Mensageiro de Allah, ensina-me”. Ele (S.A.A.S.) disse: “Nunca associes nada ou ser algum a Allah, ainda que sejas torturado ou queimado, exceto no caso em que teu coração esteja pleno de fé. Obedeça e trata teus pais com bondade quer estejam vivos ou mortos. Deves cumprir a ordem deles mesmo se esta for abandonar a tua família ou os teus bens, pois a obediência a eles faz parte da fé. Nunca negligencies uma prece obrigatória intencionalmente. A custódia de Allah não inclui os que negligenciam uma prece obrigatória intencionalmente. Abstenha-te de consumir vinho ou qualquer outra bebida inebriante, pois é a chave de todo mal”.

45 – Um homem da tribo de Tamim chamado Abu Umaya veio até o Profeta (S.A.A.S.) e perguntou: “Ó Mohammad para o que conclamas o povo?” O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “Eu convido a Allah com lucidez, eu e os que me seguem.15 Conclamo Àquele que apaga a tua ofensa se suplicares a Ele, ampara o aflito que busca Seu socorro e enriquece quando o pobre implora a Ele”. O homem então pediu ao Profeta (S.A.A.S.) algumas orientações e o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Nunca te zangues”. O homem pediu que dissesse mais, e o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Satisfaz as pessoas do mesmo modo que desejas ser satisfeito”. O homem pediu que dissesse mais, e o Profeta (S.A.A.S.) prosseguiu: “Não ofenda as pessoas e elas não terão inimizade por ti”. O homem pediu que dissesse mais, e o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Não retardes o benefício para os que merecem”. O homem pediu que o Profeta continuasse, e o Profeta (S.A.A.S.) disse: “As pessoas gostarão de ti se gostares delas. Encontra o teu amigo com um semblante sorridente. Não te aborreças. O aborrecimento retira de ti o bem-estar deste mundo e do outro. Tenha as tuas vestes cobrindo até a metade das pernas. Não tenhas por hábito o desabotoar as vestes e a camisa porque é um traço de presunção e Allah não ama a presunção”.

46 – Allah antipatiza com o homem velho que pratica adultério, o rico opressor, o pobre orgulhoso e o pedinte contumaz. Allah anula a recompensa do doador que sempre recorda os outros do que tenha dado; Allah abomina os esbanjadores, os despudorados e os mentirosos.

47 – Aquele que julgar ser pobre será pobre.

48 – A cortesia é metade da fé e a tolerância com os outros é metade do sustento.

49 – Depois da crença em Allah o ápice da inteligência é a cortesia, conquanto nenhum direito seja negligenciado. A simpatia é um lucro próspero.

50 – Depois da idolatria, o que mais insistentemente tenho alertado é a discussão acalorada.

51 – Aquele que trai, prejudica ou engana um muçulmano não é um dos nossos.

52 – Na Mesquita Al Khaif, o Profeta (S.A.A.S.) discursou dizendo: “Allah dá a vitória a todo servo que ouvir minhas palavras, compreendê-las e transmiti-las ao ausente. O que recebe o conhecimento pode se beneficiar com ele mais do que aquele que o comunica. É comum acontecer de uma pessoa que comunica o conhecimento ser desprovida de instrução. O coração de um muçulmano nunca deve enganar em três questões: a obra sincera para Allah, manter a boa vontade para com os imames dos muçulmanos, e a firme aderência a estes. Os crentes são irmãos de almas iguais. Devem ser unidos contra seus inimigos. Os maiores devem respeitar o compromisso dos menores”.

53 – Quando um muçulmano trata com um dhimmi16, deve dizer: “Ó Allah precede o meu bem ao dele”. Mas quando trata com outro muçulmano deve dizer: “Ó Allah, precede o nosso bem”.

54 – Allah tem misericórdia do servo que expressa boas palavras para receber a recompensa ou que se refreia em dizer o que é mal para estar a salvo do castigo.

55 – Os traços da fé estão completos nos que possuem três características: os que não são levados ao erro pela satisfação, que a ira não os afasta do que é certo e que a inteligência não os leva a tomar o que é dos outros.

56 – Aquele que consegue qualquer coisa de modo ilícito é um dos agressores.

57 – O recitar do Alcorão Sagrado durante as preces é preferível a recitá-lo em outras situações. O dhikr’ullah17 é preferível à caridade. A caridade é preferível ao jejum. O jejum é um benefício. O Profeta (S.A.A.S.) acrescentou: “Nenhuma palavra é aceita a menos que seja posta em prática. Nenhuma palavra ou ação são aceitos sem a intenção. Nenhuma palavra, ação ou intenção são aceitas sem estarem condizentes à Sunnah”.

58 – A reflexão é de Allah e a precipitação é de Satã.

59 – Quanto aos que se instruem com a intenção de discutir com os tolos, rivalizar de modo arrogante com os sábios, ou atrair a atenção das pessoas para serem exaltados por elas, terão um lugar no Inferno. A liderança não cabe senão a Allah e às pessoas capacitadas. Allah abomina os que se colocam nos lugares que não lhes foram destinados. Ele não olhará para aquele que reivindica liderança sobre o povo até que abandone o que reivindica e se arrependa.

60 – Jesus, filho de Maria (A.S.), disse aos seus discípulos: “Demonstrai afeição a Allah e busquem Sua proximidade”. “Como podemos fazer isso?” perguntaram. “Repudiando aqueles que O desobedecem”, ensinou, e então acrescentou: “Buscai o aprazimento de Allah não sendo amigos dos que O desobedecem”. “De quem devemos ser amigos?!”, perguntaram. Ele disse: “Uni-vos aos que cuja aparência vos faz lembrar das coisas de Allah, cujas palavras vos incentiva para a prática do bem, e cujas ações vos inspiram o desejo pela outra vida”.

61 – O obsceno, o mesquinho e o vulgar são os mais distantes de mim no comportamento moral.

62 – O mau temperamento é algo funesto.

63 – Um homem que não se preocupa com o que diz ou com o que se diz a ele certamente é um bastardo ou um demônio.

64 – “Todo obsceno, indecente e desavergonhado que não tem cuidado com o que diz ou com o que se diz a ele, Allah vedou a sua entrada no paraíso. Se alguém buscar pela família de tais indivíduos descobrirá que são bastardos ou demônios”. Alguns perguntaram: “Ó Mensageiro de Allah, existem demônios entre os humanos?” O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “Existem demônios entre os humanos. Ouçam o que diz Allah quando se dirigia a Satã…”associa-te a eles nos bens e nos lhos…”18

65 – “Aquele a quem tu auxilias, te auxiliará. Aquele que não escolhe a paciência para enfrentar os infortúnios, fracassará. As pessoas difamam aqueles que as difamam. Contudo, aquele que as abandona não será abandonado”. Perguntaram os presentes: “O que devemos fazer então?” O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “Deveis poupá-las de seus momentos de dificuldade”.

66 – Posso vos orientar para as melhores qualidade morais deste mundo e do outro? São respeitar aquele que vos desrespeita, ser generoso com aquele que vos nega algo e perdoar aquele que vos oprimiu.

67 – Um dia, o Profeta (S.A.A.S.) saiu e viu algumas pessoas tentando rolar uma pedra, como numa competição de força. Ele (S.A.A.S.) comentou: “O mais forte de vós é o que sabe se controlar numa situação de ira e o verdadeiro vencedor é aquele que perdoa os erros alheios quando triunfa”.

68 – Allah diz: “Eu acatei essa religião por Minha vontade. Exceto a generosidade e a natureza benigna nada surgirá dela. Deveis honrar a religião com essas duas características já que as mesmas a acompanham”.

69 – Os melhores de vós na fé são os de caráter bondoso.

70 – “As sublimes características elevam os que as adotam ao grau dos jejuadores que passam as noites em adoração”. Perguntaram ao Profeta (S.A.A.S.): “Qual é a melhor dádiva que os servos receberam?” Ele respondeu: “O caráter sublime é a melhor dádiva que os servos de Allah receberam”.

71 – A bondade de caráter alcança o afeto.

72 – O semblante feliz remove a malícia.

73 – Os melhores de vós são os de caráter bondoso que se tornam amigos íntimos das pessoas e são igualmente queridos por elas.

74 – Existem três tipos de mãos: a mão que pede, a mão que dá e a mão que nega por mesquinhez. A melhor delas é a que dá.

75 – A modéstia é de duas categorias; a modéstia da inteligência e a modéstia da estupidez. O conhecimento é a modéstia da inteligência e a ignorância é a modéstia da estupidez.

76 – A difamação dos que despem as vestes do pudor é lícita.

77 – Aquele que crê em Allah e no Último Dia deve cumprir o que prometer.

78 – Ser el no que lhe é confiado proporciona sustento, enquanto que o não cumprir os acordos provoca pobreza.

79 – O olhar afetuoso dos lhos para seus pais é uma modalidade de adoração a Allah.

80 – As situações mais calamitosas são: o ser decapitado, o ser capturado pelos inimigos e o encontrar um homem deitado com sua esposa.

81 – O conhecimento é camarada do crente, a clemência o apóia, a inteligência o orienta, a paciência comanda o seu exército, o sentimento indulgente é o seu pai, o sentimento caritativo é o seu irmão, Adão é seu ancestral, o temor a Allah é sua estirpe e a busca do sustento lícito é sua personalidade.

82 – Quando um homem serviu leite e mel juntos ao Profeta (S.A.A.S.), ele disse:

Basta beber um deles. Eu nunca os bebo juntos e nunca os rejeito. Eu me comporto modestamente diante de Allah, pois Ele honrará aquele que o fizer, humilhará o que for arrogante, concederá o sustento ao que for moderado, e empobrecerá os pródigos. Por m, Allah recompensará os que o mencionarem com frequência”.

83 – Os mais próximos a mim no Dia da Ressurreição serão o mais honesto, o mais el no que lhe for confiado, o de melhor natureza e o que for mais próximo às pessoas.

84 – Sempre que um pecador é elogiado o Trono Divino estremece e o Senhor se indigna.

85 – “O que é prudência?” Um homem perguntou ao Profeta (S.A.A.S.). Ele respondeu: “Prudência é obedecer ao sábio depois de buscar seu conselho”.

86 – Um dia, o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Ó povo, quem considerais sem herdeiros?” Responderam: “Aqueles que falecem sem deixar descendentes”. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “O verdadeiro sem herdeiros é aquele que morre antes de instruir um de seus lhos, não importa quantos sejam, na senda de Allah”. Em seguida, perguntou: “Quem considerais paupérrimos?” Responderam: “São os que não possuem quaisquer bens”. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “O verdadeiro destituído é o que não fornece nada de sua riqueza, não importa quão grande seja, para a causa de Allah”. Ele então perguntou: “Quem considerais fortes?” Responderam: “Aqueles que são fisicamente capacitados para vencer são os fortes”. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “O verdadeiro forte é aquele cuja força interior domina a ira, implantada em seu coração por Satã”.

87 – Aquele que age sem conhecimento correto mais corrompe do que beneficia.

88 – “Ficar sentado na mesquita à espera da hora da oração é um tipo de adoração a menos que uma coisa seja cometida”. “O que é isso, ó Mensageiro de Allah?” perguntaram os presentes. O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “Falar mal das pessoas”.

89 – O jejuador está num estado de adoração mesmo se estiver dormindo em seu leito, a menos que cometa difamação.

90 – Aquele que torna pública uma má ação é igual aquele que a comete. Um homem que imputa a desonra a um muçulmano em algo, não morrerá até que a desonra recaia sobre ele.

91 – Três serão injustos contigo mesmo se não fores injusto com eles: os vis, as esposas e os servos.

92 – A rigidez do olhar, a dureza do coração, excessiva cobiça e insistência em cometer um pecado são sinais de infelicidade.

92 – Quando um homem pediu para ser orientado, o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Nunca te irrites!” O homem pediu que dissesse mais. O Profeta (S.A.A.S.) repetiu: “Nunca te irrites!” E então acrescentou: “O verdadeiro homem forte não é aquele que derruba a outros, mas aquele que é dono de si mesmo num momento de ira”.

94 – O crente mais perfeito é o de natureza mais bondosa.

95 – Não há nada que a bondade não embeleze e nada que a falta de jeito não arruíne.

96 – Vestir-se bem expressa riqueza. Tratar o servo com bondade suprime um provável inimigo.

97 – Eu fui ordenado por Allah a tratar as pessoas educadamente, com a mesma ênfase da comunicação da Mensagem Divina.

98 – Procurem os meios de discrição para resolver seus assuntos. A inveja persegue toda graça.

99 – A fé tem duas partes, uma é a paciência e a outra a gratidão. 100 – O devido cumprimento dos compromissos assumidos faz parte da fé. 101 – Comer no mercado é baixeza.

102 – Todas as coisas necessárias estão na mão de Allah, enquanto os meios para consegui-las estão nas mãos das pessoas. Portanto, buscai por elas em Allah por intermédio das pessoas. Deveis ser pacientes orando a Allah para que supra vossas necessidades, ainda que por intermédio das pessoas.

103 – Como é estranho o que ocorre com o crente el! Qualquer coisa que Allah imponha a ele, seja boa ou má, é para o seu bem. Se os infortúnios sobrevêm a ele, apagam seus pecados, ou se Allah lhe concede algo ou o honra, isto é, significa que de qualquer modo Ele o beneficia.

104 – Quanto aos que consideram a outra vida sua principal preocupação em todos os momentos, Allah porá o sentimento de prosperidade em seus corações, resolverá seus assuntos e prolongará seu tempo de vida até que recebam a provisão destinada a eles integralmente. Quanto aos que consideram a aquisição dos prazeres mundanos sua principal preocupação, Allah porá a pobreza entre seus olhos, dificultará a solução de seus assuntos e não lhes concederá nada além de seu quinhão.

105 – Quando um homem perguntou sobre os que compunham o seu partido (grupo) na nação (uma), o Profeta (S.A.A.S.) disse: “O partido de minha nação é a comunidade do que é direito, não obstante se componha de um número pequeno de indivíduos”.

106 – Allah cumprirá a promessa que Ele tenha feito, porém, caso Ele ameace com um castigo, terá a opção de cumprir ou não.

107 – O Profeta (S.A.A.S.) perguntou: “Posso vos informar sobre os mais próximos de meu caráter”. Disseram os presentes: “Sim, ó Mensageiro de Allah”. Disse ele: “São os de natureza afável, de maior auto controle, os mais bondosos com seus parentes e os mais justos quando se iram ou quando estão insatisfeitos”.

108 – Aquele que come e agradece a Allah é melhor do que aquele que jejua em silêncio.

109 – Ser afetuoso com um crente por Allah é um dos mais elevados graus da fé. Aquele que ama, odeia, dá e proíbe, tudo por Allah, é certamente um dos escolhidos.

110 – Allah ama sobretudo os servos que beneficiam os outros, que cumprem o que é direito Dele adequadamente e que fazem as pessoas gostarem de praticar o bem.

111 – Deveis recompensar os que vos beneficiam. Se não o fizerdes, deveis ao menos ser gratos. Demonstrar gratidão é um tipo de recompensa.

112 – Aquele que é privado da gentileza é privado de tudo o que é bom.

113 – Nunca discuta nem zombe de seu amigo, e não falte com a palavra em relação a ele.

114 – Incumbe a todo crente respeitar e obedecer as injunções da religião, da ética e os limites estabelecidos quanto à alimentação.

115 – O crente é flexível e de bom-humor, o hipócrita é rude e irascível.

116 – A prosperidade é o maior auxílio ao temor a Allah.

117 – A agressão é o mal que é castigado mais rapidamente.

118 – Um presente pode ser de três tipos: um presente por recompensa, um presente por adulação ou um presente por Allah.

119 – Abençoados são aqueles que abandonam o objeto de um desejo presente para obter o prometido que não viram ainda.

120 – Aquele que conta o dia de amanhã com os dias de sua velhice, comete uma imprudência com a morte.

121 – “O que farão quando suas mulheres se corromperem, seus jovens se tornarem pecaminosos, e vocês nem recomendarem o bem tampouco proibirem o mal?” Perguntaram: “E isso ocorrerá ó Mensageiro de Allah?” O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “Isso e algo ainda pior está por vir. O que farão quando proibirem o bem e recomendarem o mal?” Perguntaram: “Ocorrerá isso, ó Mensageiro de Allah?” O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “Isso e algo ainda pior. O que farão quando considerarem o mal como sendo o bem e o bem como sendo o mal?”

122 – Quando tiveres um mau augúrio, não dês atenção. Quando duvidares de algo, não pratiques. Quando invejares, não oprimas.

123 – Minha ummah não será culpada por nove coisas: o erro sem intenção, o esquecimento, a coação, a ignorância, a incapacidade de suportar, a emergência, o sentimento de inveja, o mau pressentimento, a insinuação de Satã a respeito das pessoas, a menos que a expressem.

124 – Não deve car triste aquele que não mais percebe seus sonhos. Quando uma pessoa avança no conhecimento não lembra de seus sonhos.

125 – Toda minha ummah será virtuosa se duas classes forem virtuosas, e será corrompida se duas classes se corromperem: os juristas e os líderes.

126 – As pessoas mais inteligentes são as mais tementes a Allah e as mais obedientes a Ele. Os mais ignaros são os mais tementes aos governantes e mais obedientes a eles.

127 – Reunir-se com três categorias de pessoas faz o coração “perecer”: com os de caráter vil, com as mulheres e com os ricos.

128 – Os sinais de um povo com o qual Allah está irado, porém, Ele não o atinge diretamente com o sofrimento, são: a carestia do custo de vida, o encurtamento da vida, a falência de seus negócios, o decréscimo de seus frutos, a escassez de água em seus rios, a estiagem prolongada e o predomínio dos maus sobre eles. Se a fornicação se propagar, depois de mim, a morte súbita se tornará comum. Se as pessoas fraudarem nas medidas, Allah decretará anos de seca e escassez. Se abandonarem a concessão do zakat, as bênçãos das colheitas, dos frutos e das riquezas minerais cessarão. Se os seus governantes forem injustos, se apoiarão mutuamente na opressão e na agressão. Se as pessoas não honrarem seus acordos, Allah fará com que seus inimigos sejam seus senhores. Se romperem suas relações de parentesco seus bens cairão nas mãos dos mais perversos.

129 – Se não ordenarem o bem, não proibirem o mal nem seguirem os Imaculados Imames de minha família, Allah fará com que os mais vis entre eles sejam seus governantes e então, as preces dos piedosos não serão atendidas.

130 – Quando o Senhor revelou: “E não cobices tudo aquilo com que temos agraciado certas pessoas, com o gozo da vida terrena – para com isso, testá-las – posto que a mercê de teu Senhor é preferível e mais duradoura”.19 Se referia àquele cujo coração não é paciente, por Allah; que deixará o mundo lamentando pelos assuntos mundanos. A pessoa que cobiçar o que está na posse dos outros sofrerá muito, estará insatisfeita com o que Allah decidiu para ela e viverá uma existência de amargura. Aqueles que julgam que Allah não tenha lhes concedido de Suas graças, exceto no que diz respeito a comida e a bebida, ignoram e descreem na graça de Allah. Seus esforços são nulos e o castigo está muito próximo deles.

131 – “Só entrarão no Paraíso os que forem muçulmanos”. “Ó Mensageiro de Allah”, perguntou Abu Dharr, “O que é o Islam?” O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “O Islam é desnudo. O temor a Allah é a sua veste, a orientação é a sua roupa de baixo, o pudor é sua indumentária, a piedade é o seu estilo, a religiosidade é sua perfeição, a boa ação é o seu fruto. Tudo possui uma base, e a base do Islam é o amor a nós, Ahlul Bait”.

132 – Aqueles que tentarem satisfazer uma criatura por meio do que provoca a insatisfação do Criador, Allah estabelecerá sobre eles a autoridade daquela criatura.20

133 – Allah criou algumas pessoas para resolver as necessidades de outras. Tais pessoas gostam de beneficiar e consideram a generosidade uma honra. Allah ama a nobreza de caráter.

134 – Existem os servos a quem as pessoas recorrem em suas necessidades. Eles estarão seguros da grande agonia no Dia da Ressurreição.

135 – Um crente deve agir segundo os princípios morais de Allah. Deve dar às pessoas quando Allah o favorece e deve restringir os favores quando Allah restringe seus favores a ele.

136 – As pessoas viverão numa época em que um homem não se importará se os assuntos religiosos são apropriados ou não quando seu prazeres mundanos forem satisfatórios.

137 – Allah moldou os corações de Suas criaturas para gostarem daqueles que as tratam com bondade e repudiarem aqueles que as tratam mal.

138 – “Os infortúnios sobrevirão ao meu povo se eles cometerem quinze atos”. “Ó Mensageiro de Allah”, perguntaram, “Quais são esses quinze atos?” O Profeta (S.A.A.S.) respondeu: “Se reterem os lucros somente para si mesmos, se tomarem os depósitos alheios como lucro, se considerarem o zakat um fardo, se os homens obedecerem suas esposas, se forem desobedientes às suas mães, se respeitarem os amigos e desobedecerem aos seus pais, se erguerem a voz nas mesquitas, se respeitarem um malfeitor por terem medo de sua maldade, se escolherem os piores para serem seus líderes, se os homens vestirem roupas de seda, se consumirem a bebida inebriante, se tocarem instrumentos musicais, se a geração presente amaldiçoar a anterior. Quando essas coisas ocorrerem deveis esperar três eventos: “O vento vermelho (a epidemia), a deformação e a decadência”.”

139 – Este mundo é uma prisão para os crentes e um paraíso para os descrentes.

140 – As pessoas viverão numa época em que se tornarão lobos. Aquele que não for um, será devorado pelos lobos.

141 – As duas coisas mais raras nos últimos tempos serão: o amigo el e o dinheiro ganho licitamente.

142 – Protegei-vos das pessoas com a precaução na confiança.

143 – O bem estar integral é obtido somente pela inteligência. Os insensatos não têm religião.

144 – Na presença do Profeta (S.A.A.S.) algumas pessoas elogiaram um homem de modo tão exagerado que atribuíram a ele todas as qualidades. O Profeta (S.A.A.S.) perguntou: “Como era a inteligência dele?” Exclamaram: “Ó Mensageiro de Allah, estamos falando de sua distinta adoração e caridade, e perguntas sobre sua inteligência!” O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Em razão de sua estupidez, o tolo comete pecados que são maiores do que aqueles que os cometem por malícia. De acordo com a sua inteligência, os servos terão graus mais elevados e estarão próximos de seu Senhor”.

145 – Allah dividiu o intelecto em três partes. Os que possuem as três partes gozam de mentes perfeitas, enquanto os insensatos são os que não possuem nenhuma das partes. As partes são: o conhecimento sobre Allah, a obediência a Allah e a perseverança diante dos decretos de Allah.

146 – Um cristão de Najran veio a Medina. Possuía uma notável eloquência, austeridade e aspecto nobre, portanto, alguém se dirigiu ao Profeta (S.A.A.S.) dizendo: “Ó Mensageiro de Allah, quão inteligente este homem é!” O Profeta (S.A.A.S.) o reprovou e disse: “Os indivíduos inteligentes são somente os que confessam a Unicidade de Allah e adotam a obediência a Ele”.

147 – O conhecimento é amigo íntimo do crente, a clemência o apoia, a inteligência o guia, a ação o protege, a paciência comanda seu exército, o bem é o seu pai, o sentimento caritativo é o seu irmão, Adão é seu ancestral, o temor a Allah é sua descendência e a busca pelo sustento lícito é a sua personalidade.

148 – Deveis recompensar a mão da ajuda que se estendeu a vós. O agradecimento deve ser apresentado se a recompensa não for possível. Se o agradecimento também faltar, então será certamente uma ingratidão.

149 – Apertem as mãos uns dos outros, pois isso remove a má vontade.

150 – Um crente el deve se acostumar a qualquer característica, exceto as mentiras e a traição.

151 – Algumas poesias são palavras de sabedoria, outras, porém, são palavras de encantamento.

152 – O Profeta (S.A.A.S.) perguntou a Abu Dharr: “Quais são os cabos mais firmes da fé?” “Allah e seu Mensageiro sabem melhor”. Respondeu Abu Dharr. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “São o apoio por Allah, o repúdio ao mal por Allah e a doação por Allah”.

153 – Quem buscar a bondade de Allah e car satisfeito com o que Ele lhe reservou, será feliz. Quem abandonar a busca pela bondade de Allah e car insatisfeito com o que Ele lhe reservou, será infeliz.

154 – Arrependimento é tristeza.

155 – Aqueles que ofendem a santidade do Alcorão Sagrado não acreditam nele.

156 – Quando um homem pediu uma orientação, o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Guarda tua língua (de dizer coisas más)”. O homem pediu que dissesse mais, e o Profeta (S.A.A.S.) repetiu: “Guarda tua língua”. O homem insistiu que ele dissesse mais e o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Ai de ti! Nenhuma outra coisa fará as pessoas serem arrastadas sobre a face no Fogo senão o produto de suas línguas”.

157 – As boas obras protegem contra a morte violenta, a caridade praticada em sigilo extingue a ira do Senhor e respeitar os parentes prolonga o tempo de vida. Todo favor é caridade. As pessoas da caridade neste mundo também serão pessoas da caridade no mundo vindouro. De modo semelhante, as pessoa do mal neste mundo serão as pessoas do mal no mundo vindouro. As pessoas caridosas entrarão no Paraíso antes das outras.

158 – Allah gosta de ver os sinais de Sua graça em Seus servos. Ele abomina a miséria e a aparência de miséria.

159 – A boa solicitação a Allah é metade do conhecimento, e a indulgência é metade da subsistência.

160 – Quando ca mais velho, o filho de Adão, o ser humano, possui duas características; ambição e esperança.

161 – A modéstia faz parte da fé.

162 – No Dia da Ressurreição, os pés de um servo não se moverão até que ele seja inquirido sobre quatro coisas: como viveu em sua velhice, como gastou sua juventude, como e onde adquiriu seus ganhos e no que os gastou, e também será inquirido sobre o amor a nós; a família do Profeta.

163 – É proibido falar mal daqueles que tratam as pessoas com justiça, falam a verdade, cumprem suas promessas, que tem uma personalidade ilibada, e que sua decência é aparente. Para tais pessoas a recompensa é compulsória.

164 – É ilícito violar qualquer coisa do crente. Sua honra, seus bens e seu sangue são invioláveis.

165 – Respeitem seus parentes com a devida saudação.

166 – A fé é uma determinação no coração, uma afirmação na língua e a observância dos pilares da religião.

167 – A prosperidade não é a abundância de capital. É a autossuficiência.

168 – Desistir da má ação é caridade.

169 – Os indivíduos inteligentes e conscientes de minha nação tem o compromisso de fazer quatro coisas: dar ouvidos ao conhecimento transmitido, preservá-lo, propagá-lo e colocá-lo em prática.

170 – Algumas elocuções são como encantamento, alguns conhecimentos são ignorância, alguns dizeres são miraculosos.

171 – O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Existem duas categorias de práticas proféticas: uma é a das práticas obrigatórias. Comprometer-se com essas práticas é orientação, abandoná-las é extravio. A outra categoria a das práticas que não são compulsórias. Comprometer-se com essas práticas é virtude e negligenciá-las não é um pecado”.

172 – Aqueles que agradam um governante praticando o que provoca o desagrado de Allah estão fora da religião.

173 – O que pratica a caridade é melhor do que a própria caridade, e o que comete uma má ação é ainda pior do que cometeu.

174 – Quando Allah retira alguém da humilhação dos atos de desobediência a Ele, para a honra da obediência a Ele, o enriquece sem bens materiais, o auxilia sem que haja a necessidade de um clã, e o entretém sem que precise de um amigo íntimo. Aquele que teme a Allah, Allah faz com que todas as coisas o temam, e faz com que aquele que não O teme, tenha medo de todas as coisas. Allah aceita as poucas ações daquele que se satisfaz com um parco sustento que Ele tenha concedido. Aquele que tem coragem de buscar o ganho lícito da vida, sua provisão é facilmente obtida, estará tranquilo e seus dependentes terão conforto. Para aquele que se abstém de buscar os prazeres mundanos, Allah xará a sabedoria em sua mente, a fará deslizar em sua língua, mostrará a ele os males e o remédio das imperfeições do mundo, e o retirará deste mundo para a eterna morada em segurança.

175 – Relevem os erros do engano.

176 – Os que buscam o ascetismo devem desconsiderar as esperanças, agradecer por todo favor, e não cometer nada que seja proibido.

177 – Nunca ostentem um ato de caridade e nunca deixem de praticá-lo por acanhamento.

178 – Eu temo que meu povo encontre três coisas: a obediência à avareza, a busca dos desejos e os líderes desviados.

179 – O estado físico dos que vivem em permanente preocupação é sempre instável. A mentalidade dos indivíduos irascíveis é sempre má. A personalidade e a dignidade dos que são dados à discussão estão perdidas.

180 – Os mais vis em minha nação são aqueles que são respeitados por medo do mal que podem causar. Os que são temidos pelas pessoas em virtude de suas más ações certamente não fazem parte da minha nação.

181 – Aquele que inicia o dia pensando em outra coisa que não Allah não faz parte do povo de Allah. Aquele que não se importa com os assuntos dos crentes não é um deles. Aquele que sucumbe perante a humilhação, não faz parte de nós, a família do Profeta.

182 – O Profeta (S.A.A.S.) enviou uma carta a Mi’ath bin Jabal, consolando-o pela morte de seu lho: “De Mohammad, o Mensageiro de Allah para Mi’ath bin Jabal, a paz esteja contigo. Todo louvor pertence a Allah, para Quem não há outro deus. Recebi a notícia de tua tristeza por teu filho a quem Allah levou com Seu decreto. Teu filho foi uma das dádivas de Allah e um empréstimo que Ele confiou a ti. Ele te juntou a teu filho por um período, então, tomou-o de volta no momento determinado. Somos de Allah e para Ele retornaremos. Tua tristeza não deve estragar tuas recompensas. Se soubesses das grandes recompensas por esse infortúnio que sobreveio a ti, perceberias que os infortúnios têm sido muito breves para compensar as grandes recompensas de Allah para o povo da submissão a Ele e da perseverança. Deves saber que a tristeza nunca fará a morte voltar atrás nem interromper o destino. Farás melhor com a consolação e a obra pela obtenção das recompensas prometidas. Nunca deves lamentar por aquilo que inquestionavelmente chega a ti, como também a todas as criaturas. Que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam sobre ti”.

183 – Os sinais da Hora (do fim dos tempos) são: o grande número de recitadores do Alcorão Sagrado e o número limitado de juristas, o grande número de governantes e o pequeno número de pessoas confiáveis, a abundância das chuvas e a escassez das colheitas.

184 – Deveis trazer as questões daqueles que não podem chegar até mim. No Dia da Ressurreição, Allah concederá, aos que comunicam as questões dos que estão impossibilitados de chegar até os líderes, um apoio seguro para os pés na Sirat (Senda).

185 – Duas palavras são estranhas: a palavra de sabedoria proferida por um tolo. Deveis acatá-la. A outra é a palavra tola proferida por um sábio. Deveis perdoá-lo por isso.

186 – O indolente tem três sinais: posterga até negligenciar, negligencia até perder, e perde até cometer um pecado.

187 – Os que têm coragem de buscar o sustento lícito, beneficiarão a si mesmos, sua provisão será facilmente obtida e estarão a salvo da arrogância. Allah aceita as poucas ações dos que se satisfazem com o parco sustento que tenha recebido Dele. Allah cegará o coração daqueles que desejarem os prazeres mundanos e que depositarem confiança demasiada no mundo, cada qual segundo a medida de seu desejo. Aqueles que se abstiverem da busca pelos prazeres mundanos e desprezarem as expectativas neste mundo, Allah os presenteará com conhecimento, o qual obterão sem estudo, mostrará a eles o caminho correto sem que precisem de um guia, e os poupará da cegueira já que Ele os fará capazes de discernir as pessoas. Depois de mim, virão pessoas que não terão soberania sobre as outras senão por meio do assassinato e da arrogância, não terão riquezas senão com avareza, e não obterão o respeito exceto seguindo seus caprichos e desconsiderando os assuntos da religião. Allah dará a recompensa de cinquenta homens verazes para aqueles que viverem naquela época e forem perseverantes diante da pobreza mesmo tendo condições de serem ricos, que tolerarem a humilhação mesmo podendo ser senhores e que suportarem a antipatia das pessoas mesmo podendo adquirir o respeito delas; contanto que tudo seja por Allah e para obter a recompensa na outra vida.

188 – Cuidado com a piedade da hipocrisia. Isto é, fingir piedade quando o coração não é piedoso.

189 – A misericórdia está com os bondosos que não recebem reconhecimento.

190 – Aceitem presentes. O melhor presente é o perfume; é luz e fragrância.

191 – Deveis prestar auxílio aos religiosos e aos nobres de linhagem. O Jihad dos fisicamente fracos é o hajj, o jihad das mulheres é seu bom comportamento com os seus esposos. O afeto é metade da religião. O moderado nos gastos nunca estará arruinado. Buscai vosso sustento por meio da prática da caridade. Allah se recusa a fazer que o sustento de seus servos fiéis se origine de fontes esperadas.

192 – Um servo de Allah não alcançará a posição de temente a Allah antes de deixar as coisas lícitas em que haja dúvida sobre sua licitude, com receio de cometer algo ilícito.


14 A ama-de-leite pode se referir ao bom uso da autoridade, e o segundo caso, ao mal uso dela.

15 Em referência ao Alcorão Sagrado, C.12 – V.108.

16 Não-muçulmano sob a proteção do estado islâmico.

17 Recordação de Allah.

18 Em referência ao Alcorão Sagrado, C.17 – V.64.

19 Em referência ao Alcorão Sagrado, C.20 – V.131.

20 O que possivelmente quer dizer que serão considerados politeístas.

- voltar -