Outras recomendações ao Príncipe dos Fiéis, Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.)

Ó Ali, um crente el deve possuir três características: o jejum, o cumprimento das preces e a observação do Zakat. Da mesma maneira, o falso crente possui três características: exagera quando presta testemunho sobre algo, comete calúnia e regozija com os infortúnios alheios. O injusto possui três características: domina os que são mais fracos do que ele por meio do que possui, domina os que são mais fortes do que ele pela desobediência a Allah e apoia os opressores. O ostentador possui três características: se torna ativo quando está entre as pessoas, se torna preguiçoso quando está a sós, e deseja ser elogiado em todas as circunstâncias. O hipócrita tem três características: quando fala, mente, não respeita o que tenha acordado e quebra sua promessa. O indolente possui três características: relaxa até se descuidar, se descuida até se perder e se perde até cometer um pecado. O homem inteligente não deve viajar senão em três situações; na busca dos ganhos mundanos, para conseguir a provisão para a outra vida, ou na busca de um prazer lícito.

Ó Ali, nenhuma pobreza é mais severa do que a ignorância, nenhuma fortuna é mais proveitosa do que o intelecto, nenhuma solidão é mais triste do que a da auto-admiração, nenhuma atividade se compara à moderação, nenhum temor é como a abstinência, e nenhuma linhagem se compara às boas maneiras. A mentira é a praga da oratória, o esquecimento é a praga do conhecimento, a recordação dos favores prestados é a praga da indulgência.

Ó Ali, sempre que observares o novilúnio, diga três vezes: Allah’u Akbar! 2 E em seguida: Todo louvor a Allah Que criou a ti e a mim; e te criou em várias fases, tornando-te um sinal para todos os humanos.

Ó Ali, sempre que te mirares num espelho, dize três vezes: Allah’u Akbar! E em seguida dizer: Ó Allah! Aprimora minha moral da mesma maneira que aprimoraste minha criação.

Ó Ali, sempre que algo te amedrontar, dize: Ó Allah! Eu imploro a Ti pelo direito de Mohammad e da família de Mohammad, livra-me do medo.

Ó Ali, quatro características são sinais de infelicidade: rigidez do olhar, dureza de coração, longa expectativa sobre a vida mundana e o amor aos prazeres deste mundo.

Ó Ali, sempre que alguém te elogiar na tua presença, dize: “Ó Allah, faze com que eu seja melhor do que ele pensa de mim, perdoa meus pecados, os quais ele não conhece, e não me culpes pelo que ele disse”.

Ó Ali, sempre que mantiveres relações com tua esposa, dize: “Em nome de Allah, ó Allah afasta Satã de nós e do que (porventura) venhas a nos conceder”. E se estiver decretada (a concepção) de um lho, Satã nunca o prejudicará.

Ó Ali, inicia e termina (tuas refeições) com o sal. Em verdade, o sal é a cura de setenta doenças, as menos graves das quais são a psicose e a lepra.

Ó Ali, usa o óleo de oliva. Satã não se aproxima daqueles que usam óleo de oliva por quarenta noites.

Ó Ali, não tenha relações na noite anterior ao décimo quinto dia de cada mês lunar ou na noite anterior à primeira de cada mês lunar. Não percebeste que os loucos frequentemente entram em crise nessas duas noites?

Ó Ali, quando nascer um lho, recita o azan3 em seu ouvido direito e o iqáma4 no esquerdo. Assim, Satã nunca o afetará.

Ó Ali, posso te informar sobre quem são as pessoas mais maldosas? Ali disse: “Sim ó Mensageiro de Allah”. Ele (S.A.A.S.) disse: “São os que nunca esquecem e nunca relevam”. Posso te informar sobre quem são piores do que estes? Ali disse: “Sim, ó Mensageiro de Allah”. Ele (S.A.A.S.) disse: “São aqueles cujo mal não é garantido e o bem não é esperado”.


2 Deus é grande.

3  Chamado à oração.

4  Segundo chamado à oração, realizado momentos antes da mesma, e após o azan.

- voltar -