Seu sermão na peregrinação do adeus

Em sua última peregrinação, o Profeta (S.A.A.S.) se dirigiu ao povo dizendo:

Todo louvor pertence à Allah, O louvamos, buscamos Seu auxílio e perdão e nos arrependemos perante Ele.

Buscamos Sua proteção contra os males de nossas más ações e do mal de nós mesmos. Ninguém será capaz de desviar aqueles a quem Allah orienta e ninguém poderá guiar aqueles a quem Allah desvia.

Eu testemunho que não há nenhum deus senão Allah, o Único, sem parceiro, e testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro.

Ó servos de Allah, eu vos recomendo a adoração e o temor a Allah e vos conclamo à prática e a obediência. Eu inicio com Allah, Que é a fonte de todo bem.

Ó povo, vossas almas e honra são tão santificadas como este dia neste lugar até o dia em que encontrareis vosso Senhor. Eu vos comuniquei? Ó Allah sê testemunha!

Aquele a quem for confiado um depósito deverá devolvê-lo (a seu dono). A usura da era da ignorância pré-islâmica está abolida. A primeira usura que revogo é a de Al Abbas Bin Abdil Muttalib. A vingança da era da ignorância está revogada. A primeira vingança que revogo é a de Amir Bin Rabi’a Al Harith Bin Abdil Muttalib. Os costumes da era da ignorância estão cancelados exceto a custódia da Casa Sagrada e o costume de fornecer água aos peregrinos. A retaliação é o juiz do assassino premeditado. O veredicto do homicídio acidental, como no caso daqueles que matam com uma pedra ou um pau sem intenção de fazê-lo, é o da indenização pelo sangue derramado com cem camelos. Qualquer número adicional fará parte das práticas da era da ignorância.

Ó povo, Satã perdeu a esperança de ser obedecido neste território, mas se satisfaz em ser obedecido com vossos pecados menores.

Ó povo, o adiamento de um mês sagrado é um excesso de descrença com que são desviados ainda mais os descrentes, permitem-no num ano e o proíbem noutro, para fazerem concordar o número de meses que Allah consagrou…

O tempo correu da mesma maneira que o dia em que Allah criou os céus e a terra. “Para Allah o número de meses é de doze, como reza o Livro Divino, desde o dia em que Ele criou os céus e a terra. Quatro deles são sagrados, tal é o cômputo exato…”10

Três são consecutivos e um é separado. São Dhul Qa’da, Dhul Hijja, Muharram e Rajab, que cai entre Jumada e Shaban. Eu vos comuniquei? Ó Allah, sê testemunha!

Ó povo, vossas mulheres possuem direitos sobre vós, bem como possuís direitos sobre elas. São deveres delas em relação a vós que nunca levem alguém para vosso leito, que nunca permitam que alguém que vos desagrada entre em vosso lar sem a vossa permissão, e que nunca cometam algum ato vergonhoso. Se acaso agirem desse modo, Allah vos permitiu impedi-las, afastá-las de vosso leito e castigá-las, mas não feri-las. Se deixarem o erro e vos obedecer, tendes o dever de assumir o seu sustento e vesti-las adequadamente. Vossas mulheres foram confiadas a vós por Allah e foram tornadas lícitas a vós pelo Livro de Allah. Portanto, temei a Allah com respeito a elas e aconselhai-vos mutuamente para o bem delas.

Ó povo, “os crentes são irmãos”11. Não é lícito para nenhum crente utilizar o dinheiro de um outro crente, sem a prévia autorização de seu legítimo dono. Eu vos comuniquei? Ó Allah sê testemunha!

Não retorneis, depois de mim, à descrença, cometendo homicídio mutuamente. Eu deixo entre vós o que vos protegerá do desvio, caso vos apegueis a isto: O Livro de Allah e a minha família – o povo de minha casa12. Ó Allah sê testemunha!

Ó povo, vosso Senhor é Único e vosso pai é um. Todos viestes de Adão e Adão foi criado do pó. “O melhor de vós para Allah é o mais temente”13, a não ser em razão do temor a Allah, nenhum árabe é melhor do que um que não o seja. Eu vos comuniquei?

O povo respondeu: Sim!

O Profeta (S.A.A.S.) prosseguiu:

Que os presentes comuniquem aos ausentes. Ó povo, Allah instituiu a parte de cada herdeiro. Não é lícito para nenhum testamenteiro deliberar em herança mais do que um terço do patrimônio. O recém-nascido é parte de direito do senhor do leito (o pai). A parte da prostituta é a pedra. A maldição de Allah, dos anjos e de todos os humanos estará sobre aqueles que reivindicarem liação de outros que não sejam seus pais legítimos, e aqueles que reivindicarem ser servos de outros que não seus verdadeiros senhores. Allah não aceitará desculpa alguma tampouco compensação desses indivíduos. Que a paz, a misericórdia e as bênçãos de Allah estejam convosco.


10 Em referência ao Alcorão Sagrado, C.9 – V36.

11 Em referência ao Alcorão Sagrado, C.49 – V.10.

12 Ahlul Bait.

13 Em referência ao Alcorão Sagrado, C.49 – V.13.

- voltar -