1 – Quando um homem lhe pediu um conselho, o Imam al Jawad disse:
“Põe a tua cabeça na perseverança, abraça a pobreza, rejeita a cobiça, oponha-te às paixões e ca sabendo que não és capaz de fugir da visão de Allah. Portanto, avalia o teu comportamento”.
2 – Allah revelou a um de seus profetas: “Teu ascetismo te dará tranquilidade. Tua devoção a Mim te inclinará a afeição a Mim. Porém, tornaste um antagonista para os meus inimigos e amaste os Meus escolhidos?”
3 – Foi narrado que ladrões furtaram uma grande quantidade de tecidos que pertenciam ao Imam Al Jawad (A.S.). O líder da caravana enviou uma mensagem ao Imam informando o ocorrido. Ele (A.S.) respondeu: “Nossas almas e nossos bens fazem parte das graças e dos empréstimos de Allah que permite que aproveitemos tais coisas com satisfação e Ele toma tudo o que deseja de volta com recompensas e méritos. Todo aquele cuja intolerância vencer sua paciência perderá suas recompensas. Que Allah nos proteja contra isso”.
4 – Aquele que detestou algo que presenciou é como aquele que não estava presente naquela ação; e aquele que estiver ausente de algo que o agradaria é como aquele que a presenciou.
5 – Aquele que der ouvidos a alguém que conclama para algo estará servindo a essa pessoa. Se aquele que conclama for o representante de Allah, estará então servindo a Allah. Se for o representante de Satã, estará servindo a Satã.
6 – Dawud bin Al Qasim narrou: “Eu perguntei ao Imam Al Jawad (A.S.) sobre o significado de “samad”. Ele disse: Tudo o que não tem umbigo é “samad”. Eu disse que as pessoas afirmavam que “samad” era tudo o que não tinha entranhas. Imam al Jawad (A.S.) comentou: “Tudo o que não possui entranhas não possui umbigo”.
7 – Abu Hashim al Ja’fari relatou: “No dia do casamento do Imam Al Jawad (A.S.) e Ummul Fadl, filha de al Ma’mun, eu disse: “Ó Mestre, a bênção deste dia é evidentemente grandiosa para nós”. O Imam (A.S.) disse: “Ó Abu Hashim, as bênçãos de Allah sobre nós foram grandes neste dia”. “Sim, mestre”, Eu disse, “O que devo dizer sobre o dia?” Imam Al Jawad (A.S.) respondeu: “Dize somente coisas boas para que tu as receba”. “Eu disse: “Seguirei perfeitamente essa instrução”. Imam al Jawad (A.S.): “Serás orientado ao que é certo e encontrarás somente o que é bom se te formares a essa instrução”.
8 – Imam al Jawad (A.S.) escreveu a um de seus discípulos: “Estamos apenas tirando uma porção do que há neste mundo. Aquele cuja crença e religião forem iguais ao seu conhecimento certamente acompanharão esse conhecimento em todo lugar. A vida futura é a morada permanente”.
9 – A postergação do arrependimento é engano, uma postergação excessiva é desorientação, a arrogância para com Allah é perdição e a insistência nos pecados é a imprudente sensação de segurança a respeito de Sua retribuição inesperada. “Só estão seguros dos desígnios de Allah os desventurados”. (Alcorão Sagrado, C.7 – V.99)
10 – Um criador de camelos que levou o Imam Al Jawad (A.S.) de Medina à Cufa pediu mais dinheiro depois que o Imam já tinha pago quatrocentos dinares a ele. O Imam (A.S.) disse: “Que estranho! Não sabes que o aumento das dádivas de Allah é interrompido quando os servos deixam de demonstrar gratidão?”
11 – O Profeta (S.A.A.S.) aceitou o compromisso das mulheres mergulhando sua mão numa bacia, e quando ele tirava sua mão, elas mergulhavam as suas na bacia e declaravam o testemunho de fé em Allah e a crença no Profeta (S.A.A.S.) e todas as demais questões que deveriam reconhecer.
12 – Revelar alguma coisa antes de se preparar convenientemente para tal é o mesmo que arruiná-la.
13 – Um crente necessita receber de Allah o sucesso, necessita também da auto admoestação e da aprovação dos que o aconselham.