Nascimento: Medina, 10 de Rajab do ano de 195 hejrita (equivalente a 11 de abril de 811 d.C.)
Martírio: Bagdá, 6 de Zul Quidah do ano 220 hejrita (equivalente a 4 de novembro de 835 d.C.)
Tempo de Imamato: 12 anos / Sua idade abençoada: 25 anos
Seu assassino: Envenenado por sua própria esposa Om Fadhl, por ordem de Mu ́tasam Al-Abbasi
Seu abençoado sepultamento: Kadhemiyah – Bagdá
Seu pai foi o Imam Ali ibn Mousa Al-Redha (A.S.) e sua mãe foi Sabika, chamada pelo Imam Al-Redha (A.S.) de Khezaran. Ela era da região de Naubat e pertencia a tribo de Mariam Al-Qabtiyah, mãe de Ibrahim e esposa do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Ela era uma das melhores mulheres de sua época, sendo que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Pelo meu pai, o filho da melhor mãe será da nobreza de Naubah”.
Seu nascimento foi na cidade de Medina no dia 10 de Rajab do ano 195 hejrita (equivalente 11 de abril de 811 d.C.). O Imran narra que o Imam Al-Redha (A.S.) disse: “Em verdade terei um filho único e ele me herdará. Então, quando Abu Jafar teve um filho o Imam Redha (A.S.) disse a seus companheiros: “Nasceu um filho para mim semelhante a Musa ibn Imran, o divisor do mar, e semelhante a Jesus Cristo, sua mãe é Maria, que ela seja santificada. A qual foi criada pura e puri cada. Ele será assassinado e então chorarão por ele os habitantes dos céus, e Deus cará irado com seus inimigos e seus opressores e então eles não durarão muito após isso, e Deus apressará o seu severo castigo e a punição severa desta vida”. O Imam passava a noite toda com o seu recém-nascido em seu berço.
O Imam Al-Jawad (A.S.) foi apelidado com diversas alcunhas, entre tais: “Al-Ghane ́ – O Satisfeito”, “Al-Najib – O Digno”, “Al-Mokhtar – O Escolhido”, “Al-Motawakel – O Apoiado (em Deus)”, “Al-Zaki – O Puro”, “Al-Alem – O Sábio”, “Al-Motaghi – O Temente”, sendo mais conhecido por este último e também por “Al-Jawad – O Generoso”. Quando tinha seis anos de idade, Ma ́mun, o governante abássida da época, chamou o Imam Al-Redha (A.S.) à região de Maru, e assim o Imam al-Jawad (A.S.) viu o seu pai quando se despediu da Casa Sagrada de Deus com muito louvor e oração, uma despedida sem retorno. O Imam Al-Redha (A.S.) aconselhou seus companheiros e seguidores a procurar seu filho quando ele falecesse, sendo que Safuan ibn Yahya Al-Redha (A.S.) disse a ele: “Me sacri co por ti (meu Imam), mas este ( filho) só tem três anos!”. Então o Imam Al-Redha (A.S.) disse: “Isso não é desculpa, pois Jesus cumpriu o argumento do seu Senhor quando tinha menos que três anos”.
Assumiu o Imamato quando tinha apenas nove anos de idade, ou até menos, e isso é uma grande prova e argumento que os Imames dos Ahlul Bait (A.S.) foram inspirados com o conhecimento e a sabedoria divina. Não havia diferença entre o adulto e o menor, pois seu tio Ali ibn Jafar, que era bem maior que o Imam Al-Jawad (A.S.) em sua idade, o reverenciava e o respeitava muito, e até mesmo beijava sua mão e se levantava do seu lugar quando o Imam Al-Jawad (A.S.) entrava. Ali ibn Jafar, tio do Imam Al-Jawad (A.S.), dizia: “Deus o ornamentou com o Imamato e então somos obrigados a obedecê-lo”. Certo dia o Imam Al-Jawad (A.S.) entrou na sala e o seu tio Ali ibn Jafar se levantou para dar o seu lugar a ele (A.S.), mas o Imam (A.S.) não se sentou e disse: “Como quer que eu sente enquanto ficas de pé?”. Esta é a educação dos Ahlul Bait (A.S.) e a conduta deles com as pessoas. O Imam Al-Redha (A.S.) aconselhava seu filho: “Seja digno e generoso e não recuse nada a um necessitado. Seja bondoso com seus familiares, abasteça seus tios e parentes e não deixe de dar nada a eles. Quero que você seja erguido então não tema a pobreza por estas dádivas…”.
Quando o Imam Al-Redha (A.S.) faleceu as dúvidas e rumores começaram a se espalhar e o principal suspeito de sua morte foi o governante abássida da época, Ma ́mun, por envenenamento. Mas mesmo assim, para se afastar de todas as suspeitas Ma ́mun demonstrou tristeza e luto, e caminhou no velório do Imam descalço e chorando, tudo isso para iludir as pessoas e afastar de si as suspeitas. E para afastar mais ainda toda e qualquer suspeita ele forçou o casamento de sua filha com o Imam Al-Jawad (A.S.), e convidou todos os abássidas para uma grande festa. Os membros da família abássida repudiaram esta decisão e enxergaram esta decisão como um risco para o futuro do governo. Por isso tentaram fazer Ma ́mun mudar de ideia, mas ele não desistiu e insistiu, lembrando que o Imam Al-Jawad (A.S.) era um garoto ainda e eles alegavam a Ma ́mun que ele era um menino e não entendia nada da vida ou da religião. Ma ́mun então disse: “Ai de vocês, eu conheço este garoto melhor que todos vocês, e ele entende mais que todos vocês. Se quiserem o testem”.
E com isso os abássidas organizaram uma reunião na qual juntaram os sábios da época, sendo o principal deles o juiz chefe do supremo tribunal do estado, Yahya ibn Aktham, que ocupava o cargo mais importante do estado. O Imam Al-Jawad (A.S.) foi desafiado a responder inúmeras perguntas, entre tais a principal: “Sobre um MUHRIM1 que matou uma caça”, dentre outras perguntas bem complexas. O Imam Al-Jawad (A.S.) respondeu todas as perguntas de uma forma tão precisa que até mesmo os sábios e juízes ficaram impressionados, e assim ele (A.S.) a firmou sua total competência e conhecimento religioso. As pessoas ficaram impressionadas e surpresas com a sabedoria e conhecimento daquele garoto, e Ma ́mun pediu para o Imam Al-Jawad (A.S.) que discursasse, e então o Imam (A.S.) disse: “Louvo a Deus pela Sua abundância, e não há divindade além de Deus pela Sua majestade e grandiosidade, e que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.), em sua recordação.
Sem mais, um dos destinos de Deus sobre Suas criaturas foi de as agraciar com o Halal ao invés do Haram, então Deus disse no Seu Livro Sagrado: “Casai os celibatários, dentre vós, e também os virtuosos, dentre vossos servos e servas. Se forem pobres, Deus os enriquecerá com Sua graça, porque é Munificente, Sapientíssimo”. Mohammad ibn Ali pede a mão de Om Fadhl filha de Ma ́mun em casamento, e eu ofereço a mesma quantia de dote da minha avó Fátima Azzahra, filha de Mohammad (S.A.A.S.), quinhentos dirhams. Então, estão de acordo?” Ma ́mun disse que sim e o matrimônio foi realizado. Quando finalizado o Imam (A.S.) respondeu detalhadamente a situação e o caso do peregrino que mata uma caça, e qual seria a sua situação dependendo de dezenas de suposições.
Ma ́mun queria alcançar os seguintes objetivos casando sua filha com o Imam Al-Jawad (A.S.):
Primeiro: Ter a honra de ter uma ligação e proximidade com os Ahlul Bait (A.S.) e aproveitar disso politicamente.
Segundo: Afastar a suspeita de que seria o mentor do assassinato do Imam Al-Redha (A.S.).
Terceiro: Manter o Imam Al-Jawad (A.S.) sob vigilância por meio de sua filha, que seria a esposa do Imam (A.S.).
Quarto: Forçar o Imam (A.S.) a permanecer em Bagdá, onde havia palácios e vida farta, ao invés de retornar a Medina.
E dezenas de outros motivos torpes.
A pouca idade do Imam Al-Jawad (A.S.) levantou muitas dúvidas entre as pessoas e os sábios, por isso eram organizados diversos encontros e reuniões para que fosse testada a inteligência e o conhecimento do Imam (A.S.), e o mesmo sempre provava a sua total competência e capacidade. Ele respondeu mais de trinta mil questões sobre diversos campos e assuntos, e podemos afirmar sem dúvida nenhuma que ele enriqueceu a humanidade com ciências benéficas pouco vistas na história da civilização. Ele deixou um grande legado, e a escola dos Ahlul Bait (A.S.) se orgulha disso.
O Imam Al-Jawad (A.S.) teve companheiros como os demais Imames dos Ahlul Bait (A.S.), companheiros estes que preservaram para nós os ditos e narrações, em uma época difícil, com pressões e perseguições por parte de governos injustos e opressores como os omíadas e os abássidas. O contato com os Imames (A.S.) era totalmente proibido por diversos motivos, mas ainda assim o Imam Al-Jawad (A.S.) teve dezenas de companheiros sábios, que carregaram o conhecimento e as palavras para as próximas gerações, entre tais estão: Al-Hassan ibn Sa ́id Al-Ahwazi e seu irmão Al-Hassan, Mohammad ibn Isma ́il, Ahmad ibn Abdullah Al-Barghi, Ali ibn Mahziar, Safuwan ibn Yahya, Abdullah ibn Silt, Ibrahim ibn abi Mahmoud Al-Khorasani, Ali ibn Asbat, Othman ibn Sa ́id Al-Omrai, entre muitos outros.
O Imam Al-Jawad (A.S.) nos deixou uma grande herança e legado na interpretação do Alcorão Sagrado, na ciência das palavras, jurisprudência, história, medicina, devoção e súplicas, e em muitos outros campos. Sem contar as milhares de palavras sábias que iluminam o caminho para os que caminham em direção ao bem e a orientação.
Todas estas são as grandes dádivas do Imam Al-Jawad (A.S.), mesmo ele tendo vivido somente 25 anos. Quando chegou a esta idade, no ano de 220 hejrita (equivalente a 835 d.C.), o governante Ma ́mun tinha falecido já há dois anos, sendo que seu irmão, Mu ́tasem, conhecido por sua brutalidade e crueldade contra os Ahlul Bait (A.S.) tinha assumido o poder. Então ele chamou o Imam Al-Jawad (A.S.) de Medina para Bagdá e pagou a sua sobrinha para matá-lo. Ela deu preferência a obediência ao seu tio pois sua fé era fraca, e decidiu matar o seu marido envenenando com uma uva. Ele comeu a uva e começou a sentir que suas entranhas estavam se cortando por dentro até que o veneno fez o seu efeito completo e ele foi martirizado no dia 6 de Zul Quidah do ano 220 hejrita (equivalente a 4 de novembro de 835 d.C.). O Imam Al-Jawad (A.S.) foi enterrado ao lado do seu avô, o Imam Al-Kadhem (A.S.), na cidade de Bagdá, e hoje este local é um grande santuário com duas cúpulas que abraçam os céus e é destino de milhões de seguidores do mundo inteiro, que vão até eles para saudá-los e reverenciá-los.
1 Aquele que está em estado de Ihram para fazer a peregrinação ou Omra.