Suas respostas a Yahyah bin Akhtam

Musa bin Mohammad bin Al-Redha relatou: “Eu me encontrei com Yahya bin Akhtam numa reunião e ele me fez várias perguntas. Então, eu fui até o meu irmão Ali bin Mohammad (A.S.) que me dirigiu várias admoestações que me zeram acatar a obediência a ele. Logo em seguida, eu disse a ele, “Que Allah faça de mim o teu sacrifício. O filho de Akhtam perguntou-me várias coisas”. O Imam (A.S.) riu e perguntou-me se eu era capaz de respondê-las ou não. Eu respondi, “Não, eu não posso respondê-las”. “E quais são as perguntas?” indagou o Imam (A.S.). Eu disse, “Ele me perguntou o seguinte:”

1 – Allah diz: “Disse aquele que tinha conhecimento do Livro: “Eu o trarei a ti em menos tempo que um abrir e fechar de olhos…” (Alcorão Sagrado, C.27 – V.40) Precisa Salomão do conhecimento de Aasif?

2 – Allah diz: “José honrou seus pais, sentando-os em seu trono, e todos se prostraram perante ele…” (Alcorão Sagrado, C.12 – V.100) Jacó e seus filhos se prostraram diante de José?

3 – Allah diz: “Se estás em dúvida sobre o que temos revelado, consulta aqueles que leram o Livro antes de ti…” (Alcorão Sagrado, C.10 – V.94) A quem era endereçado esse versículo? Se fosse ao Profeta (S.A.A.S.), significaria que ele duvidara do Livro. Se não fosse a ele, a quem se revelou o Livro então?

4 – Allah diz: “Ainda que todas as árvores da terra se convertessem em cálamos e o oceano (em tinta), e lhes fossem somados mais sete oceanos, isso não exauriria as palavras de Allah, porque é o Majestoso, O que tudo vê”. (Alcorão Sagrado, C.31 – V.27) O que são e onde estão esses oceanos?

5 – Allah diz: “as almas lograrão tudo o que lhes apetecer, bem como tudo o que deleitar os olhos, ai morareis eternamente”. (Alcorão Sagrado, C.43 – V.71). A alma de Adão desejou comer daquele trigo, por que foi então punido por isso?

6 – Allah diz: “…dá em casamento igualmente mulheres e varões…” (Alcorão Sagrado, C.42 – V.50). Como Allah casaria duas pessoas do mesmo sexo quando Ele puniu algumas pessoas por terem cometido relações homossexuais? 2

7 – Allah diz: “Fazei-o (o divórcio) ante testemunhas equitativas…” (Alcorão Sagrado, C.65 – V.2). Como é admissível o testemunho de uma única mulher, quando em outras situações não o é?

8 – Ali disse que o modo de se distinguir o sexo de um hermafrodita, para definir sua parte na herança, é testar o modo com que urina. Quem deve olhar para ele no momento em que estiver urinando? Se for provado que o hermafrodita é uma fêmea, como então é permissível que homens estranhos olhem para os seus órgãos genitais? Se for um varão, como será então admissível que mulheres olhem para os seus órgãos genitais? Além disso, o testemunho da própria pessoa é admissível?

9 – Um homem estava em seu caminho quando percebeu que um pastor estava copulando com uma ovelha do rebanho. Logo que o pastor percebeu que o homem estava lhe observando, empurrou a ovelha para o meio do rebanho de modo que não se pudesse distinguir qual era. Qual é o modo legal para se Sacrificar essa ovelha? Será halal ou haram consumir de sua carne?

10 – É sabido que o qira’a nas preces noturnas – Maghrib e Isha’i – pode somente ser recitado em voz audível. Também se sabe que a prece Fajr é uma das preces do dia. Por que então é obrigatório emitir a voz de modo audível ao se recitar o qira’a da prece Fajr?

11 – Sobre Ibn Jurmouz, Ali disse: “O assassino do filho de Safyya3 estará no Inferno”. Por que Ali não matou Ibn Jurmouz quando era o Imam?4

12 – Ali (A.S.) ordenou ao seu exército, na batalha de Si n, a matar todos os agressores, os fugitivos e os feridos, enquanto que na batalha de Al Jamal, não permitiu aos soldados matarem um fugitivo ou um ferido. Além disso, declarou que todos que se mantivessem em suas casas ou que se desarmassem estariam seguros. Se essa norma estivesse correta, a outra deveria estar errada.

13 – Devem, os que confessam a prática da sodomia, enfrentar as penas da lei, ou devem ser absolvidos?

Depois de ter ouvido todas as questões, Imam Al Hadi (A.S.) ordenou-me que redigisse as respostas numa forma de mensagem a Yahya bin Akhtam; o inquiridor.

Em Nome de Allah o Clemente o Misericordioso.

Que Allah te oriente ao caminho correto.

Eu recebi tuas questões com as quais desejas nos testar por sua obstinação, para que possas encontrar um meio para nos criticar. Que Allah te recompense de acordo com a tua intenção.

Nós, em razão disso, respondemos as tuas questões. Presta atenção, abre tua mente e concentra o teu coração para receber nossas respostas. Foste submetido ao argumento, a paz esteja sobre ti.

1 – Com respeito as palavras de Allah: Disse aquele que tinha conhecimento do Livro: “O trarei diante de ti em menos tempo do que um abrir e um fechar de olhos…” que era Aassif bin Burkhya, Salomão o Profeta (A.S.) não precisava do conhecimento de Aassif, porém, queria apresentá-lo como seu sucessor perante a nação dos homens e dos gênios. O conhecimento de Aassif era somente uma parte do conhecimento de Salomão que a comunicara a seu sucessor de acordo com as instruções de Allah, para que a nação não entrasse em conflito a respeito da sucessão do profeta.

Durante o tempo de vida de Davi, o Profeta (A.S.), Allah instruiu Salomão a resolver um problema para que o povo reconhecesse sua profecia e liderança depois de seu pai, Davi (A.S.), e fossem submetidos por esse argumento.

2 – Com respeito à prostração de Jacó (A.S.) e de seus filhos, foi em obediência a Allah e amor à José (A.S.). Foi algo semelhante à prostração dos anjos perante Adão (A.S.), a qual não foi tencionada pessoalmente a Adão (A.S.); foi um sinal de obediência a Allah e amor à Adão (A.S.). Portanto, Jacó (A.S.) o profeta e seus filhos se prostraram em sinal de gratidão a Allah por sua reunião. Naquele mesmo momento, José (A.S.) agradeceu a Allah dizendo (como o Alcorão Sagrado relata): “Ó meu Senhor, já me agraciaste com a soberania e me ensinaste a interpretação dos sonhos. Ó Criador dos céus e da terra, Tu és o meu Protetor neste mundo e no outro. Faze com que eu morra muçulmano, e junta-me aos virtuosos”. (Alcorão Sagrado, C.12 – V.101)

3 – Quanto à tua questão sobre as palavras de Allah: “Se estás em dúvida sobre o que temos revelado, consulta aqueles que leram o Livro antes de ti…” (Alcorão Sagrado, C.10 – V.94) O destinatário desse versículo era o Profeta (S.A.A.S.). Ele, entretanto, não tinha dúvida sobre o que lhe fora revelado, mas os ignorantes costumavam perguntar porque Allah não havia designado um de Seus anjos como mensageiro, já que não havia diferença entre o mensageiro e eles mesmos, pois ele comia, bebia e caminhava nos mercados. Por conseguinte, Allah revelou ao Seu mensageiro, “consulta aqueles que leram o Livro antes de ti…” como resposta aos ignorantes, se Ele havia escolhido mensageiros que não foram pessoas comuns que se alimentavam e caminhavam nos mercados. O Profeta (S.A.A.S.) não tinha dúvida embora Allah tenha dito: “Se tiveres alguma dúvida”; a dúvida é mencionada em virtude da justiça de Allah – porque os demais tinham dúvida, Allah juntou Seu Profeta a eles, que não tinha dúvida alguma, para que eles se sentissem considerados iguais. Allah diz: “Aqueles que discutem contigo a respeito disso, depois de te haver chegado o conhecimento, dize-lhes: Vinde! Convoquemos os nossos filhos e os vossos, as nossas mulheres e as vossas, e nós mesmos então, deprecaremos para que a maldição de Allah caia sobre os mentirosos”. (Alcorão Sagrado, C.3 – V.61).

Nesse versículo sagrado, Allah não os acusou de serem do grupo dos mentirosos, ainda que estivessem realmente faltando com a verdade, porque recusariam o encontro para a deprecação se fossem acusados de mentirosos. Allah já estava ciente de que o Profeta comunicaria as mensagens corretamente e que ele não seria um mentiroso. Da mesma maneira, Allah já estava ciente de que o profeta não tinha dúvida sobre o que lhe havia sido revelado, assim, Ele o compara aos demais apenas por Sua máxima justiça.

4 – Com respeito a tua questão sobre as palavras de Allah: “Ainda que todas as árvores da terra se convertessem em cálamos e o oceano (em tinta), e lhes fossem somados mais sete oceanos, isso não exauriria as palavras de Allah, porque é o Majestoso, O que tudo vê”. É absolutamente verdadeiro que as palavras de Allah não terminariam mesmo se fossem registradas com cálamos feitos com todas as árvores desta terra e que a tinta fosse extraída de todos os oceanos da terra. Esses oceanos são: a fonte de Sulfur, a fonte de Nemr, a fonte do Barahut, a fonte de Tabariya, a fonte – de água quente – de Sabthan, a fonte – de água quente – da África (chamada Lasnan) e a fonte de Bahroun. Nós (os imames) somos as palavras inesgotáveis de Allah e nossos méritos são inumeráveis.

5 – Tudo o que uma alma deseja e que pode deleitar os olhos, incluindo a comida, as bebidas e os meios de entretenimento, encontra-se no Paraíso. Todas essas coisas foram permitidas a Adão exceto uma árvore sobre a qual Allah havia alertado a Adão e a sua esposa. Tratava-se da árvore da inveja. Allah os orientou a não invejarem aqueles a quem Ele preferisse às demais criaturas. Adão, porém, esqueceu essa instrução quando invejou a outros. Allah não encontrou nele uma forte determinação.

6 – Em Suas palavras: “Ele propicia varões e mulheres a Quem Ele quer…” (Alcorão Sagrado, C.42 – V.50) Allah quer dizer que agracia com ( filhos) varões e meninas. Todo par é chamado “zawj”. Allah é Sublime o bastante para se referir ao que tu pretendeste com a intenção de conseguir permissão para praticá-lo. “Pois aqueles que tal cometerem terão cometido um pecado e no Dia do Julgamento seu tormento será dobrado. Sofrerão uma desgraça eterna a menos que voltem contritos a Allah”.

7 – A mulher cujo testemunho é aceitável é a parteira desde que seu testemunho seja confiável. No caso de seu testemunho ser insatisfatório, se faz necessária a presença de duas mulheres que substituam o testemunho de um único homem. Porque um homem não pode substituir duas mulheres no testemunho, é admissível que uma única mulher testemunhe se ele prestar juramento.

8 – Com respeito a tua pergunta sobre o problema da distinção do sexo dos hermafroditas, o Imam Ali (A.S.) já resolveu o problema quando instruiu: “Pessoas capacitadas devem se sentar diante do hermafrodita, cada um com um espelho nas mãos. Devem olhar nos espelhos o re exo do hermafrodita a fim de distinguir seu sexo”.

9 – Quanto ao pastor que copula com uma de suas ovelhas, deve Sacrificá-la e incinerá-la se a reconhecer. Se não conseguir reconhece-la deve dividir o rebanho em duas partes e tirar a sorte. Em seguida, dividir a parte que perdeu em duas outras partes iguais e novamente tirar a sorte. Deve continuar fazendo isso até que restem duas ovelhas. Por m, deve tirar a sorte, Sacrificar e incinerar a ovelha que perder. Assim, a outra ovelha será poupada.

10 – O qira’a da prece Fajr deve ser recitado em voz audível porque o Profeta (S.A.A.S.) costumava praticá-la antes do romper do dia. Portanto, deve ser contada com as preces noturnas.

11 – Quanto à afirmação de Ali: “O assassino do filho de Sa yya estará no Inferno”, ele (A.S.) a repetiu do Profeta (S.A.A.S.). Ibn Jurmouz era um dos kharijitas que se rebelaram contra o Imam Ali (A.S.) e foram mortos na batalha de An Nahrawan. Portanto, Amirul Mu’uminin não o matou em Basra (depois que havia assassinado Az Zubair).

12 – A respeito de tua admiração pelo fato de que o Imam Ali (A.S.), na batalha de Si n, ordenou a morte dos agressores, dos fugitivos e dos feridos, enquanto que na batalha de Al Jamal, não permitiu que se matassem os fugitivos e os feridos e que tenha declarado que quem se mantivesse em casa ou que se desarmasse seria poupado, eu respondo que o comandante do exército adversário na batalha de Al Jamal foi morto e eles ficaram sem um líder.

Assim sendo, voltaram para casa sem a intenção de combate, oposição ou perjúrio quanto à aceitação da liderança do Imam Ali (A.S.). Eles ficaram satisfeitos quando foram deixados em paz. A norma, em tais casos, é interromper o combate e não prejudica-los desde que não busquem auxílio com o grupo opositor. O exército adversário na batalha de Si n recorreu a um grupo preparado e a um líder que os equipou com armamentos, armaduras, lanças e espadas. Ele estava pagando salários sedutores, tratando do planejamento, visitando os doentes, auxiliando os que estavam em dificuldade, medicando os feridos, fornecendo montaria para os que estavam a pé, providenciando vestimentas e encorajando-os a retornar ao campo de batalha quando eram derrotados. Por essa razão, o Imam Ali (A.S.) não os tratou da mesma maneira que os soldados que combateram na Batalha de Jamal e não aplicou a eles as normas de combate dos monoteístas. O Imam (A.S.) explicou-lhes essas normas e tiveram então a liberdade de recusar ou retornar ao caminho justo. A norma (a ser aplicada) aos renitentes é combatê-los com a espada.

13 – A respeito de tua questão sobre o indivíduo que confessa cometer sodomia, eu respondo que o representante de Allah pode aplicar a punição divina sobre ele ou absolvê-lo, porque Allah absolve. O que está evidente nas palavras de Allah: “Essas são as Nossas dádivas; Nós as prodigalizamos ou as restringimos, imensuravelmente”. (Alcorão Sagrado, C.38 – V.39)

Estejas ciente de que respondemos todas as tuas questões.


2  O verbo árabe yuzawwij pode significar “propiciar um par de algo” ou, como optou o inquiridor, dar em casamento. A interpretação correta, segundo o Imam, é “Ele propicia igualmente ( filhos) mulheres e varões a quem Ele quer…”

3  Ibn Jurmouz foi o assassino de Az Zubair bin Al Awwam. Safyya foi a tia paterna do Profeta (S.A.A.S.) e mãe de Zubair.

4  O Imam é o único que possui o direito de executar os assassinos a título de retaliação.

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