Nascimento: Samarra, 15 de Sha ́ban do ano de 260 hejrita (equivalente a 4 de janeiro de 874 d.C.)
Tempo de Imamato: Iniciou em 8 de Rabi Al-Awal do ano 260 hejrita, e então ficou oculto, exceto para os olhos de quatro de seus representantes, os quais um após o outro mantinham o contato entre os seguidores dos Ahlul Bait (A.S.) e o Imam (A.F.). Depois deles está oculto até agora, e só reaparecerá com a ordem de Deus.
Sua idade abençoada: até o ano de 1440 hejrita (2018 d.C.) ele tem 1185 anos.
Seus pais
Foi o Imam Al-Hassan ibn Ali Al-Askari (A.S.), e sua mãe foi Narjes, da Bizantina e descendente do apóstolo Simão, um dos apóstolos de Jesus, o filho de Maria. Foi narrado que ela iria casar em sua terra natal, mas ocorreu um terremoto e então o imperador desistiu deste matrimônio. Depois de um tempo ocorreu uma batalha entre os muçulmanos e os bizantinos e ela acabou sendo presa e foi levada como cativa. O Imam Ali Al-Hadi (A.S.) a adquiriu para libertá-la e salvá-la, e com o passar do tempo a casou com o seu filho, Imam Al-Askari (A.S.), e então nasceu a melhor das criaturas, o salvador da nação que foi anunciado pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).
Seu nascimento
Foi na cidade de Samarra no dia 15 de Sha ́ban do ano de 255 hejrita, e com seu nascimento o Imam Al-Askari (A.S.) disse: “Louvor a Deus, o qual não me tirou desta vida sem que antes me mostrasse o meu sucessor e o homem mais semelhante ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), em sua conduta e sua moral. Ele (o Imam Al-Mahdi A.F.) será protegido em sua ausência por Deus, o Altíssimo, e encherá a terra de justiça após ser preenchida de injustiça e opressão”.
Seus apelidos
“Al-Mahdi – O Orientador”, “Al-Ghaem – O Estabelecedor”, “Al-Muntazar – O Aguardado”, “Saheb Al-Zaman – O guardião do tempo”, “Al-Hujjah – A prova”, “Al-Khatam – O Selo”, “Saheb Al-Dar – O dono da casa”, e com seu nascimento nasceu a esperança dos oprimidos, injustiçados e perseguidos da Terra. Ele é o último dos Imames (A.S.), a décima segunda prova de Deus sobre a Terra, que foi anunciado pelo seu avô, Al-Mustafa (S.A.A.S.), que disse: “Os dias e noites não passarão se Deus não revelar um dos meus Ahlul Bait, o qual terá o meu nome e encherá a terra com justiça da mesma forma que foi preenchida com a opressão”. O Imam Ali (A.S.) disse: “A nona geração entre seus filhos, ó Hussein, é o estabelecedor da verdade, o revelador da religião e o que expande a justiça”. E o Imam Ali (A.S.) também disse: “Eu, Hassan e Hussein e os nove Imames da geração de Hussein. O nono de nós será nosso orientador e estabelecedor, todos jamais se distanciarão do livro de Deus e o Alcorão jamais deixará eles até se encontrarem com o Mensageiro de Deus no poço (de Kowsar) no dia do Juízo Final”.