Quatrocentas instruções aos seus companheiros

(quatrocentos tópicos de assuntos religiosos e mundanos)

A sangria recupera a saúde do corpo e fortalece a mente.

Aparar os bigodes faz parte da higiene e da Sunnah.

Perfumar os bigodes é algo meritório para os Anjos Escribas. Também faz parte da Sunnah.

O óleo suaviza a pele, fortalece a mente e o cérebro, alivia os pontos de ablução, desfaz o desgrenhamento dos cabelos e puri ca a tez.

Escovar os dentes agrada ao Senhor e refresca a boca. Faz parte da Sunnah.

Lavar a cabeça com o barro dos rios retira o pó e a sujeira.

Enxaguar a boca com água e lavar as narinas durante as abluções, puri ca a ambos.

Usar o óleo de rapé cura a cabeça e o corpo, como também todo tipo de dor de cabeça.

Núrah fortalece e puri ca o corpo.

Aparar as unhas imuniza contra as doenças mais graves e traz prosperidade no sustento.

Aparar os pelos das axilas remove o odor desagradável, puri ca e é parte da Sunnah.

Lavar as mãos antes e depois de comer aumenta a provisão.

O banho nos Eids1 purifica aqueles que querem suplicar a Allah. É a observância da Sunnah.

A vigília noturna em adoração cura o corpo, apraz ao Senhor, traz misericórdia e é a aderência à ética dos Profetas.

Comer maçãs perfuma o estômago. Mascar goma fortalece os dentes, remove a fleuma e elimina o mau-hálito.

Permanecer sentado na mesquita do romper da aurora até o nascer do sol é melhor do que perambular pelo mundo em busca do sustento.

Comer marmelo restabelece os dentes enfraquecidos, cura o estômago, acende o coração, dá coragem ao covarde e beleza aos filhos na fase de gestação.

Comer vinte e uma passas vermelhas todas as manhãs em jejum protege de todas as doenças, exceto da morte.

É recomendável aos muçulmanos que copulem com suas esposas na primeira noite de Ramadan, pois Allah disse: “Está-vos permitido nas noites de jejum, acercar-vos de vossas esposas…” (Alcorão Sagrado, C.2 – V.187)

Não usem senão anéis de prata nos dedos, pois o Profeta (S.A.A.S.) disse:

Allah nunca puri cará a mão que usa um anel de ferro”.

Se gravares um dos Nomes Divinos no anel, deves tirá-lo da mão que usas para a higiene após satisfazer tuas necessidades.

Sempre que te olhares no espelho, deves dizer: “Todo louvor a Allah Que criou-me com perfeição, formou-me com perfeição, que deu-me coisas perfeitas que a outros tinha dado imperfeitas, e honrou-me com o Islam”.

Usem seus melhores trajes para encontrar seus amigos, da mesma maneira que fazem ao encontrar estranhos com o intuito de deixar uma boa impressão.

O jejum de três dias por mês e do mês de Shaban completo elimina as dúvidas da mente e as hesitações do coração.

A limpeza com água fria após a evacuação interrompe a inflamação venosa.

A higiene das vestes elimina a ansiedade e puri ca para o cumprimento das preces.

Não cortem o cabelo grisalho, em virtude de sua luz. No Islam, todo o de cabelo que cresce grisalho será luz no Dia da Ressurreição.

Os muçulmanos não devem dormir em estado de impureza (janabah). Devem se puri car. Se faltar água, devem recorrer ao tayyamum2. Quando dormem, as almas dos fiéis ascendem a Allah, pedindo que as abençoe. Se o momento de sua morte tiver chegado, Allah fará com que assuma a melhor forma. Do contrário, Ele a enviará de volta com os anjos da guarda ao corpo que lhe cabe.

Os muçulmanos não devem cuspir na direção da Qiblah. Se o fizerem por descuido, devem pedir perdão a Allah.

Não se deve soprar no local em que se prostra durante as preces, no que se come, no que se bebe ou em um amuleto com versículos ou Nomes Divinos.

Não satisfaçam suas necessidades nas vias públicas nem urinem num telhado ou num curso d’água. Aquele que o fizer não deverá culpar senão a si mesmo por alguma coisa má que lhe ocorra. A água e o ar têm os seus moradores.

Quando um de vós urinar, não deverá espalhar a urina ao redor nem urinar contra o vento.

Não deveis deitar em decúbito dorsal.3

Não deveis realizar as preces com indolência ou preguiça.

Não ocupeis vossa mente em outras coisas no momento em que estiverdes diante de vosso Senhor na prece, uma vez que somente é aceito da prece a parte que é realizada com atenção.

Não parem de recordar de Allah em nenhuma circunstância ou lugar.

Não vireis a face para os lados durante a prece. Allah dirá ao servo que fizer isso: “Fica comigo, Meu servo, pois Eu sou melhor para ti do que aquilo que estás a procurar”.

Comei o alimento que for deixado na mesa, pois é o remédio para todos os males, com a permissão de Allah, para aqueles que buscam a cura.

Usai roupas de algodão, pois é a vestimenta do Profeta. Ele não costumava usar roupas de lã ou de pelo de animais, exceto por razões medicinais.

Sempre que algum de vós sugar os dedos depois da refeição, Allah, o Majestoso, dirá: “Abençoado sejas”.

Allah ama a beleza e se agrada ao ver nos servos os sinais de Suas graças.

Respeitai e saudai-vos mutuamente. Allah diz: “Temei a Allah em nome do Qual exiges vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco…” (Alcorão Sagrado, C.4 – V.1)

Não passeis os dias mencionando suas ações ou comentando sobre os outros. Existem anjos guardiões convosco.

Recordai Allah em toda situação.

Enviai a saudação ao Profeta e à sua família, Allah responderá a vossa súplica sempre que mencionardes o Profeta e sua família.

Não comei o alimento quente. Quando a comida era servida quente ao Profeta (S.A.A.S.), ele dizia: “Não a comerei até que esfrie e se torne palatável. Allah não aceita que comamos o alimento quente já que Ele deposita Suas bênçãos no alimento frio”.

Ensinai vossos jovens sobre o conhecimento pelo qual Allah os beneficiará, de maneira que os apóstatas não os sobrepujem em discussões.

Ó povo, controlai vossas línguas e submetei-vos inteiramente a Allah.

Devolvei e respeitai o que vos tenha sido con ado, mesmo que pertença aos assassinos dos profetas.

Recordai muito a Allah quando estiverdes nos mercados e quando as pessoas estão ocupadas em seus negócios. A referência a Allah afasta os pecados e aumenta os benefícios. Não acompanheis os negligentes.

Os servos de Allah não devem viajar quando o mês de Ramadan estiver prestes a começar. Pois Allah disse: “Aquele de vós que presenciar o surgimento da lua nova deste mês, deverá jejuar…” (Alcorão Sagrado, C.2 – V.185)

Não há taqiiyah4 no consumo dos inebriantes ou no ato de passar a mão umedecida sobre os chinelos durante a ablução.

Estejais atentos para não cometer excesso ao falar de nós. Testemunhai que somos os imames, servos de Allah e não mencioneis nada sobre nossa posição perante Allah.

Aquele que nos ama deve imitar nossos atos e buscar o auxílio no temor a Allah, pois é o melhor apoio neste mundo e no outro.

Não te sentes com alguém que nos insulte, e não nos elogie publicamente se temeres que os governantes te humilhem por teu amor a nós.

Firmai-vos à fidelidade, porque a fidelidade é salvadora.

Recorrei insistentemente a Allah, orai para obter Sua satisfação e praticai os atos de obediência a Ele com todo esmero. Será repugnante para os crentes entrarem no Paraíso com seus segredos revelados.

Não estamos comprometidos a ser vossos intercessores no Dia da Ressurreição quanto o que praticardes.

Não permitais que em virtude da desobediência a Allah sejam envergonhados diante de seus inimigos no Dia da Ressurreição.

Não sejam os que desmentirão a si mesmos diante de Allah em virtude do apego aos prazeres deste mundo.

Apegai-vos às ordens de Allah. Nada está entre vós e os prazeres mundanos exceto a vinda do Mensageiro de Allah, com as boas novas do que é melhor e que vos faz ansiosos de encontrar a Allah. As graças que recebereis de Allah na vida futura são melhores e ininterruptas.

Não desrespeites vossos irmãos mais fracos. Allah humilhará aquele que humilhar um crente e não os reunirá no mesmo lugar no Dia da Ressurreição a menos que o culpado se arrependa.

Não esperes que teu irmão te peça o que necessita, quando já souberes de sua necessidade.

Visitai-vos mutuamente, tratai um ao outro com gentileza e não sejais como os hipócritas que dizem fazer o que não fazem.

Deveis casar, porque o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Aqueles que desejam seguir a minha tradição, devem se casar. O casamento é parte da minha Sunnah”.

Tenham muitos filhos, pois eu terei orgulho de vosso grande número.

Protejam vossos bebês do leite das mulheres devassas e das mulheres dementes, porque o leite transmite as características da nutriz.

Evitem comer a carne das aves que não possuem moela, espora ou papo.

Abstenha-vos da carne de todo animal que possui caninos e de toda ave que tem garras.

Não comam o baço dos animais, pois se origina do sangue corrompido.

Não se vistam de negro, porque era a indumentária do Faraó.

Cuidado com as glândulas das carnes, porque ativam a artéria que desencadeia a lepra.

Não useis analogias em assuntos da religião. A religião está fora da analogia. Surgirão algumas pessoas que utilizarão analogias nos assuntos religiosos. Serão, certamente, os inimigos da religião. O líder na analogia foi Iblis (Satã).

Não useis chinelos de pontas nas, porque foi o calçado do Faraó. Ele foi o primeiro a usá-los.

Sejais opositores dos que consomem inebriantes.

Comei tâmaras porque nelas está o remédio para as doenças.

Sigam o Profeta (S.A.A.S.) que disse: “Para aqueles que abrem para si mesmos uma porta de mendicância, Allah abrirá uma porta de pobreza”.

Implorem o perdão de Allah constantemente, pois é uma fonte de provisão.

Pratiquem a caridade tanto quanto possível e encontrem suas recompensas no dia seguinte.

Tenham cuidado com as discussões, pois provocam suspeitas.

Aquele que deseja pedir algo que necessita a Allah deve escolher uma das três oportunidades: Na sexta-feira; no meio do dia quando o vento sopra e os pássaros cantam, os portões do Paraíso se abrem e a misericórdia desce; e na última hora da noite quando a aurora está prestes a romper, nessa hora, dois anjos proclamam (em nome de Allah): “Há algum arrependido para que seu arrependimento seja aceito? Há alguém a ser perdoado? Há alguém pedindo por algo que precisa?”

Atendam os que convocam para Allah e busquem o sustento no momento entre a aurora e o nascer do sol. Pedir a Allah o sustento nesse momento é melhor do que perambular pela terra em busca dele. É exatamente nessa ocasião que Allah distribui o sustento de Seus servos.

Esperem o Alívio e nunca desesperem do socorro de Allah. O ato mais bené co aos olhos de Allah é a esperança no Alívio e os atos que seguem a isso.

Confiem em Allah depois de cumprir os dois raka’t5 do Sallah Fajr6. As necessidades são resolvidas durante essa prece.

Não sigais para a Mesquita Sagrada com vossas espadas. Não pratiqueis as preces com uma espada posta a vossa frente, pois a Qiblah é segurança.

Visitem o túmulo do Profeta (S.A.A.S.) durante o hajj. Abandonar o Profeta (S.A.A.S.) é ofensa. Recebestes a ordem de não desprezar o Profeta (S.A.A.S.).

Rodeai os túmulos daqueles cujo direito é obrigatório sobre vós; visitai e buscai vosso sustento ali, pois o falecido cará satisfeito se o fizerdes. Deveis buscar a satisfação de vossas carências na proximidade dos túmulos de vossos pais depois de suplicar a Allah por eles.

Não desconsidere os pecados pequenos quando não há meio de cometer os pecados maiores. Os pecados menores serão reunidos e contados com os maiores.

Prolongai as prostrações ante Allah. Aquele que se prostrar por um longo tempo obedecerá a Allah, e portanto, será salvo.

Recordai muito a morte, o dia em que sereis tirados de vossos túmulos e conduzidos para o julgamento diante de vosso Senhor, para que vossos infortúnios sejam aliviados.

Aqueles que sofrerem uma dor nos olhos, devem recitar o versículo do Trono (Capítulo 2, versículo 255 do Alcorão Sagrado) e então crer que serão curados. Se Allah quiser, serão curados.

Sejam cuidadosos quanto aos pecados. A razão de qualquer infortúnio, diminuição dos meios de sustento, ou mesmo um arranhão, um ferimento ou prejuízo, certamente é a prática de um pecado. Allah, o Majestoso, diz: “E todo infortúnio que vos a ige é em razão do que cometeram as vossas mãos. Muito embora, Ele perdoe muitos de vossos pecados”. (Alcorão Sagrado, C.43 – V.30)

Mencione muito a Allah durante a refeição. Não converse enquanto come, porque o alimento é uma das graças de Allah e o sustento pelo qual a pessoa deve agradecer e louvar a Allah.

Sê um bom companheiro das graças, antes que desapareçam e se tornem testemunhas contra ti.

Quanto àquele que estiver satisfeito com o pouco sustento que tenha recebido de Allah, Ele aceitará suas poucas boas ações.

Cuidado com a negligência, porque a negligência causa o remorso quando este é inútil.

Quando enfrentar teus inimigos deves falar pouco, recordar muito a Allah e não fugir. Se o fizer Allah se enfurecerá contigo e estarás te expondo ao Seu castigo.

Se perceberes que alguém do teu grupo estiver ferido, ocupado no combate ou sendo alvo do inimigo, deverás então ampará-lo com tuas forças.

Prestem favores tanto quanto possível, pois tal prática protege da morte violenta.

Se quiserdes conhecer vossa posição perante Allah, primeiro tendes que perceber qual posição Allah ocupa diante de vós quando cometeis pecados.

O melhor animal doméstico é a ovelha. Aquele que tem uma ovelha em sua casa, os anjos invocam a santidade sobre ele uma vez por dia. Para o que tem duas, os anjos o fazem duas vezes por dia, e assim por diante. Ademais, Allah o abençoa.

Os muçulmanos doentes devem comer o alimento com iogurte. Allah pôs a vitalidade na refeição com iogurte.

Deveis adquirir vós mesmos as coisas necessárias para a viagem do hajj. Allah, o Abençoado, diz: “Se tivessem decidido ir, ter-se-iam preparado para isso…”. (Alcorão Sagrado, C.9 – V.46)

No hajj, fixa o olhar na Casa Sagrada de Allah constantemente, pois Allah dedica cento e vinte graus de misericórdia à Casa Sagrada, sessenta dos quais são para os que a circundam, quarenta para os que oram ali e vinte para os que se mantêm olhando fixamente para a Caaba.

Confessa os pecados que lembrares ao estar na Casa Sagrada de Allah. Com respeito aos pecados que não puderes recordar, dize: “Ó Senhor, perdoa-me pelos pecados que registraste e que eu tenha esquecido”. Allah promete perdoar aqueles que confessam seus pecados, que os citam em detalhes e buscam seu perdão naquele lugar.

Adianta as tuas súplicas antes que os infortúnios ocorram. Os portões dos céus estão abertos em seis ocasiões: quando cai a chuva, no esforço pela causa de Deus, no momento do chamado para a oração, na recitação do Alcorão Sagrado, no meio do dia e na aurora.

É obrigatório para aqueles que tocarem num cadáver que já tenha esfriado, realizar o banho ritual (ghusl).

Aqueles que lavam os cadáveres ritualmente, devem se banhar logo depois de amortalhar o defunto. Os que tocarem o cadáver, devem se banhar.

Não se deve usar perfume algum, exceto cânfora, no banho ritual do cadáver. A vestimenta do cadáver é a mesma que se utiliza durante o hajj.

Orientai vossos parentes a somente falarem coisas boas quando estiverem próximos ao corpo do falecido. Quando as mulheres de Bani Hashem pediram a Fátima para que dissesse algumas palavras junto ao corpo de seu pai, a filha do Profeta disse: “Deixai a lamentação e suplicai a Allah”.

Um muçulmano deve ser o espelho do outro. Quando perceberes um defeito em teu irmão, deves orientá-lo, aconselhá-lo e tratá-lo com indulgência. Não deves entrar em conflito com ele.

Cuidado com a discórdia, pois se trata de um extravio. Apegai-vos a moderação e tratai-vos mutuamente com gentileza e misericórdia.

Quem se preparar para uma viagem, antes de montar em seu animal, deve dar-lhe água e alimentá-lo. Não deve chicotear os animais em suas faces pois eles louvam seu Senhor. Se acaso se perder no caminho ou temer alguma coisa na viagem, deve dizer: “Ó Virtuoso, auxilia-me!” Alguns de nossos irmãos gênios, ao ouvirem isso, atenderão, orientando no caminho e cuidando dos animais. Se a pessoa sentir que feras atacarão seus animais ou o seu rebanho, deve traçar uma linha ao redor deles e dizer: “Ó Allah, és o Senhor de Daniel, da cova, e de toda fera; proteja meus animais e a mim”. Se a pessoa sentir que se afogará, deve recitar o seguinte versículo de Allah: “Que seu rumo e sua ancoragem sejam em nome de Allah…” (Alcorão Sagrado, C.11 – V.41) E então diga: “E eles não aquilatam Allah como deveriam. No dia da Ressurreição, a terra toda caberá em Sua mão, os céus estarão contidos em Sua mão direita. Glorificado e exaltado seja acima de tudo o que Lhe associam”. (Alcorão Sagrado, C.39 – V.67) Se a pessoa temer a ferroada de um escorpião, deve recitar as palavras de Allah: “Que a paz esteja com Noé, entre todas as criaturas. Em verdade, assim recompensamos os benfeitores. Pois ele foi um dos Nossos servos fiéis”. (Alcorão Sagrado, C.37 – V.79 a 81)

Ofereçam um sacrifício a Allah em benefício de vossos filhos varões no sétimo dia de idade. Depois de cortarem seu cabelo, deem em caridade o peso equivalente do cabelo em prata. É um dever de todo muçulmano, o Profeta (S.A.A.S.) fez isso com Hassan e Hussein.

Quando entregares algo em caridade a um necessitado, deves pedir a ele que suplique a Allah por ti, pois a súplica dele por ti será atendida, enquanto a súplica dele para si mesmo pode não ser. Os pedintes costumam mentir.

Quando desejares dar algo em caridade, beija o que será entregue, porque assim alcançará a mão de Allah antes de chegar a mão do necessitado. Allah, o Sublime, diz: “Allah recebe as caridades…” (Alcorão Sagrado, C.9 – V.104)

Deem caridade durante a noite, porque isso apaga a ira do Senhor.

Se comparares tuas palavras às tuas ações, não falarás senão o que for bom.

Gasta, na causa de Allah, daquilo que te foi concedido. Aquele que o faz, goza da mesma posição do combatente que apoia a causa de Allah. Aquele que tem convicção sobre a recompensa gastará com generosidade.

Deves seguir em tua convicção, se a suspeita ocorrer a ti. A suspeita não refuta nem afasta a convicção.

Não cometais perjúrio contra vós mesmos.

Não te sentes à uma mesa em que há bebida inebriante, pois ninguém sabe a hora em que sua alma será arrebatada pela morte.

Quando te sentares para uma refeição, deves te sentar como um servo e comer no chão. Evita sentar de pernas cruzadas ou pôr uma perna sobre a outra. Allah se desagrada com aqueles que o fazem.

A febre é precursora da morte e a prisão de Allah na terra. Allah põe a quem deseja em Sua cela. Ademais, a febre faz os pecados se soltarem como o pelo da corcova do camelo quando se solta.

A fonte de toda doença está no interior do corpo, exceto os ferimentos e a febre que atingem o corpo.

Aliviem o calor da febre com violeta em infusão e água fria. A fonte do calor da febre é o Fogo do Inferno. Os muçulmanos se curarão dela quando recuperarem a saúde.

A súplica obstrui o decreto decisivo de Allah. Portanto, deveis vos preparar bem e perseverar na súplica.

Dez benefícios formam a recompensa da ablução, além de puri car o corpo. Mantenham vossos corpos limpos.

Cuidado com a preguiça, pois o preguiçoso não observará os direitos de Allah.

Não deveis brincar com vossa barba ou com qualquer outra coisa durante as preces, para que vossa atenção não seja desviada.

Apressa-te em fazer a caridade antes que te ocupes com outras ações.

O verdadeiro crente se esforça exaustivamente e deixa o descanso para os outros.

Cuidado com o pecado, pois um pecado pode obstruir as vias do sustento.

Curai vossos doentes com a prática da caridade e protegei vossa riqueza com o cumprimento do zakat.

A prece é a oferenda de todo temente; o hajj é o jihad do fisicamente fraco; o auxílio ao marido é o jihad da mulher.

A pobreza é a morte maior. O número reduzido de dependentes é uma das duas facilitações.

A moderação é metade da subsistência.

A preocupação é metade da velhice.

A moderação protege da dificuldade.

O aconselhamento protege da perdição.

Os favores serão inúteis a menos que sejam feitos aos de boa linhagem e aos religiosos.

Tudo tem o seu fruto. O fruto da solicitude é colocá-la em prática tanto quanto possível.

Aquele que tiver convicção quanto à recompensa, doará com generosidade.

Quanto aqueles que batem na coxa quando ocorrem infortúnios, suas recompensas serão anuladas.

A melhor ação dos crentes é a expectativa sobre o alívio.

Buscai a provisão divina por meio da prática da caridade.

Interrompei os vários tipos de infortúnio pela súplica a Allah. Sede constantes na súplica a Allah antes que os infortúnios sobrevenham. Eu juro por Aquele que faz as sementes brotarem e Que criou a alma, os infortúnios descem mais rápido sobre os crentes do que a enxurrada desce uma colina; e são mais rápidos do que cavalos domados.

Suplicai a Allah para que vos agracie com proteção contra as tribulações, pois, certamente, provocam a diminuição da religião.

O verdadeiro afortunado é aquele que tira lições do que ocorre aos outros.

Sujeitai-vos ao caráter bondoso. Os servos fiéis podem alcançar o grau do adorador que jejua por intermédio do caráter bondoso.

Quem consumir intencionalmente bebida inebriante Allah o fará beber do t’inil khabál (uma mistura infernal de sangue corrompido e barro), ainda que peça perdão a Ele.

Juramentos com base na desobediência a Allah ou no rompimento das relações são inválidos.

O instrutor que não faz o que ensina é como o que atira com um arco sem corda.

O juramento em testemunho de filhos e esposas à respeito de seus pais e maridos é nulo.

Manter-se em silêncio (como um voto) por um dia inteiro é nulo, exceto pela recordação de Allah.

A migração depois da conquista de Mecca é nula. A migração para as terras não-muçulmanas depois de se ter vivido num país muçulmano é nula.

Buscai o que está com Allah, pois será o su ciente, daquilo do que está nas mãos das pessoas.

Allah ama os artesãos honestos.

A prece é a ação mais amada por Allah. Os prazeres mundanos nunca devem afastar-vos do cumprimento das preces em seu momento determinado. Allah reprova aqueles que desconsideram os momentos determinados de suas preces. Ele diz: “Ai, pois, dos praticantes que são negligentes em suas orações”. (Alcorão Sagrado, C.107 – V.4 e 5)

Deveis saber que os melhores de vossos inimigos estão a praticar a ostentação. Porque, na verdade, Allah o Majestoso nunca os fará prosperar. Allah aceita somente aquilo cuja intenção seja a adoração a Ele.

Atos de caridade nunca serão corroídos e a culpa nunca será esquecida. “Allah está com os tementes e com os benfeitores”. (Alcorão Sagrado, C.16 – V.128)

Os crentes não devem desonrar, trair, acusar, desapontar ou renegar um ao outro.

Aceita a desculpa de teu amigo. Deves justi cá-lo se ele não apresentar uma desculpa.

Mover uma montanha de seu lugar é mais fácil do que tentar arruinar um poder antes do tempo pré-determinado para sua queda.

Busca a ajuda de Allah e pratica a paciência. “A terra pertence a Allah e Ele a dá em herança a quem Lhe apraz dentre os seus servos. A recompensa será para os tementes” (Alcorão Sagrado, C.7 – V.128)

Não ponhas em prática um assunto antes de seu momento apropriado, se o fizeres te lamentarás.

Não deveis ter grandes expectativas em vossas vidas, do contrário vossos corações se endurecerão.

Sede misericordiosos com os fracos dentre vós e buscai a misericórdia de Allah, o Majestoso.

Cuidado com a calúnia. Os verdadeiros muçulmanos nunca caluniam uns aos outros. Allah proíbe a calúnia em Seu versículo: “Quem de vós seria capaz de comer a carne de seu irmão morto?” (Alcorão Sagrado, C.49 – V.12)

Os crentes não devem juntar as mãos quando estiverem em pé na oração, como fazem os descrentes.

Não deveis beber água em pé, porque isso provoca males incuráveis, a menos que Allah dê saúde.

Se algum de vós perceber um inseto ou bicho que possa mordê-lo durante a prece, deverá enterrá-lo, cuspir nele ou prendê-lo com a roupa até que a prece termine.

Coisas ou pessoas que chamam atenção podem invalidar a prece. Se uma pessoa voltar sua face para algo durante a prece, deverá reiniciá-la.

Aquele que recitar as suratas Tawhid e Qadr, e o versículo do Trono dez vezes antes do nascer do sol, protegerá seus bens de qualquer coisa que possa ameaçá-los.

Aquele que recitar as suratas Tawhid e Qadr antes do nascer do sol não cometerá pecado algum mesmo se Satanás empregar todos os esforços para incitá-lo ao pecado.

Buscai a ajuda de Allah contra o atraso das dívidas.

A Família do Profeta assemelha-se a Arca de Noé. Aquele que não embarcar nela, certamente perecerá.

Arregaçar as roupas é pureza durante o cumprimento das preces. Allah, o Exaltado, diz: “Puri ca tuas vestes”. (Alcorão Sagrado, C.74 – V.4) O significado disso é arregaçar as vestes.

Consumir o mel é cura. Allah diz: “Do seu ventre sai um líquido de variadas cores que constitui cura para os humanos”. (Alcorão Sagrado, C.16 – V.69)

Iniciai e terminai a refeição com sal. Se as pessoas soubessem dos benefícios do sal, o prefeririam a qualquer outro antídoto. Allah poupará de setenta doenças que só Ele conhece quem começar a refeição com sal.

Jejua três dias de cada mês, pois será como se tivesses jejuado o mês inteiro. Nós jejuamos duas quintas-feiras, a primeira e a última do mês, e uma quarta-feira entre elas, porque Allah criou o Inferno numa quarta-feira. Busca a proteção de Allah contra o Inferno.

Se algum de vós tiver uma necessidade para atender, escolha a manhã de quinta-feira, porque o Profeta (S.A.A.S.) disse: “Ó Allah, abençoa minha nação nas primeiras horas da quinta-feira”. Quando sair de casa, que recite os versículos 190 a 194 da surata Imran, o versículo do Trono e as suratas Qadr e Fatiha, porque o atendimento das necessidades deste mundo e do outro se encontra na recitação disso.

Usai roupas grossas, porque a religião daqueles que usarem roupas nas será débil.

Não deveis vos postar diante de vosso Senhor, o Majestoso, nas preces, vestindo roupas transparentes.

Apresentai vosso arrependimento a Allah e encontreis um lugar na adoração a Ele. Allah ama o arrependido e o puro. Os crentes devem sempre recorrer a Allah e demonstrar arrependimento a Ele.

Se um homem resmunga demonstrando irritação com seu irmão, suas relações se rompem. Se um crente acusar seu irmão de descrença, um deles certamente será um descrente.

Os crentes devem se abster de acusar um ao outro, para que sua fé não se dissolva como o sal na água.

Os portões do arrependimento estão abertos para todos. Portanto, arrependei-vos perante Allah com sinceridade para que o Senhor perdoe vossos pecados.

Sede fiéis no cumprimento de vossas promessas.

A razão da retirada das graças de uma pessoa é a prática do pecado. Allah não é injusto com os seus servos. Se tivessem suplicado a Allah, suas graças não teriam sido tiradas. Se tivessem recorrido a Allah com sinceridade, Allah os teria salvaguardado dos infortúnios e devolvido tudo o que tivesse sido retirado deles.

Diante de dificuldades os muçulmanos não devem se queixar de seu Senhor. Devem se queixar a Ele, porque é Quem possui as chaves e a resolução dos assuntos nos céus, na terra e em tudo o que há entre eles. É o Senhor do Trono Glorioso. Todo louvor pertence a Allah, o Senhor dos mundos.

Logo que despertares, deves dizer, antes de te levantar do leito: “Me é su ciente o Senhor contra os Seus servos. Me é su ciente. Allah é su ciente e o melhor dos guardiões”.

Se algum de vós despertar durante a noite, deve olhar o ponto mais extremo do céu e recitar os versículos 190 a 195 da Surata Al Imran.

Olhar no poço de Zamzam7 é uma cura para todos os males do corpo. Bebei de sua água proveniente do canto da Pedra Negra.

Eufrates, Nilo, Seyhan e Ceyhan, esses quatro rios se encontram dentro dos rios do Paraíso.

Os muçulmanos não devem participar de batalhas sob a liderança de uma pessoa que não possua conhecimento integral das leis islâmicas e que não siga as ordens de Allah com respeito aos espólios de guerra. Os muçul- manos que forem mortos em tais batalhas serão considerados apoiadores de nossos inimigos, dos que se negaram a reconhecer nosso direito de liderança e que derramaram nosso sangue. Ademais, serão contados entre aqueles que morreram antes do Islam, os pagãos.

A menção a nós, Ahlul Bait, é a cura da hesitação, das moléstias e das inspirações demoníacas de dúvida.

O amor a nós é a satisfação do Senhor, aquele que se apoia em nossos assuntos, segue nossa orientação e adere nosso partido, estará conosco no Firdaus (Paraíso).

O que espera quanto à nossa questão é semelhante aquele que se Sacrifica na causa de Allah.

Quanto ao que se omite de nos apoiar, depois de ouvir nosso pedido de apoio na guerra, Allah fará suas narinas entrarem no Fogo.

Nós seremos as portas do Paraíso quando fordes ressuscitados e a situação estiver muito difícil para que encontreis uma saída. Seremos as portas do perdão e da paz. Aquele que entrar por essa porta será salvo, e aquele que car para trás, perecerá. Allah começou a criação por nós, e a finalizará conosco. Por nós, Ele anula tudo o Que desejar, e por nós, Ele protege das crises. Para nós, a chuva desce, não deixeis pois, que Satã vos incite contra Allah.

Quando ocorrer o advento do Qa’im (o Mahdi, o Imam Aguardado), as chuvas cairão copiosamente e as terras se tornarão férteis, a maldade desaparecerá dos corações dos servos e os animais e as feras se tornarão inofensivos, de tal maneira que uma mulher caminhará do Iraque à Síria carregando um cesto na cabeça e pisando somente em terras férteis, sem temor e sem ser molestada por humano ou fera.

Ficaríeis muito contentes se soubésseis vossa recompensa por morar entre vossos inimigos e pela perseverança diante do mal sofrido.

Depois de minha partida, sofrereis graves injustiças, opressão, discriminação, depreciação nos direitos de Allah e insegurança, em tal intensidade que esperareis a morte. Quando isso acontecer, deveis apegar-vos a corda de Allah e evitar a desunião.

Adotai a paciência, as preces e a taqiyah8. Deveis saber que Allah repudia o crente inconstante.

Nunca abandoneis a verdade e as pessoas da verdade. Aquele que preferir qualquer coisa a nós se perderá, perderá os prazeres mundanos e deixará este mundo sobrecarregado de pecados.

Sempre que entrardes em vossas casas, saudai vossos parentes. Se não houver ninguém, saudai dizendo: “A paz de nosso Senhor esteja sobre nós”. Deveis também recitar a Surata Tawhid, que é efetiva na proteção contra a pobreza.

Ensinai a oração aos vossos jovens. Quando chegarem aos oito anos, deveis castigá-los se negligenciarem suas preces.

Evitai aproximar-vos dos cães. Se um cão seco tocar vossa roupa, puri cai-a com água umedecendo-a; se o cão estiver molhado, deveis lavá-la.

Abandonai a discussão dos nossos dizeres que não entendeis. Quando o certo for provado, submetei-vos a ele. Não vos apresseis em divulgar o que ouvistes com respeito aos nossos segredos. O exagerado será atribuído a nós e o negligente cará relacionado a nós.

Aquele que se apegar a nós estará entre os que se adiantam na verdade, e aquele que car para trás, encontrará a destruição.

Aquele que segue o nosso curso será bem-sucedido, aquele que buscar outra senda será destruído.

Para nossos seguidores, existirão ondas de misericórdia divina, por outro lado, para nossos inimigos existirão ondas de ira divina.

A temperança é nosso caminho, e a verdadeira orientação é a nossa questão.

O esquecimento é ilícito na prece witr (Oração realizada após a Oração do Anoitecer), nos dois primeiros raka’t (ciclos) de toda prece obrigatória, incluindo Fajr (Oração da Alvorada) e Maghrib (Oração do Crepúsculo), e em todos dois raka’t obrigatórios, mesmo estando em viagem.

O inteligente não recita o Alcorão Sagrado sem que esteja puri cado.

Deem a toda surata sua apropriada genuflexão e prostração nas preces.

Os homens não devem praticar as preces usando uma faixa, pois esse era um dos costumes do povo de Sodoma.

É permissível que os homens cumpram as preces usando uma veste atada no pescoço ou vestindo uma camisa abotoada.

Os homens não devem se prostrar sobre figuras impressas num tapete. É lícito somente quando a gura está sob os pés ou coberta por alguma coisa.

Os homens não devem guardar no bolso dinheiro que possua figuras durante as preces. É lícito porém, que o dinheiro esteja num saco, bolsa ou numa veste transparente.

Que os homens não se prostrem sobre um saco de trigo ou cevada, ou sobre pão ou qualquer outra coisa comestível.

Quando um de vós for ao banheiro, deve primeiro dizer: “Em nome de Allah, ó Allah, retira de mim o que for prejudicial, e proteja-me do amaldiçoado Satã”. Quando sentar no vaso sanitário, que diga: “Ó Allah, como me alimentaste e me zeste digerir, proteja-me do que é prejudicial”. Ao terminar e olhar para o que foi excretado, diga: “Ó Allah proporciona-me o ganho lícito e proteja-me do que for ilícito”. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Para todo servo há um anjo cuja função é fazê-lo virar o pescoço para baixo para que observe sua excreção. Então, o anjo diz a ele: “Ó filho de Adão, é por isto que te esforçaste. Vê o que conseguiste e em que se tornou”. Portanto, deveis pedir a Allah pelo sustento lícito”.

Ao realizar a ablução, deves dizer antes de tocar a água: “Em nome de Allah, ó Allah, inclua-me entre os que se arrependem e os que se puri cam”. Quando terminares, dize: “Eu testemunho que não há outro deus senão Allah, o Único, que não tem parceiro; e testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro”. Então, merecerás o perdão de Allah.

Allah perdoará aqueles que cumprirem a prece com total consciência de seu valor.

Que os homens não pratiquem uma prece voluntária no momento de uma prece obrigatória. Que não deixem de praticar as preces voluntárias a menos que haja uma razão aceitável. Tais preces podem ser praticadas posteriormente. Allah, o Majestoso, diz: “Os que são constantes em suas preces” (Alcorão Sagrado, C.70 – V.23) Os constantes em suas preces são aqueles que cumprem durante o dia as preces voluntárias que perderam a noite e que cumprem de noite as preces voluntárias que perderam de dia.

Não cumpram as preces voluntárias no momento das obrigatórias. Cumpram essas preces depois das preces obrigatórias.

Uma única prece, em dois locais, Mecca e Medina, equivale à mil preces em outros lugares.

Doar um dirham em caridade durante o Hajj equivale à mil dirhams doados em outras circunstâncias.

Deveis demonstrar reverência durante as preces. Demonstrar reverência num rak’a significa fazer a prece toda sem falhas.

O Qunut9 deve ser realizado antes da genuflexão do segundo raka’ de toda prece de dois raka’t, exceto na prece de sexta-feira, que possui dois qunuts, um no primeiro e outro no segundo raka’t. No primeiro raka’ da prece de sexta-feira recitem a Surata Al Fatiha e a Surata Jumu’ah. No segundo, a Surata Al Fatiha e a Surata Muna qun.

Após os dois sajdas10 das preces, sentem de modo que seus órgãos repousem, em seguida podem se levantar. Essa é nossa prática.

Ao iniciar as preces, levantem as mãos à altura do peito para o takbir.

Quando desejarem se por diante de seu Senhor nas preces, virem a face na direção da Qiblah e mantenham-se eretos.

Quando terminarem as preces, ergam as mãos para a súplica e mantenham-se eretos.

Ibn Saba perguntou: “Ó Amirul Mu’uminin, é verdade que Allah está em todo lugar?” “Sim, é verdade”, respondeu o Imam Ali (A.S.). “Por que então erguemos as mãos aos céus?” tornou a perguntar Ibn Saba. O Imam (A.S.) respondeu: “Allah diz: “E no céu está o vosso sustento, bem como tudo o que vos foi prometido” (Alcorão Sagrado, C.51 – V.22) Devemos buscar o sustento em sua fonte, o que Allah nos promete nos céus”.

As preces não serão aceitas até que o seu praticante peça a Allah a entrada no Paraíso, a proteção contra o Inferno, e que lhe dê em casamento as húris11 do Paraíso.

Deveis considerar qualquer prece como a última de vossas vidas. O sorriso não anula a prece, porém, a gargalhada anula. Se o sono dominar o coração, uma nova ablução se torna obrigatória.

Se o sono te dominar durante a prece, deves interrompê-la e adormecer, pois, por desatenção, podes suplicar a Allah contra ti mesmo.

Aqueles que nos amam secretamente, porém, não nos apoiam com palavras nem lutam por nós, estarão num grau inferior.

Aqueles que nos amam em segredo, porém, não nos apoiam com palavras nem com ações, estarão conosco no Paraíso.

Aqueles que nos odeiam e nos ofendem com suas línguas, não com ações, estarão num nível mais elevado no Inferno.

Aqueles que nos odeiam, mas não nos ofendem com palavras nem com ações, estarão no Inferno.

O povo do Paraíso olhará para as posições de nossos seguidores do mesmo modo que olhais para as estrelas do céu.

Se recitares qualquer parte das suratas que comecem com o tasbih (Subhannallah), dize: “Subhannah Rabbil ‘A’la” (Glorificado seja o Senhor Altíssimo).

Se recitares as palavras de Allah: “Em verdade, Allah e Seus anjos abençoam o Profeta. Ó fiéis, abençoai-os e saudai-os reverentemente”. (Alcorão Sagrado, C.33 – V.56), dize: “Allahumma Salli ala Mohammad wa ali Mohammad”12, e o faze com muita frequência nas preces e outras situações.

O menos grato dos órgãos do corpo é o olho; portanto, não atendas a ele para que não estejas desatento a menção de Allah o Majestoso. Quando terminares a recitação da Surata at-Tin, dize: “Nós também damos testemunho disso”.

Quando recitares “Dize: Cremos em Allah…” recita o versículo 136 da surata Baqara inteiro, até “… e para Ele somos muçulmanos”.

O seguinte dizer na última parte do tashahud da prece obrigatória completa a prece mesmo que depois ocorra algo que possa invalidá-la. O dizer é: “Axhadu an la ilaha illallah wahdahu la xarika lahu wa axhadu anna mohammad i’badahu wa rasulahu wa an sá’ata atiah la raíba fíha wa an allah yab’açu man il qubur”. (Testemunho que não há deus senão Allah, o Único, sem parceiros, que Mohammad é o seu servo e mensageiro, que a hora da ressurreição virá indubitavelmente e que Allah ressuscitará os que estão nos túmulos).

A melhor forma de adoração a Allah, o Majestoso, é o ato de caminhar até onde se realiza o sallah (oração).

Busquem o benefício que provém dos pescoços e das patas dos camelos em suas idas e vindas13.

Quando uma quantidade de passas foi presenteada a ele por Ta’if, o Profeta (S.A.A.S.) ordenou que se lavasse as passas no poço de Zamzam para que se retirasse o seu sabor amargo. Assim, se denominou essa bebida de siqaya. Não o bebam quando estiver fermentada.

Quando um homem se desnuda. Satã olha para ele com cobiça. Portanto, deveis sempre cobrir vosso corpo. Não é conveniente que um homem arregace suas roupas acima dos joelhos quando se sentar com os demais.

Se comeres algo que possua odor desagradável, como alho ou cebola, não vás a mesquita.

Durante a prostração, erga tuas costas.

Quando algum de vós desejar se banhar, que comece pelos braços.

Ao praticar uma prece à sós, eleva tua voz na recitação, no takbir e no tasbish, para que possas ouvir a tua voz.

Ao terminar uma prece, mova-te para o lado direito.

Busca a provisão do temor a Allah, pois é a melhor provisão neste mundo.

Cabe a Allah curar aquele que suporta em silêncio sua dor ou sofrimento por três dias e que então, se queixa disso somente a Allah.

O servo mais afastado de Allah é aquele cuja principal preocupação é a satisfação de seu ventre e de seu apetite sexual.

Não realizes uma viagem quando perceberes que possa ocorrer algum prejuízo para os teus assuntos religiosos.

Durante a súplica, eleva a tua voz em quatro assuntos: a bênção invocada sobre o Profeta e sua Família, o pedido ao Senhor pela entrada no Paraíso, o pedido a Ele por proteção contra a entrada no Inferno, e o pedido a Ele pelo casamento com as húris do Paraíso.

A súplica daqueles que não abençoarem o Profeta não será atendida.

O Paraíso ouvirá o servo que pedir por ele a Allah, e pedirá a Allah para que o atenda. O Inferno também ouvirá o servo que suplicar a Allah por proteção contra ele, e também pedirá a Allah para que proteja Seu servo contra ele. De modo similar, as húris do Paraíso ouvirão o servo que pedir a Allah para que as dê em casamento para ele, e pedirão a Allah para que conceda a ele o que deseja.

O canto é o lamento de Satã por ter perdido o Paraíso.

Quando algum de vós desejar dormir, que ponha a mão direita sob o lado direito do rosto e diga: “Em nome de Allah, ponho meu anco para Allah (na direção de Allah), na crença de Abraão, na religião de Mohammad e na liderança daqueles cuja autoridade foi imposta a mim por Allah. Somente acontecerá o que for da vontade de Allah, o que Ele não quiser, não acontecerá”. Aquele que disser isso antes de dormir será protegido contra ladrões e contra a ruína, e os anjos pedirão a Allah para que o perdoe até que desperte.

Quanto aos que recitarem a surata Tawhid antes de dormir, Allah designará cinquenta anjos para guardá-los naquela noite.

Não deveis vos deitar para dormir sem antes dizer: “Busco refúgio na Majestade, grandeza, onipotência, poder, misericórdia, compaixão, perdão, força, in uência, na condição divina única, nos pilares, capacidade de criação e capacidade de reunião de Allah; e pelo Mensageiro de Allah (S.A.A.S.), todo poderio sobre mim, minha família, minha religião, meus bens, os resultados de minhas ações; a autoridade de meu Senhor e os recursos contra os malefícios das criaturas venenosas, dos insetos, dos gênios, dos humanos, de tudo o que ande sobre a terra, de tudo o que saia dela, de tudo o que desça dos céus, de tudo o que ascenda até lá, e de toda criatura cujo destino esteja sob o controle de meu Senhor. Em verdade, meu Senhor conhece a senda correta. Ele tem poder sobre todas as coisas. Toda força e poder pertencem a Allah”. O Profeta (S.A.A.S.) costumava recitar essas palavras como proteção para Hassan e Hussein. Ele ordenou que zéssemos assim.

Nós (a família do Profeta) somos os guardiões da religião de Allah e as luzes do conhecimento. Sempre que um de nossos sábios falece, outro surge. Aquele que nos seguir, nunca se desviará, e aquele que nos renegar nunca será orientado. Aquele que apoiar nossos inimigos nunca se salvará, aquele que nos trair, nunca será auxiliado, e aquele que preferir os prazeres mundanos não encontrará tranquilidade. Quanto aos que preferirem os prazeres mundanos (a nós), seu remorso será imenso no Dia da Ressurreição. A prova disse é o que diz Allah: “Antes que qualquer alma diga: Ai de mim, por ter negligenciado (meus deveres) para com Allah, posto que fui um dos escarnecedores”. (Alcorão Sagrado, C.39 – V.56)

Lavem seus bebês retirando todo resto de gordura. Satã fareja a gordura e assusta os bebês enquanto dormem. Ademais, os restos de gordura desagradam os Anjos Escribas.

Teu primeiro olhar para uma mulher não é recriminável. Contudo, cuidado com o encantamento.

Allah tratará os alcoólatras como trata os idólatras. Perguntou Hijr bin Edi: “Ó Príncipe dos Fiéis, quem são os alcoólatras?” O Imam (A.S.) respondeu: “São aqueles que consomem as bebidas inebriantes sempre que as encontram”.

As preces daquele que consumir bebida inebriante não serão aceitas por quarenta noites.

Quem menospreza um muçulmano será aprisionado por Allah no t’inatul khabal (mistura infernal de barro e sangue corrompido) até que ele apresente desculpas pelo que disse.

Um homem não deve dormir com outro homem sob uma mesma coberta, nem uma mulher com outra mulher. Os que o fizerem deverão ser castigados.

Comam cabaça, pois o seu consumo fortalece o cérebro. Ademais, o Profeta (S.A.A.S.) gostava de comê-la.

Comam cidra antes e depois das refeições. A família do Profeta (S.A.A.S.) costumava fazê-lo.

A pera puri ca o coração e alivia seus problemas com a permissão de Allah.

Quando vos aprontais para o cumprimento da prece, Satã vem e olha para vós com inveja pois sabe como a misericórdia de Allah vos cobre.

A piores questões são as mais recentes.

As melhores questões são as que alcançam a satisfação de Allah.

Quem adora os prazeres do mundo e os prefere à vida futura sofrerá severos castigos.

Se os que praticam as preces estivessem cientes da misericórdia de Allah que os cobre, não nalizariam suas preces e nem ergueriam suas cabeças da prostração.

Cuidado com a negligência de vossos deveres. Deveis cumpri-los logo que seja possível.

A provisão que te foi decretada chegará a ti mesmo se fores fraco, e não serás capaz de deter o infortúnio decretado a ti.

Ordena o bem e proíbe o mal.

Quando puseres os pés nos estribos, dize: “A glória pertence a Ele que a submeteu a nós quando não seríamos capazes de fazê-lo sozinhos. E todos nós retornaremos ao nosso Senhor”. (Alcorão Sagrado, C.43 – V.14)

Antes de iniciar uma viagem, dize: “Ó Allah, Tu és o companheiro nas jornadas, o auxiliar no transporte e o guardião das esposas, da propriedade e dos filhos”.

Quando parar num local para pousada, dize: “Ó Allah, conceda-me uma estada abençoada. Tu és Aquele que proporciona o mais seguro dos abrigos”.

Quando estiveres nos mercados fazendo compras, dize: “Testemunho que não há deus senão Allah, o Único, sem parceiros; e testemunho que Mohammad é Seu servo e Mensageiro. Ó Allah, busco refúgio em Ti contra o prejuízo nas transações e o perjúrio; e busco refúgio em ti contra a estagnação dos negócios”.

Aquele que após a prece da tarde, aguarda o momento da prece é um visitante de Allah. É apropriado que Allah honre Seus visitantes e conceda o que necessitam.

Os peregrinos e visitantes que realizam a Umrah são as delegações de Allah. Cabe a Allah honrar os que compõem sua delegação e favorecê-los com o perdão.

Aqueles que servem bebida inebriante aos meninos, Allah os aprisionará no t’inatul khabal, de onde sairão quando apresentarem uma justi cativa para o que zeram.

A prática da caridade é um grande amparo. Ergue uma barreira entre os crentes e o Inferno. Aos descrentes, poupa a fortuna da ruína, amplia os ganhos e protege o corpo das doenças; no Dia da Ressurreição, porém, os descrentes nada terão.

Por causa de suas línguas, os habitantes do Inferno lá estarão e os habitantes dos túmulos terão luz. Guardai vossas línguas e ocupai-as na menção de Allah.

Os fabricantes de imagens serão inquiridos sobre isso no Dia da Ressurreição.

Deveis dizer aos que estão tentando resolver seus problemas: “Que Allah afaste de ti tudo o que não desejas”.

Quando algum de vós sair para o banho, responda a quem lhe desejar um bom banho dizendo: “Que Allah te agracie”. Para aquele que o saudar com o “salam” (a paz), que responda dizendo: “Que Allah te conceda a paz e a estadia na eterna morada”.

O que pede deve ser constante no louvor a Allah, portanto, louva e glori ca a Allah, o Exaltado, antes de pedir o que necessitas a Ele.

Ó suplicantes, não peçais a Allah coisas inexistentes ou impossíveis. Para parabenizar por um varão recém-nascido, dize: “Que Allah abençoe

Sua dádiva, que o faça atingir a maturidade, e conceda bondade a ele”.

Quando receberes alguém que acaba de chegar de Mecca (o peregrino), beije seus olhos e sua boca, com a qual beijou a Pedra Negra, que foi beijada pelo Profeta (S.A.A.S.). Beija também sua testa e os pontos consagrados de prostração.

Ao parabenizar o que acaba de fazer a peregrinação, dize; “Que Allah aceite teus rituais, aprecie teus esforços, recompense o que gastaste e que te dê uma outra oportunidade de visitar a Sua Casa Sagrada”.

Cuidado com os mesquinhos, pois não temem a Allah, o Majestoso.

Quando Allah examinou as criaturas, Ele nos selecionou e escolheu nossos seguidores, que nos apoiam, que ficam felizes quando estamos felizes, e tristes quando estamos tristes; que oferecem seus bens e suas almas por nossa causa. Eles são de nós e ligados a nós.

Qualquer xiita que cometer um pecado contra o qual tenha sido alertado, não morrerá antes de ser atingido pelo infortúnio em seus bens, em seus filhos ou nele próprio, de maneira que compareça ante Allah, isento de toda culpa. Se tal infortúnio não equivaler a todos os seus pecados, sua morte será violenta ao ponto de todos os seus pecados serem apagados.

O morto xiita é veraz e mártir; porque creu em nossas questões, amou e odiou por nossa causa, buscou sinceramente os favores de Allah, acreditou em Allah e em Seu Mensageiro.

Aquele que propagar nosso segredo, Allah o exporá a agudeza do ferro da espada.

Circuncidem vossos varões no sétimo dia de vida. Não considerem o frio ou o calor, porque a circuncisão puri ca o corpo. Além disso, a terra sobre a qual um circunciso urina clama ruidosamente pela ajuda de Allah.

A embriaguez é de quatro espécies: de juventude, de riqueza, de sono e de poder.

Eu aprecio que os muçulmanos usem núrah (nos cabelos) uma vez a cada quinze dias.

Diminuam o consumo de peixe, porque dissolve a gordura do corpo, produz muito catarro e bloqueia as vias respiratórias.

Beber leite é a cura de todo mal, exceto a morte.

Comam romã, inclusive suas bras internas. Fortalece o estômago, revitaliza o coração e protege contra as inspirações demoníacas.

Comam chicória. Toda manhã uma gota do Paraíso cai sobre cada semente dela.

Bebam da água da chuva; puri ca o corpo e protege das doenças. Allah, o Majestoso, diz: “Enviou-vos água do céu, para com ela puri car-vos, livrar-vos da impureza de Satã…” (Alcorão Sagrado, C.8 – V.11)

Na semente negra (al habbatu’s’sauda’) há remédio para todo mal, exceto o envenenamento.

A carne bovina possui uma doença cujo remédio está no leite e também na gordura do próprio animal.

O melhor alimento para as gestantes é a tâmara madura. Allah diz: “E sacode o tronco da tamareira, de onde cairão sobre ti tâmaras maduras e frescas”.

Fortaleçam seus filhos com tâmara; o Profeta (S.A.A.S.) fez isso com Hassan e Hussein.

Quando um de vós desejar copular com suas esposas, deverá aguardar o momento em que elas também o desejem.

Quando te deparares com uma mulher atraente, deves procurar tua esposa e manter relações com ela, porque todas as mulheres possuem o mesmo. Não permitas que Satã assuma o controle sobre ti. Afasta tua visão das mulheres atraentes. Se não fores casado, pratica dois raka’t de prece voluntária e louva muito a Allah.

Quando um de vós tiver relações com sua esposa deve falar o menos possível. A conversa durante a cópula pode provocar surdez.

Não olhes no interior da vagina de tua esposa, tal prática pode provocar lepra.

Antes de tocar em tua esposa deves dizer: “Ó Allah, ela se tornou lícita para mim por Tua ordem e eu a aceitei com Tua garantia. Se decidires nos dar um filho, faze dele um menino saudável e não permitas que Satã tome parte em sua geração”.

Enema foi um dos quatro remédios que o Profeta (S.A.A.S.) mencionou. É o melhor remédio a se empregar. Estende o ventre, cura as doenças internas e fortalece o corpo.

Utilizai violeta. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Se as pessoas soubessem do benefício que há na violeta, a usariam constantemente”.

Quando um de vós desejar manter relações com sua esposa, que não o faça na primeira e na noite do meio (décima quarta) do mês, pois Satã persegue os filhos gerados nessas duas ocasiões.

Evitai utilizar o tratamento de sangria nas quartas e sextas-feiras. Uma das horas das quartas-feiras é continuamente negativa. Ademais, o Inferno foi criado numa quarta-feira. E aquele de vós que recorrer a sangria, numa determinada hora da sexta-feira, morrerá.


1 Festividades islâmicas tradicionais.

2 Puri cação com a terra.

3 No Al Khissal a seguinte narrativa está registrada: “Não deveis deitar de bruços”. No Uyunu Akhba’arir Ridha seção 24 hadith 1, se registra: “Os profetas não deitam em decúbito dorsal”. No De’aaimul Islam, contudo, a seguinte narrativa profética é registrada: “Não deveis deitar em decúbito dorsal quando estiverdes comendo ou bebendo”. Dessas narrativas, podemos concluir que há um erro de impressão na a rmação.

4 Dissimulação da fé em situações de perseguição.

5  Ciclo de oração.

6  Oração da alvorada.

7 Poço situado na Masjid Al Haram, em Mecca.

8 Situação em que o indivíduo pode ocultar sua fé caso tenha receio de ser alvo de algum dano ou perigo.

9 Súplica especial realizada durante a oração.

10 Prostrações.

11 Habitantes do Paraíso.

12 Pedido de bênçãos sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus familiares.

13 É possível que se referia ao comércio da época, ao transporte de mercadorias por camelos.

- voltar -