Suas respostas para algumas questões

Muawiya mandou um de seus homens disfarçado a Cufa para que este inquirisse Amirul Mu’uminin (A.S.) sobre algumas questões que o Rei de Roma havia enviado a ele. O Imam, porém, reconheceu o homem, que, ao ser interrogado, logo se revelou. Amirul Mu’uminin (A.S.) disse: “Que Allah amaldiçoe o filho daquela que comia vísceras!”1. Ele e os que o seguem estão no extravio. Allah o amaldiçoa. Ele alforriou uma serva. Seria melhor que casasse com ela. Que Allah seja o juiz entre mim e esse povo. Desrespeitaram meu parentesco, desprezaram minha posição, e desperdiçaram minhas qualidades de caráter”. Em seguida, mandou chamar Al Hassan, al Hussein e Mohammad Bin Al Hana ya. Quando se apresentaram diante dele, o Imam disse: “Ó irmão sírio, estes dois são filhos do Profeta e este é um dos meus. Podes perguntar o que quiseres a eles”. O homem se dirigiu ao Imam Al Hassan (A.S.) e apresentou suas questões: “Qual é a distância entre o certo e o errado? Qual é a distância entre os céus e a terra? Qual é a distância entre o oriente e o ocidente? O que é o ponto colorido que se observa na lua? O que é o arco-íris? O que é essa galáxia? Qual foi a primeira coisa que se espalhou sobre a terra? Qual foi a primeira coisa que sacudiu na terra? O que é a fonte na qual todos os espíritos dos crentes e descrentes habitam temporariamente? O que é o hermafrodita? Quais são as dez coisas que são uma mais forte do que a outra?” O Imam Al Hassan (A.S.) respondeu: “Ó irmão sírio, o que há entre o certo e o errado é somente a distância de quatro dedos.

O certo é apenas o que é visto, enquanto uma pessoa pode ouvir muita coisa errada. O que está entre o céu e a terra são as súplicas dos oprimidos e a distância da visão. Aquele que disser algo mais estará mentindo. O que há entre o oriente e o ocidente é o período de um dia com o movimento constante do sol. Tu espera o nascer do sol e em seguida espera o ocaso. Aquele que disser algo mais estará mentindo. Essa galáxia constitui as fissuras do firmamento e o lugar do qual a chuva torrencial desceu sobre Noé (A.S.). Com respeito ao arco-íris, não deves chamá-lo de “qaus quzah” pois “quzah” é o nome de um demônio. Deves chamá-lo de “qauzullah” – o arco de Allah – trata-se de uma segurança contra o afogamento causado por uma enchente. Sobre os pontos coloridos na lua, o luar era tão brilhante como o sol, então Allah a obscureceu. É isso que Ele diz: “Fizemos da noite e do dia dois exemplos; enquanto obscurecemos o sinal da noite, e fizemos o sinal do dia para iluminar-vos…” (Alcorão Sagrado, C.17 – V.12). A primeira coisa que se espalhou na face da terra foi um vale de escuridão. A primeira coisa que sacudiu na terra foi a tamareira. A fonte em que os espíritos dos crentes habitam temporariamente antes de vir ao mundo se chama Salma. A fonte em que os espíritos dos descrentes habitam temporariamente se chama Barahout. O hermafrodita é um ser humano que não se sabe se é homem ou mulher. É preciso que se espere que ele atinja a maturidade.

Se os seus seios crescerem, será uma mulher; se em vez disso, nascer barba em seu rosto, será um homem. Se não se conseguir definir seu sexo por esse meio, deve-se examiná-lo fazendo-o urinar junto a um muro. Se sua urina atingir o muro, será um homem. Contudo, se retrair-se como um camelo faz ao urinar, será uma mulher. As dez coisas que são uma mais forte do que a outra, são: a mais forte criação de Allah era a pedra. O ferro foi criado mais forte do que ela. A água foi criada mais forte do que o ferro, as nuvens foram criadas mais fortes do que a água. O vento então foi criado mais forte do que as nuvens. Os anjos foram então criados mais fortes do que o vento. O anjo da morte foi então criado mais forte do que os outros anjos. A morte foi então criada mais forte do que o anjo da morte. Por m, o decreto de Allah foi criado mais forte do que a morte”. O sírio disse: “Eu declaro que tu és, em verdade, o filho do Profeta (S.A.A.S.) e declaro que Ali é o sucessor de Mohammad”. Em seguida, ele redigiu as respostas e as enviou para Muwaiya que, por sua vez, encaminhou-as para o Rei de Roma. Quando este as recebeu, disse: “Estou certo que essas respostas não são de Muwaiya. São respostas da Casa da Profecia”.


1 Hind, a mãe de Muwaiya, que durante a batalha de Uhud, ao ver que Hamza, tio do Profeta (S.A.A.S.) havia sido martirizado, demonstrando seu ódio a Família do profeta profanou seu corpo comendo seu fígado.

- voltar -