Ditos do Imam Assadeq (A.S.)

1 – Aquele que trata as pessoas com bondade será aceito como árbitro.

2 – Em épocas de opressão e engano confiar em todas as pessoas é um defeito.

3 – Se problemas são acrescentados a outros, fazem com que surja o alívio.

4 – Para conhecer a realidade de teu irmão, deves irritá-lo. Se ele mantiver a amizade, será um verdadeiro irmão, do contrário, não.

5 – Não considere a afeição de uma pessoa sem antes irritá-la três vezes.

6 – Não confies inteiramente em teu irmão, pois a decepção do que é confiável é incurável.

7 – O Islam é uma posição definida. A fé ocupa uma posição superior ao Islam. A convicção ocupa uma posição superior a fé. As pessoas não receberam nada de modo mais escasso do que a convicção.

8 – Remover uma montanha é mais fácil do que remover a fé.

9 – A fé se encontra no coração e a convicção é um conjunto de inspirações.

10 – O desejo pelos prazeres mundanos provoca a tristeza e o desânimo. A abstinência quanto aos prazeres mundanos gera a tranquilidade no coração e no corpo.

11 – A vida neste mundo é alugar uma moradia e comprar pão.

12 – Aquele que adquire força com a opressão não adquire bem-estar. Aquele que maltrata as pessoas não deve reclamar quando as pessoas o maltratarem.

13 – Na terra natal, trocar visitas é um meio de criar laços sociais. Em viagem, a correspondência fortalece os laços sociais.

14 – Um crente não é perfeitamente virtuoso até que possua três características: conhecimento dos assuntos da religião, moderação no sustento e perseverança diante dos infortúnios.

15 – Um verdadeiro crente é aquele cujo apetite sexual não o domina e cujo ventre não o envergonha.

16 – Uma amizade de vinte anos é um laço de parentesco.

17 – Os favores devem ser feitos somente aos de linhagem nobre ou aos religiosos. Aqueles que demonstram gratidão são muito poucos.

18 – Ordenar o bem e proibir o mal deve ser praticado com um crente el para que ele aprenda uma lição, ou com um ignorante para que ele adquira algum conhecimento. A ordem do bem e a proibição do mal é inútil quando praticada em relação aos tiranos.

19 – Aqueles que ordenam o bem e proíbem o mal devem possuir três características: devem ser conhecedores das coisas que ordenam e das coisas que proíbem, ser corretos no que ordenam e no que proíbem, e indulgentes no que ordenam e no que proíbem.

20 – Aquele que sofrer um infortúnio por tentar impor-se a um governante injusto não será recompensado nem agraciado com paciência.

21 – Como algumas pessoas demonstraram-se ingratas com Allah, Ele transformou as graças em crises. Como outras pessoas demonstraram perseverança diante dos infortúnios que enviou a elas, Allah transformou os infortúnios em graças.

22 – A prosperidade da coexistência e da amizade é de três terços; dois terços dela são perspicácia e outro terço é a tolerância.

23 – Vingar-se das pessoas que se encontram em extrema pobreza é algo muito feio.

24 – O Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre a dignidade, ele respondeu: “A dignidade significa que Allah não te verás nas situações que Ele te proibiu e não deixará de te ver nas situações em que Ele te ordenou”.

25 – Agradece aquele que te fez um favor e concede algo aquele que te agradeceu. As graças que foram agradecidas não serão retiradas. As graças que foram seguidas de ingratidão, não perdurarão. O agradecimento aumenta as graças e protege contra a pobreza.

26 – Passar uma necessidade é melhor do que pedir para as pessoas erradas. O comportamento irascível num infortúnio é uma calamidade maior do que o próprio infortúnio.

27 – Quando um homem pediu a ele uma breve orientação sobre o que reunia o bem-estar deste mundo e do outro, o Imam (A.S.) respondeu: “Não diga mentiras”.

28 – O Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre a eloquência. Ele respondeu: “A eloquência é expressar a ideia com o menor número de palavras possível. O eloquente é aquele que alcança o que deseja com o menor esforço”.

29 – A dívida é tristeza à noite e humilhação durante o dia.

30 – Se as coisas do mundo foram facilitadas para ti, examina a tua religião, tua prática religiosa.

31 – Trata com piedade os teus pais para que teus filhos te tratem com piedade no futuro. Fica afastado das mulheres estranhas para que as tuas esposas sejam castas.

32 – Aquele que Confia algo a uma pessoa de caráter duvidoso, será privado da garantia de Allah.

33 – O Imam Assadeq (A.S.) disse a Humran bin A’yun: “Ó Humran, olha para aquele que é mais fraco e não para aquele que é mais forte do que tu, assim, carás mais satisfeito com o que Allah te proporcionou. Tal atitude será um motivo maior para que mereças o acréscimo das graças do Senhor. Fica sabendo que a ação que for pouca, porém, permanente e convicta é mais querida por Allah do que muitas ações desprovidas de convicção. Deves saber também que nenhuma piedade é mais proveitosa do que abster-se de cometer as coisas proibidas, de prejudicar e de difamar as pessoas. Nenhum modo de viver é mais agradável do que ter a natureza afável, nenhuma fortuna é mais vantajosa do que a satisfação com o su ciente e o pouco, e nenhuma ignorância é mais prejudicial do que a presunção”.

34 – A modéstia tem duas faces: uma é fraqueza, a outra é força, submissão e fé.

35 – A negligência dos direitos alheios é humilhação. Certamente que o que negligencia os direitos alheios precisa recorrer à falsidade a esse respeito.

36 – Basta que uma pessoa de um grupo envie a saudação. De modo semelhante, basta que um do outro grupo responda a saudação.

37 – A saudação é voluntária, a resposta, porém, é obrigatória.

38 – Não responda aquele que fala antes de saudar.

39 – O aperto de mão é a saudação perfeita do residente e o abraço é a saudação perfeita do viajante.

40 – Troquem apertos de mãos, pois é um ato que apaga a má vontade.

41 – Temei a Allah mesmo que seja até certo ponto. Erguei um biombo entre Ele e vós, mesmo que seja transparente.

42 – Quanto àqueles que se controlam num acesso de cólera, desejo, medo ou cobiça, Allah impedirá que o fogo do Inferno queime seus corpos.

43 – A boa saúde é uma graça suave, é esquecida quando encontrada e lembrada quando perdida.

44 – Nos bons dias, Allah concede a graça da satisfação. Na dificuldade, Ele concede a graça da puri cação.

45 – É comum acontecer de Allah agraciar um servo com algo que ele não espera. Também é comum que uma pessoa espere por alguma coisa quando o que é melhor para ela é o oposto. Ocorre ainda que uma pessoa se apresse na direção de um destino funesto enquanto se encaminhe lentamente na direção do que é melhor para ela.

46 – Aquele que não demonstra paciência diante de um infortúnio nem agradece por toda graça tampouco encontra calma diante de qualquer dificuldade, não chegará muito longe. Sê tolerante sempre que o infortúnio te atingir, quer seja em teu filho, em teus bens ou em outros assuntos. A realidade de todo infortúnio é que Allah recebe seu empréstimo e devolve sua dádiva com o intuito de testar tua tolerância e gratidão.

47 – Todas as coisas têm seu ponto máximo. O ponto máximo da convicção é não temer nada além de Allah.

48 – O crente deve possuir oito características: ser respeitável em situações difíceis, ser perseverante diante dos infortúnios, ser grato na comodidade, ser satisfeito com o que Allah determinou para ele, evitar oprimir os inimigos, evitar sobrecarregar os que estão de seu lado, deve cansar o seu corpo e fazer as pessoas ficarem contentes com ele.

49 – O conhecimento é o companheiro do crente el, a clemência é quem o apoia, a paciência comanda seu exército, a indulgência é irmanada com ele e o sentimento caritativo é o seu pai.

50 – O Imam Assadeq (A.S.) disse a Abu Ubayda que lhe pediu que suplicasse a Allah para que o seu sustento não precisasse passar pela intermediação dos servos: “Allah ordenou as coisas de maneira que o sustento das pessoas estivesse nas mãos de outras. Deves suplicar a Allah para que faça com que o teu sustento se encontre nas mãos de pessoas bondosas, pois isso é uma espécie de felicidade, e para que não faça com que o teu sustento se encontre nas mãos de pessoas iníquas, pois isso é uma espécie de infelicidade”.

51 – Quanto àqueles que praticam algo sem orientação, são como os que caminham sem escolher um rumo definido. Quanto mais caminham, mais se distanciam do objetivo.

52 – O significado das palavras de Allah, “temei a Allah como deve ser temido…” (Alcorão Sagrado, C.3 – V.102) é que Allah deve ser temido de tal maneira que Ele não deve ser negligenciado, e agradecido de tal maneira que nunca se demonstre ingratidão para com Ele.

53 – Aquele que reconhecer perfeitamente a Allah, O temerá. Aquele que devidamente temer a Allah, desprezará os prazeres mundanos.

54 – O verdadeiro temente é aquele que não é capaz de falar em razão da intensidade de seu temor.

55 – O Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre o modo de ser de algumas pessoas que desobedeciam a Allah e afirmavam desejar a misericórdia divina, ainda que continuassem a desobedecer até que a morte os alcançasse. Ele (A.S.) disse: “Quanto aos que desobedecem e a firmam esperar a misericórdia de Allah, persistindo na desobediência até morrer, são ludibriados por expectativas falsas. Certamente são mentirosos. Não esperam a misericórdia de Allah. Aquele que espera alguma coisa deve buscar por ela. Da mesma maneira, aquele que teme alguma coisa, deve buscar fugir dela”.

56 – Nós amamos os que são inteligentes, dotados de conhecimento, perceptivos, hábeis no discernimento, clementes, educados, pacientes, verazes e leais. Allah concedeu as nobres características de modo integral somente aos profetas (A.S.). Aquele que possuir tais características deve agradecer a Allah. Aquele que não as possuir deve suplicar a Allah por elas. Quando foi perguntado sobre essas nobres características, o Imam Assadeq (A.S.) disse: “São a piedade, a satisfação, a paciência, a gratidão, a clemência, a modéstia, a generosidade, a bravura, o entusiasmo, a veracidade, a retidão, a confiabilidade, a convicção, a natureza afável e o cavalheirismo”.

57 – O mais seguro sustentáculo da fé é amar, odiar, dar e tirar, tudo isso por Allah.

58 – Somente três coisas seguirão a pessoa ao morrer: a caridade que Allah tenha tornado permanente em sua vida, e ela a seguirá depois da morte, uma norma de orientação que tenha legado a outrem e que seja seguida, e um filho virtuoso que suplique a Allah em seu favor.

59 – “O ato de mentir invalida a ablução e quebra o jejum”. Os presentes disseram: “Mas costumamos contar mentiras!” Ele (A.S.) disse: “Eu não me re ro às mentiras por tagarelice. Me re ro a mentir sobre Allah, Seu Mensageiro ou os Imames”. O Imam (A.S.) acrescentou: “O jejum não é meramente se abster de comida ou bebida. Maria (A.S.) disse, como o Alcorão Sagrado relata: “ fizer um voto a Allah de jejuar. (Alcorão Sagrado, C.19 – V.26) O que significa, car em silêncio. Assim, deveis car em silêncio, afastar vossa visão de tudo o que for proibido, parar a inveja e a rivalidade. A inveja consome a fé como o fogo faz com a madeira”.

60 – O Trono Divino tremerá sempre que uma pessoa tomar Allah por testemunha de alguma coisa falsa.

61 – Allah soube que o pecado é melhor para o crente do que a autoadmiração; e se não fosse por isso Ele nunca testaria os crentes por meio da prática dos pecados.

62 – Aquele cuja conduta é má está atormentando a si mesmo.

63 – O favor é bem conhecido. Exceto à sua recompensa, nada é melhor do que o ato de fazer um favor. É uma dádiva de Allah para os servos. Nem todos que gostam de fazer favores podem fazê-lo, nem todos que desejam fazer favores serão capazes de fazê-lo, e nem todos que podem fazer um favor terão permissão para fazê-lo. Se Allah desejar agraciar um servo, reunirá o desejo, a capacidade e a permissão para que ele faça favores. Esse é o perfeito prazer e a honra tanto para o que busca o favor como para quem o faz.

64 – Nada se compara à gratidão no aumento das coisas favoráveis e nada se compara a paciência no decréscimo das coisas desagradáveis.

65 – Os mais e cientes soldados de Lúcifer são as mulheres e a cólera.

66 – O mundo é a prisão do crente, a paciência é sua fortaleza e o Paraíso é sua morada. O mundo é o paraíso do descrente, o túmulo é a sua prisão e o Inferno é a sua morada.

67 – Allah não criou convicção sem dúvida, que seja mais parecida à dúvida perfeita, do que a morte.

68 – Sempre que encontrares um servo de Allah procurando os erros alheios enquanto negligencia seus próprios erros, deves saber que ele caiu na armadilha de Satã.

69 – O que se servir do alimento e agradecer a Allah por isso será recompensado da mesma forma que aquele que jejuar somente para obter as recompensas de Allah; e aquele que for curado e agradecer a Allah por isso, será recompensado da mesma maneira que o enfermo que for paciente diante da doença por Allah.

70 – Não deve ser considerado feliz aquele não é sábio, não deve ser considerado elogiável aquele que não é afetuoso, não deve ser considerado perfeito aquele que não é tolerante. Não deve se esperar que aquele que não se protege da censura ou da admoestação dos sábios obtenha bem-estar neste mundo ou no outro. O inteligente deve ser veraz e grato para que as pessoas Confiem no que ele diz e para que as graças que recebeu aumentem.

71 – Não confies naquele que tenha se demonstrado desleal, depois que tenhas testado seu caráter, e não acuses aquele em que depositaste tua confiança.

72 – O Imam Assadeq (A.S.) foi indagado sobre os mais respeitados por Allah. Ele respondeu: “São aqueles que O recordam e O obedecem mais dos que os outros”. Em seguida, foi indagado sobre os que Allah tem em menor conta. O Imam Assadeq (A.S.) respondeu: “São aqueles que O acusam”. “E há alguém que acuse a Allah?” eu perguntei. O Imam (A.S.) disse: “Aquele que busca a decisão de Allah e então ca insatisfeito com ela quando se opõe à sua vontade, acusa a Allah”. “E quem mais?” perguntei. Ele (A.S.) respondeu: “Em seguida vem aqueles que se queixam de Allah”. “E há alguém que se queixe de Allah?” perguntei. O Imam (A.S.) disse: “São aqueles que exageram nas queixas dos infortúnios que estão sofrendo”. “E quem mais?” perguntei. Ele (A.S.) respondeu: “Em seguida vem aqueles que abandonam a gratidão quando recebem uma graça e demonstram intolerância quando são incomodados com um problema”. “Quem são os mais honrados por Allah?” Ele (A.S.) respondeu: “Os mais honrados são aqueles que são gratos quando recebem uma graça e lidam com os problemas com paciência”.

73 – Os entediados são hostis e os invejosos são desafortunados. O abundante exame da sabedoria torna a mente fecunda.

74 – O temor a Allah é conhecimento su ciente e a impostura é ignorância su ciente.

75 – A melhor forma de adoração é conhecer a Allah e se comportar humildemente com Ele.

76 – Um sábio é melhor do que mil adoradores, mil ascetas e mil dos que se dedicam muito ao culto.

77 – Tudo tem o seu tributo e o tributo do conhecimento é ensinar as pessoas que o buscam.

78 – Os juízes são de quatro tipos, três deles estarão no Inferno e somente um estará no Paraíso. O juiz que é injusto intencionalmente certamente estará no Inferno. O juiz que é injusto inadvertidamente estará no Inferno. O juiz que julga com justiça, porém sem a correta intenção de fazê-lo, estará no Inferno. O juiz que é justo conscientemente estará no Paraíso.

79 – O Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre a decência. Ele (A.S.) disse:

Decente é aquele que afasta o olhar das coisas proibidas, retém sua língua para não falar o que é mal e se abstém de oprimir as pessoas”.

80 – Allah não inquirirá a ninguém sobre coisas que estão ocultas delas antes que Ele as revele.

81 – Pôr a tua mão até o cotovelo entre as mandíbulas de uma fera é melhor do que pedir algo àqueles que enriqueceram recentemente.

82 – A resolução das necessidades pertence a Allah, mas os meios para isso se encontram nas mãos das pessoas. Agradeças a Allah pela solução de tuas necessidades, e te submetas, aceites e sejas paciente quando não forem resolvidas. Uma necessidade não satisfeita pode ser para o teu bem. Allah conhece o que é bom para ti enquanto que tu não conheces.

83 – A súplica de um homem para outro é uma provação: se ele obtiver o que pediu, agradecerá aquele que não deu e se o seu pedido for recusado, ele censurará aquele que não recusou o seu pedido.

84 – Allah pôs o melhor na tolerância e na cortesia.

85 – Não te associes com aquele que tem um caráter vil, pois tal associação nunca conduzirá ao bem-estar.

86 – Quando um homem se preocupa com uma pequena humilhação, isso pode envolvê-lo numa humilhação ainda maior.

87 – A coisa mais proveitosa é se antecipar às pessoas no reconhecimento de suas próprias imperfeições. A coisa mais difícil é esconder a tua pobreza. A coisa menos afortunada é aconselhar a alguém que rejeita o conselho e o viver próximo de um indivíduo ganancioso. Nunca te entedies nem te deprimas. Sê modesto submetendo-te às opiniões daquele que possui um grau superior de caráter e que te favoreceu quando suas opiniões contrariaram as tuas e tu aceitaste a sua posição superior evitando se desentender com ele. Aquele que não se submete ao favor de ninguém certamente é um arrogante. Fica sabendo que aquele não se humilha diante de Allah nunca adquirirá orgulho e aquele que não é modesto diante de Allah nunca obterá altivez.

88 – Usar anéis é uma tradição profética.

89 – O amigo mais querido para mim é aquele que revela meus defeitos.

90 – A amizade é sem valor a menos que seus limites sejam observados. Aquele que não observa esses limites não pode ser considerado amigo. O primeiro limite é que o interior e o exterior devem ser idênticos. O segundo limite é que o amigo deve considerar o que é bom para ti como o que é bom para ele e o que é mal para ti como o que é mal para ele. O terceiro limite é que a posição social ou a riqueza não mude a relação com os amigos. O quarto limite é que não se deve negar ao amigo nada que esteja dentro de sua capacidade. O quinto limite, que é o mais completo, é que não se deve abandonar o amigo nas calamidades.

91 – A cortesia mútua é um terço do intelecto.

92 – O riso dos crentes deve ser somente um sorriso.

93 – Não há diferença entre confiar num traidor ou num negligente.

94 – O Imam Assadeq (A.S.) disse a Al Mufaddal: “Eu te recomendo a constância em seis características e deves mencioná-las aos meus seguidores. Sê leal com aquele que confiar algo a ti. Deseja a teu irmão tudo aquilo que desejas para ti mesmo. Fica sabendo que tudo tem um m, portanto, tem cuidado com o resultado das coisas. De modo similar, tudo tem um evento súbito, assim, toma cuidado com os eventos súbitos. Toma cuidado ao subir uma montanha fácil se sua descida é irregular. Nunca prometa ao teu irmão algo que não és capaz de cumprir”.

95 – Allah não autorizou outra opção às pessoas em três coisas: tratar os pais com bondade quer sejam justos ou perversos, cumprir o que foi prometido quer seja ao justo ou ao perverso e ser leal no que for confiado quer seja pelo justo ou pelo perverso.

96 – Eu me solidarizo com três tipos de pessoas. De qualquer maneira, devem ser tratados com clemência. São aqueles que foram humilhados depois de terem honra, aqueles que se tornaram necessitados depois de terem riqueza e os sábios que tenham sido desprezados pelos seus e pelos ignorantes.

97 – Todo aquele que tiver o coração apegado a este mundo sofrerá com três coisas: uma preocupação duradoura, uma esperança inatingível e uma expectativa irrealizável.

98 – A mentira e a traição não fazem parte do caráter dos crentes. Duas características não são encontradas juntas nos hipócritas: a boa aparência e a capacidade de compreender uma tradição.

99 – As pessoas são iguais como os dentes de um pente. Com o apoio de um irmão, um homem pode ser considerado grande. Nada de bom pode ser esperado da amizade daqueles que não desejam para os seus amigos o que desejam para si próprios.

100 – A compreensão é o ornamento da fé, o autocontrole é o ornamento da compreensão, a bondade é o ornamento do autocontrole, a indulgência é o ornamento da bondade e a espontaneidade é o ornamento da indulgência.

101 – Deves considerar um verdadeiro amigo aquele que tenha se irritado contigo três vezes e não tenha te dirigido nenhuma palavra grosseira.

102 – As pessoas viverão numa época em que nada será mais raro do que um bom amigo e um dirham ganho licitamente.

103 – Aquele que se mete em situações suspeitas não deve culpar os que não confiam nele. Aquele que guarda segredos possuirá opções. Todo segredo que mais de duas pessoas souberem, se espalhará. Avalia o melhor sentido do que o teu irmão diz e não procures um sentido mal em suas palavras se houver alguma chance de boa intenção. Deves te aproximar dos amigos verdadeiros, pois serão teus aliados nos bons dias e um abrigo nos infortúnios. Avalia teus assuntos, deves buscar o aconselhamento com os que temem a Allah. Considera teus amigos de acordo com o temor que tenham a Allah. Afasta-te das mulheres iníquas e ca atento em relação às de boa natureza. Se elas ordenarem algo bom, deves te opor a elas, para que não procurem o mal para ti.

104 – Os hipócritas certamente fabricam mentiras se relatam algo de Allah ou de Seu Mensageiro, quebram as promessas feitas a Allah e a Seu Mensageiro e traem a Allah e a Seu Mensageiro quando se tornam governantes. Isso é o que Allah diz: “Allah aumentou a hipocrisia em seus corações, fazendo com que a mesma durasse até o dia em que comparecesse ante Ele, isso por causa da violação de suas promessas a Allah e por suas mentiras”. (Alcorão Sagrado, C.9 – V.77) “Mas se tencionarem te atraiçoar, como atraiçoaram antes a Allah, Ele os deixará em tuas mãos porque é Sapiente, Prudentíssimo”. (Alcorão Sagrado, C.8 – V.71)

105 – “É humilhação su ciente vestir uma roupa escandalosa ou montar um animal escandaloso”. E o Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre o que seria um animal escandaloso. Ele (A.S.) disse: “É um animal sarapintado”.

106 – Não alcançarás a fé verdadeira até que ames os mais afastados e odeies os mais próximos, por Allah.

107 – Aquele que atribui a graça que ele reconheça à Allah está demonstrando gratidão da maneira justa mesmo se não empregar a língua. Aquele que crer que Allah o punirá pelo pecado que tenha cometido estará buscando o perdão de Allah mesmo se não disser isso. Em seguida, o Imam (A.S.) recitou o versículo de Allah: “Tanto o que manifestais como o que ocultais, Allah julgará, Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem Lhe aprouver, porque é Onipotente”. (Alcorão Sagrado, C.2 – V.284)

108 – Toma cuidado com duas características destrutivas: emitir veredictos de tua própria opinião e tomar como crença aquilo que tu não conheces.

109 – O Imam Assadeq (A.S.) disse a Abu Basir: “Ó Abu Mohammad, não especule sobre as crenças das pessoas para que não sejas hostil”.

110 – O perdão gracioso é o que interrompe a punição por um pecado e a paciência graciosa é aquela que é desprovida de queixa.

111 – Aquele que possuir estas quatro coisas será um crente el, mesmo se estiver cheio de pecados da cabeça aos pés: veracidade, modéstia, boa natureza e gratidão.

112 – Tu não serás um crente el até que te tornes cheio de temor e esperança. Não te tornarás cheio de temor e de esperança até que te esforces pelo que temes e por quem alimentas esperanças.

113 – A fé não é perceptível pelas aparências nem pelas expectativas. A fé é aquilo que é puro nos corações e atestado pelas ações.

114 – Se um homem tiver mais de trinta anos, será um homem de meia-idade. Se tiver mais de quarenta, será um homem idoso.

115 – A respeito do monoteísmo, as pessoas são de três tipos: crentes, negadores e adeptos do antropoformismo. O negador está no erro, o crente é el, e o adepto do antropoformismo é um politeísta.

116 – A fé é a declaração, prática e a intenção. O Islam é a declaração e a prática.

117 – Nunca violes o respeito entre teus amigos e ti. Se o respeito for violado, o pudor desaparecerá. Tua afeição durará enquanto o pudor durar.

118 – Aquele que expuser seu amigo à vergonha, será privado dessa amizade. Aquele que magoa um amigo perderá o respeito.

119 – O Imam Assadeq (A.S.) respondeu aos que lhe perguntaram sobre o seu isolamento num lugar chamado Wadi Aqeeq. “Se alguém provar o bom sabor do isolamento, sentirá aversão até por si mesmo. Pelo menos, o isolamento te impede de tratar as pessoas de modo muito exigente”.

120 – Sempre que Allah abre uma porta aos prazeres mundanos, abre duas portas para a cobiça.

121 – O crente é um estranho neste mundo. Ele não deve se sentir preocupado com a humilhação e nem deve competir com as pessoas do mundo a respeito da honra mundana.

122 – O Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre o caminho da tranquilidade. Ele respondeu: “É o caminho oposto do caminho dos desejos”. Em seguida, o Imam (A.S.) foi perguntado sobre quando os servos encontrariam a tranquilidade. Ele respondeu: “Os servos de Allah encontrarão a tranquilidade no primeiro dia no Paraíso”.

123 – Allah não reúne a boa aparência, a capacidade de compreender e a boa natureza para os hipócritas e os iníquos.

124 – O sabor da água é a vida e o sabor do pão é a força. A fonte da fraqueza ou da força física está nas gorduras dos rins. O lugar do intelecto é o cérebro; a severidade e a ternura se encontram no coração.

125 – A inveja é de dois tipos: a inveja iníqua e a inveja inadvertida. Um exemplo do segundo tipo é o dos anjos ao dizerem a Allah, quando Ele decidiu escolher um khalifa para a terra: “Estabelecerás nela quem ali fará corrupção, derramando sangue, enquanto nós celebramos os Teus louvores glorificando-Te?” (Alcorão Sagrado, C.2 – V.30) O significado disso é que sugeriam que o khalifa deveria ser um deles. Essa sugestão não se originava da iniquidade, da rejeição, da negação ou da inveja a Adão. Um exemplo do primeiro tipo da inveja, que provoca a descrença e o politeísmo, é o da inveja de Satã em relação a Adão, refutando a ordem de Allah e se recusando a prostrar-se diante de Adão.

126 – Com respeito ao conceito de fatalismo ou não-determinismo, as pessoas adotam três diferentes opiniões. Os que a firmam que tudo é opcional estão menosprezando o predomínio de Allah. Estão no erro. Os que afirmam que Allah compeliu os servos a desobedecer a Ele e que haja encarregado os servos com algo acima de sua capacidade, estão julgando erroneamente a Ele. Se encontram igualmente no erro. Há também os que a firmam que Allah encarregou os servos com aquilo que são capazes de fazer e que não os obrigou a nada além de sua capacidade; por isso, os servos agradecem a Ele quando obram o bem e buscam Seu perdão quando cometem erros. Os que dizem isso são os verdadeiros muçulmanos.

127 – O costume de caminhar apressadamente retira o brilho e extingue a luz dos crentes.

128 – Allah certamente abomina o homem rico que oprime.

129 – A cólera elimina a inteligência do sábio. Aquele que não é capaz de se controlar não será capaz de controlar sua mente.

130 – Al Fudhayl bin Ayadh relatou: “Abu Abdillah perguntou-me: “Tu sabes quem é o avarento?” “O avarento é o mesquinho”, respondi. Ele (A.S.) disse: “O avarento é pior do que o mesquinho. O mesquinho retém o que possui, o avarento se ressente quando as pessoas ganham alguma coisa além de reter o que possui. Ele deseja obter tudo o que as pessoas possuem, de modo lícito ou não. Ademais, o avarento nunca se satisfaz e nunca tira proveito do que Allah concede”.”

131 – O mesquinho é aquele que adquire riqueza ilicitamente e a gasta de maneira inapropriada.

132 – O Imam Assadeq (A.S.) perguntou a um de seus seguidores sobre a razão pela qual um amigo havia se queixado dele. O homem disse: “Ele se queixou apenas porque eu exigi dele tudo o que era meu direito”. O Imam (A.S.) se irritou com sua resposta e disse: “E tu pensas que a exigência de todos os direitos não seja uma ofensa?” “Viste aquelas pessoas de quem Allah disse: “Receiam o terrível ajuste de contas”. (Alcorão Sagrado, C.13 – V.21) Acaso temem que seu Senhor as oprima? Não. Temem que seu Senhor exija integralmente os direitos. Por isso, Ele mencionou a isso de “o terrível ajuste de contas”. Em verdade, a exigência de todos os direitos é uma ofensa”.

133 – A aquisição excessiva de bens pela via ilícita elimina o sustento abençoado.

134 – A natureza delituosa conduz à vida amargurada.

135 – A fé possui um grau superior ao Islam e o temor a Allah possui um grau superior à fé. Entretanto, são partes um do outro. Às vezes, um crente fala alguma coisa má pela qual Allah não ameaçou com o Inferno. Allah diz: “Se evitardes os grandes pecados, que vos estão proibidos, perdoaremos vossas faltas e vos proporcionaremos digna entrada no Paraíso”. (Alcorão Sagrado, C.4 – V.31). Também é comum que aconteça de um crente ser mais perspicaz, sendo, porém, mais pecador. Contudo, ambos são crentes. A convicção possui um grau superior ao grau do temor a Allah. A convicção é a qualidade mais rara entre as pessoas. Alguns possuem mais certeza do que outros. Alguns são mais pacientes diante dos infortúnios, da pobreza e da doença, e alguns temem mais a Allah do que outros.

136 – A riqueza e a dignidade estão em viagem. Sempre que descobrem um lugar em que há confiança em Allah, se hospedam ali.

137 – A natureza bondosa é parte da religião e amplia o sustento.

138 – “A moralidade é de duas formas: uma é intencional outra e natural”. O Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado: “Qual das duas é melhor?” Ele (A.S.) respondeu: “A moralidade intencional é melhor do que a natural, pois o possuidor da moralidade natural não pode alterá-la, a seu turno, o possuidor da moralidade intencional preserva os atos de obediência (a Allah)”.

139 – Os corações dos piedosos se harmonizam entre si tão rapidamente como a água da chuva e a dos rios se misturam, mesmo se não demonstrarem harmonia. Os corações dos desprovidos de temor entram em desacordo como os animais quando brigam ao comer numa manjedoura, mesmo se demonstrarem o contrário.

140 – O verdadeiro generoso e caritativo é aquele que gasta suas posses para estabelecer os direitos de Allah.

141 – Ó povo da fé e da fidelidade no que foi confiado! Meditai sobre as coisas e recordai enquanto os negligentes se encontram na inadvertência.

142 – Al Mufaddal bin Omar disse: “Eu perguntei a Abu Abdullah (A.S.) sobre a linhagem, a generosidade e a soberania. Ele (A.S.) disse: “A linhagem é a fortuna, a generosidade é o temor a Allah e a soberania é a liberalidade. Soubeste que Hatem se tornou o senhor de seu povo em razão de ser o mais generoso deles?”9

143 – A personalidade digna é de dois tipos. Uma é a do residente, que é da recitação do Alcorão Sagrado, da presença nas mesquitas, da ligação com as boas pessoas e do estudo da jurisprudência. Outra é do viajante, que é a da oferta de víveres, da brincadeira em questões que não envolvem o que causa a satisfação de Allah, da redução da divergência entre os companheiros e dos comentários depreciativos quando os deixa.

144 – Sabeis que eu serei el no que me for con ado, ainda que o assassino de Ali (A.S.) me confiasse alguma coisa ou buscasse o meu conselho.

145 – Su an disse: “Perguntei a Abu Abdullah (A.S.) se era aceitável elogiar a si mesmo ou não. Ele respondeu: “É aceitável em casos de necessidade. José, o profeta (A.S.), disse: “Con a-me os armazéns do país que eu serei um bom guardião…” (Alcorão Sagrado, C.12 – V.55) Os servos virtuosos também disseram: “…sou vosso el conselheiro”. (Alcorão Sagrado, C.7 – V.68)

146 – Allah revelou a Davi, o profeta (A.S.): “Ó David, tu desejas e Eu desejo, se te contentares com o que Eu desejar, concederei a ti aquilo que desejares. Se rejeitares aquilo que Eu desejo e procurares o que desejas, Eu farei com que não obtenhas o que desejas, e haverá somente aquilo que Eu desejo”.

147 – Mohammad bin Qais disse: “Perguntei a Abu Abdullah (A.S.) se é permissível vender armamentos para duas partes beligerantes que estejam erradas. Ele (A.S.) disse: “Venda a eles somente peças de defesa, armaduras, escudos, capacetes e utensílios semelhantes”.

148 – Quatro situações têm sua recompensa invalidada com quatro ações: o hajj, a umrah, o jihad e a caridade perdem o valor com a traição, a usurpação, o roubo e a usura.

149 – Allah concede os prazeres deste mundo tanto aos que Ele ama como aos que Ele odeia, porém, Ele concede a fé somente para aqueles que Ele escolhe entre as criaturas.

150 – Aquele que se declara líder, quando há alguém mais sábio do que ele, é um herege e um transgressor.

151 – O Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre as recomendações de Luqman. Ele respondeu: “Nas recomendações de Luqman a seu filho, há maravilhas. A mais esplêndida afirmação dessas recomendações foi seu dizer: “Tema a Allah com tal intensidade como se Ele fosse te castigar mesmo que tu fosse responsável pelas boas ações de todos os humanos e gênios juntos; e Confia Nele tão completamente como se Ele fosse te perdoar mesmo se estivesses sobrecarregado com os pecados de todos os humanos e gênios”. O Imam Assadeq (A.S.) disse então: “Todo crente inevitavelmente possui duas luzes no coração: a luz do temor e a luz da esperança. Essas duas luzes são tão idênticas que não há relevância de uma sobre a outra”.

152 – Abu Basir relatou: “Perguntei a Abu Abdullah (A.S.) sobre a fé e o Islam, Ele respondeu: “A fé é o evitar os atos de desobediência a Allah. O Islam é praticar nossos rituais e Sacrificar os animais da maneira que fazemos”.”

153 – Qualquer pessoa cuja palavra de orientação for seguida adquirirá a mesma recompensa daqueles que seguiram o que disse. Qualquer pessoa cuja palavra de extravio for seguida será condenada à mesma punição daqueles que seguiram o que disse.

154 – Quando algumas pessoas mencionaram que os cristãos a firmam que Jesus (A.S.) nasceu no vigésimo quarto dia de Dezembro, o Imam Assadeq (A.S.) comentou: “Eles mentiram. Jesus nasceu em meados de Junho. O dia e a noite se tornam iguais em meados de março”.

155 – Ismael era cinco anos mais velho do que Isaac. Ele foi “o levado ao sacrifício”. Prestem atenção ao que diz Abraão (A.S.): “Ó Senhor meu, agracia-me com um filho que figure entre os virtuosos”. (Alcorão Sagrado, C.37 – V.100) O que significa que Abraão suplicava a Allah para que lhe desse um filho el. Allah disse na Sura As Sa at: “E lhe anunciamos o nascimento de uma criança (que seria) dócil”. (Alcorão Sagrado, C.37 – V.101), o que é uma referência a Ismael. Em seguida, Allah diz: “E lhe anunciamos a vinda de Isaac, o qual seria um profeta…” (Alcorão Sagrado, C.37 – V.112). Portanto, aquele que afirmar que Isaac era mais velho do que Ismael estará desmentindo o que Allah revelou no Alcorão Sagrado.

156 – Piedade, liberalidade, paciência diante dos infortúnios e o estabelecimento dos direitos dos crentes. Essas quatro características pertencem à ética dos profetas.

157 – Não tenha em grande conta um infortúnio contra o qual a paciência haja sido concedida e pelo qual serás recompensado como se fosse um verdadeiro infortúnio. O verdadeiro infortúnio é aquele em que tu és privado da recompensa.

158 – Existem servos de Allah definidos sobre a terra a quem as pessoas recorrem para atender suas necessidades mundanas e da outra vida. Eles são os verdadeiros crentes fiéis e estarão seguros no Dia da Ressurreição. Em verdade, os mais queridos crentes para Allah são aqueles que atendem as necessidades de subsistência dos crentes pobres e aqueles que ajudam, beneficiam e protegem os crentes contra o mal.

159 – Trocar visitas com os parentes e a caridade tornarão o julgamento mais fácil e são proteção contra os pecados. Por isso, constrói boas relações com teus irmãos, sê bondoso com eles com a boa saudação ou pelo menos com a digna resposta.

160 – Su an Athawri relatou: Eu visitei Assadeq (A.S.) e solicitei uma orientação que eu pudesse aplicar a mim mesmo, depois que ele se fosse. “E tu realmente a porá em prática, Su an?” perguntou o Imam Assadeq (A.S.). “Sim, ó filho da filha do Profeta, eu o farei”, respondi. O Imam (A.S.) falou: “Ó Su an, os mentirosos não possuem brio, os invejosos não têm sossego, os reis não respeitam fraternidade, os orgulhosos não respeitam os amigos, e os de má-natureza não devem ter autoridade”. Quando o Imam (A.S.) terminou, eu pedi que dissesse mais. Então, ele (A.S.) acrescentou: “Ó Su an, Confia em Allah e serás sábio. Contenta-te com o que Allah concedeu a ti e serás próspero. Associa-te com os demais da mesma maneira que o fizerem contigo e terás mais fé. Não te relaciones com os lascivos para que eles não te influenciem para seus vícios. Busca o conselho daqueles que temem a Allah o Glorificado”. Quando o Imam (A.S.) parou de falar, eu pedi que dissesse mais. Ele (A.S.) disse: “Ó Su an, aquele que busca honra sem soberania, força sem precisar dos irmãos e dignidade sem possuir riquezas deve sair da humilhação da desobediência a Allah para a nobreza da obediência a Ele”. Quando ele parou de falar, eu pedi que dissesse mais. Ele (A.S.) disse: “Ó Su an, meu pai me instruiu sobre três coisas e alertou-me contra três outras: aquele que se associar com os corruptos não estará seguro, aquele que não optar pelas boas palavras se arrependerá, e aquele que se intrometer em coisas condenáveis será acusado”. Eu perguntei: “Ó filho da filha do profeta, e quanto as coisas contra as quais teu pai alertou?” Ele (A.S.) falou: “Meu pai alertou-me contra a ligação com os invejosos, com aqueles que se alegram com o sofrimento alheio e com os mexeriqueiros”.

161 – O mau temperamento, o mau humor, a inveja, a teimosia, a mentira e a opressão: essas seis características nunca devem estar presentes no comportamento do crente.

162 – O crente deve viver entre dois temores: o pecado passado que ele não conhece o que Allah fará sobre o assunto e o temor quanto aos dias que lhe restam sobre os quais ele não conhece quais infortúnios encontrará neles. Assim, o crente amanhece com temor e termina o dia com temor. Exceto o temor, nada pode corrigir o crente.

163 – Allah aceitará as poucas boas ações daqueles que se contentam com o pouco sustento. Aquele que se contenta com o sustento ganho licitamente terá fardos leves e uma provisão pura e será libertado da incapacidade.

164 – Su an Athawri relatou: Eu compareci diante de Abu Abdullah (A.S.) e disse: “Ó filho da filha do Profeta, como está esta manhã?” Ele respondeu: “Na verdade, estou aflito e meu coração está atribulado”. Eu perguntei: “O que te fez car aflito e o que atribulou o teu coração?” Ele (A.S.) respondeu: “Ó Athawri, aquele cujo coração está preocupado com a pureza da decência da religião de Allah certamente não terá a atenção voltada para mais nada. Ó Athawri, o que é este mundo? Qual é a verdade sobre ele? É mais do que uma refeição que se faz, uma roupa que se veste ou um animal em que se monta? Os crentes não confiam no mundo e sempre esperam a iminente chegada da vida futura. Este mundo é o lugar do período determinado e o mundo vindouro é o lugar da eterna morada. Os deste mundo são as pessoas da inad- vertência. Os tementes são as pessoas do fardo mais leve e mais suportável. Quando tu esqueces, eles te lembram, e quando o fazem, te orientam até o conhecimento. Considera este mundo uma pousada em que permaneces temporariamente da qual cedo ou tarde partirás; ou uma fortuna que possuís num sonho, mas quando despertas não encontras coisa alguma em tuas mãos. Muitas vezes, as coisas pelas quais os desejosos anseiam se tornam a razão de seu sofrimento. Muitas vezes também os que negligenciam as coisas encontram felicidade com elas quando as conseguem sem esforço”.

165 – O Imam (A.S.) foi indagado sobre a prova da existência de Allah, o Único. Ele respondeu: “A prova é a necessidade que as criaturas têm Dele”.

166 – Não sereis considerados verdadeiros crentes até que vejais os infortúnios como vedes as graças e o conforto como vedes uma tragédia.

167 – A posse de quatro mil dirhams é uma fortuna. A posse de doze mil dirhams é entesouramento. O possuidor de trinta mil dirhams certamente sofrerá perda. Os que possuam cem mil dirhams definitivamente não serão contados entre os nossos seguidores.

168 – Os sinais da perfeição da convicção de um muçulmano são o ato de evitar agradar as pessoas quando isso significar o descontentamento de Allah, o ato de evitar agradecer as pessoas pelo sustento recebido de Allah, e o ato de evitar culpar as pessoas pelas coisas que Allah parou de lhe dar. A provisão dos muçulmanos não pode ser tirada deles em razão da cobiça de alguém e não pode ser interrompida em razão da refutação de alguém. Se tu tentares evitar ganhar o teu sustento do mesmo modo que tentas fugir da morte, serás alcançado por ele assim como serás alcançado pela morte quando chegar o momento inevitável.

169 – Falando sobre seus seguidores o Imam (A.S.) disse: “Os nossos seguidores são aqueles cuja voz não excede sua audição e cuja aversão não excede seu corpo, são os que falam sem se exaltar e que possuem autocontrole. Eles evitam nos elogiar abertamente, não respeitam aqueles que nos odeiam, não discutem com os que nos apoiam e não se sentam com os que nos insultam”. Mihzam perguntou: “E quanto aqueles que a firmam serem xiitas?” O Imam (A.S.) respondeu: “Eles serão identificados, discriminados e atingidos pelo infortúnio. Em poucos anos, perecerão, sofrerão tormentos, serão assassinados e enfrentarão discórdias que farão com que se espalhem. Nossos verdadeiros seguidores não latem como cães, não cobiçam como corvos nem mendigam ainda que estejam famintos”. Alguém perguntou: “Onde se poderá encontrá-los?” O Imam (A.S.) respondeu: “Serão encontrados vivendo nas regiões afastadas. Seu sustento será quase insuficiente. Suas habitações serão temporárias. Quando estiverem presentes, não serão reconhecidos e quando se ausentarem, ninguém sentirá falta deles. Quando ficarem enfermos, ninguém os visitará. Quando propuserem casamento ninguém aceitará sua proposta. Quando perceberem algo mal demonstrarão descontentamento. Quando os ignorantes discutirem com eles, dirão “salam” ou usarão palavras educadas. Quando a morte se aproximar deles, não demonstrarão tristeza. Muito embora vivam em diferentes países, seus corações não serão diferentes”.

170 – Aquele que deseja viver uma vida longa deve fazer as coisas com correção. Aquele que deseja ter os fardos dos pecados leves deve se cobrir com o pudor. Aquele que deseja ser elogiado e estimado deve ocultar suas crenças.

171 – “As melhores ações dos servos são três: tratar os crentes com bondade, consolar os amigos e recordar-se de Allah em toda situação”. Algumas pessoas perguntaram: “O que significa recordar-se de Allah em toda situação?” O Imam (A.S.) respondeu: “significa recordar-se de Allah quando se está prestes a cometer um pecado, para que Ele o impeça de fazê-lo”.

172 – Hamza10 é uma adição no Alcorão Sagrado11.

173 – Toma cuidado com as brincadeiras, pois podem provocar rancor e

incitar a inimizade. A brincadeira é a ofensa menor.

174 – Al Hassan bin Rashid narrou: “Abu Abdullah (A.S.) disse: “Quando fores atingido por um infortúnio, não deves te queixar para os que seguem outras jurisprudências. Deves te queixar somente para os teus irmãos. Certamente, com isso obterás alguma destas quatro coisas: ou encontrarás uma solução, ou conseguirás uma ajuda financeira, ou terás uma súplica atendida ou, receberás um conselho sábio”.

175 – Não adotes como costume o perambular pelos mercados, não saias sozinho para comprar ninharias. É abominável para os religiosos ou para os de nobre linhagem faze-lo exceto em três circunstâncias: a aquisição de propriedades, de servos ou camelos.

176 – Não discuta assuntos que não competem a ti. Deixa a discussão das questões mais importantes que te competem até que encontres um momento apropriado. Muitas vezes um orador adequado de um assunto que lhe diz respeito frustra seus objetivos por discuti-lo num momento errado. Não discuta com ninguém, seja com um tolo ou com um sensato. O sensato te sobrepujará e o tolo te confundirá. Menciona os amigos que não estiverem presentes da mesma maneira que farias se eles estivessem presentes. Essas é a verdadeira ação. Quando agires, deves saber que será recompensado pelas boas ações e punido pelas más.

177 – Yunus narrou: “Na presença do Imam Assadeq (A.S.) eu disse: “Que a minha lealdade seja para vós, a família do Profeta, e o reconhecimento dos vossos direitos é mais caro para mim do que este mundo e tudo o que há nele”. Eu percebi que o Imam estava se zangando. Depois de algum tempo, ele (A.S.) disse: “Ó Yunus, nos avaliaste com uma medida equivocada. O que é o mundo e o que é o que há nele? Não é mais do que o alívio de uma tribulação ou a ocultação de um defeito. Com a lealdade a nós, estás obtendo a vida eterna”.

178 – Ó seguidores da família de Mohammad, aqueles que não se controlam quando se zangam, aqueles que não respeitam o companheirismo, a amizade e o compromisso com seus companheiros e amigos e grupos, e aqueles que não se opõem às pessoas de maneira pací ca, todos esses não pertencem a nós. Ó seguidores da família de Mohammad, esforçai-vos ao máximo para o temor a Allah. Toda força e poder pertencem a Allah.

179 – Abdul A’la narrou: “Abu Abdillah(A.S.) perguntou-me se eu havia me relacionado com o povo de Medina. Eu respondi que sim. Ele pediu que eu o informasse sobre as notícias deles. Eu falei que estivera sentado no meio das pessoas de Medina quando falavam sobre a liberalidade. Um homem, chamado Abu Dukein, falou: “É certamente Ja’far exceto que ele é desse jeito”, então fechou sua mão”. Quando o Imam (A.S.) ouviu isso, comentou: “Ai de ti Abu Dukein! Essa comparação é a pena; a asa voa sempre que bate”. Depois de algum tempo, ele (A.S.) acrescentou: “O Profeta (S.A.A.S.) disse: “Todo favor é caridade. A melhor doação é aquela que não afeta o gasto com os membros de sua família. Começa quando pretendes fazer caridade, com aqueles que têm direito sobre ti no que se refere ao sustento. A mão do doador é melhor do que a mão do recebedor. Allah não censura pelo sustento mínimo”. Acaso julgas que Allah não seja generoso ou que exista alguém mais generoso que Ele?” O verdadeiro generoso e senhor é aquele que observa os direitos de Allah corretamente. Aquele que adquire dinheiro de modo ilícito e o gasta indevidamente não é generoso. Sobretudo, eu desejo encontrar a Allah sem estar carregando nada que seja ilícito para mim. Eu tenho observado perfeitamente os direitos de Allah. Não passei uma única noite sem extrair de meus recursos o que é direito de Allah”.

180- Não se mama depois de desmamar. O jejum contínuo é nulo. A orfandade depois que se atingiu a maturidade perde o sentido. Ficar dia e noite em silêncio não traz benefício algum. A migração depois da conquista de Mecca não tem sentido. A migração para as terras dos não-muçulmanos é inútil. O divórcio depois do casamento é inútil. A alforria depois da escravidão é nula. O juramento dos filhos, dos servos e das esposas a respeito de seus pais, senhores e maridos é nula. O voto de um ato de desobediência (a Allah) é nulo. O juramento de romper relações é nulo.

181 – Ninguém pode alcançar o bem estar no sustento, mesmo se for um afortunado, sem atravessar a tribulação. Os dias usurparão as oportunidades daqueles que desperdiçam a oportunidade de hoje em razão de sua expectativa em relação às oportunidades de amanhã. O costume dos dias é a usurpação das oportunidades e o hábito do tempo é o desperdício delas.

182 – O ato de fazer favores é o tributo das graças, a intercessão é o tributo do poder, a doença é o tributo do corpo e o perdão é o tributo do sucesso. Todas as coisas sobre as quais se paga o tributo serão protegidas da perda.

183 – Nos infortúnios, o Imam Assadeq (A.S.) costumava dizer: “Todo louvor é devido a Allah Que não fez o infortúnio em meus assuntos religiosos. Todo louvor é devido a Allah Que podia, se Ele quisesse, tornar o meu infortúnio mais catastrófico do que ele é. Todo louvor é devido a Allah por aquilo que Ele desejou que fosse, e que foi como Ele desejou”.

184 – Allah diz: “Aquele que salvar uma pessoa numa situação de perplexidade, Eu o considerarei um dos agradecidos e o instalarei em Meu Paraíso”.

185 – Se o mundo avançar na direção de algumas pessoas, ele as cobrirá com os encantos alheios. Se o mundo abandonar algumas pessoas, ele retirará delas seus próprios encantos.

186 – As filhas são vantagens e os filhos são graças. Sereis recompensados pelas vantagens e inquiridos sobre as graças.


9 Hatem, o líder da tribo árabe de Tayy, é o mais famoso dos homens de seu tempo em virtude de sua generosidade.

10 Um símbolo na escrita árabe que representa a parada gutural.

11 A explicação detalhada desse dizer é encontrada no livro de tradições Bihar al Anwar, vol.78.

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