Nascimento: Medina, 11 de Zul Quidah do ano 148 Hejrita (equivalente a 1o de janeiro de 766 d.C.)
Martírio: Khorasan, no final de Safar do ano 203 Hejrita (equivalente a setembro de 818 d.C.)
Tempo de Imamato: 20 anos / Sua idade abençoada: 55 anos
Seu assassino: Ma ́mun ibn Harun Al-Rashid, por envenenamento
Seu abençoado sepultamento: Mash-had, Irã
Seu pai foi o Imam Mousa ibn Jafar Al-Kadhem (A.S.) e sua mãe a senhora Najmah, uma senhora temente e com pudor que foi apresentada pela esposa do Imam Assadeq (A.S.) ao seu filho Al-Kadhem (A.S.). Najmah tinha visto o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) em seu sonho, onde ele a ordenou a se casar com o Imam Al-Kadhem (A.S), e com isso deu a luz a uma das mais virtuosas criaturas da Terra. O Imam Al-Kadhem (A.S.) disse: “Esta união foi com a ordem do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), e quando o Imam Al-Redha (A.S.) nasceu o Imam Al-Kadhem (A.S.) e a senhora Fátima Al-Ma ́sumah (A.S.) a chamaram de “Al-Tahira – A Pura”.
Seu nascimento foi na cidade de Medina no dia 11 de Zul Quidah do ano 148 Hejrita (equivalente a 1o de janeiro de 766 d.C.), e viveu com seu pai Imam Al-Kadhem (A.S.) por 35 anos, aprendendo com ele (A.S.) os tesouros do conhecimento, onde se destacou em seus talentos e se transformou em um dos maiores defensores da reforma no Islam, como seu avô e seus pais, em sua elevada educação e moral. O Imam Al-Redha (A.S.) foi apelidado com diversas alcunhas, entre elas “Al-Saber – O Paciente”, “Al-Radhi – O Agradado”, “Al-Wa – O Fiel”, “Al-Sadiq – O Verdadeiro”, “Al-Fadhl – A Virtude”, e foi mais conhecido como “Al-Redha – O Agradado”.
O Imam Al-Redha (A.S.), tal como seus pais purificados foi um escolhido por Deus para se tornar o embaixador dos princípios e valores humanos e da digna educação. Ibrahim ibn Abbas dizia sobre a conduta do Imam Al-Redha (A.S.): “Nunca vi Aba Hassan Al-Redha (A.S.) ser grosso com alguém em sua fala, nunca o vi cortar alguém em sua fala, nunca deixou de atender o pedido de um necessitado se pudesse atender, jamais estendeu as pernas perante alguém, jamais se apoiou em algo perante alguém, jamais insultou alguém fosse amigo ou inimigo, jamais o vi cuspir e nem gargalhar, mas ele sorria sempre. Quando a mesa se estendia se ele estivesse sozinho chamava seus empregados, seu porteiro e seu ajudante para compartilhar a comida, e se alguém alegar que viu uma pessoa melhor e mais virtuosa que ele, não acreditem”.
Quando o Imam Al-Redha (A.S.) fazia as refeições juntava seus empregados para compartilhar a mesa, e então alguns companheiros diziam a ele para fazer uma mesa separada para os empregados. O Imam Al-Redha (A.S.) dizia em reposta: “O Senhor, o Altíssimo, é único. O pai é único, a mãe é única e as recompensas são pelos atos”. Certo dia uma pessoa chegou ao Imam (A.S.) e disse a ele: “Juro que não há ninguém mais digno do que tu”. Então, o Imam Al-Redha (A.S.) o respondeu: “A temência é dignidade para todos”. Um outro homem jurou e disse: “Juro por Deus que tu és a melhor das pessoas”. Então o Imam (A.S.) disse a ele: “Não jure. O melhor que eu é o mais temente a Deus, o Altíssimo…”
O Imam Al-Redha (A.S.) viveu na época dos governantes abássidas Harun Al-Rashid e seus dois filhos Al-Amin e Al-Ma ́mun. Ele (A.S.) recebeu o Imamato logo após o martírio do seu pai, o Imam Al-Kadhem (A.S.), quando foi martirizado envenenado por Harun Al-Rashid em 183 hejrita, e seguiu seu imamato até o seu martírio no ano de 203 hejrita (equivalente a 819 d.C.) na cidade de Khorasan. Seu tempo de imamato foi de 20 anos, sendo obrigado a se tornar o príncipe herdeiro do trono do governante dos abássidas da época, Ma ́mun. Ele foi forçado a aceitar esta posição em 5 de Ramadan do ano de 201 hejrita (equivalente a 30 de março de 817 d.C.) e teve seu nome marcado nas moedas da época.
Esta estratégia de impor a herança do trono ao Imam Al-Redha (A.S.) tinha vários objetivos, entre tais:
Primeiro: Agradar aos alawitas seguidores dos Ahlul Bait (A.S.), que realizavam revoltas constantes contra Ma ́mun. Isso serviu para acalmar um pouco estes movimentos. Tanto que até mesmo a cor oficial do governo foi trocada de preto para verde, simbolizando aparentemente sua ligação com o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).
Segundo: Satisfazer as aspirações dos alawitas com cargos e posições no governo, para poder mostrar a nação que suas revoltas eram meramente por fins políticos e financeiros e não com base nos méritos da justiça e da verdade.
Terceiro: Identificar e reunir todos os líderes revoltosos alawitas na capital do governo e em seguida eliminá-los.
Quarto: Dar credibilidade ao governo de Ma ́mun, já que o seu vice herdeiro era o Imam Al-Redha (A.S.).
Quinto: Difamar a imagem do Imam Al-Redha (A.S.) já que ele era o vice de um governante injusto, opressor e desviado, e por outro lado mostrar para as pessoas que o Imam (A.S.) era uma pessoa mundana e materialista.
Sexto: Acalmar um pouco a situação de guerra que havia entre os dois irmãos Amin e Ma ́mun.
Sétimo: Controlar o Imam Al-Redha (A.S.) de perto e mantê-lo sob vigilância.
Mas o Imam Al-Redha (A.S.) sabia de todos estes planos e estava totalmente ciente de tudo que estava acontecendo ao seu redor, e tinha informado seus companheiros sobre isso. Ele sabia que tudo isso era meramente um plano e uma armadilha.
O Imam Al-Redha (A.S.) tinha um irmão chamado Zeid, conhecido como “Zaid Al-Nar – Zeid de fogo”, que liderou uma revolta em Basrah que perseguiu e queimou as casas de alguns abássidas. Mas o Imam Al-Redha (A.S.) o condenou por suas ações e disse: “Não seja orgulhoso por ser próximo de nós (Ahlul Bait) e próximo do Mensageiro de Deus, pois jamais obterá o paraíso senão com a obediência a Deus”. O Imam Al-Redha (A.S.) disse também: “Você é meu irmão enquanto obedecer a Deus, pois o filho de Noé foi rejeitado por Deus, o mesmo aconteceu com o filho do Adão, e isso não serviu para eles”.
Certa vez Ma ́mun juntou as lideranças de outras religiões para um diálogo com o Imam Al-Redha (A.S.) e assim constrangê-lo publicamente. O Imam Al-Redha (A.S.) começou o diálogo mencionando provas e argumentos de seus próprios livros sagrados e com aquilo que o Profeta Jesus Cristo (A.S.) tinha anunciado sobre o último profeta, e também mencionou o número de apóstolos. Ao mesmo tempo respondeu ao líder judeu com provas e argumentos da Torá e do Zabour (Livro sagrado de Davi), e respondeu ao líder sabeu falando sobre a unicidade de Deus e sobre outras questões sobre a doutrina da verdade. O Imam Al-Redha (A.S.) era alguém que estava em constante diálogo e debate, sendo sempre vigiado pelos homens e mercenários do governo, que anotavam relatos de seus movimentos e encontros, mas Ma ́mun não conseguiu sabotar o Imam Al-Redha (A.S.) com seu jogo sujo de poder, e o Imam (A.S.) se manteve asceta e puro até o ultimo dia de sua vida.
No ano de 203 hejrita (equivalente a 819 d.C.) os abássidas de Bagdá lideraram um golpe contra o governo principal de Ma ́mun e declararam leal- dade a Moghni temendo a possível tomada do governo pelos alawitas. Para que continuasse no poder Ma ́mun decidiu executar o Imam Al-Redha (A.S.) com uvas envenenadas, e assim o Imam (A.S.) foi martirizado injustamente no final do mês de Safar do ano de 203 Hejrita. O Imam Al-Jawad (A.S.), filho do Imam Al-Redha (A.S.) começou então os preparativos do velório do pai, que foi enterrado na região de Khorasan. O Imam Al-Redha (A.S.) dizia: “Este será o local de meu enterro e Deus transformará esta terra no centro de encontro dos meus seguidores. Cada um que me visitar Deus garantirá o Seu perdão e Sua clemência pela nossa Intercessão”. Em seguida orou e prostrou uma longa prostração na qual recordou a Deus por mais de 500 vezes.
O Imam Al-Redha (A.S.) nos deixou um grande legado nas áreas da teologia, cultura, conduta e educação, e em tudo que ele apresentou para o mundo islâmico e para a humanidade, para preservar o legado dos Ahlul Bait (A.S.), que incluiu ensinamentos em diferentes campos tais como: filosofia, medicina, oratória, jurisprudência, interpretação alcorânica, história, educação, conduta e política. Os encontros de debate e diálogo que Ma ́mun organizava para tentar constranger o Imam Al-Redha (A.S.) eram os espaços onde ele respondia as questões mais complexas e precisas. Os historiadores a firmam que ele respondeu mais de vinte mil questões em diferentes campos, desa ando a majestade do tirano Ma ́mun e dos abássidas, que não reconheciam a posição dos Ahlul Bait (A.S.). Fora as dezenas de obras e materiais grandiosos coletados por pesquisadores tal como “A Medicina do Imam Al-Redha (A.S.)” e “Registro do Imam Al-Redha (A.S.)”, sendo que apenas neste último há mais de duas mil narrativas, “Os Salmos do Imam Al-Redha (A.S.)”, também conhecidos como “Os Salmos dos Ahlul Bait – Radhawiyat” e a “A Enciclopédia das Jurisprudências”. Ele (A.S.) também narrou o dito da “Corrente Dourada”, que diz: “La ilaha Illah Allah – Não há divindade além de Deus, Ele é minha fortaleza e quem entrar na minha fortaleza se protegerá do meu castigo”. Entre outras dezenas de passagens e tradições que representam o método original do Islam.