Oração

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Não negligenciem suas orações, pois os que isso fazem serão julgados e enviados com Qarun e Haman”.

Imam Mohammad Al-Baquer (A.S.) disse: “O primeiro fato pelo qual o servo será julgado são as suas orações”.

“O primeiro ato sobre o qual o servo será questionado no dia do juízo final é a Salat (Oração), se ela for aceita todas as ações também serão, e se for rejeitada, as demais ações também serão.” – Imam Ali ibn Mousa Al-Redha (que a paz e a bênção de Deus estejam com ele)

Imam Jafar Assadeq (A.S.) disse: “A nossa interseção não alcança aos que desvalorizam a oração”.

Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Não é de mim aquele que negligencia a sua oração. Tal pessoa não alcançará a Fonte (de Kauzar no Paraíso). Por Deus que não!”. Man La Yahduruhul Faqih, vol. 1, p. 206

Disse o Imam Assadeq (A.S.): “Se houvesse um rio defronte a casa de algum de vós na qual vos banhassem cinco vezes ao dia, acaso restaria algum resquício de sujeira sobre o vosso corpo? Por certo que o exemplo da oração é como o do rio. A pessoa que pratica as orações diárias elimina os seus pecados, exceto aqueles que o tira da fé que ele professa”. Bihar al-Anwar, vol. 82, p. 236
Disse o Profeta (S.A.A.S.): “Para Allah uma oração obrigatória equivale a mil peregrinações Hajj e mil peregrinações Umrah aprovadas e aceitas” Bihar al-Anwar, vol. 99, p. 14

Disse o Profeta (S.A.A.S.): “Não arruineis vossas orações (ao não realizar a sua correta realização), visto que quem arruinar as suas orações será ressuscitado junto a Carun e Haman e será um direito de Deus introduzi-lo no Inferno junto aos hipócritas”. Bihar al-Anwar, vol. 83, p. 14

Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Quando realizardes uma oração, praticai-a como se fosse a última de alguém que está se despedindo deste mundo”. Bihar al-Anwar, vol. 69, p. 408

Disse o Imam Amir al-Muminin Ali (A.S.): “Se a pessoa que se encontra em oração soubesse a misericórdia que lhe está sendo dispensada, ela nunca levantaria a sua cabeça da prostração”. Tasnif-I-Ghurar al-Hikam, p. 175

Disse o Imam al-Baqir (A.S.): “No Dia do Juízo, a primeira coisa pela qual o servo irá responder é a oração e se a mesma for aceita todas as suas outras ações serão aceitas também (do contrário, todas as suas outras ações não lhe serão de nenhuma valia)”. Bihar al-Anwar, vol. 7, p. 267

Disse o Imam Assadeq (A.S.): “Por certo que a nossa intercessão não alcançará aquele que negligencia as suas orações” Bihar al-Anwar, vol. 82, p. 236

Disse o Imam al-Baqir (A.S.): “Há dez coisas que se o indivíduo encontrar a Deus, Imponente e Majestoso, com as mesmas, ele entrará no Paraíso: o testemunho de que não há divindade além de Deus; e que Muhammad é Mensageiro de Deus; o reconhecimento daquilo que foi enviado ao Profeta da parte de Deus (Alcorão); a prática da oração; dar o Zakat; jejuar o mês de Ramadan; peregrinar a Casa de Deus; amar os amigos de Deus; dissociar-se dos inimigos de Deus; e evitar todo tipo de bebida alcoólica”. Al-Khisal, p.432

Disse o Imam Amir al-Muminin Ali (A.S.): “Para o temente, a oração é um meio de se alcançar intimidade com Deus; para o fraco, a Hajj (peregrinação a Meca) é tão bom quanto a Jihad (luta pela causa de Deus). Para cada coisa existe uma purificação e a purificação do corpo é o jejum. E a Jihad da mulher é ser boa esposa”.  Nahjul Balagha, dito 136

Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Não há noite sem que o anjo da morte conclame os mortos nos sepulcros e lhes pergunta do que eles se lamentam hoje depois de terem visto claramente a próxima vida. E os mortos responderão: ‘Por certo que nós lamentamos e temos inveja dos crentes em suas mesquitas, pois eles podem rezar e nós não; eles dão o zakat e nós não; eles jejuam no mês de Ramadan e nós não; eles fazem caridade com aquilo que lhes sobra depois de satisfazerem as necessidades das suas famílias, ao passo que nós não o podemos fazer…”. Irshad al-Qulub, p.53

Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “No horário (prescrito) de cada oração, eu escuto um arauto dizer: ‘Ó filhos de Adão! Mantenham a oração a fim de apagar o fogo que vós acendestes sobre vós mesmos (com a prática de pecados)”. Mustadrak al-Wasail, vol. 3, p. 102

Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Observai a oração, pois no Dia da Ressurreição, quando Deus, Exaltado seja, ressuscitar o servo (para a prestação de contas), a primeira coisa que Ele irá perguntar será sobre a oração. Se o indivíduo as apresentar completas será bem-aventurado, se não, será arrojado no Inferno”. Bihar al-Anwar, vol. 82, p. 202

Abu Basir disse que foi ver Umm Hamidah para lhe dar os pêsames pela morte do Imam Jafar al-Sadiq (A). Então, ela começou a chorar e ele, ao vê-la naquele estado, chorou também. Depois disso, ela disse: “Ó Abu Muhammad! Se tivesses visto a Jafar ibn Muhammad no seu leito de morte, terias presenciado algo impressionante: ele abriu os olhos e pediu que todos os seus parentes fossem reunidos. Então, ela disse que eles haviam reunido todos os seus parentes sem a exclusão de nenhum deles. Então, ele olhou para eles e disse: ‘Certamente, a nossa intercessão não alcançará aquele que negligencia a sua oração”. Wasail-ash-Shiah vol. 4, p. 26

Disse o Sagrado Profeta (S.A.A.S.): “A adoração feita por aquele que adquire a sua subsistência com dinheiro ilícito é similar a um edifício que é construído sobre a areia”. Bihar al-Anwar, vol. 84, p. 258

A Oração da Meia-Noite

Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “A honra do crente está no ato dele se levantar à noite (para orar) e sua grandeza está em não necessitar das pessoas”. Bihar al-Anwar, vol. 77, p. 20

Disse o Imam Amir al-Muminin Ali (A.S.): “Quem dorme demasiadamente durante a noite se privará de uma ação (oração da meia-noite) que ele não poderá realizar durante o dia”. Ghurar al-Hikam, p.289

O Imam Assadeq (A.S.) disse que Deus, Imponente e Majestoso, disse a Moisés, o filho de Imran, numa revelação: “Ó filho de Imran! Mente aquele que diz Me amar, mas quando cai a noite, Me negligencia”. Bihar aI-Anwar, vol. 13, p. 329

Disse o Imam Assadeq (A.S.): “Nunca percam as orações da meia-noite, pois, em verdade, o verdadeiro perdedor é aquele que perde (os benefícios) da oração da meia-noite”. Bihar al-Anwar, vol. 83, p. 127

Disse o Imam Assadeq (A.S.): “O Mensageiro de Allah (S.A.A.S.) pediu para Gabriel pregar (algo) para ele e ele disse: ‘Ó Muhammad, viveis da forma como vos aprouver, mas vós certamente ireis morrer; ameis qualquer coisa que vos aprouver, mas vós certamente ireis vos separar disso; fazeis qualquer coisa que vos aprouver, mas vós certamente ireis vos encontrar com isso (e receber a respectiva recompensa). A honra do crente está nas suas orações da meia-noite e a sua nobreza na sua abstenção de (arruinar) a reputação alheia”. Al-Khisal, p. 7

Disse o Imam Assadeq (A.S.): “Há três coisas que são a honra do crente e o seu ornamento tanto neste mundo quanto no outro: orações ao final da noite (orações noturnas), não cobiçar aquilo que as pessoas possuem e o amor (e a liderança) de um Imam da família de Muhammad”. Bihar al-Anwar, vol. 75, p. 107

A Oração em Congregação

Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “Por certo que quando um dos Seus servos realiza a oração em congregação e Lhe roga algo que Ele não concede, Deus fica envergonhado até que Ele atenda (o pedido)”. Bihar al-Anwar, vol. 88, p. 4

Imam Ali ibn Musa al-Rida (A.S.), o oitavo Imam, disse: “A virtude da oração em congregação por sobre a oração individual é de mil ciclos de oração por cada ciclo”. Bihar-ul-Anwar, vol. 88, p. 4 & Wasail-ash Shiah, vol. 8, p. 290

Disse o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.): “A oração em congregação de um homem é melhor que suas orações em sua casa por quarenta anos”. Mustadrak al-Wasail, vol. 6, p. 446

Disse o Profeta (S.A.A.S.): “Quanto à oração em congregação, por certo que as filas da minha comunidade na Terra são como as filas dos anjos no Céu, e um ciclo de oração em comunidade equivale a vinte quatro ciclos de oração, onde cada um é mais querido para Deus, Imponente e Majestoso, que a adoração por um período de quarenta anos. Assim, no Dia da Ressurreição, quando Deus reunir todos os seres humanos, desde o primeiro ao último, para realizar o cômputo (das ações), não haverá crente que tenha comparecido à oração em congregação sem que Deus lhe diminua o horror do Dia da Ressurreição e depois lhe será dito que ingresse no Paraíso”. Bihar aI-Anwar, vol. 88, p. 6

Um homem cego se apresentou ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e disse: “Ó Mensageiro de Deus! Eu sou cego e acontece que eu escuto o chamado (para a oração) e não há quem possa levar-me (à mesquita) para integrar-me à comunidade e orar contigo”. O Profeta (S.A.A.S.) lhe disse: “Atai uma corda da sua casa até a mesquita e compareças à oração em congregação”. At-Tahthib, vol. 3, p. 266

Disse o Imam Baqir (A.S.): “A pessoa que abandona a oração em congregação sem motivo (para isso), mas somente por má vontade e para evitar se reunir com os muçulmanos, não lhe será aceita nenhuma oração”. Bihar al-Anwar, vol. 88, p. 11

Disse o Imam Rida (A.S.): “Por certo que a oração em congregação foi decretada para que a pura fé na unicidade, no Islam e na adoração a Deus seja abertamente revelada e (publicamente) manifestada, pois dessa forma e com a sua manifestação a razão de Deus, Imponente e Majestoso, será completa para a totalidade das pessoas do Oriente e do Ocidente (do mundo)…”. Bihar al-Anwar, vol. 88, p. 12

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