Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece, louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), e sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e sobre os servos virtuosos.
Deus, peço-lhe perdão a mim e a todos os fiéis, estejam vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo o temor a Deus, temor o qual Deus nos cobrará por ele no dia do juízo final, seja ela uma ação ou um dever sobre nós.
Deus disse no Alcorão Sagrado: “As mesquitas de Deus são erguidas por aqueles que crêem em Deus e no Dia do Juízo Final, observam a oração, pagam o zakat, e não temem ninguém além de Deus. Quiçá, estes se contem entre os encaminhados.” (9:18)
Deus o Altíssimo nos informa que há uma ligação direta entre a fé e a construção e estabelecimento das mesquitas, sendo que aqui neste versículo Deus nos declara algumas características dos crentes, que são:
Erguem as mesquitas
Acreditam em Deus
Acreditam no dia do juízo final
Pagam o Zakat (Caridade)
É certo que erguer uma mesquita em um ponto cujo a sociedade necessita desta instituição é um ato de grande recompensa e impacto sobre a orientação da sociedade muçulmana. Alguns interpretadores deste versículo afirmam que o que Deus se referiu no termo ERGUER é constituir a mesquita fisicamente para que os muçulmanos possam ter um local de adoração a Deus o único. Já outros interpretadores afirmam que a interpretação deste termo neste versículo vai muito além da construção física da mesquita, e que o objetivo deste termo é sim a presença e participação dos eventos e cerimônias das Mesquitas, onde há adoração a Deus, o Altíssimo. Se reunir nela para orar, aprender e ensinar, etc… As coisas que Deus ama. E jamais usar a mesquita para fins que Deus não ama e não quer. Portanto, erguer a Mesquita é algo muito além do sentido físico, e sim erguer em sua mensagem e divulgação dos ensinamentos benéficos do Islam.
O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Se virem um homem acostumado a frequentar as mesquitas então testemunhem por sua fé, pois Deus diz: as Mesquitas de Deus são erguidas por aqueles que creem em Deus…”.
O Imam Assadeq (A.S.) dizia: “Frequentem as mesquitas, pois elas são as casas de Deus sobre a Terra… Rezem e orem nas mesquitas constantemente”.
Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “As mesquitas foram estabelecidas para representar o Alcorão”. Ou seja, as mesquitas têm a função de eliminar as impurezas do homem e destacar o seu lado submisso a Deus, o Altíssimo.
O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia em outras ocasiões: “Aqueles que vão às Mesquitas mesmo que apenas para aprender o bem ou para ensiná-lo serão recompensados como se tivessem realizado o HAJ, a peregrinação à Meca”. Portanto, as mesquitas não são locais para serem frequentados apenas para a realização das orações diárias.
Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia para o seu companheiro Aba Zar: “Ó Aba Zar, todo tipo de presença na mesquita é inválida e odiada por Deus exceto três tipos de presença: para a leitura do Alcorão Sagrado, para a recordação de Deus ou para buscar por conhecimento.”. Então, por meio desta passagem nós percebemos que não é todo tipo de presença na mesquita que é válida, e sim apenas aquelas que são destacadas e indicadas pelo profeta na passagem acima. E no mundo islâmico, tanto nos tempos antigos como nos tempos atuais, percebemos que as mesquitas são locais de encontros e diálogo sobre o conhecimento ou a propagação das mensagens do Islam.
Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) aconselha o seu companheiro Aba Zar e diz: “Ó Abazar, aquele que atende o chamado e ergue as mesquitas da melhor maneira terá o paraíso como recompensa divina”. Então, Aba Zar perguntou ao Profeta Mohammad como erguer as mesquitas de Deus, e o Profeta (S.A.A.S.) então respondeu: “Não subindo as vozes nela, não praticando o Al-Batil (o mal, a falsidade) nela, não vendendo ou comprando nelas e não falando o indevido. Deixe estas coisas, e assim não se arrependerá no dia do juízo final”.
Al-Batil é um título que pode ser representado por vários meios, como por exemplo: ghibah, calúnia, mentira, piadas ofensivas, conversas sem fundamento, intrigas, encontros para diversão fútil, enfim, todos estes tipos de encontros devem ser evitados nas mesquitas. Algumas pessoas por exemplo se encontram nas mesquitas para elaborar planos ou intrigas, sendo que este ato tem o pecado dobrado, pois se fora das mesquitas já é pecado a pessoa praticar isso imaginem então dentro das mesquitas, locais onde considerados as casas de Deus. Estes locais devem ser santificados de acordo com os ensinamentos de Deus e do seu Mensageiro (S.A.A.S.).
O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “No Torá foi registrado que Deus disse que as Suas casas sobre a Terra são as mesquitas. Então, felicitações ao servo que se purifica em sua casa para Me visitar em minha casa. Em verdade o visitante será recebido pelo dono da casa e será e honrado por Ele. Anuncie a todos aqueles que caminham nas escuridões para chegarem às mesquitas, dê uma boa nova a eles, que terão grande iluminação no dia do juízo final”. Esta passagem afirma que as mesquitas são as casas de Deus e elas receberam esta santidade e purificação por serem atribuídas a Deus, portanto devemos nos distanciar de toda e qualquer coisa que possa afetar ou ofender esta santidade. Então, em seguida o profeta afirma que a felicitação é devida àqueles que se purificam em suas casas e visitam a Deus em Sua casa. Temos que aproveitar desta oportunidade, pois é a casa da bênção, e por isso temos que nos honrar e aproveitar desta oportunidade. Às vezes um de nós fica a vida toda se gabando por ter tido um encontro com um chefe de estado ou alguém famoso, ele se orgulha de manter uma lembrança daquela pessoa ou uma foto que guarda como carinho, mas nós temos a oportunidade de visitar Deus em Sua casa sempre que haja uma mesquita por perto. É lógico que Deus não está em corpo na mesquita, mas sendo este local atribuído a Ele é como se fosse sua casa, este é o significado.
Portanto, o ser humano deve se libertar das tentações mundanas e passageiras, sendo que as únicas coisas que ele deve fazer são aquelas que mantém ele vivo nesta e na outra vida. Esta vida é passageira, e, portanto, ele deve aproveitar de toda oportunidade que o leve em direção a Deus, o Altíssimo.
Com isso, além de tudo o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) anuncia neste dito que Deus o Altíssimo, sendo o dono da casa e o visitado nela, honrará e receberá o visitante. Uma das formas que Deus irá honrar o seu visitante em Sua casa é iluminar ele no dia do juízo final, dia em que ele estará essencialmente necessitado de uma luz para iluminar o seu caminho. Esse é uma virtude de Deus que Ele a dá para o servo por ter obedecido a Ele.
Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) afirma ao seu companheiro Aba Zar: “Ó Aba Zar, Deus estará te agraciando enquanto você estiver presente na Mesquita. Ele te recompensa por cada respiração com um grau no paraíso, os anjos te registram 10 recompensas por cada respiração e apagam 10 males do seu registro”. Todos nós temos como objetivo o paraíso, então observe as ordens de Deus para que Ele se importe contigo.
Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Sentar na mesquita esperando o momento da oração é uma devoção, isso enquanto a pessoa não pratica a invalidade”. Daí perguntaram para o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) o que seriam as invalidades? Ele (S.A.A.S.) respondeu: “A Ghibah”. Ou seja, somente a sua presença na mesquita já é uma devoção, imagine então se a pessoa estiver na mesquita esperando e ao mesmo tempo adorando a Deus. Mas tem que prestar muita atenção para que esta presença não seja poluída com um ato ilícito como a Ghibah, que é pecado tanto dentro quanto fora da Mesquita.
É importante que ao esperar o momento da oração é necessário que seja de acordo com aquilo que Deus quer. Rezando, recordando, recitando o Alcorão ou orando para Deus, o Altíssimo. Devemos estar esperando o momento da oração a Deus, na casa de Deus, com aquilo que agrada a Deus, e não o contrário disso.
Por causa da importância da mesquita e sua posição na sociedade muçulmana vemos que umas das primeiras coisas que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) fez assim que chegou em Medina foi erguer uma Mesquita.
Quem?
Às vezes há pessoas que moram longe ou tem condições especificas que não as ajudam a frequentar a mesquita. É logico que não estamos falando destas pessoas e sim aqueles que tem condições de frequentar as mesquitas morando perto ou tendo tempo hábil. Especialmente os vizinhos das mesquitas, estas são as pessoas que mais tem o dever de frequentá-las. Por que? Isso porque sua presença nas mesquitas não requer grandes esforços e dificuldades. Ele só precisa chegar na mesquita. Sendo assim os vizinhos das mesquitas tem maior responsabilidade e respondem por mais, e por isso eles devem fortalecer a relação com estas intuições, por estarem vivendo próximos delas. O Príncipe dos Fiéis, Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.), dizia: “Não se reconhece a oração do vizinho da mesquita senão dentro da própria mesquita, exceto se ele tiver uma justificativa, como uma doença”. Então o Príncipe dos Fiéis (A.S.) foi perguntado quem são considerados os vizinhos das mesquitas. Ele (A.S.) respondeu: “Aqueles que ouvem o chamado para a oração”.
Esta passagem não significa que a oração é inválida na casa para o vizinho da Mesquita. O significado desta passagem é que por exemplo se a oração na mesquita vale cem recompensas, em sua casa, por estar próximo da mesquita, está mesmo oração é válida, só que vale apenas uma recompensa. É como se a pessoa tivesse condições de lucrar milhões em uma transação comercial só que de repente quando esta transação é finalizada ela só ganha poucos centavos. É isso que acontece quando a pessoa é vizinha da mesquita, tem condições de orar nela, mas prefere orar em casa.
Numa outra passagem o Príncipe dos Fiéis (S.A.A.S.) dizia: “O HARIM (pátio santo da mesquita) é de 20 metros para todos os lados”. Ou seja, quem estiver vivendo na redondeza da Mesquita em 20 metros é como se estivesse morando dentro da mesquita. Já sobre quem são os próximos da Mesquita ele (A.S.) afirma: “Quarenta casas para todos os lados são consideradas os vizinhos próximos”.
Não frequentar a Mesquita
Infelizmente alguns irmãos não frequentam as mesquitas. Passam dias, semanas, meses e até anos e a pessoa nem entra na mesquita, sendo que muitos deles são crentes e praticantes da oração, jejum e dos atos recomendados, mas pouco frequentam a mesquita. Daí estas pessoas começam a dar alguns pretextos que iremos mencionar abaixo em forma de diálogo.
Trabalho
Pretexto: É que eu saio cedo para o trabalho e chego tarde, não tenho tempo.
Resposta: Que Deus te abençoe, pois é um homem trabalhador e que age para sustentar sua família, e isso é como se fosse um batalhador pela causa de Deus. Mas este pretexto não justifica o seu rompimento com a Mesquita. Isso porque não há no mundo alguém que seu trabalho exija dele 24 horas por dia, e que ele não tenha tempo nem para se alimentar ou se entreter. Isso não existe. Então, sendo assim, a pessoa pode organizar seu tempo de tal maneira que pode agendar parte do seu tempo semanal ou até mesmo mensal para frequentar a mesquita. Esta mesma pessoa que se justifica pelo trabalho, normalmente possui certos hobbies que realiza com muita dedicações e carinho, como por exemplo um jogo de futebol. Ela faz questão de sair do trabalho mais cedo, preparar a mesa, convidar os amigos, preparar os petiscos e o narguilé para assistir e se divertir com aquele jogo. Isso porque tem uma atenção e dedicação especial para isso. Às vezes alguns fazem até questão de comprar bilhetes para assistir os jogos, o que exige mais tempo ainda. Ou até mesmo viajam de uma cidade para outra ou de um pais para outro, tudo isso somente para assistir um jogo. A pessoa faz questão de mudar toda sua agenda e se organiza e muda toda sua agenda para assistir este jogo ao vivo. Como conseguiu tempo para assistir este jogo e não consegue tempo para frequentar a mesquita? Da mesma forma que a pessoa pode se organizar e ter tempo para este tipo de atividades, pode também se organizar para tirar 10 minutos por dia, ou a cada três dias, ou uma vez por semana para frequentar a mesquita.
O líder religioso
Pretexto: É que eu não gosto de quem lidera a oração na mesquita.
Resposta: Se vocês gostam ou não é um problema pessoal, mas saibam que a religião do Islam nos ordena a não ter impressões erradas ou precipitadas das pessoas. Jamais o muçulmano deve duvidar dos próximos, sejam líderes religiosos, crentes ou irmãos, etc… Às vezes o que torna este um problema social é simplesmente o fato da pessoa ter uma ideologia ou pensamento diferente do próximo, mas isso possui condições de se mudar. E outra coisa, o líder religioso não é perfeito, ele pode errar num certo ponto, mas isso pode mudar. Mesmo com tudo isso, a pessoa pode ainda frequentar a mesquita, mesmo que em horários diferentes, se não querem se encontrar com fulano. Mesmo isso não sendo uma boa ação, e eu não recomendo isso, mas vamos supor que o frequentador da mesquita tenha razão em não querer se encontrar com aquele líder, ele pode simplesmente mudar o horário de sua ida para a mesquita. Pode ir mais tarde ou em momento menos frequentado. O importante é que não haja rompimento com a mesquita.
As pessoas da mesquita
Pretexto: É que não gosto de ver certas pessoas que frequentam a mesquita.
Resposta: Se você não gosta de frequentar uma mesquita para não se encontrar com algumas pessoas então há outras mesquitas quem podem ser frequentadas. Especialmente em países com uma comunidade islâmica maior, às vezes há mais de uma mesquita numa cidade ou no mesmo bairro. Se você não gosta de frequentar uma determinada mesquita então frequente outra.
Problemas pessoais
Pretexto: Não gosto de algumas pessoas porque são praticantes de pecados lá fora e ainda assim frequentam a mesquita.
Resposta: Este pretexto é muito feio, pois mesmo se fosse real saiba que talvez a pessoa tenha pedido o perdão de Deus e Deus acatou o seu pedido de perdão. Talvez esta pessoa não seja mais aquela que você costumava ver há um tempo atrás. Tenha uma boa imaginação dos próximos e não julgue, pois isso te leva a ser alvo do julgamento dos outros também. Os pecadores são perdoados por Deus, mas a população não perdoa. Outra coisa, se a pessoa não vai para a mesquita por causa de fulano e de ciclano, então porque você frequenta o mercado e o shopping e lá vocês até fecham negócios juntos? Está claro que é uma questão de pretexto e interesse pessoal. Quando a pessoa tem interesses comerciais em jogo ela faz negócio com qualquer um, mesmo se a outra pessoa não for compatível com a sua conduta, mas já para frequentar a mesquita ela começar a inventar pretextos.
Todos estes são pretextos feios e abomináveis que demonstram o quanto nós estamos deixando de cumprir nossos deveres e obrigações perante a mesquita.
Queridos irmãos, estes pretextos jamais devem ser ouvidos, pois são sinais do diabo, que não querem te levar para este local sagrado. Mesmo havendo um possível desentendimento entre você e um certo irmão que costuma frequentar a mesquita faça de tudo e vá para a mesquita, pois talvez este será o primeiro passo para uma possível reconciliação entre ambos em um breve futuro. Eu tenho certeza que quanto mais as pessoas frequentam as mesquitas e se encontram nesse local mais diminuem as inimizades.
Saibam que Deus deseja que nós frequentemos as mesquitas. Quando eu não frequento as mesquitas eu estarei dando ouvidos às tentações e paixões. Então, onde está a minha submissão a Deus? Para onde foram as minhas orações e genuflexões? Do que adianta minhas súplicas se dou prioridade para as tentações e desejos fúteis.
O ser humano crente e correto deve perguntar primeiro o que Deus quer dele, e daí fazer uma comparação, sempre dar prioridade a aquilo que Deus quer dele, não ao seu ego. Um verdadeiro crente procura satisfazer a Deus sempre, e não a sua alma. Na verdade, as paixões do homem jamais devem ser ouvidas, pois na grande maioria das vezes são provenientes do ego.
Saibam irmãos, que quem deixa de frequentar as mesquitas estará se privando de grandes bênçãos, cujo lá fora não teria condições de receber. O ser humano, quando romper seu contato com a mesquita, fica privado de todas estas dádivas que falamos no início de nosso sermão.
A queixa
Acima de tudo que falamos, saibam irmãos, que haverá uma queixa contra todos aqueles que rompem com as mesquitas. Será que nós iremos ter condições de suportar tamanha consequência? Não teríamos condições de suportar a queixa de uma criatura minúscula contra nós imaginem então se a Mesquita, a casa sagrada de Deus sobre a Terra, se queixar contra nós. O Imam Assadeq (A.S.) dizia: “As mesquitas se queixam a Deus por aqueles que não a frequentam entre seus vizinhos. Então Deus irá dizer para a mesquita: Não reconheço a oração destes, e nem irei demonstrar minha justiça para ele, minha misericórdia não irá alcançá-los, e nem serão meus próximos no paraíso”. Então, percebemos que é a pessoa quem mais perde em não frequentar as mesquitas.
Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Estes três irão se queixar a Deus o altíssimo: a mesquita abandonada, o sábio ignorado e o Alcorão empoeirado que não é recitado”.
Rogamos a Deus que nos dê forças para que respeitemos os direitos dos próximos, e que demos preferência para os desejos de Deus frente aos nossos, perguntemos o que Deus quer antes de perguntar isso a nós mesmos. Que Deus nos dê forças para adorá-lo e obedecê-lo, e que Deus abençoe a todos.
Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.