Primeiro sermão
O significado da caridade
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.
Recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.
Felicitações a todos pelo nascimento do Príncipe dos Fiéis, Imam Ali (A.S.). Nestes dias, e durante as celebrações do nascimento do Imam, gostaria de falar sobre um tema de extrema importância que é o significado da caridade, ajudar o próximo e sentir a dificuldade e a dor do próximo, dos oprimidos. O Imam Ali (A.S.) se disfarçava e andava pelas ruas e regiões mais humildes e pobres da cidade para procurar os necessitados e os órfãos e as viúvas para ajudá-los. Ele corria atrás e não se contentava com os relatórios que lhe chegavam como governante.
Com base nisso, neste sermão irei falar sobre o significado da caridade.
Significado da “Sadaqah”
É a dádiva, a qual a pessoa tira de sua riqueza e a concede para outra pessoa. Na verdade, o significado mais abrangente da Sadaqah vai além da riqueza, e representa todo tipo de dádiva. Então, o significado da caridade vai além da riqueza.
Aonde chega a “Sadaqah”?
Deus o altíssimo disse: “Ignoram, porventura, que Deus aceita o arrependimento dos Seus servos, assim como recebe as caridades, e que Deus é Remissório, o Misericordiosíssimo?” (9:104)
Portanto, a Sadaqah é observada diretamente por Deus. Esta nobre ação chega a Ele e certamente Ele recompensará generosamente seus praticantes. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “São dois os atributos que ninguém compartilhará comigo. Minha ablução, pois é dedicada à minha oração, e minha caridade, a qual é destinada ao necessitado e que está sendo entregue nas mãos de Deus”. Ou seja, é Deus quem recebe e vê as caridades.
As consequências da “Sadaqa”
A caridade tem várias consequências, nesta e na outra vida.
Outra vida
Vamos começar pelas consequências da Sadaqah na outra vida. A principal é a proteção do fogo do inferno. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A caridade é um escudo do inferno”. Numa outra passagem o profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Pratiquem a caridade mesmo se for com um pedaço de tâmara”. Ou seja, nem sempre a caridade é algo de rico para pobre ou de alguém com muitas condições financeiras. A caridade pode ser praticada por qualquer pessoa, pois mesmo meia tâmara dada é considerada caridade.
Nesta vida
Protege contra todo tipo de tragédia
Como doenças, calamidades, prejuízos, acidentes, problemas e muito mais.
O profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A Sadaqah te protege de setenta tipos de calamidades”. Com certeza, a fala do profeta não é mentira, jamais ele falará por capricho.
Proteger contra a morte do mal
O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A Sadaqah afasta todo tipo de morte maléfica”, e em outra passagem ele diz “A Sadaqah afasta setenta tipos de morte maléfica”.
A chave da riqueza
Ou seja, se querem atrair a riqueza, então façam a caridade. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Pratiquem frequentemente a Sadaqah e serão enriquecidos”.
Qual é o melhor tipo de “Sadaqah”?
O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A melhor Sadaqah é quando você é jovem e quando está necessitado e ainda com esperança de vida, e teme a pobreza…” Ou seja, a caridade realizada nesta época é melhor, pois é quando mais a pessoa precisa do dinheiro. Já quando esta pessoa está doente e morrendo, então a caridade realizada por ela não terá o mesmo valor e posição de quando ela a fez quando jovem e quando em necessidade.
Toda boa ação é “Sadaqah”
O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Façam a caridade para vossos irmãos pelo conhecimento que o guie, e com uma opinião (conselho) que o ajude”. Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Todo fiel tem uma caridade diariamente”. Lhe perguntaram: “Como assim? E quem não tiver condições?” O Profeta (S.A.A.S.) então respondeu: “Tirar o que atrapalha da rua é Sadaqah. Orientar um perdido é Saqadah. Sua visita a um enfermo é Sadaqah. Ordenar o bem é Saqadah. Coibir o mal é Sadaqah. Responder a saudação é Sadaqah”.
Qual a filosofia da “Saqadah”?
Entre as filosofias da Sadaqah temos:
Se desapegar da vida
Se acostumar a praticar a caridade faz a pessoa a se desapegar desta vida. Conceder o dinheiro e riqueza ao próximo tem isso como objetivo.
A cura para avareza
É a melhor forma de curar a avareza. Este atributo é um dos piores do ser humano. Na primeira vez que o avarento pratica a caridade é difícil pra ele, mas aos poucos ele se acostuma e aquilo vira uma prática comum em sua vida.
A solidariedade social
A solidariedade social começa a existir na sociedade. Aquele que não tem o que comer recebe de quem tem, e aquele que não tem condições começa a ser ajudado por quem tem. Por isso a Sadaqah é importante.
Alcançar a virtude
Alcançar a virtude é quando a pessoa concede daquilo que mais ama e gosta. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Jamais alcançareis a virtude, até que façais caridade com aquilo que mais apreciardes…” (3:92)
Quem tiver 1 milhão e doar 10 mil não é grande coisa, mas aquele que tiver 50 e doar 25 está dando a metade. Então conceder do que mais gosta é algo que leva a pessoa a alcançar a virtude. E a melhor coisa para ser concedida é a própria vida. Por isso que os mártires são os mais virtuosos entre todos, já que concederam o que eles tinham de melhor e mais valioso, suas vidas.
Uma bela lição
Abu Tufail narra que o Imam Ali (A.S.) comprou uma roupa e ele gostou dela. Então ele a concedeu a outro imediatamente. Abu Tifail lhe perguntou o motivo dele ter feito aquilo. O Imam Ali (A.S.) respondeu: “Aquele que preferir os outros sobre si, Deus lhe concederá o paraíso. E aquele que amar algo e o conceder pela causa de Deus, Ele dirá no dia do juízo final: ‘na Terra os humanos se recompensavam com bondade, e hoje lhe recompensarei com o paraíso’.”
A intenção pura a Deus
E o mais importante de tudo para que as caridades sejam aceitas é que sejam totalmente dedicadas e sinceras a Deus, o altíssimo. Isso porque se não for assim a pessoa certamente perde toda recompensa prometida por Deus. Ou seja, será como se nem tivesse feito nada.
Rogamos a Deus que estejamos entre os virtuosos, na companhia dos virtuosos, e na outra vida na companhia do Profeta e dos Ahlul Bait (A.S.).
Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.
Segundo sermão
A caridade contínua
Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.
Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), seus bons companheiros e todos os seus profetas e mensageiros.
Servos de Deus, recomendo a todos e a mim mesmo o temor a Deus.
A diferença deste tipo de caridade com a outra é que esta é contínua, e mesmo que o seu praticante esteja falecido o mesmo continuará recebendo por sua caridade feita durante sua vida. Algumas tradições do profeta (S.A.A.S.) afirmar que a caridade continua rendendo até que chegue a ser do tamanho da montanha de Ohud. Como se fosse um investimento que rende mensalmente.
O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Nada continuará com o falecido após a sua morte exceto três coisas: A caridade feita durante sua vida e que ainda que esteja morto ela continua rendendo. Uma bela tradição de orientação que continua sendo praticada após sua morte. E um bom filho que ore por ele mesmo”.
O grande arrependimento
Mas há uma grande decepção no dia do juízo final. Um grande arrependimento o qual a pessoa se arrepende imensamente. Deus o altíssimo disse: “Fazei caridade de tudo com que vos agraciamos, antes que a morte surpreenda qualquer um de vós, e este diga: Ó Senhor meu, porque não me toleras até um término próximo, para que eu possa fazer caridade e ser um dos virtuosos?” (63:10)
Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a bênção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua purificada linhagem.