Para seu irmão, Aquil Ibn Talib , em resposta à carta deste, contendo uma referência ao envio do exército, feito por Amirul Muminin contra o inimigo.

“Enviei contra ele um grande exército de muçulmanos. Quando veio a saber disso, bateu em retirada, arrependendo-se. Os homens o encontraram no caminho quando o sol estava para se pôr. Lutaram corpo a corpo por um bom tempo como se nunca tinha visto. (A luta) durou cerca de uma hora , então ele se livrou, meio morto, uma vez que tinha sido pego pelo pescoço e o último alento lhe restava.
Dessa maneira escapou em meio à desordem.
Tu deixas de lado os coraixitas na sua debandada rumo ao extravio , no seu galope rumo à desunião e no seu pulo para dentro da destruição. eles se juntaram para me combater , como haviam feito com o Profeta de Deus (saas) antes de mim. Desejo que os coraixitas tenham a sua paga pelo tratamento que me dispensaram.Pois não levaram em consideração o meu parentesco e me privaram do poder que me era devido, (vindo) do meu irmão. quanto a tua inquirição sobre a minha opinião com respeito ao combate , ( digo que) sou a favor de se combater os ue consideram o combate lícito, até a morte.
O ajuntamento de homens ao meu redor não me proporciona vigor, tampouco seu afastamento me causa solidão. Não consideres teu irmão, embora as pessoas o tenham abandonado, como um fraco ou medroso, ou que se curva de modo submisso diante da injustiça, ou que dê as suas rédeas nas mãos do condutor , ou que permita que suas costas sejam usadas pelo montador para que nelas sente.
eis que ele é como um homem dos Bani Salim disse:
Se inquiris sobre como eu sou, então escutai isto:
Sou resignado e forte quanto ás vicissitudes do tempo. Jamais me permitirei ficar desgostoso, para que o inimigo não se sinta feliz e o amigo se sinta pesaroso.”

- voltar -