Para Haris Hamzani

“Agara-te ao vínculo do Alcorão e busca instruções nele.
Considera segundo ele, o que é lícito como lícito e o que é ilícito como ilícito. Testifica o que foi certo no passado. Tira, do mundo de outrora as lições para as presentes condições do mundo, porque aquela sua fase lembra outra e o seu término há de encontrar o seu começo, e no todo, irá mudar e desaparecer. Considera o nome de Deus muito grande para ser mencionado , a não ser nas qustões de direito.
Lembra-te da morte com mais frequência. Não anseies por ela , a não ser numa condição justicável. Evita qualquer ação que o praticante quer para si mesmo, mas não quer para os muçulmanos em geral.
Evita toda ação que seja praticada em segredo e pela qual a vergonha seja abertamente sentida. Evita também aquela ação sobre a qual, se o praticante for questionado, ele próprio a considerará como má, e pedirá desculpas. Não exponhas a tua honra a ponto de seres tratado como alvo da discussão das pessoas. Não passe às pessoas tudo aquilo que ouvires, pois isso poderá resultar em falsidade. Não contestes tudo aquilo que as pessoas te contarem, pois isso demonstrará ignorância. Desfaz a tua ira e perdoa quando tens poder ( para punir).
Mostra paciência no momento de raiva e concede indulto, a despeito da autoridade; a finalidade eventual, então , estará a teu favor.
Faz o bem de tudo aquilo com que Deus te agraciou e não desperdices nenhum dos favores contigo mesmo. O efeito dos favores de Deus para contigo deverá ser visível em ti.
fica sabendo que o mais distinto dos crentes será aquele que for mais rápido em dispender de si mesmo , da sua família e da sua propriedade, porque qualquer bem que expedires permanecerá em estoque no teu cômputo e qualquer benefício que retiveres será deduzido pelos outros. Procura evitar a companhia de pessoas cujas opiniões sejam insanas e cujas ações sejam detestáveis, poiso homem é julgado segundo suas companhias. Procura viver nas grandes cidades porque estas são centros coletivos de muçulmanos. Evita locais de negligência e corrupção e onde haja parcimônia de apoiadores da obediência a Deus. Restringe o teu pensamento a assuntos que te sejam úteis. Não te sentes nos centros mercantis, porque são pontos de encontro de Satã e alvos preferidos dos desmandos. Com muita frequência considera aqueles sobre quem tens superioridade porque esta é uma maneira de (prestares)ação de graças. Não empreendas viagem nas sextas-feiras, até que tenhas comparecido às orações , a não ser que estejas indo para os assuntos de Deus, ou para (resolver) questões prementes. Obedece a Deus em todos os teus negócios, porque a obediência a Deus tem precedência sobre todas as coisas. Não enganes teu coração quanto à adoração, procura persuadi-lo a não força-la. procura engajá-lo ( na adoração) quando ele estiver liberto e alegre, a não ser com respeito as orações obrigatórias que te foram prescritas , pois estas não podem ser negligenciadas , sendo que devem ser realizadas nas ( estipuladas) cinco horas .
Fica de guarda para que a morte não te surpreenda enquanto estás fugindo de Deus, à procura dos prazeres mundanos. Evita a companhia dos viciosos,´porque o vício atrai o vício. Considera Deus como sendo Grandioso e ama os que Deus ama. Afasta (de ti) a ira, pois ela é o maior dos exércitos de Satã.”

- voltar -