Quanto a algumas características do Profeta, a ameaça dos omíadas e a admoestação das pessoas.
Então, Deus instituiu Mohammad (S.A.A.S.) como testemunha, revelador das boas novas e admoestador, o melhor do universo quando criança, e o mais casto quando adulto, o mais puro e purificado na conduta, e o mais generoso entre aqueles que se aproximam da generosidade. Este mundo não vos parecia suave, nos seus prazeres, e não tiráveis leite de suas tetas, a não ser após o terdes encontrado, quando sua rédea nasal se arrastava pelo chão e sua barrigueira de couro estava solta. Para certas pessoas, seus itens ilícitos eram como galhos curvados carregados de frutas, ao passo que seus itens lícitos estavam bem longe, não disponíveis. Por Deus que achareis que ele é como uma longa sombra que terminará num tempo fixo. Eis que a terra está convosco, sem obstáculo ou empecilho, e vossas mãos nela estão estendidas, ao passo que as mãos dos líderes de vós estão retiradas. Vossas espadas estão penduradas sobre eles, ao passo que as deles são mantidas longe de vós. Cuidado, pois, porque para cada gota de sangue derramada há uma vingança e para cada coisa certa há uma reivindicação. O vingador do nosso sangue é igual ao juiz quanto a sua reivindicação; e Deus é de tal maneira, que se alguém o buscar, Ele não o desapontará e se alguém tentar fugir, Dele não escapará. Juro por Deus, ó Bani Umayya, que brevemente verás isso nas mãos de outros e na casa dos teus inimigos. Sabei que o melhor ouvido é o que ouve bons conselhos e os retém.
Admoestação às Pessoas
Ó povo, absorvei a luz proveniente da chama da candeia do pregador que segue o que prega e retira a água do regato, que foi expungido. Ó criaturas de Deus, não conteis com muito, levados pela vossa ignorância, e não sejais obedientes aos vossos desejos, porque aquele que se encontra neste lugar é como o que está na beira duma barranca que está sendo solapada pela água, carregando a ruína nas costas, mais uma parte da ruína de outro que siga sua opinião, que ele troca como quem troca uma camisa. Quer tornar-se aderente ao que não pode aderir e quer juntar-se ao que não pode ser juntado. Temei, pois, a Deus, e não coloqueis as vossas queixas diante Dele, que não pode corrigir seus motivos, nem desfazer com sua opinião o que vos foi tornado obrigatório. Em verdade, não há obrigação alguma da parte do Imam, a não ser naquilo que lhes foi confiado por Deus, ou seja, ministrar admoestações, dar bons conselhos, reviver a Sunnah, impor penalidades a quem merecer e estabelecer quinhões aos merecedores. Por isso, apressai-vos na direção do conhecimento, antes que a sua vegetação seque e antes que deixeis de buscar o conhecimento com aqueles que o possuem. Fazei com que os outros desistam do que é ilícito e abstende-vos dele vós mesmos, porque vos foi ordenado que vos abstivésseis, antes que fizésseis com que outros se abstivessem.