Sermão 2
(Descreve a situação anterior ao advento do Islam , a característica dos Familiares do Profeta, bem como as características de outros povos).
“Louvo a Deus, procurando o complemento de suas bençãos, submetendo-me a Sua glória, esperando estar seguro de não cometer os pecados por ELE prescritos. Invoco Sua ajuda , estando eu necessitado da Sua suficiência ( de proteção).
Aquele a quem ELE guia não se extravia , aquele a quem ELE sustenta não fica necessitado. O louvor é mais considerado, de tudo o que é levado em consideração e mais valioso do que tudo o que é entesourado.
Dou meu testemunho de que não há outra divindade além de Deus , o Único. Não tem similar. Meu testemunho foi testado em sua franqueza , sendo que a sua essência é a nossa crença. Nos firmaremos a isso para sempre, até que vivamos , e o acumularemos , face as tribulações que recairão sobre nós , porquanto constitui a pedra fundamental da crença e o primeiro passo em direção as boas ações e ao aprazimento divino. Essa é a maneira de se manter afastado de Satã.
Também sou testemunha de que Mohammad é o seu servo e o seu Profeta . Deus o enviou com a religião exemplar , com o emblema efetivo, com o Livro Escrito , com a luz refulgente , com o brilho faiscante e a injunção decisiva a fim de dissipar dúvidas , apresentar claras evidências , ministrar admoestações por meio de sinais e prevenir quanto as punições. Naquele tempo as pessoas haviam se dado a vícios , sendo que o vínculo da religião havia sido rompido , os pilares da crença haviam sido abalados , os princípios haviam sido profanados , o sistema havia sido posto em caos, as aberturas eram estreitas, a passagem era escura, a diretriz , desconhecida e a obscuridade prevalecia. Deus estava sendo desobedecido, a Satã era dado apoio e a crença havia sido esquecida. Como resultado, os pilares da religião ruíram, seus traços não puderam ser delineados, suas passagens foram destruídas e suas vias entraram em decadência. As pessoas obedeciam a Satã e trilhavam os seus caminhos. Procuravam água nos açudes dele. Através delas os emblemas de Satã puseram-se a tremular , e o seu estandarte foi elevado em vícios , os quais esmagavam as pessoas com seus cascos e as pisoteavam. Os vícios ficavam nas pontas dos pés e as pessoas neles imersas estavam perplexas ; eram ignorantes e se deixavam seduzir como se estivessem numa boa casa , mas com maus vizinhos. Ao invés de dormirem , ficavam plenamente acordadas e, como paliativo tinham lágrimas a lhes banharem os olhos. Estavam numa terra em que os indivíduos cultos eram amordaçados ao passo que os ignorantes tinham honrarias.
Os Ahlul Bait (A.S.)
Eles são os depositários dos Seus segredos, os abrigos dos Seus assuntos , as fontes do conhecimento quanto a ELE, os centros de sabedoria , os vales para os seus Livros e as montanhas para a Sua Religião. Com eles Deus endireitou o curvo costado da religião e retirou o tremelicar de seus membros.
Outros povos
Eles (povos anteriores) semearam vícios, regaram-nos com decepções e colheram destruição. Ninguém na comunidade islâmica pode comparar-se a nenhum dos descendentes do Profeta (S.A.A.S.). Aqueles que estavam sob a obrigação deles não poderiam comparar-se a eles. Eles constituem a fundação da religião e o pilar da crença. O que se afastou deles tem que a eles retornar, enquanto que o seguidor tem que os acatar. Eis que possuem as principais características da posição de legatário. A favor deles está a vontade e a sucessão (do Profeta). Essa é a hora em que o direito retorna a seu devido dono, e é dirigida para o seu centro de retorno.”