As recomendações de Al Mufaddal para a comunidade xiita

1 – Eu recomendo a vós o temor unicamente a Allah sem que associeis nada a Ele. Eu recomendo que declareis que não há deus senão Allah e que Mohammad é seu servo e mensageiro. Temei a Allah e falai somente o que é bom. Buscai o aprazimento de Allah e temei a Sua ira. Observai as tradições de Allah sem transgredir os Seus limites, considerai a Ele em vossos assuntos e contentai-vos com o Seu decreto, quer seja algo bom ou não para vós.

2 – Apegai-vos à ordem do bem e à proibição do mal.

3 – Auxiliai aqueles que vos auxiliaram tanto quanto possível, perdoai aqueles que vos maltrataram e fazei às pessoas o que desejais que elas vos façam.

4 – Associai-vos com as pessoas tanto quanto possível e não deixeis que nada seja levantado contra vós. Perseverai no conhecimento religioso, demonstrai piedade em relação às coisas proibidas e respeitai a amizade daqueles que prezaram a vossa amizade, quer sejam piedosos ou iníquos.

5 – Comprometei-vos à piedade, pois é a fonte da religião. Praticai as preces obrigatórias em seu devido tempo, cumprindo seus rituais compulsórios com a maior correção possível.

6 – Não demonstrem qualquer negligência nos rituais que Allah tornou compulsório a vós ou nas questões que agradam a Ele. Eu ouvi Abu Abdillah, o Imam Jafar Assadeq (A.S.), dizer: “Aprendei os tópicos da religião e não sejais como os ignorantes, Allah, No Dia da Ressurreição, não olhará para aquele que não possuir conhecimento algum dos assuntos da religião”.

7 – Adotai o equilíbrio nos gastos quer sejais ricos ou pobres. Utilizai parte dos assuntos mundanos como um meio de facilitação da vida futura. Eu ouvi Abu Abdillah (A.S.) dizer: “Empregai parte dos bens materiais para a facilitação da vida futura e não vos torneis fardos para os outros. Comportai-vos com gentileza e prestai favores a todos”.

8 – Não pratiqueis a agressão, pois eu ouvi Abu Abdillah (A.S.) dizer: “A agressão é a coisa que mais rapidamente é punida”.

9 – Cumpram a prece e o jejum, assim como os demais rituais obrigatórios, pagume o zakat às pessoas que tiverem o direito de recebê-lo. Abu Abdillah (A.S.) disse: “Ó Mufaddal, dize aos teus conhecidos para que paguem o zakat às pessoas que tiverem o direito de recebê-lo e eu garantirei a eles o que tiverem distribuído” .

10 – Adotai a lealdade à liderança da família de Mohammad (A.S.). Reconciliai os grupos discordantes e não calunieis uns aos outros.

11 – Visitai-vos, sede afetuosos uns com os outros, e fazei favores mutuamente. Encontrai-vos e conversai. Não oculteis os assuntos uns dos outros. Afastai-vos da discórdia, não vos abandoneis mutuamente, pois eu ouvi Abu Abdillah (A.S.) dizer: “Por Allah, eu juro, eu renego e amaldiçoo um de dois xiitas que se afastarem por desentendimento. Na maioria dos casos, eu amaldiçoo os dois”. Muattib (um dos companheiros próximos do Imam Assadeq) disse: “Que Allah faça de mim o teu sacrifício. É possível que amaldiçoes a parte errada, por que então a parte injustiçada também será amaldiçoada?” O Imam (A.S.) respondeu: “A parte injustiçada também é amaldiçoada porque não chama a outra parte para uma reconciliação”. O Imam (A.S.) acrescentou: “Eu ouvi meu pai dizer: “Se dois de nossos seguidores se desentendem e um deles ofende ao outro, o ofendido deve procurar o outro e reconhecer que estava errado, para que o desentendimento termine. Allah, o Abençoado, o Exaltado, certamente julgará corretamente; Ele decidirá a favor do que estava certo”.

12 – Não desdenheis nem abandoneis os seguidores pobres da família de Mohammad (A.S.). Tratai-os com bondade e cumpri o direito que Allah tiver tornado compulsório sobre vossas propriedades em relação a eles. Favorecei-os. Não tomeis a família de Mohammad (A.S.) como um meio para conseguir lucros. Eu ouvi Abu Abdillah (A.S.) dizer: “Os indivíduos tomam diferentes atitudes ao nos seguir. Alguns nos seguiram e esperaram o nosso Socorro com o propósito de obter ganhos materiais. Declararam sua aderência a nós e repetiram nossos dizeres, porém, deixaram de se conformar às nossas ações. Allah os conduzirá ao Inferno em hordas. Alguns declararam sua aderência a nós, ouviram nossas palavras e não demonstraram negligência alguma ao executarem o que ordenamos. Contudo, o propósito do que fizeram era ganhar as doações do povo. Allah preencherá seus ventres com fogo e os fará sofrer a fome e a sede. Outros, declararam sua aderência a nós, apreenderam nossas palavras e praticaram nossas instruções, não discrepando em seu comportamento de nossas ações. Esses são de nós e nós somos deles”.

13 – Não deixeis de levar em consideração a família de Mohammad (A.S.) por causa de vossos ricos. Os ricos devem pagar na devida proporção de sua riqueza e os pobres na proporção de sua pobreza. Aquele que deseja que Allah resolva os problemas mais complicados deve levar em consideração a família de Mohammad (A.S.) e seus seguidores, por meio de seus bens.

14 – Não vos irriteis com o que é certo que seja dito a vós e não vos desagradeis com as pessoas que seguem a retidão quando afirmarem o certo em vossa presença. Os verdadeiros crentes não se irritam quando o que é certo é afirmado diante delas.

15 – Eu acompanhava Abu Abdillah (A.S.) quando ele me perguntou: “Ó Mufaddal, quantos são os seus companheiros?” Respondi, “São muito poucos”. Quando eu cheguei em Cufa os xiitas me receberam com muitos insultos, calúnias e ofensas contra minha honra. Além disso, alguns deles saltaram sobre mim, outros me cercaram para me agredir e outros ainda, me acusaram injustamente de tudo o que era ruim. Esse acontecimento foi relatado a Abu Abdillah (A.S.). No ano seguinte, a primeira coisa que o Imam (A.S.) me perguntou foi sobre o que havia ocorrido. Eu respondi, “Eu não me importo com eles”. “Sim,” disse o Imam (A.S.), “Eles estão prejudicando somente a si mesmos. Como se enfurecem? Ai deles. Tu disseste que teus companheiros eram poucos. Não, por Allah. Eles não são nossos seguidores. Allah mencionou outras características para os nossos seguidores. Os xiitas de Ja’far são somente aqueles que deixam de proferir más palavras, que se esforçam na causa de seu Criador, que têm esperança em Seu Mestre, e devidamente temem a Allah. Ai deles! Acaso algum se tornou semelhante a um arco curvado por causa da abundância das preces praticadas? Algum deles se tornou semelhante a um homem desesperado por causa do temor a Allah? Algum se tornou semelhante a um cego por causa da excessiva apreensão diante de Allah? Algum ficou excessivamente fraco em razão de muito jejum? Algum se tornou parecido a um mudo por causa do longo período de silêncio? Algum deles passou todas as noites em adoração e todos os dias em jejum? Algum deles privou-se dos prazeres mundanos por temor a Allah ou por almejar a nós; a família do Profeta? Como podem ser nossos seguidores? Estão a discutir sobre nós exageradamente com os nossos inimigos, o que tem causado maior oposição a nós. Latem como cães e são gananciosos como corvos. Eu ordenaria a ti que te mantivesse dentro de tua casa e fechasse a porta na face deles se eu não tivesse receio que eles te prejudicassem se assim o fizesse. Allah os tornou o argumento contra eles mesmos e o argumento contra outros”.

16 – Não vos deixeis enganar por este mundo com todos os seus prazeres, confortos, delícias e posses. Ele não vos pertence e não durará muito para vós. Na realidade, não durará nem mesmo para as pessoas ligadas a ele.

«
»