O meio ambiente e sua relação com o ser humano

Seyyed Sharif El-Seyyed
Associação Cultural Al-Huda

De acordo com os cientistas, o meio ambiente inclui todos os fatores externos que influenciam o cotidiano dos seres vivos. O meio ambiente, em relação ao homem, constitui o círculo em que ele vive, o que inclui o solo, a água, o ar e o que cada um dos três elementos possui de formações minerais ou de seres vivos. Também incorpora as diversas manifestações desses “entes”, como condições meteorológicas, clima, ventos, chuvas, gravidade, magnetismo, etc., e os meios de troca entre esses elementos.

Falar sobre o meio ambiente, então, é falar de suas formações naturais, das circunstâncias e dos fatores em que os seres vivos vivem.

Alguns pesquisadores dividem o meio ambiente em duas partes principais, que são:

1. O meio ambiente natural: são as circunstâncias de cujo surgimento e existência o homem não participa. As suas manifestações são o deserto, os mares, o clima, a topografia, a água de superfície e a subterrânea, a vida vegetal e animal. Enfim, o ambiente natural tem influência direta e indireta na vida da população, de plantas, animais e seres humanos.

2. O ambiente artificial: É formado pela infra-estrutura material que o homem construiu, as organizações sociais e as instituições que ele fundou. Então, pode-se analisar para esse que poderíamos considerar um “meio ambiente artificial” através da forma em que as comunidades organizam suas vidas e da maneira como modificaram o meio ambiente natural, para suprir suas necessidades. O meio ambiente “construído” inclui o uso do solo para a agricultura, para a residência, para a extração de minérios, a procura de recursos naturais, para a instalação de regiões industriais, centros de comércio, escolas, institutos, vias, etc.

O meio ambiente, nas suas duas formas, natural e artificial, inclui todo elemento que compõe o globo terrestre. O próprio homem é um dos elementos do meio ambiente, que interage com os seus outros elementos, incluindo os seus semelhantes. Esse conceito abrangente foi definido pelo antigo Secretário Geral das Nações Unidas, U Thant. Ele disse: “Quer queiramos quer não, estamos viajando juntos sobre o globo terrestre. Não temos outra escolha racional a não ser trabalhar juntos para transformá-lo num ambiente em que possamos, juntamente com os nossos filhos, levar uma vida totalmente segura. Isso é exigido do ser humano, o único ser racional entre os seres vivos, que pode tratar o meio ambiente com bondade, utilizando-se dele sem degradá-lo ou destruí-lo.”

Os elementos do meio ambiente

Podemos dividir o meio ambiente, de acordo com as recomendações do Congresso de Estocolmo , em três tipos:

1. O meio ambiente natural: É formado por quatro sistemas interligados: camada atmosférica, sistema hídrico, solo e espaço aéreo, incluindo aí os elementos como água, ar, solo, minerais, fontes de energia, além da flora e da fauna. Tudo isso representa os recursos que Deus, exaltado seja, proporcionou ao homem para que extraia deles os elementos para a sua vida: alimentos, vestimenta, remédios e abrigos.

2. O meio ambiente biológico: Inclui o ser humano, como indivíduo, família e comunidade. Inclui, também, os seres vivos. O meio ambiente biológico faz parte do meio ambiente natural.

3. O meio ambiente social: É o círculo de relações dos seres humanos entre si. São as relações básicas na organização de qualquer sociedade, quer seja entre seus membros em um ambiente qualquer, entre sociedades semelhantes ou com ambientes distantes. Essas relações são formadas por sistemas sociais. O homem criou durante a longa etapa de sua existência no planeta um ambiente cultural para auxiliá-lo na sua vida. Ele explorou a terra e penetrou no espaço marinho e sideral para conquistá-lo.

Os elementos do meio ambiente cultural do homem estão incluídos em dois setores básicos:

Primeiro: O setor econômico, que inclui tudo que o homem consegue produzir com seu trabalho, como a residência, o vestuário, os meios de transporte, os equipamentos e aparelhos que utiliza na sua vida cotidiana, os bens e os serviços.

Segundo: O setor moral, que abrange as crenças, valores, costumes, tradições, pensamentos e atividades artísticas, transmitidos por meio do conhecimento, seja ele espontâneo ou adquirido.

Caso se considere o meio ambiente como o círculo onde o homem vive, adquire os bens e serviços essenciais para a sua vida (alimento, vestuário e abrigo, por exemplo) e se relaciona com seus semelhantes, então o seu principal dever é compreendê-lo devidamente em todas as suas dimensões (elementos constituintes, instituições e interações), agindo coletivamente para a sua proteção e aperfeiçoamento, empenhando-se em adquirir bens lícitos sem degradá-lo ou corrompê-lo.

O Homem e o seu Papel no Meio Ambiente

O homem é um ser vivo de suma importância no esquema da natureza porque provoca, conscientemente ou não, alterações relevantes no meio ambiente e, por sua ação muitas vezes inconsequente, desordem no sistema natural biológico. Desde a sua criação, ele se relaciona com os elementos do meio ambiente. Quanto mais o tempo passa, mais o domina, principalmente depois que o desenvolvimento científico e tecnológico facilitou-lhe as oportunidades geradoras de transformações da natureza, de acordo com o aumento de suas necessidades por alimentos e por vestuário.

Por isso, o homem desmatou as florestas e transformou o solo em campos agrícolas, em indústrias e residências. Excedeu no uso das pastagens, no uso dos variados produtos químicos, como pesticidas e inseticidas. Estes são fatores eficientes no desequilíbrio do meio ambiente, cuja influência acaba por refletir-se na vida do ser humano. Alguns dados comprovam isso:

• As florestas: São um fator ambiental fortemente relacionado com o homem, abrangendo 28% dos continentes. Por isso, a sua degradação ou extinção causam reflexos perigosos no ecossistema, principalmente no equilíbrio exigido entre os níveis de oxigênio e do dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera;

• As pastagens: O mau uso das pastagens gera a destruição da flora natural, que é acompanhada pela destruição do solo e do clima. Se a sua expansão, uso indiscriminado e intensivo continuar, o solo fica nu e sujeito à erosão.

• Os sistemas agrícolas: O homem se pôs a transformar as florestas naturais em terras aráveis. Ele substituiu os fatores naturais do meio ambiente com equipamentos artificiais. Substituiu as cadeias alimentares e as relações de troca entre os elementos distintos do ecossistema por uma relação artificial entre o cultivo do solo e o meio ambiente natural que o cerca. Ele utilizou os fertilizantes e inseticidas para alcançar o seu objetivo de elevar a produção de alimentos. O maior erro, nesse caso, é a sua crença de que é possível trocar as relações naturais complexas existentes entre os fatores ambientais – como plantas e animais – com métodos artificiais simples. Ele contraria, com isso, as leis do sistema natural, levando, no limite, ao esgotamento das condições essenciais à produção e produtividade agrícolas.

• A flora e a fauna: O esgotamento e a redução das áreas destinadas ao plantio de alimentos (provocada esta, entre outras causas, pela desertificação e erosão) e a caça desenfreada sujeitaram um grande número de espécies vegetais e animais à extinção, desequilibrando o meio ambiente.

A influência da indústria e da tecnologia moderna sobre o meio ambiente

A indústria e a tecnologia moderna têm uma influência geralmente maléfica sobre o meio ambiente. A emissão de gases, de fumaça tóxica, o lançamento e depósito de lixo a céu aberto causaram distúrbios na natureza e, portanto, na cadeia alimentar, refletindo-se isso no homem, com a poluição do meio ambiente, o que terminou por torná-lo, em muitos locais, inadequado para a vida:

– Poluição do sistema hídrico: O sistema ambiental hídrico possui relações diretas e indiretas na vida humana. A água que se evapora volta em forma de chuva, necessária para a vida do solo, para a vida vegetal e animal. Repercute intimamente na geração de recursos alimentares para toda a humanidade.

– Poluição do ar: As origens da poluição do ar são inúmeras e aumentam dia-a-dia. Pode-se dizer que incluem as indústrias, os meios de transporte, as detonações atômicas e as diversas formas de radiação, além de outras que surgem cotidianamente, liberando inúmeras substâncias tóxicas. Por exemplo, o cloro, o dióxido de carbono, dióxido de fósforo, óxido de nitrogênio, os sais de ferro, de zinco, de chumbo, micróbios e elementos radioativos. Se a porcentagem desses poluentes aumentar até certo nível no ar, a sua influência se tornará patente no homem e nos elementos do meio ambiente. Algo, aliás, que já pode ser constatado em vários locais do planeta.

– Poluição do solo: O solo é poluído devido ao uso de uma grande variedade de inseticidas, pesticidas, fertilizantes e por causa do depósito de resíduos industriais, afetando isso os seres vivos ali presentes. Como conseqüência, isso prejudica – ou anula – a sua fertilidade, a flora e a fauna, o que traz reflexos sobre o homem, por fim.

O homem enfrentando os desafios ambientais

O homem, que nem sempre tem presente a consciência de que é um dos seres que habitam a terra, necessita, ele próprio, de oxigênio para respirar e exercer as suas atividades vitais. Ele precisa, também, do fornecimento permanente da energia que extrai dos alimentos, que consegue obter de outros seres vivos – vegetais e animais – e do reino mineral. Necessita, ainda, da água potável como elemento importante para continuar vivo. A continuidade de sua vida baseia-se claramente na obtenção de soluções rápidas e inteligentes a muitos problemas ambientais, que podemos resumir da seguinte maneira:

a. Obter fontes suficientes de alimento para garantir o suprimento de energia corporal necessária à população humana crescente;

b. Livrar-se, racionalmente, dos resíduos cuja quantidade se expande, melhorando os meios e técnicas disponíveis para se livrar dos vários tipos de lixo, principalmente o não-biodegradável;

c. Encontrar meios apropriados para conciliar o crescimento populacional e a exploração dos recursos naturais, para que haja equilíbrio entre o número de pessoas e o meio ambiente.

É certo que o destino do homem está intimamente ligado ao equilíbrio biológico e à cadeia alimentar contida no ecossistema. Qualquer desordem nesse equilíbrio reflete-se imediatamente na qualidade da vida humana.

Por isso, o bem-estar do homem está inserido na conservação das condições básicas do sistema ambiental, o que certamente lhe garantirá uma vida melhor. Isso implica na:

1. Boa administração (manejo) das florestas;

2. Boa administração (manejo) das pastagens: É necessário conservar as pastagens naturais e evitar a sua deterioração, aplicando-se um sistema apropriado para o seu uso;

3. Boa administração (manejo) das áreas aráveis: o manejo inteligente das terras aráveis assegura a obtenção de melhor produção – em quantidade e qualidade -, conservando-se a fertilidade do solo e o equilíbrio biológico necessário para a integridade do sistema agrícola. Consegue-se isso com:

a. Diversidade de cultivo, com um rodízio equilibrado;

b. Fertilidade das terras aráveis;

c. Melhoria do solo com o acréscimo racional de material orgânico;

d. Combate à erosão do solo.

4. Combate à poluição do meio ambiente: Devido à importância da poluição do meio ambiente em relação à saúde das pessoas, é dever de todos incentivar as pesquisas científicas para o combate a todos os tipos de poluição.

5. A cooperação construtiva entre os cientistas e os responsáveis pelo planejamento e execução dos projetos econômicos: Na execução de qualquer projeto deve-se levar em conta o respeito ao meio ambiente. Por isso, é preciso que especialistas e pesquisadores analisem cada proposta de exploração dos recursos naturais para determinar, conjuntamente, os impactos que a execução dos projetos pode ter sobre o meio ambiente (EIA/Rima). Os grupos envolvidos devem trabalhar juntos para reduzir as influências negativas possíveis e prováveis. O contato entre os especialistas e os pesquisadores deve se tornar permanente para o tratamento dos novos problemas que poderão ocorrer.

6. O desenvolvimento da conscientização ambiental: A humanidade necessita de conduta coletiva moderna vinculada ao respeito ao meio ambiente. Só conseguimos esse tipo de conduta depois da conscientização do homem quanto ao alcance de seu vínculo com o meio ambiente, ensinando-o que os seus direitos quanto ao meio ambiente têm geram deveres como contrapartida. Não há direitos sem deveres.

7. É claro que há uma estreita relação entre o ser humano e o meio ambiente. O homem o influencia e é influenciado por ele. Além disso, sabemos que o interesse do ser humano, individual e coletivo, está inserido na sua existência dentro de um meio ambiente saudável, o que assegurará a continuidade da uma vida equilibrada e íntegra.

Com a anuência de Deus, nos próximos números, voltaremos a falar sobre estes temas, indicando o ponto de vista do Islã a respeito do meio ambiente.

 

 

«
»