O princípio islâmico de recomendar o bem e coibir o mal

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Deus o Altíssimo disse: “Ó filho meu, observa a oração, recomenda o bem, proíbe o ilícito e sofre pacientemente tudo quanto te suceda, porque isto é firmeza (de propósito na condução) dos assuntos”. (31:17)

Um princípio, um dever

O princípio de recomendar o bem e proibir o mal (ilícito) é um dos fundamentos do Islam e sua prática é da crença do muçulmano. Este princípio é considerado um dos elementos mais importantes para manter a sociedade muçulmana sempre viva e sua missão sempre renovada. Este princípio é um dos ensinamentos que nos leva a revogar o egoísmo em nossa mente e em nossas práticas, pois desejar o bem e recomendá-lo, e não aceitar o mal e evitá-lo, é algo que reflete o mais alto grau de espiritualidade e bondade de uma nação. Como Deus disse: “Sois a melhor nação que surgiu na humanidade, porque recomendais o bem, proibis o ilícito e credes em Deus…” (3:110)

Portanto, o princípio de recomendar o bem e coibir o mal é um princípio e um dever do muçulmano, e a doutrina islâmica só prevalece com o princípio de recomendar o bem e proibir o mal, pois sem estes dois a mensagem não tem validade entre a sociedade. O versículo acima afirma que a melhor nação foi escolhida quando ela recomendou o bem e proibiu o mal, e este é o mérito para escolhê-la como a melhor das nações, e não outros méritos.

O sacrifício

É com base nisso que podemos confirmar sempre que o ser humano deve se apegar a estes princípios, os quais levam a sociedade humana a sacrificar o importante pelo mais importante, e os exemplos estão bem expostos no nosso dia a dia. O pai e a mãe se sacrificam pela vida, pelo bem-estar e pela saúde de seus filhos. Um soldado se sacrifica pela sua pátria e pela segurança dos habitantes de seu pais. O funcionário de um laboratório se arrisca se colocando em risco de contaminações para saber qual a melhor medicação para uma certa doença. Ou até mesmo alguns objetos como a vela, ela queima para iluminar a nossa vida.

Um dos objetivos

O que aprendemos no versículo com o qual iniciamos nossa aula é que recomendação do bem e a proibição do mal pode exigir que a pessoa se sacrifique ou dê algo de si. Isso é muito comum, pois para preservar o mais importante às vezes a pessoa deve sacrificar algo também importante.

Entre uma das principais coisas o indivíduo muçulmano deve fazer é cuidar do bem social e coletivo da sociedade onde vive. Para alcançar isso ele deve colocar sempre em prática estes dois princípios: o de recomendar o bem e proibir o mal. Isso é um dever obrigatório e não secundário. De forma que se não praticarmos seremos cobrados por isso. Cada um de nós é responsável e será cobrado no dia do juízo final, pois o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Todos são pastores (responsáveis) responsáveis por seus rebanhos”.

A prática dos princípios de recomendar o bem e coibir o mal é o principal propósito que motivou a rebelião do Imam Al-Hussein (A.S.). Ele dizia quando saiu de Medina: “Não estou me rebelando por arrogância, tirania, corrupção ou injustiça, e sim para a executar a reforma na nação de meu avô, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Quero ordenar o bem e proibir o mal, e quero executar a tradição de meu avô (Mensageiro de Deus) e do meu pai (Príncipe dos Fiéis)”.

A importância dos princípios de recomendação do bem e proibição do mal é percebida ao vermos suas consequências na sociedade. As principais consequências destes atos são:

A reforma constante na caminhada social

Como todos sabem a mensagem do Islam foi revelada em 23 anos. Ao recomendar o bem e proibir o mal daríamos a vida para a mensagem. É como cada um de nós se tornar um mensageiro e levar a mensagem do Islam em cada canto que estiver. Cada um carrega em si a missão que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) carregou por pouco mais de duas décadas, e assim o efeito é contínuo por todos os lugares e eras. Cumprir este dever é dar vida a uma mensagem por todos os lugares, e é como carregar a mensagem do Profeta de Deus, que dizia: “Fui enviado para completar a leis da moral”. Este dever torna o ser humano digno de ser chamado representante de Deus na terra, e cumprindo este dever ele honra o seu compromisso com o Islam e sua sociedade. O Imam Al-Baqer (A.S.) dizia: “O princípio de recomendar o bem e proibir o mal é o caminho dos profetas e o método dos virtuosos…”. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Enquanto a minha nação estiver recomendando o bem e proibindo o mal, e cooperando para a boa ação, ela estará bem…”

Responsabilidade social

Todos nós somos responsáveis e devemos cumprir nosso dever de recomendar o bem e proibir o mal na sociedade. Imagine que estamos num grande barco e um passageiro falar que quer furar o seu acento. Se deixarmos ele fazer isso ele se afogará juntamente com todos, e se proibirmos ele todos nós nos salvaremos, inclusive ele. O princípio de recomendar o bem e proibir o mal é a mesma coisa, pois todos nós vivemos e estamos no mesmo barco, e devemos nos proteger e evitar que alguém atinja ou tente danificar o estado de nossa embarcação. O bem estar social é responsabilidade da sociedade inteira e não de um grupo só, portanto todos somos responsáveis em recomendar um ato de bem na sociedade ou proibir um ato mal na sociedade, pois o efeito recairá sobre todos nós. Temos a obrigação perante nossos irmãos, parentes, amigos, colegas, de cumprir nosso dever perante eles.

Evitar o mal na sociedade

Há um famoso dito do Imam Ali (A.S.) que diz o seguinte: “Quando os verdadeiros se calarem perante os falsos, os falsos acham que estão com a verdade”. Uma das razões que nos faz sempre recomendarmos o bem e proibirmos o mal é fazer que o estado predominante na sociedade seja o bem e não o mal. Se ninguém recomendar o bem e proibir o mal então pouco a pouco o percurso natural da sociedade se desvia e cai no caminho do extravio.

Evitar o domínio dos corruptos

Quando deixamos de cumprir o dever de recomendar o bem e proibir o mal pouco a pouco os malfeitores, os tiranos e os corruptos dominam o estado e as chaves do poder na sociedade. Isso é uma realidade testemunhada na história. O Imam Ali (A.S.) dizia: “Se não recomendar o bem e proibir o mal haverá o domínio dos corruptos sobre os bondosos, enquanto isso os bondosos rezarão, mas não serão atendidos”.

A firmeza da base da religião

A religião se fortalece com o princípio de recomendar o bem e proibir o mal em prática. O Imam Ali (A.S.) dizia: “A força da religião está na recomendação do bem e na proibição do mal”. Deus disse no Alcorão Sagrado: “E que surja de vós uma nação que recomende o bem, dite a retidão e proíba o ilícito. Esta será (uma nação) bem-aventurada”. (3:104)

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Data: 31/08/2019

 

 

 

«
»