Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – As características dos “Servos do Clemente” – Parte 1 – Sheikh Wissam Issam – 27/09/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece, louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), seus purificados Ahlul Bait (A.S.), sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo a temência a Deus, temência pela qual Deus nos cobrará no dia do juízo final, seja ela uma ação ou um dever sobre nós.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E os servos do Clemente são aqueles que andam pacificamente pela terra e, e quando os insipientes lhes falam, dizem: Paz! (63) São aqueles que passam a noite adorando o seu Senhor, quer estejam prostrados ou em pé. (64) São aqueles que dizem: Ó Senhor nosso, afasta de nós o suplício do inferno, porque o seu tormento é angustiante (65)” (Surata 25)

Estes versículos falam a respeito de algumas características dos servos clementes de Deus, sendo que aqueles que morrem tendo estas características morrerão e irão ao paraíso.

Inicialmente percebemos que o início do versículo fala “os servos do Clemente”, ou seja, entre todos os atributos de Deus, Ele escolhe o atributo “Clemente” e não outro atributo. Por que será? O significado seria que talvez estes servos serão incluídos sob a clemência de Deus como nenhum outro servo de Deus. Eles serão os maiores merecedores da clemência e misericórdia de Deus. A clemência será dada a esta categoria de pessoas.

Quais as características dos servos do clemente?

Humildade

A primeira característica dos servos verdadeiros do Clemente é que “eles andam pacificamente”, ou seja, caminham humildemente sobre a Terra.

Este versículo na verdade não se refere apenas à forma de andar ou caminhar, e sim a todos os gestos de conduta deles. E ao mesmo tempo não significa que sempre são assim, pois sabemos que com os inimigos e as pessoas do mal os servos verdadeiros de Deus devem ser severos e firmes, como afirma o versículo do Alcorão Sagrado, mas a sua conduta com os servos verdadeiros de Deus e com a população em geral deve ser humilde e pacifica sempre.

Com base nisso, entendemos que os verdadeiros servos de Deus são aqueles que caminham pacificamente e sem arrogância sobre a Terra. Suas posições, suas decisões, suas falas e condutas, todas tomam partida do ponto de vista da humildade.

A humildade é uma característica muito bonita. É uma das maiores virtudes humanas, sendo que todo ser humano deve se empenhar ao máximo para ser humilde. Mas infelizmente vemos que pouco se pratica a humildade em na nossa sociedade. A pessoa deve se comportar com base na humildade entre as pessoas e não o contrário disso. Vamos dar alguns exemplos; algumas pessoas quando convidadas para um evento só irão ao evento se tiverem um local reservado para elas, sendo que se não tiverem um local adequado ou privilegiado no evento eles não vão. Outras pessoas podem até ir para o evento, mas só a forma como sentam indica arrogância e orgulho. Algumas pessoas transmitem isso por meio de sua caminhada, ou seja, andam de um jeito arrogante é como se eles quisessem dizer para as pessoas que “nós não somos como vocês, somos diferentes, somos superiores”, e assim por diante.

Todas estas formas e meios diferentes de demonstrar a arrogância e orgulho são abomináveis e condenadas por Deus, já que um de seus atributos é “O Majestoso”, e estas pessoas estariam competindo com Deus em sua Majestade. Saibam que Satã foi expulso do Paraíso por simplesmente um único momento de arrogância, quando Deus o ordenou a se prostrar perante Adão ele foi arrogante e se comparou a Adão, e disse que era de fogo e o fogo era melhor que o barro, portanto não iria se prostrar perante o Adão, e por isso ele foi expulso do Paraíso.

Esta caracterização negativa da pessoa traduz uma falha e um erro na mente da pessoa. Por exemplo: há pessoas que não cumprimentam e nem saúdam ou nem dão um simples “olá”, pois eles acham que as pessoas quem devem cumprimentá-las primeiro. Algumas pessoas não visitam os próximos, elas dizem ou simplesmente pensam “por que eu tenho que visitar fulano, é ele quem deve me visitar”. Ou até mesmo a forma de dar a mão, algumas pessoas fazem questão de dar a mão de uma forma diferente dos outros. Todas estas questões representam o espírito e a alma de cada um, se a pessoa está saudável ou doente, se é uma pessoa do bem ou do mal.

Outro problema é que algumas pessoas na rua, no mercado, no trabalho, na escola ou em demais locais públicos se mostra uma pessoa do bem e pacífica, mas em casa, com sua família, sua esposa, seus filhos, seus pais, seus irmãos e parentes, ela é uma pessoa diferente. É arrogante, nervosa, maldosa, impaciente e violenta. A pessoa deve sem humilde e pacífica como todos e em todos os lugares.

Humildade perante as leis de Deus

Uma das formas de humildade é a pessoa ser humilde perante as leis e as jurisprudências de Deus. A pessoa deve se entregar e se submeter às leis de Deus sem discutir ou perguntar “por que”. Isto também é uma forma de humildade perante o nosso criador, o Deus de todo o universo. Seguir a ordem de Deus, praticar o que deve e evitar o que Deus proibiu. Não insistir no pecado já é uma das formas de humildade perante a Deus. Se submeter ao decreto do juízo islâmico perante uma questão religiosa, se eu me submeter e aceitar este decreto estarei sendo humilde, senão estarei sendo arrogante perante isso.

A grandeza do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

Certo dia o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) estava falando com um homem e aquele homem ficou com temor do Profeta pela sua grandeza e posição. O Profeta (S.A.A.S.) sentiu o temor daquele homem e viu que ele estava com medo dele. Então, rapidamente o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) tranquilizou aquele homem e disse para ele: “Fique calmo, sou o filho de uma mulher que comia trigo”, isso para tranquilizar e deixar aquela pessoa calma e demonstrar a ela que ele era uma pessoa normal, e que vinha de um ambiente simples e humilde. Talvez se fosse outra pessoa aproveitaria desta situação para demonstrar a arrogância e se impor sobre as demais, mas os profetas, imames e os virtuosos não são assim. Eles nunca foram arrogantes, e sim sempre humildes, e nunca se impuseram sobre a sociedade com arrogância, mas com educação.

Cuidados

A segunda característica dos Servos do Clemente é que eles cuidam e gerenciam as suas relações com as pessoas. Eles tentam evitar aflitos e brigas. Às vezes um gesto ou uma fala é necessária ou desnecessária, dependendo da situação, sendo que eles sabem como medir cada situação e sabem como gerenciar estas questões. Ser educado e simpático, é assim que o Islam nos ordena a sermos.

Imaginem então quando alguém insulta o outro, amaldiçoa, acusa ou fala mal. Como Deus quer que nos comportemos perante as demais pessoas que são se comportam de acordo com a doutrina correta de Deus? A resposta desta pergunta está no versículo que citamos acima, que diz: “…quando os insipientes lhes falam, dizem: Paz…”

Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e o beduíno

Num dia um beduíno chegou para o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) no meio do mercado e entre todas as pessoas disse pra ele: “Ó Mohammad, carregue sobre meu camelo da riqueza de Deus, pois esta riqueza não é sua nem do seu pai”. Olhem só como este homem foi grosso como o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Primeiro que nem o chamou de “Ó Mensageiro de Deus” ou nem “Ó Selo dos Profetas”, ou qualquer outro título. Ele disse simplesmente “Ó Mohammad”. Segundo que ele mandou o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) carregar seus camelos com dinheiro e riquezas como se ele tivesse a obrigação de fazer isso. Como será que o Profeta respondeu a este beduíno? Além de tudo isso, aquele homem beduíno tinha puxado o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) por sua manga até que rasgou a roupa do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Como o Profeta se comportou com ele? O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) sorriu e disse para aquele homem: “A riqueza é a riqueza de Deus, e eu sou um servo de Deus… E é você que na verdade está me devendo, pois você rasgou a manga da minha camisa”. O homem falou: “Não”. O Profeta perguntou: “Por que?”. O beduíno falou: “Porque tu jamais irás rebater uma má conduta com outra má conduta”. Então o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) sorriu e ordenou que o camelo daquele homem fosse carregado com várias riquezas.

Malik Al-Ashtar e o tolo

Mais um dos fatos históricos que podemos lembrar é a história de Malik Al-Ashtar. Este homem foi um dos mais próximos do Príncipe dos Fiéis (A.S.) além de ser o comandante de seu exército. Este grandioso homem estava passando um dia na rua e um tolo chegou a insultá-lo e fez uma brincadeira sem graça com ele. Malik não o respondeu e continuou andando na rua. Quando ele saiu de cena algumas pessoas foram até aquele tolo e disseram para ele: “Você sabe quem é este homem que tu acabaste de insultar? Ele é Malik Al-Ashtar, o comandante do exército do Príncipe dos Fiéis”. Aquele homem ficou chocado pelo tamanho da besteira que tinha feito e foi atrás de Malik Al-Ashtar para lhe pedir perdão, pois ficou com medo de alguma retaliação. Quando andou algumas ruas e perguntou onde Malik estaria as pessoas disseram que ele estava na Mesquita, e ele chegou na porta da mesquita exatamente no momento em que o Malik já estava saindo dela. O homem tolo se jogou contra Malik pedindo-lhe o perdão e desculpas por aquela besteira que tinha feito. Mas Malik disse a ele: “Na verdade eu vim para a mesquita para orar por ti e pedir a Deus para te perdoar e te guiar na senda reta”. Ou seja, Malik não apenas fez questão de não responder ao homem tolo, mas também orou por ele para que Deus o orientasse.

É logico que Malik é uma peça rara, educada e preparada pelo Príncipe dos Fiéis (A.S.), mas imaginem então como era o próprio professor.

O paraíso

O que mais cada um de nós deseja de Deus? É certo que é o Paraíso e a salvação do Inferno. As características dos “Servos do Clemente” são na verdade o caminho e o meio que nos levam até este Paraíso e a distância do Inferno. É isto que eles vivem a cada instante perante Deus. Eles se preocupam com o castigo e a salvação. Daí: “São aqueles que dizem: Ó Senhor nosso, afasta de nós o suplício do inferno, porque o seu tormento é angustiante”. O que mais estes servos temem é o inferno e a insatisfação de Deus, sendo que todas as suas ações e práticas tomam como ponto de partida este ponto, que é jamais atrair a insatisfação de Deus em suas ações.

As categorias das pessoas e seus destinos

Primeira: “Os servos do Clemente”

São eles cujo Deus diz no Alcorão Sagrado: “…Não serão presas do temor, nem se atribularão” (38). Estes serão salvos e perdoados e não serão castigados, pois seus pecados são poucos e certamente que Deus irá desconsiderar tais pecados para colocá-los no paraíso. Agora, a pergunta é: como ser considerado entre esta categoria?

A crença correta: Ou seja, a crença do indivíduo deve ser uma crença nobre, digna, correta e não o contrário disso, pois a crença afetará as práticas.

As características dignas: Esta é uma consequência da crença. Ou seja, com base no que a pessoa crê ela vai formar uma característica.

As boas ações: Já esta é a última fase que é consequência das características, que são a consequência das crenças. Ou seja, depois de uma crença saudável, um atributo saudável e a pessoa irá praticar algo saudável.

Estes três elementos formam a personalidade de cada homem.

Segunda: “Os habitantes do inferno”

A crença incorreta: As pessoas que têm crenças incorretas….

As características indignas: Certamente irão ter características e atributos incorretos também….

As más ações: E consequentemente isso afetará suas ações e suas práticas serão más.

Terceira: “Aqueles que misturaram as boas ações com as más”

A crença correta: Eles têm uma crença saudável.

Características dignas e indignas: Possuem tanto as características dignas como as indignas.

Boas e más ações: Estes misturaram a prática de boas ações com as más, e foram citados no Alcorão Sagrado na seguinte passagem: “Outros reconheceram as suas faltas, quanto a terem confundido ações nobres com outras vis. Quiçá Deus ao absolva, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo” (9:102)

Esta terceira categoria de pessoas tem uma crença em Deus, o único, e neste aspecto não possuem nenhum desvio. Mas as características deles e suas ações foram misturadas entre as boas e as más. São iguais aqueles que por exemplo sabem que comercializam alguns tipos de mercadorias proibidas, mas mesmo assim eles comercializam. Daqui a pouco são pegos e levados à prisão. Quando perguntamos para eles por que então praticaram o delito e agora estão presos, eles dizem que sabiam disso, mas daqui a alguns anos haverá um indulto e serão soltos.  É muito curioso isso, pois se a pessoa sabe que fazer aquilo está errado e que será presa, então por que pratica com a esperança de ser incluso em um indulto e perdão mais pra frente? Este é o caso desta terceira categoria de pessoas, que sabem o que é errado, mas mesmo assim praticam com a esperança de serem perdoadas. Lembrando que elas serão castigadas no inferno, mas não serão eternizadas nele e serão perdoadas depois de um tempo e encaminhadas ao paraíso. Elas não terão os mesmos privilégios nem a mesma posição daqueles que irão direto ao Paraíso. É logico que tudo isso depende do perdão e da clemência de Deus.

Temos que nunca estar satisfeitos com nossas ações e sempre buscar mais e mais. Sempre temos que cobrar de nós mesmos para alcançarmos os graus mais elevadas da satisfação de Deus. Temos que ter uma alma totalmente obediente a Deus e dirigida à Ele. O alto grau de satisfação impede que nós corrijamos nossas ações e sejamos pessoas em busca da perfeição. Na verdade, o alto grau de satisfação e orgulho de si mesmo leva a pessoa a estar tão satisfeita com suas próprias ações que ela sente que suas ações mesmo erradas são corretas, e que poderá dar continuidade às suas práticas.

Rogamos a Deus que nos perdoe, e nos refugiamos Nele de sua ira. Nos refugiamos em Deus de nossa arrogância. Ó Deus, seja misericordioso conosco e perdoe todos nós.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

«
»