Sermão de sexta-feira da Mesquita o Grandioso Mensageiro (S.A.A.S.) de Cidad del Leste, Paraguai – Sayyed Sharif – A intenção – 21/02/2020

Primeiro sermão

Tema: A Intenção

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e as bênçãos  de Deus estejam com o profeta Mohammad  e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), e bons companheiros e sobre todos os Seus profetas e mensageiros.

Servos de Deus recomendo-vos a temência a Deus a vocês e a mim mesmo.

O mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “As ações valem por suas intenções”. Numa outra tradição ele (S.A.A.S) afirma: “A intenção do fiel vale mais que sua ação e a intenção do incrédulo é pior que sua ação”. Numa outra tradição ele (S.A.A.S.) afirma: “As intenções farão que os habitantes do paraíso sejam os habitantes eternos do paraíso e as intenções dos habitantes do inferno os farão eternamente no inferno”. Deus, louvado seja, disse no Alcorão Sagrado: “Cada qual age a seu modo…”.  (17:84)

Aqui o seu modo significa a sua intenção. Toda ação que for um ato de obediência e esteja em busca do agrado de Deus será classificada com intenção, já qualquer ação de obediência a Deus que for praticado pelo ser humano sem a intenção de agradar e satisfazer a Deus será classificado como uma ação sem intenção.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “As ações valem por suas intenções e cada homem receberá por sua ação…”.

Portanto, queridos irmãos, a intenção é a primeira base, a mais importante elemento que determina qual a característica da ação. Mesmo assim a má intenção só será julgada com tal quando for vinculada a uma ação já a boa intenção poderá ser registrada mesmo se não for vinculada a uma ação. Por isso há uma tradição que diz: “Aquele que intencionar uma má ação e não a praticar não lhe será atribuída á má ação e caso a pratique lhe será atribuído. Já aquele que intencionar uma boa ação e não a praticar lhe será atribuída àquela boa ação já se a praticar será lhe registrado dez boas ações”.

O Imam Ali ibn Hussein, As-sajad (A.S.) dizia: “Não há ação sem intenção”. Muitas e muitas tradições falam a respeito da importante da intenção define o rumo do seu praticante e o seu destino. A intenção deve ser pura e totalmente direcionada a Deus, O Altíssimo. Deus recompensa o homem mesmo apenas com a sua intenção e dizer que Deus recompensa pela intenção e não pela ação é porque a intenção é o espirito da ação e o conteúdo da pessoa. Este conteúdo vale mais que a ação e a pratica. A intenção é a verdade da ação e a sua face completa do seu praticante. As ações de duas pessoas orando numa mesquita, por exemplo, aparentemente são iguais só que cada um possui certa intenção por trás de sua ação e é isso que mais vale perante Deus. Sendo assim, o Imam Ali (A.S.) com a sua oração acende a céu já o hipócrita não consegui o mesmo em sua oração por sua intenção é totalmente contrário do fiel. A intenção é a base da pratica das ações, é a alma da ação. Deus disse no Alcorão Sagrado:

“Dia em que de nada valerão bens ou filhos, Salvo para quem comparecer ante Deus com um coração sincero”.

Ou seja, o que mais vale é a intenção interna que esta no coração de cada um. Não há como uma pratica ser realizada sem a intenção, tudo possui uma intenção.

Como a intenção é a tradução do conteúdo interno do ser humano por isso a intenção é um meio para a expressão das internas do homem. Muitas pessoas demonstram a boa educação, oram, jejuam e nós simplesmente vemos estas práticas como iguais, mas o valor de cada ação possui um balanço e um valor específico e a principal referência é a intenção. É com base nela que a ação será aceita ou não. Alguém que faz uma caridade para ganhar fama ou aquele que pratica uma caridade para ajudar um necessitado buscando a satisfação de Deus é muito diferente. Aparentemente ambos estão na mesma posição só que internamente são muito diferentes, pois o primeiro busca algo divino em sua pratica já o segundo busca a satisfação do seu criador e a sua pratica é para agrada-lo. Deus o altíssimo disse:

“Ó fiéis, não desmereçais as vossas caridades com exprobração ou agravos como aquele que gasta os seus bens, por ostentação, diante das pessoas que não crê em Deus, nem no Dia do Juízo Final. O seu exemplo é semelhante ao de uma rocha coberta por terra que, ao ser atingido por um aguaceiro, fica a descoberto. Em nada se beneficiará, de tudo quanto fizer, porque Deus não ilumina os incrédulos. Por outra, o exemplo de quem gasta os seus bens espontaneamente, aspirando à complacência de Deus para fortalecer a sua alma, é como um pomar em uma colina que, ao cair a chuva, tem os seus frutos duplicados; quando a chuva não o atinge, basta-lhe o orvalho. E Deus bem vê tudo quanto fazeis .” (02: 264,265).

Aqui são dados exemplos para que possa se aproximar o sentido da intenção em cada um dos casos. Como isso entendeu que a o valor de cada ação está vinculada a intenção.

Queridos irmãos, a devoção não é simplesmente uma atividade física sem espirito. A verdade da devoção é uma intenção interna no coração. Dizem que uma pessoa estava andando e passou perante uma igreja e quando chegou a hora da oração perguntou a freira: “Há um local limpo e puro para eu praticar a minha oração?” Ela respondeu a ele: “Purifique seu coração primeiro e ore onde quiser”.

O Imam Hussein (A.S.) dizia:

“O povo do inferno foi eternizado no inferno porque suas intenções era de desobediência a Deus mesmo se vivessem eternamente na terra. E o povo do paraíso foi eternizado no paraíso porque sua intenção era de obedecer a Deus mesmo se vivessem eternamente”. Uns iriam desobedecer a Deus eternamente caso vivessem pra sempre e o segundo grupo iria obedecer a Deus eternamente caso venha a viver para sempre e cada serão julgados por suas intenções. Em seguida o Imam (A.S.) citou o versículo “Cada qual age a seu modo…”.

Portanto o mais importante na aceitação e na admissão das ações é a sinceridade a qual é o espirito da devoção e sua verdade. É a pura intenção direcionada a Deus e isso não é alcançada senão por meio de amor total a Deus e o absoluto desligamento com este mundo. Assim ele não busca nenhuma ambição por meio de ação senão a satisfação de Deus, O Altíssimo. Ele busca a satisfação de Deus em suas ações sem buscar elogios dos próximos.

Já se estiver buscando alguma coisa alheia da satisfação de Deus esta pessoa estará associando a Deus algo e isso é classificado como SHIRK (idolatria) o que nem sempre é associar alguma divindade além de Deus. Sendo assim qualquer atitude que busca a satisfação de alguém além de Deus pode ser classificada com Shirk (idolatria) também. E este é o verdadeiro significado do versículo do Alcorão Sagrado quando Deus diz a Seu mensageiro: “Dize: Minhas orações, minhas devoções, minha vida e minha morte pertencem a Deus, Senhor do Universo”.  (6:162)

O centro de tudo deve ser Deus e a única coisa deve buscada é a satisfação de Deus e o seu arado. Desligar-se deste mundo e das companhias do homem é ter a boa intenção e esta será a melhor de suas cargas para o dia do juízo final.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo.

Segundo Sermão

Tema: Os direitos do casal

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Servos de Deus recomendo a todos a temência a Deus, pois Ele disse:

“Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis”. (59:18)

O casamento no Islam é um contrato religioso e sagrado entre o homem e a mulher para a formação da família e a proliferação do ser humano e este sagrado laço matrimonial não deixa de possuir direitos entre o conjugue. Por isso que o casal deve procurar o seu par com base em referencias validas, importantes e não somente materiais, físicos como a beleza ou riqueza ou família e etc.

O Imam Jaafar, As-sadiq (A.S.) dizia:

“Se o homem casar com uma mulher por causa de sua beleza ou sua riqueza será privado (significa que não desfrutará de muito tempo desses dons, devido à falta de bons modos da mulher) delas. Já se casar com ela por sua religião, Deus o agraciará com a riqueza e a beleza (a fé, a boa educação, desta mulher irá se transformar aos olhos do homem em beleza encantadora e ela trará riquezas) ”.

O mesmo vale para a mulher, pois ela deve escolher um bom companheiro para a sua vida, pois muitas dificuldades podem ser evitadas buscando esta união. O casamento mesmo sendo algo pessoal ligado ao indevido possui efeitos sociais muito maiores do que individuais e por isso o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia:

“Nada foi erguido no Islam e mais amado para Deus do que o casamento”.

O projeto do casamento o qual será erguido entre um homem e a mulher  em que o homem será o administrador desta casa e a mãe a educadora e orientadora dos filhos é muito valioso e deve ser atentamente observado e bem elaborado. A mãe é uma escola que educa os filhos com a virtude e ética, para que  isso seja bem sucedido a base desta construção deve ser a temência a Deus e o conhecimento do direito e o dever de cada um. Infelizmente muitos muçulmanos não sabem os direitos e os deveres sobre cada um e isso é um grande defeito já que o casamento é classificado como uma vida confortável para o próximo. Um é incompleto sem o outro e isso é de extrema importância. O indevido sem conjugue é como alguém sem conforto e paz .

Estabilidade

Tanto o homem quanto a mulher são classificados como elementos de estabilidade para o próximo e isso é de extrema importância.

Paz e conforto

Cada um dos casais é considerado um elemento de conforto para o próximo, Deus, Louvado seja, disse no Alcorão Sagrado: “… elas são vossas vestimentas e vós sois delas…”.  (2:187)

O outro significado deste versículo é a proteção do homem e da mulher do desvio e ao mesmo tempo a cobertura dos defeitos de cada um.

Queridos irmãos, a família é a base para uma sociedade saudável e por isso a vida conjugal é uma das mais importantes, pois dela que derivam a filiação, irmandade, paternidade e o parentesco. A família forte e saudável é a força e a saúde de uma nação.

É de extrema importância que cada um deles saibam quais são seus direitos e deveres para que consigam viver em uma vida cheio de luz e felicidade. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “O maior dever que a mulher tem perante alguém é sobre o seu marido e o mais direito que o homem tem perante alguém é sobre sua esposa”.

Obediência no relacionamento

A mulher deve atender as necessidades sexuais do seu marido e jamais rejeita-lo, pois isso atraíra a irá de Deus. Numa passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Juro por Deus se a mulher rejeitar o seu marido na cama, Deus estará insatisfeito com ela até que o seu marido fique satisfeito”.

Cuidar dos bens do marido durante sua ausência

Deve cuidar da riqueza e dos bens do seu marido durante sua ausência sendo assim ela deve preservar sua riqueza. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Nada é melhor para o homem do que uma bela esposa obediente e que cuida dele em sua ausência, sua imagem e sua riqueza”.

Não irrita-lo

O Profeta Mohamamd (S.A.A.S.) dizia: “Ai da mulher que irritar seu marido e felicito a mulher que atrair a satisfação do seu marido”.

Estas e muitos outros deveres são do dever da esposa a ser respeitadas. Já os deveres do marido perante a sua esposa são resumidamente aquilo que foi declarado pelo Imam Ali Ibn Hussein, As-sajad (as) no tratado dos direitos:

“Quanto ao direito de quem está subordinado a ti por meio do matrimonio, é que saibas que Deus o concebeu como sossego, tranquilidade, prazer e proteção. Assim ambos devem agradecer a Deus por seu respectivo companheiro e saber que é uma benção de Sua parte. Deve-se tratar da melhor forma esta companheira que Deus deu como graça, honrá-la e tratá-la com ternura. Se por um lado o teu direito sobre ela tem um caráter mais rígido e por outro a obediência dela é incondicional, deves saber que ela tem o direto à indulgência e ao carinho. Sentir-se à vontade com ela significa consumar o prazer, o qual deve ser necessariamente acatado. Em verdade isto é maravilhoso. E não há força senão em Deus”.

A pensão

Um dos deveres do marido sobre a mulher é concedê-la uma nobre e digna vida a qual esteja de acordo com suas condições dando a ela o que ela precisa para ter uma vida digna. Deus, O Altíssimo disse no alcorão Sagrado: “Instalai-as (as divorciadas) onde habitais, segundo os vossos recursos, e não as molesteis, para criar-lhes dificuldades….”.(65:6) Deve alimenta-la, vesti-la, ter moradia e demais coisas que ela precisar mesma ela sendo rica, é o dever a pensão e as despesas.

Relação intima

É do direito dela ter o seu marido a seu lado e não ficar distante exceto com sua permissão.

Não ofender

Jamais a ofende ou insultá-la mesmo se tiver motivos, pois não tem justificativas para as ofensas dele para com ela.

Jamais prejudica-la

E infelizmente isso está acontecendo muito recentemente quando o marido prejudica a mulher a fim de ser beneficiado por alguma coisa. E para dar um fim nisso ela abre mãe do seu dote em troca do seu divórcio. Talvez o marido ficasse feliz com o resultado a seu favor, mas a verdade é que Deus e seu mensageiro estão totalmente contra a esta pratica sendo assim isso é um grande pecado.

E que a paz e a benção de Deus estejam com todos vocês.

 

 

«
»