Por Seyyed Sharif Asseyed
Líder religioso da Associação Cultural Al-Huda
O meio-ambiente para o ser humano é tudo aquilo que está em sua volta desde a terra, água e o ar, sendo que por meio deles ele consegue tirar seu sustento e sua vestimenta, e por isso ele tem a função pessoal e coletiva de preservar o meio ambiente e ao mesmo tempo tentar conseguir sua riqueza sem atacá-lo ou prejudicá-lo. Mas infelizmente o ser humano cortou as árvores das florestas para transformar suas terras em fazendas ou zonas industriais ou até mesmo em residências. Ele utilizou todo tipo de produtos químicos e tudo isso causou um desiquilíbrio no sistema ambiental, e por final e consequência isso irá refletir sobre o ser humano. As florestas, que representam 28% dos continentes, estão sendo desmatadas, e isso certamente causará um transtorno e desiquilíbrio no sistema ambiental do mundo, especialmente no equilíbrio entre a porcentagem de oxigênio e de dióxido de carbono existente no ar. Ao mesmo tempo a caça ou a pesca ilegal e sem planejamento leva a extinção de muitas espécies, e a poluição do ar e da terra mostra consequências claras sobre o ser humano e sobre as demais criaturas.
Talvez as queimadas das florestas como a Amazônia não nos deixem tão preocupados, pois ali não há habitações humanas em quantidade, mas mesmo assim há habitações animais e florestas que serão apagadas por estas queimadas, e isto é uma tristeza sem igual, pois florestas nativas serão difíceis de serem retomadas.
O fumo
Um de nós pode estar em momentos de lazer caminhando na praia e daí joga o lixo, resto de comida ou um saco no mar sem prestar atenção que aquele lixo irá poluir a agua. Certamente todos nós já vimos algum fumante que fuma mesmo em um local cujo o fumo é proibido, e manda a fumaça do seu cigarro para poluir o ambiente e fazer mal às pessoas que a inalam. As vezes eles fazem até pior, fumam em locais públicos como em ônibus ou salas de espera. Mesmo se não existirem placas de proibição eles deveriam estar atentos ao mal que estão fazendo com aquela fumaça para as pessoas que ali estão dividindo o espaço com eles. Nossas casas, ruas, parques, até mesmo as plantas e animais, todo o ambiente cujo dividimos com outros, é prejudicado por este simples ato, e isso é considerado como uma transgressão sobre o direto dos outros.
O meio-ambiente é um colo carinhoso
O meio ambiente é o colo carinhoso que nos abraça. O meio ambiente é a nossa casa, nosso alimento, nossa água, nossa respiração, nossa escola, nossas ruas e nosso lazer. O meio ambiente é a nossa família, nossos vizinhos, nosso parentes, colegas e amigos. Olhe ao seu redor. Veja quanto desprezo com a simples questão de jogar o lixo em seus devidos lugares. Às vezes a cesta do lixo está próximo de nós, mas nossa preguiça e falta de consciência nos faz indiferentes, e jogamos o lixo na calçada, na rua, na sala onde estamos, no carro ou até mesmo na sala de aula.
A corrupção sobre a Terra
Deus o Altíssimo disse: “A corrupção surgiu na terra e no mar por causa do que as mãos dos humanos lucraram. E (Deus) os fará provar algo de que cometeram. Quiçá assim se abstenham disso” (30:41). Nós temos um grandioso sistema islâmico que regula as questões ambientais. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Aquele que der a vida para uma terra morta se tornará seu proprietário”. Dar a vida aqui nesta passagem significa limpar, cultivar, regar e a preparar para plantar. O Islam não quer que a terra seja desativada e ignorada, pois seria um desperdício. A terra é uma grande fonte de riqueza e de grandes benesses, pois o Príncipe dos Fiéis, Ali ibn abi Taleb (A.S.), dizia: “Aquele que achar água e terra, e mesmo assim ficar pobre, será distanciado de Deus”. Ou seja, ele tem os dois principais elementos para conseguir uma fonte de riqueza e para trabalhar e tirar seu sustento. Este é um dos significados do desenvolvimento ambiental. A pessoa planta e as outras pessoas colhem e se se beneficiam, e isto será considerado como se ele mesmo tivesse colhido e se beneficiado. O Imam Jafar Assadeq (A.S.) disse: “Seis questões beneficiam o fiel até mesmo depois de sua morte: Um bom filho que ora por ele, a recitação do Alcorão em seu nome, um poço de água cavado por ele, uma planta plantada por ele, uma caridade paga por ele e um bom costume eternizado por ele”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Todo muçulmano que planta algo cujo um ser humano ou animal coma será considerada como tendo pago a Sadakah (Cariade)”.
Plantação
Até mesmo nos últimos momentos da vida a religião islâmica incentivou a plantar uma muda ou semente, e isso representa a importância e significado disso no Islam. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Se o dia do julgamento chegar e um de vocês estiver com uma muda nas mãos para ser plantada, se puder, plante-a”.
Uma das questões que o Islam coibiu é arrancar as frutas antes do seu estado de amadurecimento, ou seja, até que carreguem em si os nutrientes e vitaminas, pois se não alcançarem este estado não podem ter gosto ou valor nutritivo.
O Islam nos orientou a regar as plantações e as árvores, e proibiu o desmatamento criminoso. Como exemplo, coibiu o corte das tamareiras, pois esta árvore possui muitas dádivas, tanto que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Sejam bondosos com a vossa tia, a Tamareira”.
Uma das condições de cuidados que o Islam tem com o meio ambiente é não urinar ou defecar nas proximidades das árvores, e até mesmo em terra totalmente seca é coibido que seja urinado, pois a urina ao evaporar pode contaminar o ar e prejudicar o que está a sua volta de alguma forma. O Islam também proibiu urinar dentro de buracos ou casas de insetos, pois a urina pode matá-los ou incomodá-los. O mesmo se aplica aos nossos locais de convívio, uma questão de higiene e limpeza.
A poluição sonora
Mas há outro significado para a poluição ambiental, e que também talvez nós não o observamos. As vezes achamos que apenas a poluição física e material são proibidas no Islam. Mas até mesmo barulhos excessivos podem causar danos, pois escutar barulhos acima de uma certa frequência pode ser prejudicial ao nosso ouvido e pode até mesmo nos deixar surdos ou com sequelas emocionais ou espirituais. Estes barulhos podem causar falta de sono por exemplo, o que reflete no nosso desempenho e produtividade do dia seguinte.
Buzinar, soltar fogos, música alta ou até mesmo o Azan ou uma palestra em voz alta prejudica e atormenta as pessoas e os vizinhos, e tudo isso é considerado Haram, ilícito, no Islam. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Não sejam prejudiciais a si mesmos nem aos outros”.
Os animais
Ao mesmo tempo que não é permitido a pessoa prejudicar, maltratar ou atormentar os próximos, não se deve maltratar os animais, pois eles foram companheiros e amigos do homem desde o início dos tempos. Vocês não lembram da história do corvo o qual esteve presente no triste episódio do assassinato do Abel por Caim e como o ensinou a enterrar o seu irmão. Não lembram como o pássaro (poupa-eurasiática) foi um dos heróis da história do Profeta Salomão (A.S.), entre dezenas de outros animais e insetos os quais Deus o Altíssimo os fez estarem a disposição e a serviço do ser humano para monta-los, utiliza-los em suas vestes, como medicação ou para consumir sua carne. Os animais são uma grande bênção divina para o ser humano.
A água
As gotas d´água que pingam pouco a pouco de nossas torneiras são capazes de encher um reservatório inteiro. Se analisarmos um pouco como consumimos a água sem consciência todos os dias percebemos o quanto somos injustos com esta grande dádiva de Deus, e quanto estamos desperdiçando-a. Se nós precisamos tomar meio copo de água enchemos o copo, tomamos meio copo e jogamos o resto fora. Ou enchemos a banheira inteira para tomar um banho simples. Lavamos a louça com a torneira aberta ou escovamos nossos dentes enquanto as torneiras estão a todo o vapor, jogando aquela água limpa e tratada no esgoto. Entre os planos do Islam para o desperdício de água estão a total proibição do desperdício. Se jogar o resto da água do copo no ralo é Haram imaginem então a água com a qual se lava o carro ou a torneira aberta sem motivo? Até os vazamentos de água devemos correr para reparar. Numa passagem o Imam Assadeq (A.S.) dizia: “Deus não gosta do desperdício, até mesmo se for de uma semente ou de um gole de água”. Esta semente pode se tornar uma árvore frutífera no futuro; imagine então um homem sedento no meio do deserto que precisa daquele gole de água para não morrer. Será que este gole não o salvaria da morte? Deus disse no Alcorão Sagrado: “São aqueles que, quando gastam, não se excedem nem mesquinham, colocando-se no meio-termo”. (25:67)
A cultura ambiental
A cultura ambiental se baseia em dois princípios:
Primeiro: O senso de responsabilidade
A responsabilidade social faz a pessoa ter o senso de responsabilidade e sentir que o ambiente onde vive é a sua casa, o seu lar e sua residência, e que todos são seus irmãos. Sua felicidade é a felicidade deles e o que o atinge os atinge também.
Esta cultura se aprende primeiramente com sua mãe, ela te ensina como jogar o lixo na cesta do lixo e que continue tudo limpo e organizado em sua casa, escola e rua. E entre os primeiros conselhos que o pai dá para o seu filho é não cortar as árvores e não matar um passarinho. O aluno ou o aprendiz que escreve e vandaliza a sala de aula não possui senso de responsabilidade. O passageiro que sobe no ônibus e risca o banco e desenha um coração com uma flecha no meio ou palavras de amor não passa de um mal-educado. Ele está fazendo um mal contra si mesmo primeiro, e contra o bem público em segundo lugar, e em terceiro lugar a seus compatriotas. Aquele que come uma banana e joga a casca na calçada e ri quando vê alguém escorregando é uma pessoa muito malcriada e sem sentimento. Ou aquele que simplesmente cospe diante das as pessoas.
Fatores iguais a estes são muitos, e ao mesmo tempo há outras coisas contrárias a estas. Aquele que recolhe o lixo na sala de aula e leva até a cesta de lixo é uma pessoa responsável. E aquele que não fuma na frente das pessoas ou em locais fechados é uma pessoa respeitosa. E aquele que limpa seu nariz no banheiro ou utiliza o guardanapo ou lenço para limpá-lo quando espirra é uma pessoa educada. Aquele que joga a garrafa de vidro ou a lata na rua e causa transtorno para os pedestres é uma pessoa sem educação. Na verdade, ele não está agindo de acordo com os princípios e orientações do Islam. Esta é a responsabilidade que estamos falando. A pessoa a sente e a pratica sem ter que ver placas ou faixas para lembrá-la.
Segundo: Ser um bom exemplo
O funcionário, estudante ou membro de uma família que não deixa a luz ou o ar condicionado ligado quando sai é um ser humano exemplar. Já aquele que não sente o controle interno (consciência) ou externo é uma pessoa com o sentimento morto. Ele pode estar de frente de uma placa ou faixa, mas mesmo assim ele a contraria propositalmente. Ele sabe o que é o certo, mas o errado é mais fácil para ele.
Na cultura e tradições islâmicas a higiene é o certo, pois elimina as sujeiras e males que podem afetar o bem-estar do ser humano. Então, com base nisso, ser higiênico não é bom? O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Deus é belo e ama a beleza. É limpo e ama a limpeza”. Numa outra passagem: “Se higienizem com tudo (por todos os meios), pois Deus ergueu o Islam pela higiene e o paraíso não será acessado senão pelos limpos”. Sabia que as coisas limpas recordam a Deus? Isso que se narra em algumas tradições.
Nós somos muçulmanos, e o muçulmano possui o senso de responsabilidade, e cuidar da higiene, da saúde e ser educado e simpático faz parte da nossa grandiosa mensagem.
O Islam ensina a respeitar a via pública e considera isso com uma caridade, e que terei recompensa por esta ação, e ao mesmo tempo me convida a respeitar o meio ambiente e jamais atacá-lo, mesmo se não existirem leis, placas e faixas que proíbam meu ato. É o mesmo Islam que exige de mim não transgredir os direitos dos meus vizinhos, a não levantar um muro que possa impedir a chegada de luz e ar fresco à casa deles. É este mesmo Islam que me ensina a evitar o mal cheiro da minha casa para não incomodar meus vizinhos.
Esta é a nossa doutrina e legislação. Enquanto nosso comportamento estiver de acordo com a educação, e compatível com o sentimento humano, ele certamente faz parte de nossa tradição e ensinamento, mesmo se não tivermos manuscritos e passagens que o afirmem de uma forma explicita.
O significado do termo “bom vizinho” não é apenas aquele que dá um bom dia para seu vizinho, e sim aquele que jamais maltrata ou incomoda seus vizinhos e nunca ofende os direitos deles. Ser um bom cidadão não é seguir apenas as leis, é não transgredir os direitos dos outros. Aqueles que escrevem, pintam ou colam anúncios nas paredes e portas das casas e lojas das pessoas sem autorização de seus donos estão cometendo algo considerado ilícito de acordo com a doutrina islâmica. Está vendo como as leis e doutrina islâmica são a favor do interesse do ser humano em primeiro e em último lugar?
E da mesma forma que o ser humano possui direitos, os animais também possuem direitos, pois foi registrado em diversas tradições que: “O animal possui seis direitos sobre seu dono: ser alimentado, ter a sede saciada, não ser agredido, não ser sobrecarregado e não ser levado ao limite”.
Sabia que a legislação islâmica proíbe a pessoa de desrespeitas as leis de trânsito mesmo se for à noite e se não tiver um agente de trânsito para fiscalizar? Na verdade, não é permitido no Islam que desrespeitemos quaisquer leis, o que pode colocar em risco a vida e integridade dos cidadãos da nação.
Este tema é muito abrangente e profundo, mas vamos nos contentar com o que foi apresentado, pois como diz o ditado: “A melhor das palavras é a objetiva”.