A arrogância

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e a benção de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sobre seus Ahlul Bait (A.S.).

O ser humano é um ser vulnerável que pode ser infectado e afetado pelo ambiente em que vive. Seu corpo pode ser atacado por um vírus ou uma bactéria e isso pode afetar sua saúde. Quando isso acontece ele deve procurar um médico para pode apontar e saber o problema e só em seguida indicar uma medicação para aquele problema. Há centenas e milhares de doenças que podem afetar o nosso corpo e prejudicar o nosso bem-estar, e para cada tipo de problema há uma medicação especifica que a pessoa deve tomar se quiser ser curada.

Por outro, lado da mesma forma que há doenças que podem afetar os nossos corpos existem doenças que afetam nossas almas sendo que ao sermos atacados por estas doenças temos que procurar também um médico, só que desta vez o médico se chama RELIGIÃO. A doutrina islâmica nos cura de dezenas e centenas de problemas espirituais que podem afetar o nosso bem-estar e saúde espiritual, e hoje vamos falar de um dos piores destes problemas que afeta muitos de nós, problema este chamado Attakabor, ou seja, arrogância.

O que é arrogância?

A arrogância é um sentimento de grandeza e superioridade sobre os outros, tanto nas palavras quanto na pratica. Esta característica é uma das piores que o ser humano pode ter, e, portanto, deve se prevenir e se preparar para não ser atacado por ela. A arrogância é uma das características mais condenadas por Deus e pela doutrina do Islam, sendo que Deus disse: “…Ele não aprecia os ensoberbecidos”. (16:23)

Numa outra passagem Deus nos aponta um dos indicativos dos arrogantes e como os arrogantes costumam simplesmente se comportar no dia a dia. Ele diz no Alcorão Sagrado: “E não vires o rosto às pessoas, nem andes insolentemente pala terra, porque Deus não estima arrogante e jactancioso algum.” (31:18) Um dos sinais dos arrogantes é que eles se destacam em sua forma de olhar ou caminhar. Eles são arrogantes até mesmo na forma que caminham. Na verdade, o que Deus se refere aqui no termo “andar” não é apenas a forma de caminhar e sim todo ou qualquer gesto que possa fazer o ser humano demonstrar a sua arrogância. As vezes a forma de olhar, a forma de sentar, falar, comer, rir, dirigir o carro, enfim, por meio deste versículo percebemos que Deus repudia toda e qualquer forma de arrogância, seja por um simples gesto ou um grande gesto.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia que: “… o mais distante entre vós de mim no dia do juízo final é o arrogante”. Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que sente grandeza de si mesmo e caminhar de uma forma arrogante, se encontrará com seu Deus e Ele estará com raiva dele”. Mais um ensinamento do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nos aponta três categorias de pessoas cujo Deus odeia. Ele (S.A.A.S.) dizia: “Três categorias de pessoas não se encontrarão e nem falarão com Deus no dia do juízo final, e terão um severo castigo, sem perdão. O primeiro é um idoso que pratica a formicação, o segundo é um rei insolente e o terceiro é um homem arrogante”. Em uma passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) explica como Deus irá julgar as pessoas arrogantes e insolentes. Ele (S.A.A.S.) dizia: “Deus ressuscitará os insolentes e os arrogantes no dia do juízo final e eles serão pisoteados pelas pessoas por terem sido orgulhosos aqui na Terra”.

Da mesma forma que as boas características trazem boas consequências, as más condutas têm más consequências. As más condutas começam a preparar o terreno para a evolução delas e a chegada de mais características ruins. A arrogância por exemplo, começa a levar a pessoa a outras más condutas tais como o desrespeito, desvalorização e desmerecimento, deboche das pessoas, mentira, Ghibah, calúnia, injúria, radicalismo, falta de piedade, injustiça, opressão e etc…

A arrogância na verdade é um primeiro passo para outros problemas que se a pessoa não os tratar rapidamente chegará em problemas maiores.

Primeiro estágio: Al-Ojob, ou seja, ter uma opinião hipervalorizada de si mesmo.

A pessoa se considera melhor que os outros por uma característica física ou interna em si mesmo, pode ser um dom especifico, pode ser um conhecimento ou qualquer outra coisa. Às vezes é uma coisa tão simples e tão pequena, mas a pessoa fica se achando melhor por ela. Este é o primeiro estágio que é considerado o primeiro passo do problema que afeta muitos de nós.

Segundo estágio: Al-Ghorur, ou seja, o orgulho.

A pessoa começa a se orgulhar de si mesmo ou de coisas que estão ligadas a si. O problema deste estagio é um pouco maior que o de antes. A mentalidade da pessoa faz ela sentir que está com razão em todas as coisas que pratica. Mesmo estando errada ela justifica seus atos como se fossem corretos.

Terceiro estágio: Attakabor, ou seja, a arrogância.

A pessoa se acha superior e melhor do que as demais. Este é o terceiro e mais alto estágio que a pessoa pode alcançar. A partir daí quando a pessoa chega a este estágio ela começa a tratar as demais pessoas de um modo diferente.

A vida do Profeta e dos Imames (A.S.)

Quando alegamos que somos muçulmanos devemos não ser muçulmanos apenas em palavras e sim na pratica também. Pesquisamos como era a vida e a conduta do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e dos Imames (A.S.). Quando estudamos a vida dos Imames percebemos que não há o registro de nenhuma situação na qual o Imam ou o Profeta se comportou com arrogância ou orgulhoso na sociedade. Muito pelo contrário, não faltam registros e narrações que apresentam a humildade dos Imames e do Profeta com todas as diferentes categorias de pessoas. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) sentava com os pobres e necessitados e nunca deixava de atender aos seus convites quando tinha condições de atender, e este era o costume dos Imames (A.S.) também.  O Imam Al-Hussein (A.S.) certo dia estava caminhando em uma das ruas de Medina e viu um grupo de mendigos fazendo uma refeição ali mesmo na rua, no chão. Quando um dos mendigos reconheceu o Imam se levantou e o convidou para sentar e fazer a refeição com eles. O Imam (A.S.) então atendeu o convite e sentou com eles, e em seguida os convidou para irem até a sua casa. Chegando lá eles foram alimentados abastadamente e ao saírem cada um ganhou comida, vestimentas e dinheiro para o sustento do seu dia a dia. Este fato demonstra a humildade dos Imames com as pessoas, e que jamais foram arrogantes ou insolentes, pois não é isto o que Deus deseja de nós.

Se somos muçulmanos e seguidores dos Ahlul Bait (A.S.) temos que seguir a conduta e exemplo de vida deles, e esta é uma das principais características dos Ahlul Bait (A.S.). Não podemos alegar ser muçulmanos apenas em palavras, temos que mudar nossas condutas e transformar as palavras em gestos para as colocar em prática no dia a dia. Tudo que for representar um único gesto de arrogância deve ser abominado e extinto em nossas vidas, pois certamente atrairá a ira de Deus, e a ira de Deus atraíra o fogo do inferno. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Não ingressará no paraíso aquele que tiver um único pingo de arrogância em seu coração”. Não haverá espaço suficiente para os arrogantes no inferno.

Que a paz e a benção de Deus esteja com todos.

Aula ministrada por: Nasser Khazraji
Em: 12/10/2019

 

 

 

«
»