Al-Tawfiq – Êxito

O que significa a palavra Al-Tawfiq (Êxito)? Significa acertar, o certo, o ganho.

Como podemos alcançar o êxito e quais as ferramentas para alcançá-lo?

Sucesso é algo desejado pelo ser humano. Todos querem ter sucesso em suas vidas, e isso é um elemento comum entre todos os seres humanos, independente de suas crenças, idades, raças, gêneros ou ideologias. Todos querem ter sucesso naquilo que fazem e naquilo que buscam.

É importante ressaltar que o sucesso é um suporte de total orientação divina, e nisso não há nenhum pingo de dúvida. Deus disse no Alcorão Sagrado: “…e meu êxito só depende de Deus, a Quem me encomendo e a Quem retornarei, contrito”, (11:88)

A pessoa pode meditar e pensar tentando entender como conquistou sua riqueza, sua posição social, seu conhecimento, sua família, prêmio e muito mais. A única certeza absoluta que ele deve ter é que todo e qualquer êxito é proveniente de Deus. É muito importante que acreditemos nesse princípio, pois caso contrário o êxito pode ser tomado ou eliminado sobre nós se formos ingratos e arrogantes perante os êxitos que Deus nos dá ao longo de nossa vida.

O exemplo disso é Carun, cujo sua história foi mencionada no Alcorão Sagrado. Ele era primo de Moisés e pediu para Moisés orar por ele para que ele conseguisse conquistar uma riqueza total jamais vista pela humanidade. Moisés orou por ele e Deus atendeu seu pedido. Dizem que ele tinha uma fórmula que transformava terra em ouro, e isso o tornou uma pessoa muito rica. Carun começou a enriquecer e pouco a pouco começou também a ostentar sua riqueza e se sentir arrogante, até que um dia quando estava caminhado num cortejo junto com seus assessores e pessoas ostentando suas riquezas em suas roupas, arrogante e orgulhoso, achando que todo aquele sucesso e posição tinham sido alcançados por sua inteligência e sabedoria, e a terra se rachou debaixo de seus pés e ele foi engolido por ela juntamente com toda sua riqueza.

Deus disse no Alcorão Sagrado sobre este episódio: “Em verdade, Carun era do povo de Moisés e o envergonhou. Havíamos-lhe concedido tantos tesouros, que as suas chaves constituíam uma carga para um grupo de homens robustos. Recorda quando o seu povo lhe disse: Não exultes, porque Deus não aprecia os exultados (76). Mas procura, com aquilo com que Deus te tem agraciado, a morada do outro mundo; não te esqueças da tua porção neste mundo, e sê amável, como Deus tem sido para contigo, e não semeies a corrupção na terra, porque Deus não aprecia os corruptores (77). Respondeu: Isto me foi concedido, devido a certo conhecimento que possuo! Porém, ignorava que Deus já havia exterminado tantas gerações, mais vigorosas e mais opulentas do que ele. Em verdade, os pecadores não serão interrogados (imediatamente) sobre os seus pecados (78). Então, apresentou-se seu povo, com toda a sua pompa. Os que ambicionavam a vida terrena disseram: Oxalá tivéssemos o mesmo que foi concedido a Carun! Quão afortunado é! (79).” (28)

Os principais elementos que atraem o êxito do ser humano

1) Al-Tawakol (Encomendar, apoiar)

Deus disse no Alcorão Sagrado: “…e meu êxito só depende de Deus, a Quem me encomendo e a Quem retornarei, contrito” (11:88). Existe algo mais importante do que nos apoiarmos em Deus? Certamente que Deus ama quem confia Nele, mas o que significa ter confiança em Deus? A confiança em Deus significa entregar seus assuntos para Deus, não ter esperança nenhuma nas pessoas e nas criaturas, exceto em Deus. Isso não significa que não precisamos confiar ou procurar as pessoas para tratarmos de nossos assuntos. Na verdade, nós devemos fazer isso, mas sempre atentos que a solução, o êxito, será vindo de Deus e não das pessoas. Então, seja qual for o problema ou assunto, confiem em Deus. Esse sentimento de confiança certamente fará que Deus lhe agracie com o êxito e o sucesso.

2) Al-Taqwa (Temor a Deus)

O que significa Al-Taqwa (temência)? Al-Taqwa significa a prática dos atos obrigatórios e evitar os proibidos. Oração, jejum, verdade, honestidade, gentileza, respeito, obediência aos pais e etc, são atos obrigatórios, do contrário das bebidas alcoólicas, alimentos Haram, roubar, mentir, caluniar, acusar, fofocar, e etc… que são atos que o muçulmano deve evitar. Seguindo este manual, quanto mais a pessoa pratica suas obrigações e se afasta dos ilícitos, mais ela será uma pessoa temente a Deus. O Imam Asssadeq (A.S.) disse: “Se o servo fizer aquilo que Deus o ordenou… ele será chamado de bem-sucedido”. Se afastem do que Deus proibiu e verão como Deus os agraciará com seu êxito em suas vidas. Ao mesmo tempo pratiquem aquilo que Deus nos obrigou a praticar e testemunharão o êxito em suas vidas.

3) Al-Iman Bil Ghaib (A fé no incognoscível)

Uma das características dos fiéis é acreditar no incognoscível. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Alef, Lam, Mim (1) Eis o livro que é indubitavelmente a orientação dos temente a Deus (2) Que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com que os agraciamos (3)” (2). A existência de Deus, Profetas, Imames, dia do Juízo Final, anjos, gênios, inferno, paraíso, julgamentos e muito mais, são assuntos ocultos que somente os fiéis e tementes a Deus acreditam. A crença no incognoscível é algo que certamente atrairá o êxito do ser humano.

4) Autopurificação e auto cobrança

A pessoa deve regularmente (diariamente ou semanalmente) fazer uma análise de sua vida, de suas ações, práticas, falas e conduta. Tudo deve ser colocado em análise e cobrança. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Bem-aventurado aquele que se purificar” (87:14)

5) A súplica e o apelo

A súplica é uma forma de agradecimento pelas incontáveis bênçãos concedidas por Deus, louvado seja. Como queremos atrair o êxito em nossas vidas se não agradecemos a Deus pelas incontáveis benções com as quais Ele nos agracia diariamente? Jamais subestimem a súplica, pois ela possui um efeito profundo e grandioso. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A súplica é a arma do fiel”. O Imam Assajad (A.S.) disse: “A súplica afasta a tragédia que está caindo ou que estará caindo”.

6) Assadaqah (a caridade)

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Certamente, não há divindade além Dele, pois Ele afasta toda calamidade, peste, doença, queimadura, afogamento, desmoronamento, loucura e mais setenta males através da caridade”. Outras tradições informam que a caridade é o seguro do crente. Ou seja, se quiserem fazer um seguro para suas vidas então façam a caridade diariamente ou frequentemente, pois ela possui um significado social e de responsabilidade social muito profundo. Através da caridade fortalecemos o senso de responsabilidade e de amor ao próximo.

7) Laços familiares

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “O contato com os familiares atrai cinco bênçãos; purifica suas ações, multiplica suas riquezas, facilita a prestação de contas, afasta as tragédias e prolonga a vida”. Sendo que todas estas cinco coisas ajudam a conquistar o êxito.

8) A benevolência com os pais

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A satisfação de Deus está com a satisfação dos pais e a ira dos pais está com a ira de Deus”. Como queremos que Deus nos agracie com o êxito se não respeitamos nossos pais? Se não somos benfeitores com eles. Se não os visitamos ou o obedecemos. Mesmo que os pais não sejam muçulmanos devemos ser bondosos com eles. Os pais são as pessoas que mais se exige do ser humano o respeito e a benevolência, e temos que observar atentamente esta observação, que é uma das mais importantes.

9) Ajuda aos fiéis

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “ Aquele que atender ao pedido de um irmão de fé se equivale a adorar a Deus por nove mil anos, jejuando em seus dias e orando em suas noites”. Quando somos procurados por alguém para uma ajuda, orientação ou um conselho, sempre que podemos e haja condições devemos atendê-los, pois é uma das chances que temos de fazer o bem.

10) Al-Tawbah (O arrependimento, pedido de perdão para Deus)

O Imam Assadeq (A.S.) disse: “Quando alguém cometer um pecado Deus espera sete horas até que o pecador se arrependa e peça o perdão, e assim Ele não irá anotar aquele pecado no seu registro”. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O Ta´eb (O arrependido) é o amado por Deus. Ele é como alguém que não possui nenhum pecado”. Como queremos ter o êxito de Deus se pecamos diariamente e não pedimos o Seu perdão e nem nos arrependemos? Este é um dos obstáculos do êxito. Então, aquele que pede o perdão sincero e se arrepende por seus pecados e não volta a cometê-los será como se não tivesse realizado pecados.

Pedimos perdão a Deus pelos nossos pecados e rogamos a Ele para nos agraciar com Seu sucesso e êxito em todos os nossos assuntos que O agradam.

 

 

«
»