Dicionário de termos islâmicos

(A.F.): Abreviação das primeiras letras de um pedido de rapidez no reaparecimento do décimo segundo Imam dos Ahlul Bait (A.S.), o Imam Al-Mahdi (A.S.).

(A.S.): Abreviação das primeiras letras de um pedido de paz para um Profeta (A.S.), Imam (A.S.) ou demais membros da Ahlul Bait (A.S.).

(R.A.): Saudação aos companheiros do Profeta (S.A.A.S.) e dos Ahlul Bait (A.S.), que significa, que Deus se compraza deles.

(S.A.A.S.): Abreviação das primeiras letras de um pedido de bênçãos e paz para o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e sua Purificada Linhagem (A.S.).

Abi: Usado após o nome, significa pai de.

Allah: Deus (em língua árabe), o Criador deste mundo.

Al-Hajar Al-Asuad: A pedra que em algumas narrações consta que foi enviada junto com o profeta Adão após ele ter sido expulso do paraíso. Ele a pediu a Deus como lembrança do paraíso.

Ahlul Bait: O Povo da Casa, ou seja, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), sua filha Fátima Azzahra, seu marido Imam Ali, seus filhos Hassan e Hussein e logo os nove Imames e sucessores da linhagem do Hussein.

Balegha: É a idade cujo quando atingida o menino, ou a menina, passam a ser compelidos a cumprir suas obrigações religiosas.

Bent: Usado após o nome, significa filha de.

Dote: Ou Mahr é considerado um presente que o homem se comprometerá a dar à mulher que se casa com ele. Não necessariamente no ato do casamento. É um dos pilares do casamento, tal que sem ele, o casamento é inválido.

Hajj: A peregrinação.

Hejer Esma’il: Ou o canto de Ismael, local onde o Profeta Abraão (A.S.) residia com a sua família.

Hijaz: A atual Arábia Saudita.

Ibn: Usado após o nome, significa filho de.

Ibnol: Filho do

Imam: É o título atribuído ao sucessor do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), mas também é um título dado aos líderes Islâmicos grandiosos e sábios, ou também para o Sheikh ou a pessoa que lidera a oração em conjunto.

Islam: Islam, a religião de Deus menciona no Alcorão Sagrado, e é a ultima das mensagens celestiais reveladas pelo último Profeta e Mensageiro de Deus para a humanidade, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.).

Kába ou Caaba: A casa sagrada de Deus a qual foi reconstruída pelo profeta Abraão (A.S.) e onde é realizado o ritual do Tauaf em seu redor na cidade sagrada de Meca.

Maharem: São mulheres cujo homem é proibido de se relacionar e se casar com elas, em todos os tempos e lugares, tais como: sua irmã de sangue ou de leite, sua mãe de sangue ou de leite, tia, sobrinha, sogra, madrasta, mulheres com quem o pai ou o filho se casaram e se relacionaram mesmo temporariamente, e etc.

Maqam Ibrahim: Ou o local de Ibrahim, que representa o local onde o Profeta Abraão (A.S.) orava.

Marwa: Montanha do lado da Kába em Meca, na qual é realizado um dos rituais da peregrinação.

Masjedol Aqsa: A mesquita do domo da rocha, localizada em Jerusalém, construída pelo profeta Da-ud (A.S.).

Masjedol Haram: Onde se encontra a Kába na cidade de Meca. Local onde é feito o Tauaf.

Masjedol Nabbi: A mesquita onde o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) está enterrado, na cidade de Medina, Arábia Saudita.

Meca: Cidade sagrada onde o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nasceu e onde se encontra a Kába, a casa onde os muçulmanos praticam a peregrinação.

Medina: Cidade onde o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) está enterrado.

Musa ibn Imran (A.S.): Nome do Profeta Moisés (A.S.) em língua árabe.

Mutah: O casamento provisório, com data de término pré-fixada.

Oddha: Período cujo a mulher não deve se casar, o qual se inicia após o término do relacionamento anterior. Lembrando que para cada tipo de relacionamento há um tempo previsto.

Quemar: Toda a espécie de jogos onde há aposta.

Qiblah: É a direção da Kába, a qual os Muçulmanos de todo o mundo se direcionam no momento das orações diárias obrigatórias e recomendadas.

Safá: Montanha do lado da Kába em Meca, na qual é realizado um dos rituais da peregrinação.

Sahaba: Companheiro do Profeta Mohammad.

Zam Zam: A fonte de água localizada em frente a Kába que nasceu debaixo dos pés de Ismael (A.S.), o filho recém nascido do profeta Abraão (A.S.).

Zena: É o relacionamento sexual entre um homem e uma mulher realizado fora do âmbito do casamento.

 

«
»