Eid-e-Ghadir

Por Sayyed Siraj Haider Zaid

“Aquele para quem eu sou o Mawla (mestre) dele, Ali também o é. Ó Allah! Seja amigo de quem é amigo dele, e seja inimigo de quem é inimigo dele; ajude aquele que ajuda Ali, e abandona aquele que abandona Ali.” – Profeta Mohammad (s.a.s.).

Eid-e-Ghadir é um dos mais importantes dias na história do Islam para todo o mundo muçulmano deste planeta Terra e de todos os outros mundos atualmente conhecidos ou desconhecidos pela humanidade.

Logo após a conclusão da Hajj (peregrinação), o Profeta Mohammad (que a paz esteja com ele) seguiu para Medina. No caminho até lá, mais especificamente em Ghadir Khumm (pequeno poço de água), ele recebeu a seguinte revelação de Allah:

“Ó Mensageiro, proclame o que tem sido enviado para ti de teu Senhor; e se tu não o fizeres, não terás entregado Sua Mensagem (completamente). Allah te protegerá das pessoas; certamente Allah não iluminará os incrédulos.” Alcorão (5:62).

Então, ele parou imediatamente, deteve sua caravana e mandou Bilal convocar os muçulmanos que tinham seguido adiante, que estavam atrás, bem como aqueles que estavam prosseguindo em direção as suas casas nesta junção, para uma assembleia.

O famoso comentador e sábio Fakhur’d-din ar- Razi em seu Tafsir-rul’-kabir, (vol. 12, pp 49-50) escreve que o Profeta tomou Ali pela mão e disse:

“Aquele para quem eu sou o Mawla (mestre) dele, Ali também o é. Ó Allah! Seja amigo de quem é amigo dele, e seja inimigo de quem é inimigo dele; ajude aquele que ajuda Ali, e abandona aquele que abandona Ali.”

Ele (Ar- Razi) escreve, além disso, que vários companheiros parabenizaram Ali nas seguintes palavras:

“Parabéns! Ó filho de Abu Talib! Nesta manhã, você se tornou meu mawla (mestre) e mawla de todos os homens e mulheres crentes.”

Mais uma vez, a revelação proclamou:

“Hoje, Eu tenho aperfeiçoado seu Din (religião) e completado meu favor sobre ti, e escolhido para você o Islam como religião.” Alcorão (5:3).

«
»