Elementos que destroem a preservação das verdadeiras amizades (Série Amizade parte 3)

1) Ociosidade: O Imam Assadeq (A.S.) disse: “O ocioso não tem conhecimento, não tem amigos e não tem chance nenhuma nessa vida”. O principal e a base dessa vida é a vontade de fazer as coisas. É aquela energia, aquilo que te ergue, te levanta, te manda fazer o que tem que ser feito, isso é a principal coisa na vida. As tradições nos informam que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) era um exemplo ao ser uma pessoa sempre positiva e com muita disposição. Ele andava entre as pessoas e tinha uma postura firme, um andar cheio de energia. Alguém que não tem energia e não tem disposição, é desanimado, não estuda, não trabalha, não sai, não vai para a mesquita e não tem vontade de fazer nada pode ter seu lado espiritual afetado. Esse desânimo e falta de disposição pode afetar a sua adoração a Deus, pois para levantar, fazer a purificação e rezar precisamos desta disposição. E por fim, alguém sem disposição não tem amigos e não tem chance nenhuma nesta vida, como afirma o dito do Imam Assadeq (A.S.). Se vermos alguém fracassado saibam que o principal motivo do seu fracasso foi esse desânimo que ele tem dentro dele, e se há alguém sucedido na vida certamente entre os principais elementos está a disposição e a energia que faz ele correr e batalhar por seus objetivos.

2) Cochicho: O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Se vocês estão em três; não fiquem conversando entre apenas dois”. Esse elemento acaba com uma amizade. Ele pode atrair a inimizade, inveja e outros sentimentos negativos entre os amigos, e é por isso que o cochicho é um dos atributos do diabo, e isso foi afirmado no Alcorão Sagrado: “Sabei que a confabulação emana de Satã, para atribular os fiéis”. (58:10)

3) Brincadeiras, piada: O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Aquele que é muito engraçado sabota o seu próprio respeito”. Numa outra passagem o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Aquele com menos razão faz mais brincadeiras”.

4) Suspeita: Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó fiéis, evitai tanto quanto possível a suspeita, porque algumas suspeitas implicam em pecado”. (49:12). Suspeitar de alguém mesmo que pouco é um pecado, imagine então suspeitar de um amigo.

5) Ilusão: Um exemplo é quando um amigo pede conselhos para montar um negócio e ele aconselha iludindo o outro com fantasias e alucinações que não serão reais e nem verdadeiras. Ou por exemplo iludir ou confundir com coisas surreais e mentirosas. Isso é uma das características que levam ao desgaste da amizade. O Imam Assadeq (A.S.) disse: “ Teu amigo é quem tem impede, e seu inimigo é quem te ilude”.

6) Traição: A traição é uma questão muito ampla e muito profunda, e pode abranger muitos aspectos. No que diz respeito a amizade, podemos apontar o que o Imam Assadeq (A.S.) disse sobre a traição entre amigos. Ele (A.S.) disse: “A traição é divulgar o segredo do seu amigo”.  A traição pode ser enquadrada também quando a pessoa não respeita os critérios principais de uma verdadeira amizade, como por exemplo o conselho e a orientação do amigo. Se a pessoa não aconselhar ou orientar o seu amigo que tipo de amigo ela é? Deixar de orientar ou aconselhar seu amigo por qualquer motivo que seja pode ser considerado como um ato de traição também.

7) Abandono do amigo: O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse ao seu companheiro Abu Dhar: “Ó Abu Dhar nunca abandone seu amigo (irmão). As suas ações não serão aceitas se você abandonar teu amigo, pois aquele que abandona seu amigo o inferno será mais favorável a ele do que qualquer outro lugar”.

Agora, depois de tudo que falamos gostaria de fazer uma pergunta: Quais entre as pessoas que estão ao nosso redor são as mais merecedoras de nossa amizade e atenção? Certamente que este círculo começa pela nossa família, nossos pais e nossos irmãos. Eles são os merecedores da nossa principal atenção e relação, e em seguida vem as outras pessoas da sociedade. Tenham a certeza de que a família, e especialmente os pais, já nascem com todos aqueles critérios da verdadeira amizade que falamos nos ensinamentos passados. Um pai jamais aconselharia seu filho para o seu mal, uma mãe jamais mentiria para a sua filha, e assim por diante.

A amizade é um dos laços mais fortes e profundos existente entre os humanos, e os exemplos de verdadeiros amigos que podemos dar é a amizade do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e o Imam Ali (A.S.), este bravo e corajoso homem que se sacrificou para salvar a vida do seu amigo em várias ocasiões, entre elas a principal foi antes de hejira do Profeta, quando Ali deitou no leito do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) para confundir os inimigos que tinham invadido sua casa afim de assassiná-lo. Outro exemplo altíssimo de amizade são os companheiros do Imam Hussein (A.S.), que lutaram até morrer ao lado dele na Batalha de Karbala.

 

 

 

«
»