Os cuidados com o bem estar do ser humano – Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – 28/09/2018

Sermão de Sexta-feira, 28 de setembro de 2018 – Mesquita do Brás – Seyyed Bilal Wehbi

Os cuidados com o bem estar do ser humano

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso!

Louvado seja Deus, o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), sobre seus purificados Ahlul Bait (A.S.), sobre seus bons companheiros e sobre todos aqueles que os seguem verdadeiramente até o dia do juízo final.

Testemunho que não há divindade além de Deus e que Mohammad é o Seu servo e mensageiro.

Ó servos de Deus recomendo o temor a Deus a vocês e a mim mesmo.

O primeiro Imam, Ali ibn Abu Taleb (A.S.) disse: “Duas bênçãos são desconhecidas pelos humanos: a saúde e a segurança”.

Existem incontáveis bênçãos de Deus para a humanidade, mas essas duas são muito importantes e infelizmente as pessoas esquecem delas. Só quando são atingidas por doenças ou pela insegurança percebem o tamanho da importância dessas duas grandes bênçãos em suas vidas.

O Islam observou e deu grande importância a estes dois elementos. Saúde e segurança, e com base nisso determinou legislações, regras e jurisprudências para alcançá-las.

O Islam considerou a pobreza um dano que só não é pior do que a enfermidade. O Imam Ali (A.S.) disse: “Certamente, desafortunado é o indivíduo que ficar pobre, ruim é o indivíduo que ficar enfermo e pior é o indivíduo cardiopata”. Aqui o Imam se refere à pior das doenças que é a enfermidade do coração, da mente e do espírito. Segundo as narrações atribuídas aos Imames (A.S.) sucessores do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), a pessoa que fica adoentada espiritualmente se torna um vírus na sociedade. O indivíduo que não tem um espirito saudável e uma mente saudável compromete suas relações, suas transações comerciais e seu trabalho, causando mais malefícios do que benefícios.

O Imam Ali (A.S.) diz: “A melhor bênção de Deus sobre o indivíduo é a riqueza”. Riqueza no sentido de poder consumir o necessário, riqueza em não precisar estender as mãos para pedir aos demais. Riqueza é uma das bênçãos de Deus e melhor do que a riqueza é gozar de saúde. Não adianta ter riqueza se não possuir saúde.

Lembro que fui ao consultório de um médico na cidade de Curitiba e estava na sala de espera quando saiu um paciente da sala do médico triste e chorando. Ao ser atendido pelo médico perguntei-lhe sobre o paciente que tinha acabado de sair chorado da sala. O médico me respondeu que aquele senhor era um dos homens mais ricos do estado de Santa Catarina e tinha problemas de saúde bem graves que o impediam de consumir vários tipos de alimentos. Então, o paciente estava indignado por esta situação pois mesmo ele sendo um dos mais ricos da região, um empresário com milhares de funcionários, não conseguia engolir a ideia de que pela doença estava privado de comer os mesmo alimentos que seus funcionários podiam comer.

O Imam Ali (A.S.) dizia: “A saúde é a melhor bênção concedida ao ser humano”. A doutrina islâmica, revelada para o mensageiro de Deus, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e depois preservada para nós através dos Imames (A.S.), prioriza a saúde do corpo e do espírito do ser humano.

Os seis ensinamentos do Islam para o bem estar do ser humano:

Primeiro: Procurar a medicina

O ser humano e todas as demais criaturas são vulneráveis a muitos tipos de doenças, e para cada doença existente há uma cura que foi revelada dentro da natureza ou na ciência (cientistas e médicos). Um tradição nos informa que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) visitou um de seus companheiros que estava enfermo e pediu para os seus familiares que lhe trouxessem um médico. O companheiro então questionou a utilidade de um médico e então o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) respondeu: “O médico será a ferramenta da cura que vem de Deus”

Certamente, Deus é o curador de tudo, mas o indivíduo deve procurar um médico especialista para alcançar a solução ou cura da enfermidade.

Segundo: A prevenção

Neste sentido, o Islam valoriza a ideia da prevenção evitando alimentos e bebidas que possam ser ingeridos pelas pessoas e lhes causar mal. E ao mesmo tempo recomenda outros tipos de alimentos e bebidas que possam dar bem estar e prolongar a vida, ajudando na qualidade de vida das pessoas.

Deus, Exaltado seja, em seu livro sagrado diz: “…Lhes recomenda o bem e que proíbe o ilícito, prescreve-lhes todo o bem e veda-lhes o imundo…” (7:157). Todas as coisas classificadas por Deus como lícitas ou ilícitas possuem um efeito sobre o ser humano.

Deus, louvado seja, deseja que o ser humano viva o princípio da prevenção em sua consciência e este princípio é um dos princípios mais valorizados no Islam.

Deus, Abençoado e Exaltado seja, diz em seu livro sagrado: “Ele só vos vedou a carniça, o sangue, a carne de suíno e tudo o que for sacrificado sob invocação de outro nome que não seja de Deus …” (2:173)

Esse verso confirma o quanto os ensinamentos islâmicos se importaram com a prevenção, a regularizaram e determinaram regras e jurisprudências para o bem estar do homem. Até mesmo as questões que envolvem o abate do animal são regularizadas pela doutrina islâmica. O animal vivo e saudável deve ser degolado por muçulmanos, estar direcionado para a cidade de Mecca, e o nome de Deus deve ser dito no momento da degola. Assim como outras regras que servem para tornar a carne produzida por este animal lícita (Halal) para o consumo humano.

Ao mesmo tempo é totalmente proibido, pecado (Haram), o consumo de animais mortos por acidente ou por qualquer outro meio que não seja o ritual de abate mencionado anteriormente. Uma advertência, pronunciar o nome de Deus sobre a carne de um animal que não foi abatido sem que fossem seguidos os padrões de abate islâmico é uma transgressão, essa carne está proibida para o consumo. Mesmo que todos os anjos ou até mesmo todos os profetas lessem o Alcorão inteiro sobre esta carne ela não se tornaria Halal, pois que não seguiu os princípios do abate no momento de sua degola, portanto, essa carne é proibida para consumo.

Com todo este regulamento e jurisprudência o Islam nos afirma a importância da observação ao princípio da prevenção para alcançar o bem estar humano.

Outra questão de prevenção está relacionada ao consumo de sangue, o que é considerado proibido (Haram). A doação de sangue em si é permitida (Halal) e muito recomendada no Islam, já que representa a salvação de várias vidas, e até mesmo a recepção de sangue é válida pois é uma necessidade, mas ingerir o mesmo é totalmente proibido no Islam, e é algo abominado.

Um outro item considerado ilícito (Haram) no Islam é o consumo de carne de porco. Uma das piores consequências do consumo da carne de porco é transformar alguém em uma pessoa sem honra, sem limites, sem dignidade e que não se importa com suas mulheres e filhas. Observamos isso nas sociedades onde se consume essa carne de forma comum. Outras categorias de animais proibidos são por exemplo os ratos, insetos ou animais predadores.

O oitavo Imam, Ali ibn Mussa Al-Redha (A.S.), apresenta para nós uma base sobre estas questões. “Considerando o que Deus, louvado seja permitiu (Halal) não há dúvida de que são um benefício para o corpo do seu servo, e certamente o que Deus proibiu (Haram) para o corpo do seu servo causa-lhe um malefício”. Os sábios nos informam que as jurisprudências islâmicas estão em conformidade com o bem estar dos muçulmanos. Tudo o que for em benéfico do muçulmano as jurisprudências permitem e ordenam a sua prática, e tudo aquilo que é prejudicial aos muçulmanos as jurisprudências islâmicas coíbem.

Terceiro: Tahara (Purificação)

Tudo que comemos, bebemos e o que temos contato deve estar limpo, purificado (Taher). As sujeiras ou impurezas (Najes) são urina, fezes, sangue e o porco. Sabemos que urina e fezes que saem do ser humano são resíduos descartados pelo corpo. Por causa disso quando precisamos fazer um exame o médico solicita exames de sangue, urina e fezes. Nestas três coisas aparecem todo tipo de anormalidade que há no corpo ou na saúde do homem. O Islam considerou esses resíduos impuros ao ser humano e a sua permanência no corpo causa enfermidades levando consequentemente ao óbito.

O Islam observou muito a Tahara (purificação, pureza) do corpo humano. Essa limpeza deve ser sempre com água e não apenas com papel ou produtos que não são considerados de higienização.

Quarto: O equilíbrio

O equilíbrio na alimentação, bebidas, nos gastos e até mesmo no diálogo deve ser adotado pelas pessoas.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “…Comei e bebei; porém, não vos excedais, porque Deus não gosta dos desperdiçadores”. (7:31) O Imam Ali (A.S.) disse: “Não comam a não ser que tenham fome, e deixem de comer ainda que tenham fome”.

Quinto: O repouso

O Islam recomenda que o ser humano busque o conforto e o repouso para seu corpo. Ele não deve se exceder na comida, na bebida e também nas atividades ou tarefas que recaem sobre o seu corpo, pois o corpo precisa de descanso, tranquilidade e conforto.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “… Quem vos estabelece a noite para o repouso…” (2:96). Infelizmente muitos jovens tem o costume de ficar a noite em diversão e sem descanso e passam o dia dormindo. Isso é um perigo para a saúde do homem.

Sexto: A limpeza e o cuidado

Outra questão que deve ser observada é a responsabilidade que Deus concedeu ao ser humano em cuidar do meio ambiente. O exemplo do meio ambiente é o exemplo da nossa casa, a qual mantemos limpa. Uma casa onde a higiene não existe os habitantes respirarão e terão contato com sujeira, ficando doentes. E o meio ambiente é nossa casa também, e devemos cuidar e mantê-la limpa.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Não deixem o lixo pernoitar dentro de vossas casas, porque o lixo é o ninho do diabo”. A verdade é que o diabo é tudo aquilo que prejudica o corpo e a alma do ser humano e não apenas um vírus que pode prejudicar a saúde da pessoa.

Numa outra ocasião o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Lavem os panos de carne de vossas casas, porque o diabo mora lá”. A explicação sobre o pano de carne é que naquele tempo a faca utilizada para degola e corte da carne era limpa com um pano, e isso era um grande risco para a saúde já que o sangue permanecia no pano e continha bactérias e germes prejudiciais para a saúde do homem.

O Islam deseja que nossas casas, apartamentos, lojas, armazéns, praças e o nosso planeta seja um lugar limpo e saudável. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Se está com fome coma, se está com sede beba, se tiver vontade de urinar procure o banheiro, não se relacione se não tiver prazer, se ficar cansado vá dormir, porque tudo isso é um benefício para vós”. Numa outra passagem o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Procurem o médico, procurem a medicação. Certamente, Deus não criou a doença se não houvesse uma cura ao seu lado, exceto uma”. Os seus seguidores perguntaram qual era? Ele (S.A.A.S.) disse: “A morte, porque fomos criados para morrer um dia”.

Ó Deus nosso aceite nossas súplicas, perdoe-nos e abençoe Mohammad (S.A.A.S.), os Ahlul Bait (A.S.) e todos nós.

Que a paz e a misericórdia de Deus estejam com todos!

 

 

«
»