O que significa Nizr (Promessa)?

O que significa Nizr (Promessa)?

É tornar algo obrigatório ou proibido sobre si mesmo em nome de Deus. (Exemplo: Se meu filho for curado vou fazer 3 dias de jejum).

Qual o fundamento disso no Islam?

Certo dia Hassan (A.S.) e Hussein (A.S.) ficaram doentes e foram visitados pelo Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e alguns companheiros dele. Os companheiros do Profeta (S.A.A.S.) disseram a Ali (A.S.): “Ó Ali, faça uma promessa a Deus para a cura de seus filhos”. E Então, Ali (A.S.), sua esposa Fátima Azzahra (A.S.) e sua ajudante Fidha prometeram jejuar por três dias se Hassan e Hussein se curassem.

Depois de um tempo eles melhoraram e foram curados por Deus. E então, chegou a hora de cumprir a promessa. No primeiro dia todos os cinco (Ali, Fátima, Hassan, Hussein e Fidha) jejuaram, e antes do fim do dia Fátima cozinhou cinco pães de cevada para o desjejum. Bem na hora de quebrar o jejum um pobre necessitado bateu na porta da casa e disse: “Que a paz de Deus esteja convosco ó Ahlul Bait de Muhammad (Ó família de Mohammad). Sou um pobre muçulmano, me alimentem para Deus alimentá-los com os alimentos do paraíso”. Neste momento Ali (A.S.) juntou toda a comida, que nada mais era do que cinco pães de cevada, e entregou tudo ao pobre, ficando assim sem comida para si e sua família, e quebrando o jejum apenas com água.

No dia seguinte todos jejuaram, cumprindo assim o segundo dia de jejum prometido. Bem na hora da quebra do jejum um órfão bateu na porta da casa e disse: “Que a paz de Deus esteja convosco ó Ahlul Bait de Muhammad (Ó família do Mohammad). Sou um órfão muçulmano, me alimentem para Deus alimentá-los com os alimentos do paraíso”. Então, Ali (A.S.) pegou os únicos pães que tinham para quebrar do jejum e entregou ao órfão. Novamente naquele dia eles quebraram o jejum apenas com água.

No terceiro dia, como nos dois dias anteriores, todos iniciaram o dia em jejum para que assim cumprissem o último dia da promessa feita a Deus. Na hora da quebra do jejum a porta da casa novamente foi batida por alguém, agora era um cativo que dizia: “Que a paz de Deus esteja convosco ó Ahlul Bait de Muhammad (Ó família do Mohammad). Juro que não foram honestos conosco. Nos pressionaram, nos amarraram e não nos alimentam!? Me alimentem, pois sou um cativo”. Neste momento Ali (A.S.) se levantou e entregou toda a comida que tinha em poder ao cativo, e assim a família quebrou o jejum apenas com água, e cumpriram a promessa que tinham feito a Deus de jejuar três dias quando Hassan e Hussein se curassem.

No dia seguinte, Ali (A.S.) pegou a mão de Hassan e Hussein (A.S.) e seguiu até a casa do Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Quando o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) olhou para Hassan e Hussein (A.S.) tremendo de fome perguntou a Ali (A.S.) o que tinha acontecido, e então Ali (A.S.) respondeu ao Profeta (S.A.A.S.) contando o que tinha ocorrido. Imediatamente o Profeta (S.A.A.S.) se levantou e foi até a casa de Fátima junto com Ali, Hassan e Hussein, e ao chegar olhou para Fátima e viu sua filha desnutrida, magra, tremendo e sem forças para enxergar. Ficou abatido, levantou sua cabeça e mãos aos céus e rogou: “Ó Deus, alimente Ala Muhammad (A Família de Mohammad)”. Então, Gabriel desceu e disse: “Receba Mohammad, parabenizações divinas por seus Ahlul Bait (Sua família)”. E então foi revelada a Surata “Al-Insan (O Homem)”. “Porque cumprem os seus votos e temem o dia em que o mal estará espalhado (7) E porque, por amor a Ele, alimentam o necessitado, o órfão e o cativo (8) (Dizendo): Certamente vos alimentamos por amor a Deus; não vos exigimos recompensa, nem gratidão (9)” (Surata 76)

Qual a fórmula exata do juramento no Nizr (Promessa)?

Deve se dizer Lillahi Alay ……. (Por Deus sobre mim ………)

Não basta a intenção no coração ou na mente. A pessoa deve dizer exatamente esta frase, e em seguida o que deseja prometer caso consiga o que anseia.

Quais as condições do Nizr?

  • Falar exatamente a sua fórmula. (Exemplo da invalidade: Se meu filho melhorar irei jejuar).
  • A maioridade religiosa daquele que faz a promessa.
  • Vontade espontânea. (Exemplo da invalidade: A pessoa é constrangida a fazer a promessa).
  • Aquilo que é prometido deve estar no alcance da realização por quem promete. (Exemplo da invalidade: Se meu filho for curado vou distribuir uma cesta básica para todos os brasileiros!!!!).
  • Aquilo que é prometido deve ser lícito. (Exemplo da invalidade: Se meu filho for curado vou distribuir cerveja para os moradores de rua, ou, irei roubar).
  • Aquilo que é prometido deve ser realizado com o poder de quem promete. (Exemplo da invalidade: Se meu filho for curado vou doar as joias da minha esposa a um instituto de caridade).
  • Cumprir o prometido depois de alcançado o resultado. (Exemplo da invalidade: Antes da cura total do filho aquele que prometeu paga a caridade).
  • A promessa não deve interferir nos direitos de outros. (Exemplo: A esposa promete observar o jejum. Consequentemente, se o marido desejar não poderá se relacionar com ela. Por isso, caso ela deseje fazer uma promessa ou jejuar deve deixar seu marido ciente, senão será algo inválido).

 

Observações gerais sobre o Nizr:

  • Quanto mais especifica for a promessa, mais difícil será a forma de seu cumprimento. Por isso, recomenda-se que não sejamos tão específicos na promessa.
  • A promessa só pode ser cumprida quando realmente houver condição de realizá-la.
  • A promessa não é herdada do pai para o filho. Ou seja, se o pai tiver feito uma promessa que não cumpriu e se vir a falecer antes de cumpri-la, seu filho não é obrigado a realiza-la.
  • Não é válido fazer uma promessa onde o pagamento/expiação é cumprir algo que seja prejudicial ou que seja Makruh (desaconselhável). Exemplo: Se eu ganhar na Mega Sena nunca mais visito meus familiares!!!
  • Pode-se pagar a promessa de Sadaqah (caridade) em parcelas, caso não venha a especificar o pagamento a vista na hora da promessa. Ou em outros casos onde seja possível.
  • Pode-se pagar a promessa do jejum de alguns dias em dias alternados, caso não venha a ser específico a respeito do pagamento em dias corridos.

 

«
»