Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – A bondade com os pais – Sheikh Badri Muawyiah – 17/05/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, o Senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.).

Deus disse no Alcorão Sagrado: “O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais…” (17:23)

O senhor do céu considerou o respeito e a bondade aos pais até um alto nível e o colocou no nível da devoção e adoração a Ele, sendo que este grau é um dos mais altos e o ser humano jamais deve desobedecer. O ser humano deve se afastar dos pecados que podem levar à degradação. Deus, louvado seja, deseja a facilidade para suas criaturas, e que vivam uma vida sem sofrimento e desgaste, por isso Deus ordenou ao ser humano a devoção, que é uma forma de alcançar a felicidade. Mandou Ele que nos curvássemos perante Ele, pois aquele que se curva perante Deus alcançará um nível muito elevado de conforto e paz. Aquele que se aproxima de Deus alcançará a serenidade e entrará no paraíso.

Portanto, a adoração a Deus é uma devoção obrigatória para o ser humano, e Deus fez que a bondade para com os pais esteja do mesmo nível, uma obrigação do ser humano, pois é algo que leva o ser humano ao bem estar. E foi por isso que o caso de desobediência, maldade e desrespeito com os pais foi comparada a arrogância e rebeldia. As palavras de Zakaria de acordo com o versículo do Alcorão Sagrado: “E me fez piedoso para com a minha mãe, não permitindo que eu seja arrogante ou rebelde” (19:32). Estas duas categorias de pessoas, arrogantes e rebeldes com os pais, têm o resultado conhecido, que é o inferno. Um grande infortúnio na vida do ser humano é tratar seus pais com maldade e colocando no coração deles a tristeza.

Deus, o Altíssimo, depositou uma grande piedade e misericórdia nos pais para ser direcionada aos filhos. Eles desejam a facilidade para seus filhos e em muitas ocasiões preferem sofrer inconveniências no lugar de seus filhos. Na doença e no sofrimento, e é isso que se chama de amor sincero. Este sentimento é um sentimento divino colocado nos corações nestas pessoas. Eu recomendo que visitem o hospital e aqueles que não tem tempo ou paciência de visitar pelo menos vejam isso nas redes sociais. Vejam como os pais, mesmo os tolos, os não religiosos, os arrogantes, se sacrificam pelos seus filhos. O pai se coloca ao lado do filho mesmo que esteja contaminado com uma doença que possa afetá-lo. Os sacrifícios dos pais não têm limites, mas os sacrifícios dos filhos têm. Esse comportamento é inato nos pais, algo sincero em seus corações.

Os filhos sabem que seus pais se preocupam e transmitem esse amor a eles. Os filhos olham para seus pais com uma fonte de riquezas mesmo que alguns pais não consigam fornecer todas as necessidades dos filhos. Mesmo assim alguns filhos tratam seus pais com maldade, e por isso Deus nos alertou que os filhos devem ser benevolentes com os pais e ao mesmo tempo os pais não podem ser orgulhosos com os filhos. Infelizmente hoje observamos que os filhos são inimigos dos pais e vice versa. Hoje em dia dificilmente vejo filhos benfeitores e bondosos com os pais. Os pais são responsáveis por seus filhos e estes devem obedecê-los e respeitá-los.

Os filhos recebem de Deus as graças através de seus pais. Os filhos podem ficar ingratos pelas bênçãos de Deus ao acordar e ao receber a graça e as riquezas? Mas a gratidão atrai mais riqueza e bênçãos. Sem contar que os ingratos se distanciam mais ainda de Deus, e isso é uma grande desgraça que qualquer um de nós pode passar. Todos temos que estar em recordação constante de Deus, o Altíssimo. Agora, depois de Deus, os pais que alimentam, protegem e ensinam os seus filhos são os laços mais importantes para os seres humanos, que devem ter o amor e piedade de cada filho. Já perceberam quando os filhos visitam seus pais? Suas mães mesmo que estejam cansadas preparam as refeições e os recebem com todo seu amor e carinho. Eles desejam ver seus filhos bem confortáveis e felizes, e tendo sucesso na vida. No entanto observamos que em algumas ocasiões os filhos são ingratos.

Quando você é benfeitor com os pais você está pagando por uma pequena dívida que você deve a eles desde há muito tempo atrás. O objetivo e felicidade dos pais desde quando o filho é criança é criá-lo com sucesso, para ele casar, ter filhos e ser feliz. Alguns filhos que aprendem algo novo na escola, escola onde seus pais o colocaram, tornam-se arrogantes e rebeldes diante de seus pais mediante o orgulho que sentem. Isso não é certo. O quarto Imam, Ali ibn Hussein (A.S.) disse: As qualidades observadas no filho vieram dos pais, não dos próprios filhos”. Ou seja, as pessoas não devem achar que o que possuem é graças a elas, mas sim graças a seus pais, e isso está confirmado na passagem acima. Obedecer e tratar bem aos pais não é mandatório só porque eles nos alimentaram, cuidaram de nós e nos educaram, e sim porque é uma questão de devoção a Deus, exaltado seja.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Um dos pecados que tem o seu castigo é apressado é aquele bem que tu praticaste para alguém e ele te retribui com maldade”. Quem além dos pais procuraram o nosso bem e nos tratam com amor e piedade? Quem além dos pais nos oferecem o amor e carinho com tamanha sinceridade e amor sincero? Não é a toa que o Seyyed Khamenei (D.D.) disse: “Tudo de bom que há na minha vida é graças as orações dos meus pais”.

Um jovem que perguntou ao profeta quem era mais importante, o pai ou mãe. Ele (S.A.A.S.) disse por três vezes: “A mãe”. Somente na quarta ele disse: “O pai”.

Como ser benevolente com os pais?

Somente o fato de não praticar a maldade com os pais não significa ser benfeitor e bondoso com eles. Um sábio foi perguntado por uma pessoa sobre os pais, a pessoa disse que queria viajar para trabalho mais que iria deixar os pais. Ela queria saber se isso era adequado. O Marje´ respondeu: “É pecado você viajar, porque os teus pais ficarão sozinhos, e a tristeza entrará nos corações deles”. Em algumas tradições existe a recomendação aos filhos de não se queixarem perante os pais porque dessa forma eles desejariam estar no lugar dos filhos. Não façam isso porque os pais ficam tristes e a tristeza dos pais é classificada com uma maldade para com eles.

A história do jovem e o sábio

Uma história narrada por um grande sábio afirma que quando ele foi visitar um grande amigo e líder religioso em Mash-had, assim que entrou na sala para visitar o seu companheiro o mesmo disse a ele que estaria indo visitar um jovem enfermo no hospital, e pergunto se ele queria ir junto com ele. Este grande sábio disse que sim, e assim que os dois entraram no quarto do hospital para visitar o jovem, que chorou copiosamente. O Marje disse a aquele jovem para ser paciente e que a morte é uma verdade, e que com ela ele encontrará o bem e a paz. O jovem disse ao Marje que não estava chorando porque iria morrer, pois disso ele estava certo. Ele estava triste por outra coisa. Ele disse que quando era jovem mesmo sendo o único filho viajou para a cidade de Isfahan a trabalho e depois se mudou pra lá mesmo com seu pai o coibindo de ir, pois dizia que não era necessário ele viajar e pedia para ele ficar com os pais. O jovem dizia que na última viajem que fez a Mash-had, quando ele estava se despedindo dos pais, o pai ficou ali perto da porta e quase chorando implorou ao filho que não viajasse e não os deixasse ali a sós, e disse que amava o filho pedindo que permanecesse em Mash-had. Mesmo assim o filho não quis ficar e viajou para Isfahan, onde era o seu trabalho e sua fonte de renda. Depois de alguns dias ele recebeu a notícia de que o seu pai tinha falecido. Este ato tinha deixado aquele filho com um peso sobre as costas e ele não podia se perdoar por aquilo. Neste momento aquele grande sábio pediu para o seu amigo Marje´ deixar a sala, pois não estava se sentindo bem. O Marjé lhe perguntou porque deixou o quarto do paciente. Ele disse que se sentiu muito mal com aquela história e que lembrou de uma passagem do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que maltratar seus pais será castigado com uma doença sem cura”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi procurado por um jovem que, doente, iria morrer em alguns dias. Ele pediu: “Ó Mensageiro de Deus, me ensine algo para que Deus me perdoe”. O Profeta (S.A.A.S.) disse: “O que posso dizer de melhor nesse momento é que busque o conhecimento”. A busca pelo conhecimento deve ser algo prioritário na vida das pessoas até mesmo nos últimos momentos da vida. Esta vida a qual não tem momento nem hora, pois não sabemos quando o anjo da morte tomará a nossa alma. Uma palavra de conhecimento pode causar um grande impacto na vida. A palavra de conhecimento de Deus, do profeta e dos Imames pode levar a fazer algo que garanta o perdão de Deus, louvado seja. Deixar de ir a uma reunião de conhecimento ou na mesquita por causa de alguém ou algo é uma forma errada de raciocínio. Como podemos ser educados e respeitar os pais? Lendo o Alcorão Sagrado e as tradições do profeta e dos Imames, que aprendemos por meio dos encontros e do conhecimento. A ausência nos encontros de religião e das aulas e palestras deixa o coração duro.

Como eu quero ser benfeitor e bondoso com os pais se eu nem estudo e nem quero aprender sobre como ser benfeitor com os pais. Hoje infelizmente os filhos desejam a morte dos seus pais para terem acesso às suas riquezas. Os filhos não respeitam os pais ao chamá-los de velhos. O Imam Al-Baqer (A.S.) narra que seu pai Zein Al-Abedin (A.S.) viu um jovem andando na rua apoiando em seu pai. Assim que o Imam (A.S.) falou com aquele jovem o mesmo morreu. Ou seja, olhem só que infelicidade desta pessoa e a forma que ela morre.

Os filhos devem se dedicar aos pais, respeitar os pais, ajudá-los, respeitá-los, e esse comportamento não é somente em vida, mas também depois da morte dos pais. Quando os pais falecem os filhos devem orar, suplicar, recitar o Alcorão, fazer uma caridade em homenagem a eles. Os pais devem ser recordados sempre que possível. Esta é uma das bondades dos filhos com seus pais. Certamente Deus, glorificado e exaltado seja, derramará as bênçãos sobre os filhos que possuem essas características. Faça isso e Deus irá te abençoar.

O Imam Jafar Assadeq (A.S.) dizia: “Quatro coisas naquele que as tiver lhe construirão um lar no Paraíso: Abrigar um órfão, ajudar o fraco, ser bondoso com os pais e ser piedoso com os empregados”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi perguntado sobre quais ações são as mais amadas por Deus? Ele (S.A.A.S.) disse: “As orações em seus momentos corretos, a bondade com os pais e o esforço pela causa de Deus”.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

«
»