Sermão de Sexta-feira da Mesquita do Brás – As características dos “Servos do Clemente” – parte 2 – Sheikh Wissam Issam – 04/10/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, na altura de Sua majestade e como Ele merece, louvado seja o Senhor do Universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus purificados Ahlul Bait (A.S.), sobre todos os profetas e mensageiros, seus bons companheiros e os servos virtuosos.

Deus, peço-lhe perdão por mim e todos os fiéis, estejam vivos ou falecidos. Servos de Deus, recomendo a vocês e a mim mesmo a temência a Deus, a temência a qual Deus determina o tamanho do crédito do ser humano nesta e na outra vida.

Dando continuidade às características dos servos do clemente, Deus disse no Alcorão Sagrado: “São aqueles que, quando gastam, não se excedem nem mesquinham, colocando-se no meio-termo”. (25)

Equilíbrio nas dádivas

Por meio deste versículo percebemos que existem dois elementos odiados e repudiados por Deus. O primeiro é o que EXCEDE e o segundo é o MESQUINHO. Sendo que o mais amável para Deus é o equilíbrio entre estes dois elementos. Exceder é quando se ultrapassa o limite permitido, já o mesquinho é o contrário disso, onde se deve gastar a pessoa não gasta. Ou seja, a pessoa gasta mais do que o necessário ou nada e pouco quando é necessário. Deus repudia ambos os tipos de condutas, sendo que elogia uma terceira forma de conduta que é o EQUILÍBRIO nas despesas, e é esta a característica dos servos de Deus, que Ele cita no versículo acima. Na verdade, a questão do equilíbrio é uma questão de lógica, pois tudo que excede o seu limite se transforma em um inimigo. Por exemplo, a coragem é uma virtude que é um elemento de equilíbrio entre duas condutas, ela está entre “a covardia e a ousadia”. Não está certo a pessoa fugir quando deve se proteger, e nem deve ser louca e ousada a beira de se arriscar para coisas que são menos importantes.

O versículo afirma que há duas condutas, a de excesso e a avareza, sendo que nenhuma delas é aceitável por Deus, e sim uma terceira conduta que é “o equilíbrio”. Existem pessoas que infelizmente quando tem dinheiro não são econômicas e gastam sem dó, isso se não gastarem nos caminhos lícitos. Infelizmente podemos ver este comportamento na sociedade, pessoas que tem riquezas e não usam a razão e o equilíbrio nas suas despesas. O pior é quando algumas pessoas pobres se iludem e querem viver uma vida de ricos. Eles gastam o que não tem e começam a comprar coisas, mesmo parceladas ou mediante empréstimos, e isso leva a depressão e grandes problemas, tudo isso para sustentar um único ego interno que é o consumo e a preocupação de que as pessoas falem sobre elas. Antes de nos preocupar com o que as pessoas pensam se não vivermos uma vida de riquezas devemos perguntar o que Deus pensa desta conduta que nos leva ao abismo.

Outros tipos de despesas são daqueles que querem simplesmente ser bem falados e citados na frente das pessoas. Quando é necessário eles gastam e banca despesas apenas em público. Jantares, compras, viagens, festas e etc…. tudo isso já que tem um reflexo na sociedade e as pessoas falarão bem deles, mas infelizmente não pensam em gastar naquilo que Deus deseja, no caminho de Deus, naquilo que Allah o orienta e manda gastar, como ajudar um necessitado, emprestar para um irmão, ajudar um projeto cultural ou social, enfim, são milhares de meios para que a pessoa banque algo em prol da causa humana e atenda com isso a satisfação de Deus e não das pessoas.

Outro problema é que algumas pessoas na rua, no mercado, no trabalho, na escola ou demais locais públicos se mostra uma pessoa do bem, mas em casa, com sua família, sua esposa, seus filhos, seus pais, seus irmãos e parentes ela é uma pessoa diferente. É arrogante, nervosa, maldosa, impaciente e violenta. A pessoa deve sem humilde como todos.

Não perjurai

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Aqueles que não perjurarem e, quando se depararem com vaidades, delas se afastarem com honra”. (25:72)

A primeira interpretação no termo “perjurai” é que não se deve testemunhar ou jurar algo errado. Mas na verdade esta interpretação é muito mais profunda.

Às vezes a pessoa é procurada pelo JUIZ RELIGIOSO para testemunhar sobre um caso cujo um dos réus é seu inimigo. A pessoa é intimada e quando vai testemunhar ela manipula ou fala de forma cujo prejudique esta pessoa simplesmente porque não gosta dela. Este é um dos maiores pecados que a pessoa pode praticar, e Deus a irá castigar este testemunho falso.

Por outro lado, às vezes por exemplo sou intimado pelo JUIZ RELIGIOSO para testemunhar sobre um caso cujo eu tenho receio de testemunhar. Eu me sinto incomodado em estar no tribunal e testemunhar ali, e para fugir desta situação de saia justa eu não vou testemunhar. Este caso também é classificado como perjúrio no Islam, pois se eu puder ajudar e revelar uma verdade cujo afaste o mal de um injustiçado ou um irmão, e simplesmente não quero me envolver, este ato também é classificado como um grande pecado.

A pessoa deve ajudar o seu irmão sempre, seja ele injustiçado ou o próprio injusto. Como? Se ele está sendo injustiçado ajudá-lo a retomar o seu direito, já se ele é o próprio injusto ao impedi-lo de praticar a injustiça.

Às vezes este perjúrio pode ocorrer simplesmente em um ato de conselho ou opinião, como por exemplo quando sou procurado por alguém que me pergunta sobre uma pessoa ou uma empresa, se eles são bons parceiros comerciais. Ou por exemplo quando alguém nos procura para saber como é um jovem que está pedindo a mão de uma moça em casamento. Tenho a obrigação de dizer a verdade e o que é certo, nem mais e nem menos, isso para evitar que a pessoa caia em um problema ou grande tragédia. Pior ainda quando a pessoa testemunha algo contrário a verdade.

Às vezes o perjúrio são condutas ilícitas. Ou seja, todo tipo de ato ilícito como mentira, calunia, acusação, eventos onde se pratica o ilícito, também são classificados como perjúrio. Ou seja, uma das características dos servos de Deus são aqueles que não testemunham e nem participam destes ambientes. Os servos dos clementes jamais participam em eventos cujos há atos ilícitos de Deus, tais como bebida, dança, mentira ou qualquer ambiente ilícito como dança, música, e etc. Mesmo se a sua falta for causar um incômodo ou uma insatisfação do anfitrião. Na verdade, temos que sempre colocar em consideração o agrado e a satisfação de Deus e não dos servos. Não temos que considerar o bem e o agrado dos próximos e sim sempre o de Deus. Jamais desobedecer a Deus por meio da obediência aos servos. Isso é uma das características dos servos de Deus.

Se submetem às ordens de Deus

Deus disse no Alcorão Sagrado: “Aqueles que, quando lhes forem recordados os versículos do seu Senhor, não os ignorarem, como se fossem surdos ou cegos”. (25:73)

Uma das características dos servos dos clementes é que se submetem totalmente às ordens de Deus. Eles se preocupam em ser bons servos. Eles não discutem, não debocham e nem ofendem as ordens de Deus. Eles seguem o caminho de Deus e dão as costas para Satã. Por outro lado, qualquer elemento que os faça recordar de Deus eles o seguem. São o contrário daqueles que são como cegos e surdos e não percebem os sinais e as grandiosidades de Deus.

Não praticam pecados capitais

Deus disse no Alcorão Sagrado: “ …Aqueles que não invocam, com Deus, outra divindade, nem matam nenhum ser que Deus proibiu matar, senão legitimamente, nem fornicam; (pois sabem que) quem assim proceder, receberão a sua punição (68). No Dia da Ressurreição ser-lhes-á duplicado o castigo; então, aviltados, se eternizarão (nesse estado).” (25:68)

Mais uma das características dos servos dos clementes é que eles se afastam totalmente dos pecados capitais. Um verdadeiro crente não pratica grandes pecados, pode ocorrer que ele caia em pequenas tentações que lhe causam uma desatenção em sua caminhada à Deus, mas grandes pecados não praticam.

A sociedade muçulmana não tem problema no aspecto teológico, pois se você perguntar a um muçulmano sobre a sua crença e se ele acredita em Deus o único ele vai dizer que é claro que sim. Na verdade, ele vai estranhar esta pergunta, pois ele é filho de muçulmanos por gerações, e a crença em Deus o único faz parte de sua cultura e costume. Mas, esta mesma pessoa pode seguir outros deuses quando não se volta a Deus o único e sim se volta a seu ego e suas tentações considerando-as como seus deuses, aqui está o problema. Quando a questão é Deus, o único, ele sabe muito bem dos argumentos e como provar a existência de um único Deus, mas no dia a dia, na hora da oração, na hora da verdade, ele segue outros deuses que atendem seus interesses e egos. Ele segue o deus chamado “tentações”, e este é o pior de todos, pois leva o homem ao abismo. O ser humano pode roubar, mentir, agredir, ofender, insultar, até mesmo matar sendo monoteísta. Portanto, não é apenas a teologia e a nossa crença que será julgada e sim nossas práticas. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Não tens reparado em quem toma por divindade os seus desejos? Ousarias advogar por ele? (43) Ou pensas que a maioria deles ouve ou compreende? Qual! São como o gado; qual, são mais irracionais ainda! (44)” (25). As pessoas que seguem suas tentações estão sendo leais às suas tentações e paixões, e está se afastando de Deus.

O que é seguir a tentação? É a pessoa seguir tudo que deseja. É fazer o que quer. E não ser controlada por nada, nem pela religião e nem pela razão. Omar ibn Sa´ad por exemplo, o que o fez seguir liderar um exército para enfrentar o Imam Al-Hussein (A.S.)? Foi a tentação. Lhe prometeram o governo de Rai, algo que ele acabou nem recebendo, mas ele ficou iludido por isso, o que fez que ele cegamente contrariasse a ordem de Deus em defender a verdade ao seguir suas paixões e interesses.

Ou por exemplo os injustos, aqueles que perseguiram, prenderam, torturaram e mataram os profetas ou qualquer pessoa do bem. Estas pessoas, estes tiranos e injustos, seguiam suas tentações e paixões e buscavam o poder. Isso na verdade não existe apenas no nível do alto escalão de um governo, as vezes um pai de família é injusto com seus subordinados. Enfim, não se deve seguir as paixões e nem os interesses das tentações.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Não há um deus pior a ser obedecido do que as tentações”. Um dos imames (A.S.) dizia: “O pior deus obedecido na Terra é a tentação”.

Seguir as tentações e os interesses pessoais pode nos causar os piores problemas em nossa vida, e este alerta foi dado ao ser humano em diversas passagens do Alcorão Sagrado e nas tradições dos Imames (A.S.). Em uma das passagens do Príncipe dos Fiéis (A.S.) ele dizia: “A mais infeliz das pessoas é aquela que é iludida pela tentação e pelo ego”.

O próprio Imam Ali (A.S.) dizia: “A tentação é inimiga da razão”. Ele (A.S.) dizia também: “A tentação é o início das catástrofes”. Também: “Não há religião seguindo as tentações” ou “Não há razão junto as tentações”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia para as pessoas: “Temo por duas coisas que pode atingir vocês: seguir as tentações e longas esperanças. Sendo que seguir as tentações impede de alcançar a justiça e longas esperanças fazem esquecer a outra vida”.

Com base nisso, o JIHAD contra a sua própria alma, seu ego e suas tentações é o JIHAD e empenho mais importante que o ser humano deve praticar. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ao contrário, quem tiver temido o comparecimento ante o seu Senhor e se tiver refreado em relação à luxúria (40). Terá o Paraíso por abrigo (41)” (79). Ou seja, o paraíso é o destino de todo aquele que transforma sua alma em uma alma obediente a Deus.

Todo ser humano deve observar o objetivo pelo qual Deus o criou. Ele deve observar o seu papel aqui na Terra. E ao mesmo tempo deve observar qual será o seu destino na oura vida. Ele deve pensar como se encontrará com seu Senhor no dia do juízo final. Será que ele se encontrará com seu senhor feliz por seus próprios ato ou infeliz por suas más práticas e intenções? Será que será fácil aquele dia de julgamento para ele ou não.

Rogamos a Deus que nos perdoe, e nos refugiamos Nele de sua ira. Nos refugiamos em Deus por nossa arrogância. Ó Deus seja misericordioso conosco e perdoe todos nós. Deus nosso, faça que estejamos entre aqueles felizes que se encontrarão contigo no dia do juízo final.

Que a paz e a bênção de Deus estejam com todos.

 

 

 

 

 

«
»