Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – Sheikh Wissam Issam – Jesus Cristo (A.S.) de acordo com o Alcorão Sagrado: seus milagres e suas palavras iluminadas – 29/12/2018

Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Deus, o senhor do universo. Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o nosso senhor, o selo dos profetas, Mohammad ibn Abdillah (S.A.A.S.), sobre seus purificados Ahlul Bait (A.S.), sobre seus bons companheiros e todos os que os seguem verdadeiramente até o Juízo Final. E que Deus amaldiçoe seus inimigos e os inimigos da humanidade.

Ó Deus nosso perdoe os fiéis e as fiéis, vivos ou já mortos.

Servos de Deus, recomendo a todos o temor a Deus, louvado seja. O temor na mente, na fala e na ação.

Primeiramente parabenizo a todos pelo nascimento do espírito de Deus, o profeta Jesus (A.S.), e que a paz e as bênçãos divinas estejam sobre todos os profetas e mensageiros de Deus. É certo que em muitos países as pessoas estão acostumadas a celebrar o natal no dia 25 de dezembro, só que muitos pesquisadores duvidam da veracidade desta data, mas esse assunto não é o nosso foco hoje.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó, então lhe disse: Seja! E foi”. (3:59)

Sabemos que Jesus é uma das criaturas de Deus e que seu nascimento foi um milagre ocorrido através de sua mãe a santa Maria, e que ele falou enquanto tinha apenas algumas horas de vida. Deus disse no Alcorão Sagrado sobre a história de nascimento de Jesus (A.S.):

“E menciona Maria, no Livro, a qual se separou de sua família, indo para um local que dava para o leste (16) E colocou uma cortina para ocultar-se dela (da família), e lhe enviamos o Nosso Espírito, que lhe apareceu personificado, como um homem perfeito (17) Disse-lhe ela: Guardo-me de ti no Clemente, se é que temes a Deus (18) Explicou-lhe: Sou tão-somente o mensageiro do teu Senhor, para agraciar-te com um filho imaculado (19) Disse-lhe: Como poderei ter um filho, se nenhum homem me tocou e jamais deixei de ser casta? (20) Disse-lhe: Assim será, porque teu Senhor disse: Isso Me é fácil! E faremos disso um sinal para os homens, e será uma prova de Nossa misericórdia. E foi uma ordem inexorável (21) E quando concebeu, retirou-se, com um rebento a um lugar afastado (22) As dores do parto a constrangeram a refugiar-se junto a uma tamareira. Disse: Oxalá eu tivesse morrido antes disto, ficando completamente esquecida (23) Porém, chamou-a uma voz, junto a ela: Não te atormentes, porque teu Senhor fez correr um riacho a teus pés! (24) E sacode o tronco da tamareira, de onde cairão sobre ti tâmaras maduras e frescas (25) Come, pois, bebe e consola-te; e se vires algum humano, faze-o saber que fizeste um voto de jejum ao Clemente, e que hoje não poderás falar com pessoa alguma (26) Regressou ao seu povo levando-o (o filho) nos braços. E lhes disseram: Ó Maria, eis que fizeste algo extraordinário! (27) Ó irmão de Aarão, teu pai jamais foi um homem do mal, nem tua mãe uma (mulher) sem castidade! (28) Então ela lhes indicou que interrogassem o menino. Disseram: Como falaremos a uma criança que ainda está no berço? (29) Ele lhes disse: Sou o servo de Deus, o Qual me concedeu o Livro e me designou como profeta (30)” (Capítulo 19)

Estes versos retratam como Maria recebeu o anjo Gabriel (A.S.), como recebeu o espírito de Deus, e quando ela voltava para a cidade as pessoas de uma forma especulativa questionavam como ela teria tido a criança. Maria (A.S.) recebeu uma inspiração de Deus para indicar Jesus, recém-nascido, para as pessoas, para que interrogassem a criança. Então, Jesus ainda bebê respondeu as pessoas dizendo que:

“Ele lhes disse: Sou o servo de Deus, o Qual me concedeu o Livro e me designou como profeta (30) Fez-me abençoado, onde quer que eu esteja, e me encomendou a oração e (a paga do) zakat enquanto eu viver (31) E me fez piedoso para com a minha mãe, não permitindo que eu seja arrogante ou rebelde (32)”. (Capítulo 19)

Este é apenas um resumo da história da santa Maria e o milagre do nascimento de Jesus, com a sua ascensão e sua volta no fim dos tempos. A senhora Maria, filha de Imram (A.S.), era extremamente devotada a Deus, louvado seja, e nenhuma outra mulher seria digna para esta missão. Ela ficou constrangida e desejando ser esquecida pelo fato de ter ficado grávida, já que ninguém a havia tocado. Então, uma voz (alguns narradores dizem que foi um anjo e outros dizem que foi a própria criança em sua barriga) disse para ela ficar tranquila. Deus disse no Alcorão Sagrado:

“Recorda-te de quando os anjos disseram: “Ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade!” (3:42)

Numa outra passagem Deus aponta o tamanho da devoção da Santa Maria, que de tão especial recebia seu alimento do paraíso: “…Cada vem que Zacarias a visitava, no oratório, encontrava-a provida de alimentos, e lhe perguntava: Ó Maria, de onde te vem isso? Ela respondia: De Deus! Porque Deus agracia imensuravelmente quem Lhe apraz”. (3:37). A senhora Maria era uma mulher especial e destacada, especial tanto em sua época como em outras, sendo assim ela foi escolhida para ser mãe do espírito Deus, Jesus (A.S.).

Os milagres no nascimento e feitos do Profeta Jesus (A.S.)

Deus disse no Alcorão Sagrado: “E ele será um Mensageiro para os israelitas, (e lhes dirá): Apresento-vos um sinal de vosso Senhor: plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei o que consumis e o que entesourais em vossas casas. Nisso há um sinal para vós, se sois fiéis”. (3:49) Esse verso demonstra alguns milagres que Jesus realizou, como ressuscitar os mortos, dar vida aos pássaros e curar o leproso. Pela lógica isso é impossível… A morte e ressuscitação são questões ligadas a medicina e caso um dia isso seja possível tais atos certamente serão realizados por meio deste meio, mas sabemos que jamais será possível, e aí está a filosofia do porque cada milagre diferente por parte de cada profeta. Por exemplo, se a cura do leproso é uma questão em que Deus realiza esse milagre através de seus profetas ele será relacionado à mentalidade daquele povo, algo que eles pudessem compreender ou acreditar. Hoje em nosso tempo por exemplo, se alguém quiser chamar a atenção do povo ou fazer algo totalmente atrativo o melhor meio é a tecnologia. Na época do Profeta Jesus (A.S.) a medicina tinha evoluído muito e o melhor meio para atrair a atenção do povo foi este, a ressuscitação do morto e a cura do leproso, ambos os casos são ligados a Medicina. Na época do profeta Moisés (A.S.) a magia era o destaque, já na época do profeta Jesus (A.S.) a medicina foi a melhor maneira que Jesus utilizou para atrair a atenção do seu povo e para que eles pudessem acreditar nele e em sua mensagem.

Os milagres do Profeta Jesus (A.S.)

1) Gravidez de sua mãe; como uma mulher podia ficar gravida sem ter relação com um homem? Isso é impossível.

2) Seu nascimento; como aquele bebê nasceria depois de um prazo pequeno de algumas horas de gravidez?

3) Sua fala enquanto bebê; Sabemos que o bebê não consegue se expressar através da linguagem, seja qual for o idioma. É um processo que ocorre paulatinamente e que exige aprendizagem.

4) Ressuscitação dos mortos; Certamente nenhum ser humano consegue ressuscitar os mortos, a não ser que Deus lhe conceda esse poder. A ordem vem de Deus para que um dos seus servos virtuosos ou profeta realize esse milagre.

5) Criação do pássaro; O profeta Jesus (A.S.) pegou um punhado de barro e modelou a figura de um pássaro e soprou dando vida ao pássaro. O profeta Jesus (A.S.) afirma que por ordem e pelas condições dadas por Deus, ele deu vida ao pássaro.

6) A cura do cego e do leproso; são milagres que Deus permitiu serem realizados por Seu servo, o Profeta Jesus (A.S.), para que por meio deles pudesse chamar a atenção do povo para sua mensagem e suas palavras.
Na época de Jesus a medicina estava evoluindo, mas ainda não tinha alcançado a solução para algumas doenças. Então, o profeta Jesus (A.S.) através de seus milagres mostrou sua crença ao povo.

As primeiras palavras iluminadas de Jesus Cristo (A.S.)

1) Afirmando o monoteísmo e renegando sua divindade: “Sou o servo de Deus…” (19:30). As primeiras palavras de Jesus Cristo (A.S.) abordaram muitas questões, as quais logo seriam abordadas durante toda sua jornada e trajetória de vida. Ele afirmou que era um profeta e que sua mãe era inocente das acusações feitas pelas pessoas. O profeta Jesus (A.S.) deu uma resposta para aqueles que erroneamente atribuíram divindade a ele, dizendo que ele era somente um servo de Deus. O profeta Jesus (A.S.) respondeu às perguntas feitas por qualquer ser humano, e tais respostas podem causar uma grande transformação. Exemplo: Quem é o nosso criador? Quem é Deus? Quem é nosso orientador? O Profeta Jesus (A.S.) respondeu uma grande dúvida que todo ser humano tem sobre o criador, e afirmou que tudo vem de Deus e para Ele retorna. Tudo o que está abaixo de Deus é criado e se submete, e sendo assim são servos. O significado de servidão é estar voltado para Deus. Devido ao seu nascimento milagroso as pessoas entenderam que ele era Deus ou filho de Deus, mas Jesus, o filho de Maria, afirmou logo em seu nascimento que era um ser humano igual a eles, e somente a sua criação foi diferente deles, pois Deus é único e não há outra divindade acima Dele, não tem filhos nem esposas, e com esta resposta Jesus tirou todas as dúvidas sobre si mesmo.

2) Que ele era um profeta e Mensageiro de Deus: “… Ele me concedeu o livro e a designação da profecia”. (19:30) Quando Jesus diz que foi enviado com o livro significa que ele é o intermediário entre as pessoas e Deus. Sendo assim Jesus é aquele que transmite a mensagem de Deus para as pessoas. Ele foi o Mensageiro de Deus na Terra.

3) A sua presença foi uma bênção e um grande milagre: “Ele me fez abençoado onde quer que eu esteja…” (19:31)

4) As suas principais metas foram a devoção a Deus e o amor ao próximo: “…e me encomendou a oração e (a paga do) zakat enquanto eu viver”. (19:31) Deus recomendou seu servo Jesus a prática da oração e o Zakat (caridade em dinheiro) enquanto estiver vivo. Deus disse no Alcorão Sagrado: “Ó humanos, sois vós que necessitais de Deus, porque Deus é, por Si, o Opulento, o Laudabilíssimo”. (35:15) A oração é um laço importante entre o servo e seu criador, e não basta somente declarar este laço verbalmente, é necessário praticá-lo. O profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “A oração é a luz dos meus olhos”. E o Zakat (a caridade) estreita os laços sociais pois significa viver em uma sociedade onde os seus membros se ajudam. Os profetas foram enviados para corrigir e solucionar os problemas sociais. Quando Jesus disse que foi recomendado a fazer caridade não significa somente dar, e sim também se compadecer com o próximo e ajudar.

5) O respeito com os pais: “E me fez piedoso para com a minha mãe…” (19:32)

6) Humildade: “…não permitindo que eu seja arrogante ou rebelde” (19:32). Quando Jesus disse que não foi arrogante quis dizer que sempre foi respeitoso e bondoso com sua mãe. Jesus quis falar sobre a gratidão para com os pais, pois como uma pessoa pode ser considerada boa se não for grata aos próximos e em especial os pais.

Jesus foi enviado com uma bênção e uma luz para as pessoas, para se sacrificar pelas pessoas, e todos nós temos que aprender o mesmo com ele. Em todas as épocas o ser humano necessitou da mensagem dos profetas para estar ligado com o único Deus.

O resumo de toda a mensagem de Jesus Cristo (A.S.), por suas próprias palavras, logo quando nasceu, está nestas seis questões acima: Monoteísmo, Mensagem de Deus, Bênção, Devoção, Respeito e Humildade.
Como celebrar o nascimento de Jesus Cristo (A.S.)?

As pessoas têm o direito de celebrar as festas e o nascimento de suas figuras de respeito, inclusive do Profeta Jesus Cristo (A.S.). Só que infelizmente hoje em dia estas festas são celebradas de uma forma errada. A festa do nascimento do senhor Jesus (A.S.) está totalmente desconexa com seus valores e princípios reais. As pessoas celebram este evento com atos ilícitos como nudez, danças, bebidas inebriantes e desperdício. Que forma é esta de celebrar o nascimento de um salvador que veio nos salvar da ignorância e da perdição? A verdadeira forma de honrá-lo e festejar o seu nascimento é erguendo seus valores e princípios.

Rogamos a Deus para apressar a vinda do Imam Mahdi (A.F.), para que se possa estabelecer a justiça neste mundo.

Rogamos a Deus que sejamos pessoas verdadeiras reconhecendo a mensagem dos profetas. Rogamos a Deus a seguir a prática e as palavras dos profetas.

Que a paz e as bênçãos estejam sobre o último dos profetas e mensageiros, Mohammad, e com sua sagrada família.

A paz esteja com todos.

 

 

«
»