Sermão de sexta-feira da Mesquita do Brás – A oração é a melhor das ações – Sheikh Badri Muawyiah – 26/04/2019

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus o senhor do universo, que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre o profeta Mohammad (S.A.A.S.) e seus Ahlul Bait (A.S.).

Deus disse em seu livro sagrado: “Equipai-vos de provisões, mas sabei que a melhor provisão é a devoção. Temei-Me, pois, ó sensatos” (2:197).

No dia do Juízo Final seremos questionados por tudo aquilo que fizermos. As pessoas devem observar as ações e palavras do profeta Mohammad (S.A.A.S.). Seguir o profeta é seguir a Deus. Ser amado pelo profeta é ser amado por Deus louvado seja. Se não seguirmos os ensinamentos do profeta Mohammad (S.A.A.S.) como teremos a luz a paz em nossas vidas e como sentiremos o amor e a manutenção de Deus em nossa vida?! O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia o dito Qudsi: “O servo que me obedecer não o entregarei a ninguém, e o servo que me desobedecer ficará por sua conta e não terei mas preocupação com ele”. São as nossas ações que podem atrair tanto o amor ou a ira do Profeta Mohammad (S.A.A.S.), e no caso do ser humano cometer pecados ele deve se arrepender e pedir perdão ao seu senhor imediatamente.

Há questões que passam desapercebidas por algumas pessoas. Uma delas é o chamado da oração, que é o Azan. O chamado inicia-se com a frase Deus é o maior (Allahu Akbar). O mesmo acontece no momento de iniciar a reza (Salat). Essa frase dar a entender que Deus é maior que os problemas, a riqueza e as doenças. Não é com esta frase que começamos as nossas orações? Deus é maior que tudo neste mundo. Temos a continuidade das frases do chamado para a oração. As frases seguintes são atributos divinos e reconhecimento. Chegamos a frase “venham para a oração, venham ter o sucesso e venham para a prática das boas ações”. Infelizmente existe um descaso com o chamado para a oração. Estamos colocando em prática o chamado da oração perante Deus? Desejamos encontrar Deus?

Os Sahabas (Companheiros do Profeta) relatavam que quando chegava o momento da oração o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) olhava para o céu e dizia a Bilal: “Nos conforte ó Bilal”. Ou seja, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) ficava tranquilo quando chegava o momento da oração. Ele (S.A.A.S.) dizia: “Aquele que realizar a oração prescrita (as orações obrigatórias) atento e sabendo o que está dizendo nelas, terminará elas como se tivesse nascido naquele momento”. Quantas vezes há o chamado da oração por dia? Em todo chamado a pessoa ouve 6 vezes “venham para a oração, venham para o sucesso, venham para a melhor das ações” e mesmo assim muitos de nós menosprezam a oração.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A oração é o conforto do fiel”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A oração é a ascensão do fiel”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A oração é a coluna da religião. Se ela for aceita as demais ações serão também, e se ela for reprovada as demais ações também serão reprovadas”.

A oração é muito importante e é considerada a base da religião, portanto, possui certas condições:

1 – O início do tempo da oração obrigatório.

2 – Tahara (Purificação), seja do Hadath Al-Asghar (urina, fezes, gazes e etc…) ou do Hadath Al-Akbar (estado de janabah, ejaculação, menstruação e etc…).

3 – A purificação deve ser feita com água limpa e lícita.

4 – Usar vestimentas puras e lícitas.

5 – Local de oração puro e lícito.

6 – Estar na direção de Mecca.

Todas estas condições são praticadas diariamente, já nos habituamos com elas, pois viraram um costume. O próprio sol é um grande milagre da existência que testemunhamos diariamente, mas como já nos acostumamos a ver todos os dias não damos a verdadeira atenção a isto. Se um dia o sol não aparecer as pessoas perceberão a sua importância. A noite e o dia são milagres que ocorrem todos os dias, em todos os lugares, e isso de acordo com o Alcorão Sagrado. Por causa disso temos a oração dos fenômenos naturais quando por exemplo acontecem fenômenos naturais como terremotos, tempestades, eclipses, que causam medo nas pessoas.

As pessoas tem que no momento de suas orações, que são cinco, aliviar seus fardos, confessar e falar suas necessidades para Deus. Deus é Generoso. Infelizmente as pessoas fazem suas orações com pressa, não dando a devida importância. O quanto seria bom se a pessoa se preparasse para a oração antes do seu início, se perfumasse, se vestisse melhor, se arrumasse e se direcionasse a Deus para a oração.

Narra-se que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) entrou na Mesquita e viu um jovem rezando rápido, e então ele disse. “Olhem só está oração que parece a agitação de um corvo”. Dizem que no final do tradição o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Se este jovem morrer com isso não o enterrem no cemitério dos muçulmanos”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “Não é de mim aquele que despreza a oração”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A oração é a chave da misericórdia”.

Qual a importância da oração?

A pessoa, ao pedir para Deus algo de coração, será respondida. Depois da oração é o melhor momento para fazer o Dua e o pedido a Deus. É de extrema importância darmos atenção para a nossa oração. Sem contar que o tempo que se gasta para realizar as orações, cinco minutos cada, é pouco diante das bênçãos concedidas por Deus. Deus é tão generoso que procura qualquer motivo, o mínimo que seja, para derramar Suas graças sobre Seus servos. É como por exemplo alguém que possui uma loja num ponto privilegiado, que vale milhões, e ele te vende por um valor muito inferior ao que vale. E mesmo depois que você compra o ponto por um valor insignificante esta mesma pessoa te manda alguém para comprar este ponto pelo dobro do seu valor verdadeiro. Deus procura qualquer motivo ou meio para dar de Sua misericórdia e clemência, e a oração é um dos principais motivos para fazer chover estas graças sobre nós. Mesmo assim há grande diferença entre uma oração e outra. Vocês sabem o quanto há de diferença entre a oração em seu primeiro horário e em seu último horário? Muita!

O Imam Assadeq (A.S.) foi perguntado sobre o por que Deus obrigou a realizarmos tantas orações? Ele (A.S.) respondeu: “Para que Deus possa aceitar pelo menos uma única oração e então colocar a pessoa no paraíso”.

A interseção no dia do juízo final

A oração é uma das ferramentas que irá interceder por nós no dia do juízo final, da mesma forma que os Ahlul Bait (A.S.) ou o Profeta Mohammad (S.A.A.S.). Mas é bom ficarmos atentos, pois caso a oração não for bem observada nenhuma das intercessões será útil para a pessoa, pois o próprio Imam Assadeq (A.S.) disse em suas últimas palavras, antes de seu martírio: “Nossa intercessão não irá para quem despreza a oração”. Não pense que ser xiita lhe dá imunidade do castigo divino, pois os Imames informaram que a intercessão é somente para aqueles que dão atenção para suas orações. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse sobre aquele que não se atenta e observa a oração, a oração dirá a ele: “Que Deus te arruíne da mesma forma que me arruinou”.

As últimas palavras do Profeta Mohammad (S.A.A.S.)

As últimas palavras do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foram sobre a oração. Um Salamah narra que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Oração, Oração, Oração, cuidem dela…”. Todos nós precisamos de guias e luz em nossas vidas. As orações são as melhores orientações e guias para todo ser humano. O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) dizia: “A oração do homem é uma luz em seu coração, então quem a praticar iluminará seu coração”.

Se a oração é tão importante em nossa vida por que então não observá-la? Por favor irmão, saiba que o maior beneficiário da oração é a própria pessoa. Realize-a em seu momento, observa-a e evite ficar desatento com ela. Ore perante seus filhos e ensine eles a realizá-la da forma correta. Não obrigue eles a realizar a oração, explique para eles quais são os seus benefícios.

O Qonut na oração

Das questões importantes na oração temos o Qonut, sendo que a tradição afirma: “A oração é Qonut”. O pedido (Qonut) pode ser realizado, caso seja esquecido, depois da genuflexão ou até depois do fim da oração, o que demonstra a importância desta prática. O companheiro do Profeta, Ibn Masaud, participou da oração em conjunto e foi até o profeta e disse que tinha esquecido no início da oração de falar Allahu Akbar. Ele pediu para compensar isso com o sacrifício de um animal e a doação de sua carne aos pobres, mas o profeta disse que não. Daí ele perguntou se doasse para for 10 pobres e o Profeta disse não, mesmo se sacrificasse mil ou mais não iria alcançar a recompensa do Allahu Akbar no início da oração. Portanto, toda questão, toda parte, possui uma recompensa e alta posição.

Que Deus nos ajude a realizar as orações corretamente.

O rendimento da Sadaqah no mês de Sha´ban

Servos de Deus observem com atenção os últimos dias de Shaaban. A caridade é uma das ações muito recomendadas durante esses dias, mas o que é a caridade (Sadaqah)? Qual o significado disso e o que se refere quando dizemos Sadaqah? A Sadaqah pode ser realizada para ajudar uma família necessitada ou pode ser feita para uma pessoa rica também. O melhor momento ou lugar para ser realizada é com a família de um crente, sendo que há grandes recomendações e recompensas para a realização da Sadaqah. Façam a caridade mesmo que o valor seja mínimo, pois a Sadaqah possui uma característica muito única, que é o rendimento. A caridade tem rendimentos da mesma forma que uma semente ou um fruto pode render. Deus o Altíssimo disse no Alcorão Sagrado: “Por outra, àquela que se consagrar a Deus e a Seu Mensageiro, e praticar o bem, duplicaremos a recompensa e lhe destinaremos um generoso sustento” (33:31). Uma narração afirma que o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) incentivava o pagamento de caridade durante o mês de Shaaban. Ele dizia: “Aqueles que pagam a caridade no mês de Sha´ban, suas caridades renderão tanto até chegar a ser do tamanho da montanha de Ohud”.

Depois do mês da Shaaban vem o mês de Ramadan, o mês da clemência, do perdão e das bênçãos. Não podemos começar esse mês sagrado com ódio de alguém, enquanto se pede para Deus o Seu perdão. Não impliquem com tudo, especialmente neste mês, pois há pessoas que chegam em casa e começam a implicar com tudo. Por que isso está assim, por que aquilo está daquele jeito? As narrações informam que Deus colocará numa posição de pobreza aquela pessoa que implica com tudo. Vamos tentar corrigir nossas condutas durante o mês sagrado de Ramadan e estarmos sempre rumo ao melhor e a perfeição, se Deus quiser.

A paz e a misericórdia de Deus estejam com todos!

 

 

 

 

 

«
»